O ESPÍRITO DA MAÇONARIA
(Parte III)

 

 

 

Foster Bailey

Foster Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 3ª parte de um estudo sistemático que fiz sobre a obra O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey – Discípulo do Mestre Morya temporariamente emprestado ao Mestre Djwhal Khul por trinta anos para auxiliar sua esposa Alice Ann Bailey em seu trabalho com D.K., ainda que, originariamente, Alice fosse Discípula do Mestre Kut Hu Mi – um conjunto de ensinamentos-ponte que pretendem facilitar a ligação da Antigüidade, particularmente da antiga Era de Peixes, com a emergente Era de Aquário, já em curso. De minha parte, com humildade, ofereço esta compilação a todos os Filhos da Viúva contemporâneos, como foram, no passado, por exemplo, o arquiteto Hiran Abiff, de Vida Elevada, da tribo de Neftali, e o meu avô materno português, António Maria da Silva, que emigrou para o Brasil e aqui faleceu, mas, quando jovem, lá no Porto, em Portugal, depois da borga, deve ter tomado muitas sopinhas de cavalo cansado.

 

 

 

Esquadro e Compasso Maçônicos


 

As Doze Regras da Maçonaria Regular

 

 

 

1ª) A Maçonaria é uma Fraternidade Iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus o Grande Arquiteto do Universo.

2ª) A Maçonaria refere-se aos "Antigos Deveres" e aos "Landmarks" da Fraternidade, na ótica do respeito absoluto pelas tradições específicas da Ordem Maçônica, essenciais à regularidade da jurisdição.

3ª) A Maçonaria é uma Ordem à qual só podem pertencer homens livres e de bons costumes, que se comprometam a pôr em prática um ideal de paz.

4ª) A Maçonaria visa, também, a elevação moral da Humanidade inteira, através do aperfeiçoamento moral dos seus membros.

5ª) A Maçonaria impõe, aos seus membros, a prática exata e escrupulosa dos ritos e do simbolismo, meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhes são próprias.

6ª) A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito às opiniões e às crenças de cada um. Ela proíbe-lhes, no seu seio, toda discussão ou controvérsia, política ou religiosa. É um centro permanente de união fraterna, onde reina a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros.

7ª) Os Maçons prestam os seus juramentos sobre o Volume da Lei Sagrada, a fim de lhes dar um caráter solene e sagrado, indispensável à sua perenidade.

8ª) Os Maçons se reúnem, fora do mundo profano, em Lojas, onde estão sempre expostas as Três Grandes Luzes da Ordem: o Volume da Lei Sagrada, um Esquadro e um Compasso, para aí trabalharem segundo o ritual do rito, com zelo e assiduidade, e conforme os princípios e as regras prescritas pela Constituição e pelos regulamentos gerais da Obediência.

9ª) Os Maçons só devem admitir nas suas Lojas homens de honra, maiores de idade, de boa reputação, leais e discretos, dignos de ser bons irmãos e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem e o infinito poder do Eterno.

10ª) Os Maçons cultivam, nas suas Lojas, o amor da Pátria, a submissão às leis e o respeito pela autoridade constituída. Consideram o trabalho como o dever primordial do ser humano e o honram sob todas as formas.

11ª) Os Maçons contribuem, pelo exemplo ativo do seu comportamento viril, digno e são, para o irradiar da Ordem, no respeito do segredo maçônico.

12ª) Os Maçons se devem, mutuamente, ajuda e proteção fraternal, mesmo no fim da sua vida. Praticam a arte de conservar, em todas as circunstâncias, a calma e o equilíbrio, indispensáveis a um perfeito controle de si próprios.

 

 

 


 

 

Excertos

 

 

 

Trajetória da busca do ser-humano-aí-no-mundo: 1º) busca da LLuz; 2º) busca do Conhecimento; 3º) busca da Palavra do Mestre, ainda que, temporariamente, receba apenas uma Palavra Substituta.

 

Até que o Templo seja construído e a LLuz tenha entrado no Sanctum Sanctorum, a Verdadeira Palavra Perdida não poderá ser revelada. Simbolicamente, somente quando o Rei Salomão, o Rei Hiram, de Tiro, e Hiram Abiff puderem caminhar no Templo terminado em toda a sua Sabedoria, Força e Beleza – Deus manifestado na Terra esta Palavra poderá ser dada aos já elevados filhos dos homens. [Mais uma vez, isto reforça e esclarece o que eu tanto tenho dito e repetido: tudo depende exclusivamente de nós.]

 

Preste muita atenção nisto: O dogmatismo que afirma que as crenças de algum pensador ou de alguma escola de pensamento devem estar corretas, e que algumas outras crenças e interpretações são errôneas, não ajudam nenhuma mente inteligente.

