O ESPÍRITO DA MAÇONARIA
(Parte I)

 

 

 

Foster Bailey

Foster Bailey

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 1ª parte de um estudo sistemático que fiz sobre a obra O Espírito da Maçonaria, tema Iniciático publicado por Foster Bailey – Discípulo do Mestre Morya temporariamente emprestado ao Mestre Djwhal Khul por trinta anos para auxiliar sua esposa Alice Ann Bailey em seu trabalho com D.K., ainda que, originariamente, Alice fosse Discípula do Mestre Kut Hu Mi – um conjunto de ensinamentos-ponte que pretendem facilitar a ligação da Antigüidade, particularmente da antiga Era de Peixes, com a emergente Era de Aquário, já em curso. De minha parte, com humildade, ofereço esta compilação a todos os Filhos da Viúva contemporâneos, como foram, no passado, por exemplo, o arquiteto Hiran Abiff, de Vida Elevada, da tribo de Neftali, e o meu avô materno português, António Maria da Silva, que emigrou para o Brasil e aqui faleceu, mas, quando jovem, lá no Porto, em Portugal, depois da borga, deve ter tomado muitas sopinhas de cavalo cansado.

 

 

 

Esquadro e Compasso Maçônicos



Hino Maçônico Brasileiro
(Música: D. Pedro I; Letra: Otaviano Bastos)

 

 

Da luz que de si difunde
Sagrada filosofia!
Surgiu, no mundo assombrado,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Da razão, parte sublime,
Sacros cultos merecia.
Altos heróis adoraram,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Da razão, suntuoso Templo,
Um grande Rei erigia.
Foi, então, instituída
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Nobres intentos não morrem;
Vencem do tempo a porfia.
Há de os séculos afrontar,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Humanos sacros direitos,
Que calcarão a tirania,
Vai ufana restaurando,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Da Luz, depósito augusto,
Recatando a hipocrisia,
Guarda em si com zelo santo,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Cautelosa, esconde e nega
À profana gente ímpia
Seus mistérios majestosos,
A pura Maçonaria.

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

Do mundo, o Grande Arquiteto,
Que o mesmo mundo alumia,
Propício, protege e ampara
A pura Maçonaria!

Maçons, alerta!
Tende firmeza!
Vingai direitos
Da Natureza!

 

 

 


 

 

Excertos

 

 

 

E o Sétimo Anjo gritou: Que o Templo do Senhor seja construído. Então, Sete Grandes Filhos de Deus, com passo medido, tomaram seus lugares no Norte, no Sul, no Oeste e no Leste. E o Trabalho de Construção do Templo começou.

 

Se aos Sete Grandes Filhos de Deus
coube a Missão de o Templo construir,
a cada ser-humano-aí-no-mundo cabe
o Templo do seu Deus Interior erigir.

 

Enquanto a Hora não soou, a LLuz não podia irromper. A Palavra não podia ser pronunciada. Mas, lentamente, um por um, os filhos dos homens alcançaram Entendimento e Poder para Trabalhar. Eles entraram pela Porta do Templo, passaram ante os Sete Grandes Filhos de Deus, ergueram o Véu do Templo e entraram na LLuz.

 

Do Oriente, foi anunciado: Abram a Porta do Templo do Senhor para todos os filhos de homens que vêm dos vales escuros da Terra, e os deixem penetrar no Templo do Senhor. Dêem-lhes a LLuz. Desvelem o Templo Interior e, através do trabalho de todos os Obreiros de Deus, expandam o Templo do Senhor, e que, assim, irradiem para os mundos. Que entoem a Palavra Criadora e que ressuscitem os mortos para a Vida. E assim, a LLuz inundou a Terra, e alimentou todos os sonhos dos seres-humanos-aí-no-mundo.

 

Que o Mestre, no Oriente, desperte aqueles que ainda estão dormindo.

 

 

Mario

 

 

A Verdadeira LLuz brilha no Leste.

 

A Porta do Templo pode, agora, ser aberta, porque o tempo está maduro. [Logo, depende só de nós aderirmos aos ou nos filiarmos aos .]

 

 

 

 

Seja qual for a Irmandade Iniciática, e a Maçonaria é uma delas, o que importa são as realidades espirituais interiores que fundamentam as formas simbólicas externas.

 

 

 

 

O Grande Carpinteiro de Nazaré [Discípulo do Cristo] – um dos Construtores que, no passado, trabalharam sob a inspiração do Grande Arquiteto do Universo (G.A.D.U.) disse que no fim dos tempos as coisas secretas se tornarão simples e as coisas ocultas serão gritadas dos telhados. E este é o final dos tempos!

 

Os Princípios Maçônicos só podem ser efetivamente compreendidos por aqueles que possuem a chave do significado dos símbolos, dos números e dos rituais. Só assim será compreendido o progresso constante e peregrinante de um ser-humano-aí-no-mundo das trevas à LLuz, da ignorância à Sabedoria [ShOPhIa] e da morte à Imortalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Hiram Abiff

Hiram Abiff

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Faixa Maçônica de D. Pedro I

Faixa Maçônica de D. Pedro I
(Acervo do Museu Histórico Nacional)

 

 

Avental de D. Pedro I

Avental de D. Pedro I
(Acervo do Museu Histórico Nacional)

 

 

Malhete de D. Pedro I

Malhete de D. Pedro I
(Acervo do Museu Histórico Nacional)

 

 

Da soledade
à Irmandade.
Da nescidade
à Ilustração.
Da profanidade
à Iniciação.
Da escravidade
à Libertação.
Da zeridade
à 33rização.
Da escuridade
à Illuminação.

 

 

Devemos buscar a Verdade dentro de nós, com a maior diligência.

