O ESPÍRITO DA MAÇONARIA
(Parte IV)

 

 

 

Foster Bailey

Foster Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 4ª parte de um estudo sistemático que fiz sobre a obra O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey – Discípulo do Mestre Morya temporariamente emprestado ao Mestre Djwhal Khul por trinta anos para auxiliar sua esposa Alice Ann Bailey em seu trabalho com D.K., ainda que, originariamente, Alice fosse Discípula do Mestre Kut Hu Mi – um conjunto de ensinamentos-ponte que pretendem facilitar a ligação da Antigüidade, particularmente da antiga Era de Peixes, com a emergente Era de Aquário, já em curso. De minha parte, com humildade, ofereço esta compilação a todos os Filhos da Viúva contemporâneos, como foram, no passado, por exemplo, o arquiteto Hiran Abiff, de Vida Elevada, da tribo de Neftali, e o meu avô materno português, António Maria da Silva, que emigrou para o Brasil e aqui faleceu, mas, quando jovem, lá no Porto, em Portugal, depois da borga, deve ter tomado muitas sopinhas de cavalo cansado.

 

 

 

Esquadro e Compasso Maçônicos


 

O VERDADEIRO SEGREDO MAÇÔNICO
(Fernando Pessoa)

 

 

O Verdadeiro Segredo Maçônico
é um segredo de Vida,
e não de ritual
e do que se lhe relaciona.
Os Graus Maçônicos comunicam àqueles que os recebem,
sabendo como recebê-los,
um certo Espírito

uma certa aceleração da vida,
do entendimento
e da intuição

que atua como uma espécie
de Chave Mágica dos próprios símbolos,
e dos símbolos
e rituais não maçônicos,
e da própria vida.
É um Espírito,
um sopro posto na Alma,
e, por conseguinte,
pela sua natureza,
é incomunicável.

 

 

 


 

 

Excertos

 

 

 

Busquei o Segredo na China...
Busquei o Segredo em Maranguape...
Busquei o Segredo dentro de uma abóbora-menina...
Busquei o Segredo com um pajé macurape...
Segredo? Necas de pitibiribas.
Foi só 'in Corde' que encontrei o Segredo!

 

As coisas antigas estão desaparecendo, e Aquário, o Portador da Água, está inaugurando a Era da Água na Terra, com sua conseqüente sanidade, limpeza, purificação e hidroterapia.

 

O desafio da Maçonaria contemporânea não é o dos símbolos e das cerimônias vazias, mas, o desafio de um corpo vivente, que é o resultado de uma atividade interna.

 

Os Sete Espíritos Ante o Trono constituem as Forças Construtivas do Universo.

 

Os Antigos Landmarks são o reconhecimento, pela Humanidade, das Impressões Divinas, das Precipitações e dos Símbolos Formas Arquetípicas e Poder Originante que foram a garantia, para esta mesma Humanidade, de Aquilo que está por trás e acima de todos os fenômenos manifestados. Todavia, tudo acontece sem infringir nem limitar o livre-arbítrio dos seres-humanos-aí-no-mundo. [Por isto, somos responsáveis por tudo.]

 

 

Stonehenge

Antigo Landmark – Stonehenge (Durrington, Wiltshire, Reino Unido)

 

 

As trevas só serão dissipadas pela Luz da Razão, pela Intuição e pela Revelação.

 

Há uma lenda-crença generalizada de que todos os Lugares Sagrados do mundo, em ambos os hemisférios, estão ligados por corredores subterrâneos.

 

 

 

Nos templos e estruturas dos Lugares Sagrados do mundo, temos, simbolicamente falando, a origem da Maçonaria Operativa, que é, no entanto, apenas o símbolo externo daquela Maçonaria Especulativa Interna (a Loja no Alto) que está ocupada na tarefa da Illuminação, da Educação e da Elevação da Humanidade.

 

As Lojas na Terra devem se elevar, e a Loja no Alto deve se materializar na Terra, para que o Verdadeiro Templo de Iniciação, que está em cima, possa emergir. Por isto, os Antigos Landmarks permanecem.

 

 

 

 

O Maçom contemporâneo é o herdeiro das idades. Ele é o guardião da Verdade que a Humanidade necessita. Nas suas mãos está a solução da dor, do pesar e da falta de compreensão presentes no mundo de hoje.

