OS ESPÍRITOS E AS FORÇAS DA NATUREZA

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Max Heindel
(Retrato de autoria do Frater Velado, 2002)

 

 

 

Este estudo teve por objetivo garimpar alguns fragmentos educativos na obra Os Espíritos e as Forças da Natureza, de autoria de Max Heindel, e divulgá-los para reflexão de todos.

 

 

 

Fragmentos Heindelianos

 

 

 

O Éter é uma avenida de forças.

 

O que nós chamamos 'Leis da Natureza' são Inteligências Superiores que dirigem seres mais elementares, de acordo com certas regras planejadas para promover a sua evolução.

 

O mar encapelado é, realmente, o campo de batalha das sílfides e das ondinas, e o uivo da tempestade é o grito de guerra dos espíritos no ar.

 

 

 

 

As salamandras são encontradas por toda a parte e nenhum fogo é ateado sem a sua cooperação, mas elas são muito mais ativas no subsolo. São responsáveis pelas explosões e erupções vulcânicas.

 

 

Simbolicamente

 

 

Atualmente, as inteligências maravilhosas que denominamos 'Leis da Natureza' conduzem os verdadeiros exércitos de entidades menos evoluídas.

 

Os denominados anjos são seres que estão um grau além do estágio da Humanidade, como nós estamos um grau na frente da evolução animal.

 

Em alguma época, em uma condição futura, a Terra se tornará novamente etérica, e o homem, então, será semelhante aos anjos.

 

Para a Ciência Oculta, todas as causas se situam na Região do Pensamento Concreto, e lá são geradas pelos espíritos humanos e super-humanos.

 

Os arquétipos criadores de todas as coisas que vemos no mundo visível estão no Mundo do Pensamento, que é o reino do tom, e as forças arquetípicas estão constantemente trabalhando sobre estes arquétipos que, então, emitem um certo tom ou, onde um número delas se reunir para criar as formas animal, vegetal ou humana, os diferentes sons se misturam em um grande acorde. Este único tom ou acorde, conforme for o caso, é, então, a nota-chave da forma assim criada, e, enquanto ele soar, a forma ou a espécie resistem; quando ele cessar, forma morre ou a espécie se extingue-se.

 

O Som ordenado ritmicamente [Verbum Dimissum] é o construtor e o sustentador de todas as formas, de tudo O-QUE-É.

 

O Eu é dirigido no seu trabalho criador por Grandes Mestres pertencentes às Hierarquias Criadoras, que lhe ensinam, inclusive, como construir uma forma para si próprio, que ele acaba exteriorizando no seu nascimento. Desta forma, ninguém poderá ter um corpo denso melhor do que for capaz de construir. Se alguém cometer um erro em seu trabalho no Mundo Celeste, ele irá notar isto quando for usar este corpo defeituoso na Terra e, com isso, paulatinamente, aprenderá a corrigir o erro na próxima vez que tiver que construir um arquétipo.

 