 

 

 

 

A construção do Templo do Senhor [no interior de cada um de nós] será a glória da Nova Era, para a qual todo o passado nos preparou.

 

Moisés, Aarão e Josué são os antepassados dos três GG.MM Salomão, Hiram, Rei de Tiro e Hiram Abiff. Estes, por sua vez, são os representantes simbólicos dos Três Protótipos, as Três Pessoas da Trindade Divina: Deus, o Pai, Deus, o Filho, e Deus, o Espírito Santo. Esses personagens ou aspectos da Deidade estão representados em todas as Lojas Maçônicas como V.M., P.V. e S.V.

 

Todos nós devemos buscar o que Buddha chamou de Nobre Caminho do Meio o fio da navalha que todos os Iniciados haverão de trilhar.

 

 

Caminho Óctuplo

Caminho Óctuplo1

 

 

Humanidade: Desenvolvimento pela Sabedoria  —›  Consumação em Beleza.

 

A Terceira Raça-raiz (Lemuriana) foi a pedreira da Humanidade. A Quarta Raça-raiz (Atlante) desenvolveu o aspecto ritual e a forma. A Quinta Raça-raiz (Ária) protegeu o trabalho com as palavras e os sinais secretos e descobriu a Palavra Substituta. A próxima Raça-raiz revelará o Propósito e descobrirá a Palavra Perdida.

 

Todo símbolo é um signo externo, visível e tangível de uma Realidade Espiritual Interna. Um símbolo também pode ser definido como uma exteriorização ou precipitação, no Plano Físico, daquelas Realidades Internas e Causas Subjetivas que são responsáveis pelos efeitos externos. De fato, nada se materializa no plano dos sentidos ordinários que não tenha suas raízes no Mundo Invisível das Idéias.

 

 

O Universal Teorema de Pitágoras

 

 

Na Maçonaria, as notas-chave e os objetivos dos três graus Illuminação através da busca de LLuz, Sabedoria através da obtenção do Conhecimento e Imortalidade através do processo de Ressurreição encerram toda a história da evolução da consciência.

 

Primeiro, a idéia; em seguida, o ideal reconhecido; e, finalmente, a manifestação.

 

 

 

Esta Era de Aquarius é a Era da Visão e da Compreensão. Nesta Era, cabe aos Mestres Maçons e à Maçonaria transformar o símbolo vazio em uma forma viva, fazer com que a letra morta revele o Espírito Vital e se esforçar para que a forma exterior do Templo seja vista como o Santuário da LLuz.

 

Pisciano nasci,
pisciano morrerei.
Não quero ver nem
compreender lhufas.
Eu nunca jamais
me tornarei aquariano.
Morrerei como nasci:
sem saber lhufas.

 

Em uma antiga escritura hindu (Brihadâranyaka Upanishad, I, iii, 28), em forma de oração, estão sucintamente delineados o Propósito da Loja Azul e o Ideal de todo Verdadeiro Maçom. As palavras são as seguintes: Conduz-me da obscuridade à LLuz (o trabalho do primeiro grau), do irreal ao Real (o trabalho do segundo grau) e da morte à Imortalidade (o trabalho do sublime terceiro grau).

 

Em cada Iniciação Maçônica há uma revelação subjacente, que só pode ser comunicada, sob as devidas salvaguardas, para aquele que foi e está preparado e disposto.

 

Uma Iniciação, no seu sentido mais verdadeiro, diz respeito à força, à energia e à manifestação do fenômeno elétrico resultado da interação entre as forças duais do Universo ou seja, entre a energia estática e a energia dinâmica, entre o Espírito e a matéria, entre a Vida e a forma.

 

Nosso Deus é um Fogo Consumidor.

 

Há um Segredo em que o Mistério da Visão, o Enigma do Trabalho Criativo e a Revelação da Ressurreição estão ocultos. Também há um Segredo relacionado com a Atividade da Mente e com a aquisição da Onisciência Divina. Enfim, há um Segredo que só poderá ser revelado ao Iniciado, se Ele estiver disposto a morrer pela Verdade.

 

Preocupa-te em nunca mudar os nomes nativos (barbara nomina2), porque há nomes em todas as nações, dados pelos Deuses, possuidores de poder em ritos místicos, que nenhuma língua pode expressar. [Isto, por outro lado, quer dizer que mudar um Mantra é um absurdo sem paralelo. Exemplo: Ra é Ra e MA é MA.]

 

Não alterem os Princípios Básicos da Iniciação.