 

 

 

 

À medida que a mente dos seres-humanos-aí-no-mundo cresceu em interesses egoístas e torpes e a discriminação crítica se desenvolveu, os Mistérios foram retirados, pois, eram perigosos demais para serem representados em público perante pessoas inteligentes. Entretanto, os Mistérios estão em vias de ser restabelecidos ampla e generalizadamente na Terra.

 

Os ossos mortos realmente vivem!

 

Está em processo, em uma grande consumação, que os Antigos Landmarks testificam, a fusão do interno com o externo, do subjetivo com o objetivo e do especulativo com o operativo, o que levará à Illuminação os filhos dos homens.

 

 

Digamos que seja ± assim.

 

 

Os Antigos Landmarks, inalteráveis e de reconhecimento universal, podem ser definidos como um reflexo, uma exteriorização e uma forma simbólica dos Princípios e dos Propósitos que governam a Loja no Alto. Eles, simbólica e alegoricamente, são um corpo de verdade velado, e constituem os fundamentos básicos que governam o procedimento maçônico e os princípios que determinam o comportamento maçônico.

 

Só a Morte conduzirá à Ressurreição.

 

Landmark: Crença em Deus como o G.A.D.U.

 

Landmark: Crença que Deus se expressa a Si mesmo em seu universo como Sabedoria, Força e Beleza.

 

Landmark: Crença na imortalidade. Há apenas Eterna Vida.

 

Landmark: Crença na responsabilidade assumida, no serviço prestado, na escolha decisiva, na morte sofrida e na ressurreição final.

 

Landmark: Crença na existência de três etapas de desenvolvimento do ser-humano-aí-no-mundo.

 

Landmark: Crença nas diferentes maneiras de reconhecimento.

 

Landmark: Crença na existência das Três Grandes Luzes uma triplicidade que não deve ser quebrada: o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso.

 

Landmark: Crença na igualdade de todos os seres-humanos-aí-no-mundo.1

 

Landmark: Crença na antiga afirmação que Sete Maçons constituem uma Loja de Maçons.

 

10º Landmark: Crença na necessidade de preservar cuidadosamente os Segredos da Maçonaria. (Os Mistérios sempre foram praticados sob a proteção do silêncio e do sigilo).

 

11º Landmark: Crença na necessidade de que cada Loja deve ter um Guardião e ser zelosamente guardada.

 

12º Landmark: Crença no governo da Fraternidade Maçônica a cargo do G.M. e de uma Loja por um V.M.

 

13º Landmark: Crença na necessidade de os Maçons trabalharem formando grupos nas Lojas. Isto favorece a síntese e anula a separatividade.

 

14º Landmark: Crença na impossibilidade de alteração dos Landmarks anteriores.

 

Uma Loja Maçônica é, antes de tudo, um lugar onde os Maçons se encontram, e lá se dedicam ao Trabalho da Obra, com a tarefa de construir o Templo do Senhor, e, assim, entrar, passar e se elevar como Maçons. É especialmente um lugar para Trabalhar, para assumir responsabilidades e para purificar as atividades conjuntas. Uma Loja também é um símbolo ou uma forma externa e visível de uma Realidade Espiritual Interna – a Loja no Alto.

 

Nesta Nova Era, o Verdadeiro Trabalho da Maçonaria será unir aquilo que está dentro, com aquilo que está fora, e, portanto , ligar o mundo do tangível e do conhecido com o Mundo das Realidades Intangíveis e Invisíveis.

 

 

 

 

Há um esquema, localizado nos céus, ao qual a Humanidade, eventualmente, deverá se conformar.

 

Três M.M. governam uma Loja. Cinco M.M. dão forma a uma Loja. Sete M.M. constituem uma Loja de Maçons e A tornam perfeita.

 

Só se entrarmos na LLuz e passarmos do irreal para o Real seremos elevados à Vida. [Todos os esforços para compreendermos e nos libertarmos deverão ser nossos. Não há milagres. Não há jeitinhos. Não há privilégios. Não há favorecimentos. Não há afilhadismos.]

 

 

 

Chegará o Momento que conheceremos o Centro do qual o Palavra surgiu, e, então, o Plano poderá ser visto em toda a Sua Pureza.

