O ESPÍRITO DA MAÇONARIA
(Parte VI)

 

 

 

Foster Bailey

Foster Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 6ª e última parte de um estudo sistemático que fiz sobre a obra O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey – Discípulo do Mestre Morya temporariamente emprestado ao Mestre Djwhal Khul por trinta anos para auxiliar sua esposa Alice Ann Bailey em seu trabalho com D.K., ainda que, originariamente, Alice fosse Discípula do Mestre Kut Hu Mi – um conjunto de ensinamentos-ponte que pretendem facilitar a ligação da Antigüidade, particularmente da antiga Era de Peixes, com a emergente Era de Aquário, já em curso. De minha parte, com humildade, ofereço esta compilação a todos os Filhos da Viúva contemporâneos, como foram, no passado, por exemplo, o arquiteto Hiran Abiff, de Vida Elevada, da tribo de Neftali, e o meu avô materno português, António Maria da Silva, que emigrou para o Brasil e aqui faleceu, mas, quando jovem, lá no Porto, em Portugal, depois da borga, deve ter tomado muitas sopinhas de cavalo cansado.

 

 

 

Esquadro e Compasso Maçônicos



 

Maçons Mundiais Célebres

 

 

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge o seu Coração. (Nelson Rolihlahla Mandela).

 

Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria! (Benjamin Franklin).

 

A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima. (Ruy Barbosa de Oliveira).

 

Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver! (Martin Luther King Jr.).

 

O conhecimento, para ser o que deve ser, não se limita a uma simples teoria, mas, comporta, em si mesmo, a realização correspondente. (René Guénon).

 

Ninguém poderá ser reconhecido como maçom enquanto continuar servo das suas paixões, escravo das suas crenças e cego pelos bens deste mundo. (Jean Mourgues).

 

O que fizemos apenas por nós mesmos morre conosco; o que fizemos pelos outros e pelo mundo permanece e é imortal. (?Albert Pike).

 

A consciência é o melhor juiz para um bom homem. (José Francisco de San Martín y Matorras).

 

Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados. (Edmund Burke).

 

 

 

 

 


 

 

Excertos

 

 

 

Usar a Maçonaria [ou qualquer outra Ordem Iniciática] para prestígio pessoal e/ou social é degradá-la.

 

Quanto mais o público conhecer os significados da Maçonaria, melhor será para a Ordem e ela se tornará mais útil.

 

Sempre acreditei que os segredos
não poderiam jamais ser violados.
Hoje, quase não há mais segredos,
e de tudo todos estão informados.

 

Um juramento significará muito pouco, se seu significado interno não for explicado e compreendido por quem o faz.

 

Um candidato avançado assume compromissos não com a Ordem externa, mas, com sua própria [personalidade-]alma.

 

Busca Espiritual significa mudança e crescimento.

 

Eu busquei,
mas, não mudei.
Como sempre fui
eu continuei.

Não Vivi.
Um dia, morri.
Então, voltei.
Aí, Morri.

 

Etapas inevitáveis na vida de qualquer organismo (o corpo humano, a vida dos grupos, as nações, as religiões, os sistemas de Governo, as Fraternidades Iniciáticas e as raças): nascimento –› crescimento –› utilidade ou maturidade –› decadência –› morte.

 

Grande Loja Branca Grande Loja no Alto. Desde o início dos tempos, a Grande Loja Branca, a Loja-mãe de todas as Lojas Maçônicas, vem trabalhando incessantemente, como sempre foi o seu destino, para a expansão da consciência humana.1

 

Os significados internos da Maçonaria são atemporais e universais.

 

 

Atemporalidade + Universalidade

 

 

1ª Etapa: Maçonaria Operativa –› 2ª Etapa: Maçonaria Especulativa –› 3ª Etapa: Maçonaria Espiritual.

 

Fundações necessárias para o crescimento espiritual: corretas relações humanas + autocontrole + honestidade + justiça + misericórdia + moralidade + integridade pessoal + fraternidade.

