O ESPÍRITO DA MAÇONARIA
(Parte V)

 

 

 

Foster Bailey

Foster Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 5ª parte de um estudo sistemático que fiz sobre a obra O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey – Discípulo do Mestre Morya temporariamente emprestado ao Mestre Djwhal Khul por trinta anos para auxiliar sua esposa Alice Ann Bailey em seu trabalho com D.K., ainda que, originariamente, Alice fosse Discípula do Mestre Kut Hu Mi – um conjunto de ensinamentos-ponte que pretendem facilitar a ligação da Antigüidade, particularmente da antiga Era de Peixes, com a emergente Era de Aquário, já em curso. De minha parte, com humildade, ofereço esta compilação a todos os Filhos da Viúva contemporâneos, como foram, no passado, por exemplo, o arquiteto Hiran Abiff, de Vida Elevada, da tribo de Neftali, e o meu avô materno português, António Maria da Silva, que emigrou para o Brasil e aqui faleceu, mas, quando jovem, lá no Porto, em Portugal, depois da borga, deve ter tomado muitas sopinhas de cavalo cansado.

 

 

 

Esquadro e Compasso Maçônicos


 

 

Maçons Brasileiros Célebres

 

 

 

 

A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade... Tratar com desigualdade a iguais ou a desiguais com igualdade seria desigualdade flagrante, e não igualdade real. (Ruy Barbosa).

 

O coração nunca envelhece. Basta um serviço, um nada, um abraço e tudo nele se ilumina e aquece. (Padre Antonio Diogo Feijó).

 

Deus está dentro de toda imaginação que cria e que crê. (Paulo Menotti Del Picchia).

 

Meu coração, não sei por quê/Bate feliz quando te vê/E os meus olhos ficam sorrindo/E pelas ruas vão te seguindo/Mas mesmo assim foges de mim. (Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha).

 

Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão. (Luiz Gonzaga do Nascimento).

 

Agora é tempo de reempossar-me de minha Liberdade... (Joaquim Gonçalves Ledo).

 

Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte! (Dom Pedro I do Brasil).

 

Bebo-o, pois, líquido é; se sólido fosse, comê-lo-ia. (Jânio da Silva Quadros).

 

Tá certo ou não tá? (George Savalla Gomes, o Carequinha).

 

Quem for brasileiro, siga-me! (Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias).

 

Tenho as dores de muitos em mim. (José Carlos do Patrocínio).

 

Como vai, como vai, como vai? Eu vou bem... Muito bem... Bem... Bem! (Waldemar Seyssel, o Arrelia).

 

A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza. ( José Bonifácio de Andrada e Silva).

 

 

 

 


 

 

Excertos

 

 

 

O Amor é o cimento que une toda a estrutura divina e que une as pedras do Templo, produzindo coerência, apoio e força.

 

Como o homem pensa em seu Coração assim ele é.

 

 

 

 

Amor é Inofensividade, Silêncio e Compreensão.

 

Os dramas simbólicos apresentados nos Rituais Maçônicos não devem apenas ser intelectualmente compreendidos pelos Maçons, mas, também, devem capacitá-los a se tornarem conscientemente participantes daquele trabalho abrangente que os tornarão competentes e aptos para se tornarem Iniciados da Loja do Alto.

 

Deus pensou. Deus visualizou. Deus falou. E os mundos vieram a ser.

 

Para qualquer ação criadora conjunta, grupal, a uniformidade de pensamento (meditação grupal) promoverá necessária unidade (trabalho grupal criador mágico).

 

O poder do pensamento unido, a menos que seja puro e desinteressado, será hipnótico em sua potência.

 

Uma Loja Maçônica deve coesamente trabalhar como um grupo para a Humanidade como um todo. Ela deve criar um ponto focal para a LLuz Espiritual e agir como uma agência de distribuição de Conhecimento e do Poder do Espírito Imortal. A efetividade deste trabalho possível será paralela à crescente sensibilidade da impressão telepática.

 

Nesta Era de Aquarius, os Mistérios não serão mais apenas simbólicos, mas, constituirão uma forma definida de atividade criadora, que será levada adiante na Terra.