Por tudo isto que foi dito até aqui, o mundo é exatamente o que nós mesmos, individual e coletivamente, dele fizemos e sempre será o que dele fizermos. [Por isto, ninguém deve ficar abismado, nem impressionado, nem chocado com o fato de esta PanCOVIDmia-19 ter sido fabricada por nós – por todos e cada um de nós isto é, pelos nossos desejos egoístas, pelas nossas cobiças desmedidas, pelas nossas paixões desarmônicas, pelos nossos preconceitos desfraternos, pelas nossas separatividades absurdas etc. Bem, eu não tenho a menor dúvida de que acabaremos vencendo o SARS-CoV-2, e esta PanCOVIDmia-19, com o tempo, se exaurirá. Mas, a grande questão não é esta, mas, sim, como nos comportaremos depois dela. Teremos aprendido esta dolorosa lição ou continuaremos a ser atores abrutalhados e mesquinhos da Grande Heresia da Separatividade? Se continuarmos como dantes, então, que ninguém se surpreenda se pintar algo muito, muito pior e mais mortal do que esta atual pandemia! O fato definitivo é que não existem perdão nem milagres; pela Lei da Causa e do Efeito, inexoravelmente, compensaremos cada uma e todas as contradições lógicas, inconsistências e malfeitos que praticarmos, sejam conscientes, sejam inconscientes, sejam por ação, sejam por omissão, sejam do jeito que forem. E, por falar em omissão, haverá, na atualidade, algo mais monstruoso e injusto do que o iníquo e repugnante apartheid de vacinas? Ora, pelo menos, se fôssemos razoavelmente inteligentes, estaríamos, há muito tempo, distribuindo vacinas pelo mundo, como arroz-doce, cocada e groselha em festa de pobre, porque enquanto houver um ser humano sem estar totalmente imunizado todos nós estaremos vivendo numa corda rota e bamba. Simples assim. Bem, repetindo o que ensinou Max Heindel: O mundo é exatamente o que nós mesmos, individual e coletivamente, dele fizemos e sempre será o que dele fizermos. Deus não tem nada com isto e o diabo muito menos.]

 

 

 

 

Em tudo o que acontece há sempre uma causa de natureza espiritual. Todos os abalos sísmicos [e os conseqüentes tsunamis], por exemplo, derivam do materialismo da Humanidade.

 

É destino do homem se tornar uma Inteligência Criadora, e ele está cumprindo seu aprendizado o tempo todo. Durante sua vida celeste, ele está aprendendo a construir toda espécie de corpos, incluindo o humano, porque o homem aprende a construir seus veículos no Mundo Celeste e a usá-los no Mundo Físico.

 

Sempre que nos defrontamos com um dos mistérios da Natureza, que somos incapazes de explicar, simplesmente, acrescentamos um novo nome ao nosso vocabulário que, depois, usamos como astuto disfarce para esconder a nossa ignorância sobre o assunto. [Há diversos exemplos que ilustram isto, mas, para mim, na atualidade, nada é mais absurdo do que o tal do Big Bang.]

 

Há fatores por trás de todas as manifestações da Natureza inteligências de variados graus de consciência, construtoras e destruidoras, que desempenham importantes papéis na Economia da Natureza e, enquanto estes agentes não forem reconhecidos e seu trabalho estudado, nunca poderemos ter uma concepção adequada do modo pelo qual as Forças da Natureza trabalham, às quais chamamos calor, eletricidade, gravidade, ação química etc.

 

De fato, seríamos incapazes de viver, se não fosse pela importante ajuda que nos é prestada pelos que chamamos mortos.

 

O processo de evaporação e de condensação da água é conhecido, mas, o que, geralmente, não é sabido é a ação semi-inteligente das sílfides, que erguem as partículas de água primorosamente divididas, vaporizadas e preparadas pelas ondinas da superfície do mar, e as levam tão alto quanto possam, antes que a condensação parcial se processe e se formem as nuvens. Elas preservam estas partículas de água até que as ondinas as forcem a soltá-las.

 

Quando dizemos que há uma tempestade, batalhas estão sendo travadas na superfície do mar e no ar, algumas vezes com auxílio das salamandras, que acendem as tochas dos relâmpagos com hidrogênio e oxigênio separados, e enviam seus aterrorizantes fachos de luz, que explodem em ziguezague na negra escuridão, seguidos de impressionantes ribombos de trovões que ressoam na límpida atmosfera, enquanto as ondinas, triunfalmente, arremessam sobre a Terra as gotas de chuva resgatadas, para que sejam novamente reintegradas ao seu elemento-mãe.

 

 

 

 

Aos pequenos gnomos cabe construir as plantas e as flores. É seu trabalho pintá-las com os inúmeros matizes de cores que deleitam nossos olhos. Eles também talham os cristais em todos os minerais e fazem as gemas preciosas que brilham em diademas dourados.