 

Que o Mestre do Oriente desperte aqueles que estão dormindo. Que o Guardião do Ocidente prove e traga todos os Verdadeiros Buscadores da LLuz. Que o Guardião do Sul instrua e ajude os cegos. Que o Portal do Norte permaneça aberto, pois, ali está o Mestre Invisível com um gesto de boas-vindas e com um Coração compreensivo, para conduzir o candidato ao Oriente, onde a Verdadeira LLuz brilha... E que assim seja!

 

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Shiva, Vishnu e Brahma. Espírito, [Personalidade-]alma e Corpo. O Altíssimo, o Grande Geômetra e o Grande Arquiteto do Universo. Loja Azul dos Céus.

 

A Vontade do G.A.D.U. se manifesta através de Quatro Leis, e é sobre elas todas as Lojas Maçônicas operam. São elas:

1ª) Lei do Amor.

2ª) Lei do Ritmo.

3ª) Lei do Reconhecimento.

4ª) Lei dos Construtores.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Na verdade, não somos iguais, uma vez que todos nós apresentamos maiores ou menores diferenças pessoais qualitativas (conhecimentos adquiridos) e quantitativas (experiências vivenciadas), adquiridas ao longo das nossas encarnações-peregrinações. Por outro lado, concordo com Foster Bailey quando diz: somos iguais porque começamos nossa busca cegos e ignorantes; somos iguais porque vamos de etapa em etapa e de prova em prova progredindo em direção à LLuz; e somos todos iguais em propósito e em nossa Divindade inata. Enfim, ainda que seja meio complicado de entender, o busílis é que, de fato, somos inteiramente desiguais, porém, queiramos ou não, somos Um. Ser um com tudo e com todos não quer dizer ser igual a tudo e a todos. Nem por um cacete eu sou igual a Calígula, a Torquemada, a Hitler, a Himmler, a Mengele, a Eichmann, a Mussolini, a Stalin, a Idi Amin Dada, a Slobodan Miloševic, a Sérgio Cabral (que, até agora, já foi condenado a 87 anos da cadeia), ao Geddel (que também não vai escapar de ser enjaulado definitivamente), ao Cosentino (que está na fila de espera para ser inapelavelmente encarcerado também) e a um monte de outras gentes sem-vergonha, que daria para ficar digitando seus nomes por um ano, e penso que você também não. Um exemplo deste entendimento são os Mestres da Grande Loja Branca: cada Um é cada Um, mas, todos são Um. Mutatis mutandis, assim também somos todos nós. Agora, se ainda restou alguma dúvida quanto a este comentário-entendimento, responda a esta pergunta macabra: teriam sido, quando estavam vivos aqui na Terra e sacanocraticamente sacaneando a Humanidade, Charles Milles Manson, Papa Doc e Ted Bundy iguaizinhos-iguaizinhos-iguaizinhos aos Mestres Morya, Kut Hu Mi e Djwhal Khul? Se alguém disser que sim, é porque está mesmo lelé da cuca, cheiradão ou borrachón! Seja como for, repito: somos inteiramente desiguais, porém, queiramos ou não, somos todos Um. Podemos até pensar em Multiverso – termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis e diferentes – porém, estes universos possíveis e diferentes conformam e configuram um só Universo. Enfim, o que há mesmo igualzinho em cada um de nós e em todos nós é a Centelha Crística, que poderá ou não virar uma fogueira!

 

 

Multiverso
(Animação meramente pictórica, pois,
eu não sei se é assim! Quem sabe?)

 

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria Brasileira
Compositores: D. Pedro I & Otaviano Bastos
Interpretação: Orquestra Sinfônica de Santos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=aE5s7w-fz24

 

Páginas da Internet consultadas:

https://bradlan.deviantart.com/

http://tengokuworld.jp/blog-category-11.html

https://www.dreamstime.com/

https://www.colourbox.com/vector/prison-vector-10888640

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge

http://www.masonic.com.br/trabalho/segredo.html

http://solepro.com.br/Musica/Hinos/
HinoMaconico/Hino%20Ma%C3%A7onaria.pdf

http://webpages.charter.net/
cfpeterson/masonry-catachism.html

https://www.gllp.pt/node/26

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

https://www.ouvirmusica.com.br/hinos/307175/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.