 

A Maçonaria é tão antiga quanto a Humanidade. Talvez ela preceda todos os grandes sistemas religiosos e contemple, em si, tudo o que o ser-humano-aí-no-mundo precise saber para alcançar o seu objetivo. Na realidade, a Maçonaria foi precipitada na Terra a partir de certos Arquétipos Cósmicos e Universais uma exteriorização da Loja no Alto, que sempre esteve presente na História da Humanidade que preservam o desígnio de todas as coisas que existem.

 

 

Precipitação

 

Os judeus, como uma raça de união entre o antigo Oriente e o moderno Ocidente, foram os guardiães naturais da Tradição e do Ensino dos Antigos Mistérios. Daí, a coloração judaica dada à forma moderna dos Mistérios, que eventualmente [atualizados] constituirão o Caminho Contemporâneo [Aquariano] dentro do Sagrado Lugar. Não erraremos se considerarmos o povo judeu como uma espécie de agência distribuidora para a Loja no Alto.3

 

O que foi dito acima explica a origem semítica de muitas crenças modernas, que colorem o Cristianismo, o Maometismo e a própria Maçonaria.

 

Portanto, os Mistérios judaico-maçônicos são simplesmente o reaparecimento de Mistérios mais antigos, e a diáspora judaica [dispersão dos judeus, no decorrer dos séculos, por todo o mundo] foi produzida pela ampla disseminação desta Verdade Secreta.

 

A síntese do ensino, a uniformidade da tradição e a universalidade do objetivo indicado sempre foram as mesmas ao longo dos tempos e permanecem inalteradas. Os Antigos Landmarks têm sido rastreados em todo o mundo, e o fio de ouro de certas verdades e certos princípios básicos pode ser visto no tecido de todas as religiões, e, acima de tudo, através do ensino desses grupos e fraternidades esotéricas, que sempre constituíram o Coração das diversas apresentações religiosas.

 

Tudo o que temos e vemos hoje na Terra, em forma e em símbolo, em ritual e em cerimônia, sem exceção, é devido à atuação do que existe no Aspecto Interno e Subjetivo da Vida. Todas as formas que existem devem sua origem a uma semente, a um germe vivente ou a algum pensamento que envolva vida e qualidade, e que, no Mundo Físico, apresente uma aparência fenomênica externa.

 

Os Landmarks não são mais do que formas da Verdade, que estão velando a Divina Qualidade e mantendo a promessa de Vida. Eles são Verdades Vivas.

 

 

 

Pedra Maçônica do Monumento de Washington

Pedra Maçônica do Monumento de Washington

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O Nobre Caminho do Meio, que condensa o Espírito da Filosofia Ético-Moral Budista, conhecido como Caminho Óctuplo, consiste dos seguintes princípios:

Conduta Ética – Moralidade

1. Palavra Correta
2. Ação Correta
3. Meio de Vida Correto

Disciplina Mental – Meditação

4. Esforço Correto
5. Plena Atenção Correta
6. Concentração Correta

Introspecção – Sabedoria

7. Pensamento Correto
8. Correta Compreensão

2. Barbara nomina são os vocábulos que são incognita latinis et græcis (desconhecidos dos romanos e dos gregos).

3. Por isto, da mesma forma que o povo muçulmano tem uma estreita vinculação com a Era Pisiciana, o povo judeu está fortemente associado às Eras de Áries e de Touro, anteriores à Era de Peixes. Isto, de certa forma, é um grande problema, porque, se não nos desvincularmos do passado, não poderemos receber devidamente as Influências Aquarianas e do 7º Raio, que já estão em curso. Para mudarmos precisamos, de fato, mudar, e mudar significa se atualizar, o que, propriamente, não quer dizer abandonar tudo o que é antigo e bom, mas, ver o antigo e o bom sob uma nova perspectiva, mais concertada, inteligente e racional e menos fideísta, preconceituosa e desajuizada. Talvez, o maior exemplo disto seja o Deus do 1º Testamento – um Deus rancoroso, odiento e vingador – completamente diferente do Deus do 2º Testamento. Bem, se, um dia, for escrito um 3º Testamento, eu não tenho a menor dúvida de que o autor enfatizará a existência de um Deus Racional, Teocientífico e Libertador em nossos Corações.

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria Brasileira
Compositores: D. Pedro I & Otaviano Bastos
Interpretação: Orquestra Sinfônica de Santos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=aE5s7w-fz24

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.myfreemasonry.com/

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/
a-etimologia-de-barbaro-e-bravo/33717

https://pt.pngtree.com/

http://www.rodadalei.com.br/

https://annnarkehmedia.com/category/about/

http://solepro.com.br/Musica/Hinos/
HinoMaconico/Hino%20Ma%C3%A7onaria.pdf

http://webpages.charter.net/
cfpeterson/masonry-catachism.html

https://www.gllp.pt/node/26

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

https://www.ouvirmusica.com.br/hinos/307175/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.