 

Não é necessário que os rituais sejam modificados; o que precisa mudar é a compreensão deles.

 

 

Loja Maçônica

 

 

É antimaçônico condenar qualquer religião.

 

Toda a Humanidade está mudando, e como a Maçonaria é constituída por seres humanos, inevitavelmente ela mudará também. A Maçonaria não pode se divorciar da vida humana.

 

A Maçonaria é muito mais do que uma organização social de benefício fraternal para seus membros. Para a Maçonaria viver no futuro, ela deverá provar sua utilidade para todos os seres-humanos-aí-no-mundo Maçons e não-maçons. [Se a Maçonaria não Servir à Humanidade, será uma Maçonaria inútil.]

 

 

 

 

A Maçonaria é um dos muitos caminhos para Deus. [Sublinhado meu.]

 

Eu pensava
que só se livraria
aquele que pertencesse
à minha Fraternidade.
Assim pensando,
nesse coisismo-fantasia,
fui desleal e desfraterno
com a Humanidade.

 

Três vinculações importantes para refletir: Tabernáculo do Deserto ‹–› Maçonaria Operativa. Templo do Rei Salomão ‹–› Maçonaria Especulativa. Templo dos Ciclos ‹–› Maçonaria Espiritual.

 

Antigüidade da Maçonaria: Verdade Incontestável.
Universalidade da Maçonaria: Verdade Incontestável.
Imutabilidade da Maçonaria: Isto precisa sofrer modificações
[Atualizações].

 

A compreensão produz crescimento, e o crescimento produz mudança.

 

Compreensão –› Crescimento –› Mudança –› Libertação

 

Se nós detivéssemos o nosso Crescimento Espiritual estaríamos cometendo suicídio.

 

A Maçonaria é profundamente religiosa, porém, não é uma Ordem religiosa ou uma substituta para qualquer religião.2

 

A Maçonaria busca a Verdade, como foi pensada e conhecida pelos Iniciados da Antigüidade. [Walter Leslie Wilmshurst (22 de junho 1867 – 10 julho de 1939), apud Foster Bailey.]

 

A Maçonaria, como todos os movimentos humanos organizados, deve crescer e ser uma busca aceitável e guiada pelo intelecto. [Walter Leslie Wilmshurst (22 de junho 1867 – 10 julho de 1939), apud Foster Bailey.]

 

A Vida Maçônica mais importante ocorre fora das Lojas.

 

A Maçonaria oferece dramaticamente e através de do cerimonial uma Filosofia da Vida Espiritual do ser-humano-aí-no-mundo, e um diagrama do processo de geração. Explica e define agudamente a doutrina fundamental de qualquer sistema religioso, seja do passado ou do presente, cristão ou não. [Walter Leslie Wilmshurst (22 de junho 1867 – 10 julho de 1939), apud Foster Bailey.]

 

Importantíssimo: Existem milhões de estrelas, mas, de todas elas, apenas a Estrela Sirius tem uma ligação direta com a Terra e com a Humanidade. Nosso Logos Planetário coopera com outros Logos Planetários e, especialmente, com Sirius.

 

Existe um vínculo magnético direto entre Sirius e o nosso Sistema Solar, incluindo Mercúrio, Marte e Vênus.

 

A Tradição Maçônica afirma que os primeiros três graus da nossa Loja Azul é equivalente ao primeiro grau da Maçonaria na Estrela Sirius.

 

Nosso Sistema Solar recebe energia de Três Fontes Principais. Existem três grandes ondas de energia que se expandem ciclicamente sobre o nosso Sistema Solar, e uma delas vem de Sirius. Há sete Sendas de Progresso abertos ao homem, e uma delas é a Senda de Sirius. Disto se infere que em Sirius existe um tipo de vida que inclui os elementos da vida humana sobre a Terra. A vida em Sirius é, então, o destino para a maioria da Humanidade.

 

Um Mestre Maçom é, essencialmente, Mestre de si mesmo.

 

Acreditar na Maçonaria e não acreditar na Ressurreição seria uma anomalia absurda.

