Ethos

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

A palavra ética é originária do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo-sociedade. A tradução latina do termo êthica para mores esqueceu o sentido de êthos (a dimensão pessoal do ato humano), privilegiando o sentido comunitário da atitude valorativa. Desta tradução incompleta, resulta a confusão que muitos, hoje, fazem entre os termos ética e moral. Seja como for, de maneira geral, é admitido que a ética é uma parte da Filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, dos valores, das prescrições e das exortações presentes em qualquer realidade social. Em doutrinas racionalistas e metafísicas, a ética é o estudo das finalidades últimas, ideais e, em alguns casos, transcendentes, que orientam a ação humana para o máximo de harmonia, universalidade, excelência ou perfectibilidade, o que implica a superação de paixões e desejos irrefletidos. Bolas! O mais recente propinoduto que envolve o Governo do Distrito Federal é um exemplo contrariador de tudo isto.

 

Define-se moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Entretanto, deve-se deixar claro que etimologicamente ética e moral são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

 

Particularmente, penso que uma outra forma de especular é admitir a ética como tendo origem cósmica, enquanto a moral é uma criação normativa humana, ainda que o Kosmos seja inconsciente de sua própria existência, não sendo, portanto, ético nem aético, moral nem amoral. Como já expliquei esta matéria em outros rascunhos, reproduzirei, a seguir, alguns excertos de pensadores conhecidos. Concluo esta matéria com um poema dialético que poderá causar alguma inquietação, pois é discordante de uma reflexão de Santo Agostinho de Hipona. Por isto, desde já, peço desculpas.

 

 

 

 

 

A ética é a estética de dentro. (Pierre Reverdy).

 

O patriotismo não pode ser distorcido de sua fonte ética para justificação do ilícito. (Miguel Reale).

 

Asseguro, sem vacilação, que é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança. (Mário Covas).

 

Um projeto político verdadeiramente popular só se constrói com princípios éticos inegociáveis. (Frei Betto).

 

Se as exigências éticas de Jesus constituem tropeços para o ser humano moderno, somente o são em virtude de sua vontade egoísta, mas não de sua inteligência. (Rudolf Karl Bultmann).

 

Os axiomas éticos são encontrados e testados não muito diferentemente dos axiomas da ciência. A verdade aparece com o teste da experiência. (Albert Einstein).

 

Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem. (Leonardo da Vinci).

 

Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece à sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive. (Albert Schweitzer).

 

Faz da tua alma uma metafísica, uma ética e uma estética. (Fernando Pessoa).

 

O homem que aspira à perfeição moral se ocupa da virtude; o homem não comprometido com os valores morais pensa apenas na sua acomodação na Terra; o homem ético pensa apenas nos deveres e sanções; o homem sem ética pensa apenas nos seus direitos e benefícios. (Confúcio).

 

Se aquilo que nos acontece é determinado a partir de fora, somos escravos, estamos em servidão; se o que nos ocorre vem de nossa autodeterminação, somos livres. (Baruch de Espinosa).

 

Seria melhor, talvez, considerar o bem universal e discutir a fundo o que se entende por isso, embora tal investigação nos seja dificultada pela amizade que nos une àqueles que introduziram as Idéias [referência a Platão]. No entanto, os mais ajuizados dirão que é preferível – e que é mesmo nosso dever destruir o que mais de perto nos toca a fim de salvaguardar a verdade, especialmente por sermos Filósofos ou amantes da Sabedoria; porque embora ambos nos sejam caros, a piedade exige que honremos a verdade acima de nossos amigos. (Aristóteles).

 

Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui; o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas idéias e a nobreza dos seus ideais. (Charles Chaplin).

 

Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males. (Voltaire).

 

A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos nos tornar dignos da felicidade. (Immanuel Kant).

 

A verdade é filha do tempo, não da autoridade. (Francis Bacon).

 

No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.. (Martin Luther King Jr.).

 

As mais altas determinações humanísticas da essência do homem ainda não experimentam a dignidade propriamente dita do homem. (Martin Heidegger).

 

Tudo começa pelo direito do outro e por sua obrigação infinita a este respeito. O humano está acima das forças humanas. (Emmanuel Lévinas).

 

Ama, e faz o que quiseres. (Santo Agostinho de Hipona).

 

 

 

 

 

 

 

Poema da Inquietação

 

 

 

 

 

 

Agora, meu irmão, reflete um pedacinho

no que, quiçá errado, expus com carinho,

ainda que – sim! – seja melhor o bem fazer

do que, na dúvida, se eximir e se abster.

 

 

Ama, mas não faças o que quiseres.

E melhor não fazer neres de neres,

do que, por élan e por amor, derreter

a trajetória e a experiência de um ser.

 

 

Não é qualidade moral, mas malfeito,

se intrometer à bangu na vida alheia,

mesmo quando só se interjeciona eia!

 

 

Se somos responsáveis por tudo,

às vezes, é bem melhor ficar mudo,

do que incentivar comportamentos

que poderão dar origem a tormentos.

 

 

 

 

 

 

Mas, em silêncio, podemos auxiliar,

o que, falando, poderíamos estragar.

Um comando, seguido de está selado,

poderá desnublar o que está enevoado.

 

 

Mas, aqui, igualmente, muito cuidado

para que tu não induzas o Quadrado

a se comportar como um Hexágono,

se, ainda, nem sequer é Pentágono!

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.software.co.il/wordpress/
2009/06/ethics-and-data-loss-prevention/

http://www.pensador.info/p/
frases_filosofos_etica/1/

http://edgarmorin.sescsp.org.br/arquivo/
download/arquivos/mariotti_baruch_espinosa.rtf

http://sitiodascitacoes.wordpress.com/
category/citacoes/etica-citacoes/

http://pt.wikiquote.org/wiki/%C3%89tica

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica

 

Música de Fundo:

Ponteio
Composição: Edu Lobo e José Carlos Capinan
Intérprete: Luiz Vieira

Fonte:

http://www.umnovoencontromusical.com/nacionais-L.htm