 

 

Mistérios = Atividade Criadora

 

 

Os rituais servem a um propósito duplo: são o fator unificador para os pensamentos e para as atividades. Eles fusionam as mentes de muitos em um propósito direto, orientado em uma direção particular, para uma finalidade específica. Os rituais também servem como um agente através do qual a natureza interna do candidato pode ser elevada e estimulada, de tal maneira que ele possa se mover de um ponto a outro, de lugar a lugar e de pedestal a pedestal (todos sinônimos de Centros de Poder) dentro do Templo da LLuz, em um progresso definido e ordenado.

 

Por trás do Trabalho Mágico dos rituais deve estar a influência do Ritmo estabelecido. É a Lei do Ritmo que governa toda a uniformidade no Trabalho, que dilui a desordem e que produz a maior eficiência-eficácia tanto espiritual quanto material.

 

O Verdadeiro Sentido Espiritual da Iniciação é interno, não externo.1

 

O Caminho [Peregrinação] de um candidato-estudante à Iniciação é dividido em três partes ou etapas, que correspondem, esotericamente, a Três Graus consecutivos: 1º) Caminho de Purificação ou de Provação; 2º) Caminho do Discipulado; e 3º) Caminho da Iniciação ou da Santidade e da Illuminação (quando, então, ele poderá ser aceito e recebido na Loja no Alto, e, assim, entrar na Vida Eterna, porque fez jus ao seu salário).

 

 

 

Nesta Nova Era, basicamente, o método de servir a Humanidade será através da atividade grupal. Independentemente do trabalho interior transmutativo que cada um de nós deverá operar consigo mesmo, a futura potência do trabalho unido dependerá de nos amarmos realmente e da natureza da cooperação rítmica.

 

O Iniciador Uno é o Cristo [o Mestre dos Mestres, dos Anjos e dos seres-humanos-aí-no-mundo, como a Ele sempre se refere o nosso Querido Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul].

 

No conseqüente caos produzido pela adesão dos seres-humanos-aí-no-mundo às diversas organizações metafísicas, esotéricas e ortodoxas e aos diferentes dogmas, doutrinas e ismos em busca da Verdade, geralmente, a 'Verdade-em-si' acaba sendo esquecida, e o significado espiritual da própria busca costuma se perder!

 

 

 

 

Haveremos de compreender que os Mistérios do Universo estão em nós, em nosso Coração.

 

Liberdade. Fraternidade. Igualdade. Liberdade de pensamento. Fraternidade de atitudes. Igualdade de oportunidades.2

 

O destino de cada candidato admitido nos Mistérios Maçônicos é se tornar um Pilar no Templo de Deus, que não cederá jamais. Isto significa passar por muitas provas e Ressurgir da Morte como fez o Mestre Construtor e, assim, conhecer o significado da Ressurreição, através da qual entrará na LLuz e na Vida.

 

 

Coluna Boaz e Coluna Jachim3

 

 

A Meta, para cada um de nós e para todos nós, é nos tornarmos criadores e árbitros do nosso próprio destino.4

 

Somente um filho de Deus pode se levantar dentre os mortos através da peculiar quíntupla maneira pela qual o Mestre Construtor é elevado.

 

O objetivo central da Maçonaria é ensinar aos seres-humanos-aí-no-mundo a se converterem em Mestres de si-mesmos, e alcançarem a estatura da plenitude de Cristo, de tal sorte que se tornem Adeptos da Sabedoria [ShOPhIa] e Mestres de outros seres-humanos-aí-no-mundo.

 

A Jóia da Divindade está oculta no interior do próprio ser-humano-aí-no-mundo. Quem decidir buscar e tentar encontrar esta Jóia saiba que esta busca é tipificada de Três Maneiras, através de Três Graus: a Busca da Illuminação, a Busca da Sabedoria e a Busca da Palavra Perdida a Verdadeira Busca da [personalidade-]alma.