 

 

Uma Palavra Final

 

 

Eu não sou um Iniciado Maçom, mas, sou Maçom de Coração.

 

 

 

______

Notas:

1. Os Mestres Ascensionados da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius são um com todos os seres-humanos-aí-no-mundo. A palavra que resume isto é identificação. (In: O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul.]

2. Historicamente, foram propostas várias etimologias para a origem da palavra religião (do latim, religìo, ónis). Cícero, na sua obra De Natura Deorum (45 a.C.) afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relaciona com os deuses, relendo as escrituras. Esta proposta etimológica sublinha o caráter repetitivo do fenômeno religioso, bem como o aspecto intelectual. Mais tarde, Lactâncio (séculos III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus. No livro De Civitate Dei, Agostinho de Hipona (século IV d.C.) afirma que religio deriva de religere, reeleger. Através da religião, a Humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Mais tarde, na obra De Vera Religione, Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com religar. Macróbio (século V d.C.) considera que religio deriva de relinquere, deixar para trás. Segundo outras fontes, a raiz da palavra religião tem ligações com o -lig-, de diligente ou de inteligente, ou com le-, lec-, -lei, -leg- de ler, lecionar, eleitor e eleger respectivamente. o re- inicial é um prefixo que vem de red(i) vir, voltar, como em reditivo ou relíquia. A palavra religião foi usada durante séculos no contexto cultural da Europa, marcado pela presença do Cristianismo, que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O Hinduísmo antigo utilizava a palavra rita, que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados, e que também se referia à correta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo Budismo, e que exprime a idéia de uma Lei Divina e Eterna. Rita se relaciona também com a primeira manifestação humana de um sentimento religioso, a qual surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade. Neste sentido, a adoração à Deusa-mãe, à Mãe Terra ou Mãe Cósmica se estabeleceu como a primeira religião humana. Em torno desse sentimento, se formaram sociedades matriarcais centradas na figura feminina e suas manifestações. Ainda entre os hindus se destaca a Deusa Kali ou a Negra como símbolo desta Mãe Cósmica. Cada uma das civilizações antigas representaria a Deusa com denominações variadas: Têmis (Gregos), Nu Kua (China) e Tiamat (Babilônia). Segundo o mitologista Joseph Campbe, a mudança de uma idéia original da Deusa-mãe identificada com a Natureza para um conceito de Deus se deve aos hebreus e à organização patriarcal desta sociedade. O Patriarcalismo se formou a partir de dois eventos fundamentais: a atividade belicosa de pastoreio de gado bovino e caprino e às constantes perseguições religiosas que desencadeavam o nomadismo e a perda de identidade territorial. Herdado da cultura hebraica, patriarcado é uma palavra derivada do grego pater, e se refere a um território (ou jurisdição) governado por um patriarca; de onde a palavra pátria. Pátria se relaciona ao conceito de país, do italiano paese, por sua vez originário do latim pagus, aldeia, donde também vem pagão. País, pátria, patriarcado e pagão têm a mesma raiz. Independente da origem, o termo é adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas.

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria Brasileira
Compositores: D. Pedro I & Otaviano Bastos
Interpretação: Orquestra Sinfônica de Santos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=aE5s7w-fz24

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o#Etimologia

https://www.vectorstock.com/

http://www.angelfire.lycos.com/

https://giphy.com/explore/evil-grin

http://dauryximenes.blogspot.com.br/p/pensamentos.html

http://mensagens.culturamix.com/frases/
frases-maconicas-os-valores-da-maconaria

https://www.mensagenscomamor.com/mensagem/175016

http://www.masonic.com.br/trabalho/segredo.html

http://solepro.com.br/Musica/Hinos/
HinoMaconico/Hino%20Ma%C3%A7onaria.pdf

http://webpages.charter.net/
cfpeterson/masonry-catachism.html

https://www.gllp.pt/node/26

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

https://www.ouvirmusica.com.br/hinos/307175/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.