Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

insaciável Saudade;

tudo-é-Unidade.

 

 

 

 

 

 

 

nascemos e renascemos;

morremos e remorremos.

 

 

 

 

 

 

somos empuxados;

somos modelados.

 

 

 

 

 

 

 

nós manvatarizamos;

também pralayamos.

 

 

 

 

 

 

 

obliquamos ou subimos;

todos nós retribuímos.

 

 

 

 

 

 

 

nos reinventaremos;

nos reintegraremos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Persist
%C3%AAncia_da_vis%C3%A3o

http://www.akinvong.com/
av/Gif/InsideMan.html

http://noticias.terra.com.br/
imprime/0,,OI3929703-EI8147,00.html

http://www.ufrgs.br/
propesq/programacaosic06.htm

http://en.wikipedia.org/
wiki/Line_moir%C3%A9

http://lofi.forum.physorg.com/
String-Theory---Why-it-is-Incorrect_4126.html

 

Música de fundo:

Cycles (Gayle Caldwell)

Fonte:

http://www.etplanet.com/download/midi/

 

 

 

 

Espaço-tempo
(Texto editado da Wikipédia)
Endereço:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o-tempo

 

 

Em Física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da Relatividade Especial e da Relatividade Geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo, pode ser designado como um acontecimento, e cada acontecimento tem quatro coordenadas (t, x, y, z), que informam o local e a hora em que ele ocorreu, que ocorre ou que ocorrerá.

 

Assim como utilizamos as coordenadas x, y e z para definir pontos no espaço em três dimensões, na Relatividade Especial utilizamos uma coordenada a mais para definir o tempo de acontecimento de um evento.

 

Da mesma forma que em geometria em 3 dimensões, os valores para as coordenadas x, y, z e t dependem do sistema de coordenadas escolhido, e isto inclui escolher a direção do eixo de tempo. Isto porque dois observadores em sistemas de referência em movimento possuem eixos de tempo em direções diferentes. O que para um observador em repouso em um dos referenciais é apenas direção temporal, para o outro em movimento relativo é uma mistura de espaço e de tempo. Este é um dos pontos fundamentais da Relatividade Especial. No entanto, esta mistura não é percebida no dia-a-dia devido à escala de velocidades a que estamos acostumados. Da transformação de Lorentz, as coordenadas de um sistema em movimento com velocidade v na direção do eixo x de um outro referencial são dadas por:

 

 

onde

 

 

é chamado de Fator de Lorentz.

 

Nas velocidades com as quais estamos habituados no dia-a-dia, a diferença entre espaço-tempo e um espaço de três dimensões parametrizado pelo tempo é irrelevante, mas não para outros ambientes no Universo ou mesmo em laboratórios de Física de Partículas.

 

A pesquisa científica atual centra-se na natureza do espaço-tempo no nível da Escala de Planck. A Gravidade Quântica em Loop (Teoria Quântica de espaço-tempo proposta com o objetivo de reconciliar as evidentes incompatibilidades teóricas da Mecânica Quântica e da Relatividade Geral), a Teoria das Cordas (modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, e não por pontos sem dimensão – partículas – que eram a base da Física tradicional) e a Termodinâmica dos Buracos Negros (Teoria que estuda e tenta provar que os buracos negros podem ter uma temperatura proporcional à gravidade da superfície) predizem um espaço-tempo quantizado sempre com a mesma ordem de grandeza. A Gravidade quântica em loop chega mesmo a fazer previsões precisas sobre a geometria do espaço-tempo no que concerne à Escala de Planck.

 

Bem, por que escrevi este poema e acrescentei este pequeno texto, editado e facilitado para compreensão ao limite do que pôde ser facilitado? Por uma razão muito simples: porque, muitas vezes, para não dizer todas, pensamos e admitimos que uma dada coisa é, quando, na verdade, na maioria das vezes, ela apenas aparenta ser. Um simples exemplo disto é a ilusão de movimento, utilizada no cinema, na televisão e em diversas formas de animação, pois se baseia na velocidade de processamento do estímulo visual, fenômeno conhecido como persistência da visão, persistência retiniana ou retenção retiniana. Na animação abaixo, vemos um cavalo galopando a 12 quadros por segundo.

 

 

 

 

 

E é exatamente isto – a aparência de ser não sendo – que, facultativamente mas não obrigatoriamente, nos faz comer exterioridades enganosas para, um dia, termos que as vomitar, nos mantendo submissos e aprisionados nos diversos subníveis da Terceira Dimensão e nos impedindo de fernãocapelogaivotizar. Pior do que tudo: crenças infundadas e manias extravagantes alimentam os dois braços da cruz que insistimos em carregar.