 

A apresentação das Grandes Verdades Espirituais só será bem-sucedida [Illuminante e Libertadora] se, ao mesmo tempo, for inclusiva [para todos, em todos os lugares, sem exceções], satisfatória [aceitável pela Razão e palatável pelo Espírito] e livre de conotações sectárias [depurada de dogmatismos, de exclusivismos, de coisismos, de aquarelismos e de autoritarismos.] [Só assim, e não de outro modo, descobriremos que a nossa personalidade-alma, o nosso Anjo da Presença e o nosso Deus Interior sempre foram Um em nós e conosco, e com todas as outras personalidades-alma, com todos os outros Anjos da Presença e com todos os outros Deuses Interiores de todos os outros seres-aí-viventes-no-Universo.]

 

A Maçonaria não pertence e não adota nenhuma religião, e seus membros estão abertos a todas.

 

Os Sagrados Mistérios Iniciáticos da Antigüidade foram deliberadamente ocultados e velados em larga escala por muitos séculos porque nós, seres-humanos-aqui-no-mundo, não nos libertamos das tradições limitadoras e apocópicas [coisismos acachapantes], dos autoritarismos impostos [dogmas irracionais escravizantes] e das superstições absurdas [crendeirices incapacitantes]. Só poderemos conhecer os Antigos e Sagrados Mistérios e deles participar se, de fato, definitivamente, nos tornarmos e formos livres. Portanto, nos libertemos. Já. Agora.

 

Na vida, um dos maiores problemas que enfrentamos é o de esperarmos encontrar o que ela não pode(rá) nos dar. [Paráfrase de uma passagem desta obra.]

 

O Caminho, a Verdade e a Vida. [Só trilhando o Caminho encontraremos a Verdade e entraremos na Vida.]

 

O encanto dos Segredos Maçônicos, as formas, os rituais, os grandes templos, as extensas listas de membros, a companhia fraterna, a orgulhosa história, sua boa caridade e sua alta moralidade, para muitos, são mais do que suficientes, mas, por mais brilhantes que estas jóias possam ser, é preciso mais. Por isto, que os maçons não esqueçam: muitas grandes sociedades e atividades organizadas tiveram todas essas coisas, e, ainda assim, morreram. Em essência, a Maçonaria é Espiritual, e a Grande Busca Maçônica é também uma Busca Espiritual e, portanto, uma Busca Mística.

 

A Maçonaria não é caridosa apenas para os Maçons; todos os seus recursos são para benefício da Humanidade.

 

O Plano do Altíssimo é universal e inclui todos os seres-humanos-aí-no-mundo.

 

A Maçonaria deve servir a Humanidade ou morrer.

 

As grandes mudanças no mundo são tão inevitáveis quanto a Vontade de Deus.

 

Cada Era Zodiacal dura aproximadamente 2.160 anos [30º Graus], e elas se sobrepõem, levando cerca de 500 anos para a mudança completa ou trânsito de uma Era para outra. [30 x 12 = 360.]

 

 

 

 

Não devemos renunciar ao passado nem mudar ou abandonar o que é bom, mas, não devemos esquecer que o que passou foi uma preparação. Portanto, se o futuro não for mais nobre do que o passado é porque não houve crescimento.

 

Aquilo que for útil para a Humanidade sobreviverá, pois, a vida da Humanidade é a vida de Deus. Logo, aquilo que não for útil para a Humanidade desaparecerá.

 

 

 

 

Há um Plano para a Humanidade. Este plano é o Caminho. O conhecimento deste Plano é Verdade. Caminhar corretamente de acordo com este Plano é a Vida. O Caminho. A Verdade. A Vida.

 

De todos os Maçons é esperado que:

1º) demandem seriamente;

2º) busquem diligentemente;

3º) aprendam ansiosamente;

e 4º) sirvam fielmente.

 

Ao longo do tempo, a principal mudança que ocorreu na Maçonaria foi a transição de Maçonaria Operativa em Maçonaria Especulativa. E com o tempo, a Maçonaria Mental se converterá em Maçonaria Espiritual.

 

Por que as religiões, de maneira geral, têm falhado em ajudar a Humanidade em sua busca espiritual? Porque, simples e lamentavelmente, sucumbiram e estão controladas pelo materialismo.