 

No Solstício de Verão, particularmente na Noite do Solstício de Verão, acontece o grande festival das fadas, que trabalham para construir o nosso universo material. Nesta mais sublime de todas as noites, da alegre estação de verão, elas vêm em bandos dos pântanos e das florestas, dos vales e das várzeas, para o Festival das Fadas. Elas, realmente, preparam suas comidas e bebidas etéricas, e, depois, dançam em êxtase de alegria a alegria de terem produzido e cumprido sua importante finalidade no equilíbrio da Natureza.

 

Na época do Solstício de Inverno, as ondas de Luz Espiritual e de Vida, que serão a base do crescimento e do progresso do próximo ano, estão agora em suas máximas atividade e força. Na Noite de Natal, no Solstício de Inverno, à meia-noite, nasce o Sol do novo ano, para salvar a Humanidade do frio e da fome, que aconteceriam, se a sua luz benéfica fosse retida. Nesta ocasião, o Espírito de Cristo nasce na Terra, e começa a fermentar e fertilizar os milhões de sementes que as fadas construíram e regaram, para que tenhamos alimento físico. Mas, nem só de pão vive o homem. Embora o trabalho das fadas seja bastante importante, é insignificante comparado com a missão de Cristo, que nos traz, todos os anos, o Alimento Espiritual necessário, para que avancemos no caminho do progresso, para que atinjamos a perfeição no Amor, com tudo o que isto implica.

 

Nunca houve, não há, nem poderá haver nenhum vazio em a Natureza. [A Natureza tem horror ao vazio. Este conceito remonta a Aristóteles (Estagira, 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.), que usou a expressão horror vacui para descrever o fenômeno de que a Natureza não conhece vácuo. A inferência lógica disto é: Para o Ser nunca houve começo, pois, o nada no pode dar origem a alguma coisa. Portanto, como eu disse mais acima, nada é mais absurdo do que o tal do Big Bang e os seus filhotes absurdos: o Big Crunch, o Big Freeze, o Big Rip e a Morte Térmica do Unimultiverso.]

 

A zona entre o centro quente do separado Espírito da Esfera e o ponto onde sua atmosfera individual encontra o espaço Cósmico é um campo de batalha de espíritos em desenvolvimento, em vários estados de evolução.

 

Os Anjos atuais eram humanos no Período Lunar, e o mais graduado Iniciado era o Espírito Santo. A nossa Humanidade e os outros Reinos de Vida na Terra são diversamente afetados pelos elementos atuais, e assim, como alguns gostam de calor e outros preferem o frio, como alguns se desenvolvem na umidade e outros necessitam de ambiente seco, assim também, no Período Lunar, entre os Anjos, alguns tinham afinidades pela água, outros a detestavam e amavam o fogo.

 

O drama místico da Lenda Maçônica, do ponto de vista ou ângulo Cósmico, nos ensina que o Templo de Salomão é o Universo Solar, e Hiran Abiff, o Grande Mestre, é o Sol que viaja ao redor dos 12 Signos do Zodíaco.

 

As idéias e os pensamentos de hoje estão destinados a se tornarem tão reais, claros e tangíveis como quaisquer objetos do mundo externo, que agora percebemos através dos sentidos físicos.

 

No futuro, entre outras coisas, a hipocrisia e a bajulação serão inteiramente eliminadas. As pessoas serão vistas exatamente como são. Haverá o homem inteiramente bom e o completamente mau, e um dos maiores problemas desta época futura será como lidar com estes últimos. [O fato é que aqueles que não puderem se adaptar e acompanhar a evolução (reintegração) da Humanidade, gradativamente, serão apartados desta linha de progresso ascensional para um outro sistema, e terão que esperar. (). Desta forma, o joio será separado do trigo.]

 

Na Lenda da Ordem dos Maniqueus, mais elevada do que a Ordem dos Rosacruzes, é ensinado que o ódio que não se submeter ao ódio deverá sucumbir ao Amor.