 

Quem procurar a Verdade,
negligente, no exterior do
Templo do Espírito Humano,
colherá quimera e ilusão.
Quem garimpar a Verdade,
diligente, no interior do
Templo do Espírito Humano,
colherá ShOPhIa e Liberação.

 

A LLuz dentro do ser-humano-aí-no-mundo! A LLuz dentro do Universo! [O Universo dentro do ser-humano-aí-no-mundo.] Tais são as mensagens da Maçonaria.

 

 

 

 

Da mesma forma que a Palavra surgiu da Loja, no Alto, a Palavra também surgirá do Centro de Luz em cada ser-humano-aí-no-mundo.

 

Muito lentamente, ao longo das eras, sob a inspiração de um aumento constante na irradiação da Luz, que fluía do Oriente, as civilizações chegaram e passaram, nasceram e morreram, e os seres-humanos-aí-no-mundo evoluíram, e, hoje são os destinatários da Herança-Sabedoria de todas as idades (de como construir o Templo [Interior] do Senhor). A Humanidade de hoje golpeia novamente a Porta do Templo, e está preparada, pela primeira vez na sua História, para descer aos Portais da Morte [Iniciática] com o objetivo de poder ser elevada à Vida.

 

O verdadeiro significado da Maçonaria é que é Ela um sistema de atividade que conduz a um objetivo definidamente espiritual.

 

A Maçonaria é uma escola de treinamento ético. Na Maçonaria, o estudante aprende a subjugar suas paixões e a se melhorar a si mesmo. A Maçonaria é também uma escola de treinamento na cooperação e no trabalho fraternal, e todos os maçons estão ocupados na tarefa de construir o Templo do Senhor. Em uma Loja Maçônica, não prevalecem os propósitos egoístas nem o espírito de separatividade.

 

Nesta Era, o objetivo-mor da Humanidade é alcançar o espírito de cooperação grupal e o desenvolvimento da consciência grupal.

 

O progresso de um Maçom que tem início desde que entra no Templo pela primeira vez e avança de um grau para outro é uma representação dramático-simbólica da busca da LLuz e da Palavra Perdida. E, nessa busca, firmemente, o Maçom peregrina usando toda a Luz disponível, viajando do Ocidente para o Oriente, pelo Caminho do Norte.

 

Tudo se resume a [nesta Era de Aquarius] peregrinarmos-progredirmos das trevas à LLuz, da ignorância à Sabedoria, da morte à Ressurreição [e da prisão à Liberdade], até encontrarmos o que temos garimpado, e que – [por eras] tem permanecido [por inépcia nossa] profundamente oculto, tendo estado, todavia, sempre próximo da nossa mão. [Próximo da nossa mão = In Corde.]

 

Durante séculos, a Grande Loja de Mestres Maçons vem observando a Humanidade e guiando firmemente os seres-humanos-aí-no-mundo pelo Caminho da LLuz. Estes Mestres da Grande Loja de Mestres Maçons são os distribuidores da Luz, e a Eles foram concedidos, em virtude de suas realizações, o privilégio e a autoridade para pronunciar a Grande Fórmula Maçônica: Que se faça a LLuz! E, assim, evocar a resposta: E a LLuz foi feita. Estes Mestres, às vezes, eles são conhecidos como os Illuminati. São os Rishis da Filosofia Oriental. São aqueles que concedem os privilégios e os benefícios da Iniciação, e que preparam os candidatos para as Grandes Revelações e Expansões da Consciência, até que chegue a Hora em que a Humanidade (como um todo unido) tenha sido provada, e possa, por mérito, receber a Verdadeira P. P.

 

Todos os Ritos, todas as Cerimônias e todas as Iniciações da Maçonaria são como representações sutis e ensaios simbólicos das Iniciações Espirituais Maiores.

 

O V.M. de cada L. representa o G.M e o Governo do Mundo.

 

Basicamente, o Trabalho Maçônico poderia ser resumido na busca da compreensão do Mistério do Espírito, do Mistério da LLuz, da Busca da Verdade e da Experiência Divina, bem como o entendimento dos Mistérios da Imortalidade e da Ressurreição.

 

No mundo atual dos assuntos humanos, os Mistérios e os Segredos da Maçonaria ainda permanecem ocultos, porém, o que está por trás das formas externas organizadas está começando a emergir à luz do dia. [Este estudo é um simples exemplo disto.] Sob a superfície das coisas e por trás das formas imediatamente aparentes, a Vida Divina está forçando sua aparição e sua manifestação. E a bruma da ignorância e do preconceito será dispersada! E assim, por trás de todas as formas está o Grande Arquiteto do Universo. Sob cada templo da vida, grande ou pequeno, pode ser visto o Propósito do Grão-Mestre da Loja no Alto, que vem guiando os seres-humanos-aí-no-mundo através dos tempos. Lentamente, as forças construtivas e as atividades maduras do Universo começam a ser compreendidas.

 

No Oriente se encontra a LLuz.

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Miralusão = Miragem + Ilusão.

 

Música de fundo:

Hino da Maçonaria Brasileira
Compositores: D. Pedro I & Otaviano Bastos
Interpretação: Orquestra Sinfônica de Santos

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=aE5s7w-fz24

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.sehat365.com/

https://www.gob.org.br/

https://br.pinterest.com/pin/403705554067083517/

http://pedreiroaceito.blogspot.com.br/

http://www.solbrilhando.com.br/

http://www.freemasons-freemasonry.com/
square_compasses.html

http://www.presentermedia.com/

http://www.backofthecerealbox.com/

http://solepro.com.br/Musica/Hinos/
HinoMaconico/Hino%20Ma%C3%A7onaria.pdf

http://webpages.charter.net/
cfpeterson/masonry-catachism.html

https://www.gllp.pt/node/26

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

https://www.ouvirmusica.com.br/hinos/307175/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.