ESTRELA-GUIA

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Soberania

Soberania

 

 

 

A Soberania não pode ser representada, pela mesma razão que não pode ser alienada. Essencialmente, ela consiste na vontade geral, e, de modo algum, a vontade se representa: ou é a mesma ou é outra. Não há nisso meio-termo. São nulas todas as leis que o povo não tenha ratificado, e, desta forma, deixam de ser leis.1 [In: Do Contrato Social (em francês: Du Contrat Social ou Principes du Droit Politique), publicada em 1762 por Jean-Jacques Rousseau.]

 

 

 

 

 

 

Oh!, Soberania!

Oh!, Soberania!

Como poderemos viver,

como poderemos fazer,

sem a Tua, sem a Tua,

sem a Tua Primazia?

Sem a nossa, sem a nossa,

sem a nossa Cidadania?

 

Oh!, Soberania!

Oh!, Soberania!

Como poderemos crescer,

como poderemos evolver,

sem a Tua, sem a Tua,

sem a Tua Simetria?

Sem a nossa, sem a nossa,

sem a nossa Alegria?

 

Oh!, Soberania!

Oh!, Soberania!

Como poderemos aprender,

como poderemos entender,

sem a Tua, sem a Tua,

sem a Tua Sabedoria?

Sem a nossa, sem a nossa,

sem a nossa Estrela-guia?

 

 

 


 

_____

Nota:

1. O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. Os atos institucionais foram a maior forma de legislação durante o regime militar, dado que, em nome do "Comando Supremo da Revolução" (liderança do regime), derrubaram a Constituição da Nação e foram aplicadas sem a possibilidade de revisão judicial. Para quem não sabe ou esqueceu, o maldito AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo Presidente Artur da Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968. Dele resultaram a perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e nos estados e também na suspensão de quaisquer garantias constitucionais. e que, eventualmente, resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.

 

Ditadura

 

Música de fundo:

JK - Peixe Vivo
Composição: Renato Teixeira
Interpretação: Milton Nascimento

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=I6wykhVUW50

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/explore/sovereignty

https://www.icatolica.com/2016/12/que-estrela-guia-brilhe.html

http://sismmac.org.br/noticias/10/alem-dos-muros-da-escola/
7505/ditadura-nunca-mais-lembrar-para-nao-esquecer!

https://giphy.com/explore/peace

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.