 

 

Chico Anysio (Tim Tones)

 

 

Os Três Graus da Maçonaria podem ser resumidos da seguinte forma:

1º Grau: Conduze-me das trevas à LLuz;

2º Grau: Conduze-me do irreal ao Real; e

3º Grau: Conduze-me da morte à Imortalidade.

 

Antiga Fórmula Esotérica: No Centro da Vontade de Deus eu permaneço; nada separará a minha vontade da Sua. Complemento esta vontade com amor, e me dirijo ao Campo de Serviço. Eu, o Triângulo Divino, desenvolvo esta vontade dentro do quadrado, e Sirvo a meus semelhantes.

 

É muito difícil que alguém fracasse depois de se tornar um Discípulo Aceito.

 

As características do Verdadeiro Maçom são humildade, pureza, fidelidade e perseverança.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Todas as Iniciações que eventualmente venhamos a receber nas Lojas (Maçônicas, Rosacruzes etc.) são apenas preparações para futuras Iniciações Internas, in Corde.

2. Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) foi o Lema da Revolução Francesa (1789 a 1799). O slogan sobreviveu à Revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da Democracia Liberal ou Constitucional e da derrubada de Governos opressores à sua realização. O slogan é citado nas Constituições Francesas de 1946 e de 1958.

 

 

 

 

3. Boaz significa Nele (Deus) está a Força. Jachim significa Ele (Deus) estabelecerá.

4. Nosso destino não é uma espécie de fatalidade, de sorte, de fortuna, de desdita ou de fado, impostos por não sei quem, em não sei onde, aos quais, supostamente, estão sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo/Universo. Não. Isso não existe, nem aqui nem em Chico City. — É mentira, Terta? A Eterna Lei Cósmica não contempla (pre)determinação providencial, nem foro privilegiado, nem arrumação jeitosinha, nem apadrinhamento doncorleonístico, nem prescritibilidade (caducidade) de malfeitos, nem... No Universo, não existe essa coisa esdrúxula de habeas corpus pra livrar safado e sem-vergonha. Ajoelhou? Tem que rezar! Causou? Tem que compensar! Compreendeu? Então, pode se libertar. É assim que sempre foi, que continua sendo e que sempre será, porque é um landmark irredutível e inflexível. Logo, nosso destino, conscientemente ou inconscientemente, somos nós que o engendramos e o construímos, com nossos pensamentos, palavras e atos, com nossas omissões e dedicações, com nossos mensalões e petrolões, com nossas marolinhas e vagalhões, com nossas neutralidades e astralidades e com tantas outras coisas mais.

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria Brasileira
Compositores: D. Pedro I & Otaviano Bastos
Interpretação: Orquestra Sinfônica de Santos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=aE5s7w-fz24

 

Páginas da Internet consultadas:

http://caricaturistavinicius.blogspot.com.br/l

https://pt.insider.pro/

https://pregacoesfn.wordpress.com/2012/
07/22/colunas-do-templo-jaquim-e-boaz/

http://www.imagick.com.br/?p=16735

https://pt.wikipedia.org/wiki/Libert%C3%A9,_
%C3%A9galit%C3%A9,_fraternit%C3%A9

https://simple.wikipedia.org/wiki/Religion

https://giphy.com/

https://www.pinterest.es/pin/541909767635253686/

https://www.youtube.com/watch?v=kKYMmcMvLJE

https://www.pensador.com/autor/rui_barbosa/

https://pt.wikiquote.org/wiki/Luiz_Gonzaga

https://www.pensador.com/autor/menotti_del_picchia/

https://www.pensador.com/autor/antonio_feijo/

https://pt.wikiquote.org/wiki/Ruy_Barbosa

http://www.masonic.com.br/trabalho/segredo.html

http://solepro.com.br/Musica/Hinos/
HinoMaconico/Hino%20Ma%C3%A7onaria.pdf

http://webpages.charter.net/
cfpeterson/masonry-catachism.html

https://www.gllp.pt/node/26

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

https://www.ouvirmusica.com.br/hinos/307175/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.