 

No Período de Júpiter, os quadros serão expressados de dentro, isto é, serão uma conseqüência da Vida Interior do homem. O homem também possuirá a capacidade adicional, que ele cultivou no Período Terrestre, de ver coisas no espaço fora dele próprio, e assim, terá uma total percepção e compreensão do que o cerca. Seu poder de formar nítidas concepções mentais de cores, objetos ou tons,o capacitará a contatar e influenciar seres supersensitivos de várias ordens, e assegurar sua obediência, empregando as forças deles, como desejar. Terá a capacidade de emanar de si as forças com as quais realizará seus propósitos, e estará sob a dependência do auxílio destes seres suprafísicos, que, então, estarão às suas ordens. Ao se aproximar o Período de Vênus, estará capacitado a usar sua própria força para dar vida a seus quadros e manifestá-los de si mesmo, como objetos no espaço. Ele possuirá, então, um conhecimento criador objetivo e consciente de si.

 

Um dos primeiros fatos revelados a nossa consciência pela Iniciação é a realidade vivente do Espírito da Terra. No Caminho da Iniciação, são reveladas nove diferentes camadas, e, no centro desta esfera rolante, nós nos deparamos com o Espírito da Terra, face a face.

 

No futuro, a Religião do Pai será maior do que, hoje, é a Religião Cristã.

 

Precisamos ultrapassar o estágio do por acaso [Fausto] e do eu não sei [Parsifal], e obter o Poder da [personalidade-]alma, que só poderá ser desenvolvido internamente.

 

Só saindo pelo mundo aprenderemos a Lição. Não há outra forma. Só através da busca ininterrompida e do sofrimento humilde e despretensioso nós compreenderemos e nos libertaremos [de nós mesmos e das nossas miralusões]. Só através da Iniciação Consciente conheceremos os Segredos da Natureza, e nos tornaremos senhores das Forças do Unimultiverso.

 

Por trás de toda manifestação da Natureza há forças. Não forças cegas, mas, inteligências que motivam a ação. O que nós chamamos de eletricidade, de magnetismo, de expansão de vapor etc. são inteligências que trabalham sem ser vistas por nós, quando certas condições são produzidas. Os Espíritos da Natureza constroem as plantas, formam os cristais das rochas e, com outras inúmeras Hierarquias, estão trabalhando perto e ao redor de nós, invisíveis, todavia ocultos em fazer e manter o que chamamos Natureza.

 

Em acré Os corpos dos gnomos são feitos principalmente de éter químico e, portanto, eles são do solo da Terra; Ninguém os vê voar, como o fazem as sílfides. Podem ser queimados pelo fogo. Também envelhecem de maneira não muito diferente da dos seres humanos.

 

As ondinas, que vivem na água, e as sílfides, do ar, também são sujeitas à morte, mas, seus corpos, sendo compostos, respectivamente, dos éteres de vida e de luz, as tornam muito mais resistentes, assim como está determinado que os gnomos não vivem mais do que algumas centenas de anos, e as salamandras, cujos corpos são formados principalmente do quarto éter, vivem por muitos milhares de anos.

 

Os animais deverão aguardar até a época em que seja possível começar sua evolução humana, no Período de Júpiter.

 

Para que possamos pesquisar por completo os segredos de nosso planeta físico, precisaremos ter passado pelos Nove Mistérios Menores e pela Primeira das Grandes Iniciações.

 

Sempre há causas espirituais por trás de todos os fenômenos da Natureza. Todos os recantos e as frinchas da Terra estão permeados pelo Espírito, que é o fermento que causa as transformações dentro e sobre o Planeta.

 

Para a treinada visão clarividente do Iniciado nos vários graus dos Mistérios, a Terra aparece construída em estratos, parecida com uma cebola, uma camada ou estrato por fora da outra. Há nove desses estratos e o núcleo central, completando dez ao todo. Estes estratos são revelados, gradualmente, ao Iniciado. Um estrato se torna acessível a ele em cada Iniciação, e assim, ao fim das Nove Iniciações Menores (Os Mistérios Menores), ele será senhor de todos os estratos, mas, ainda, não tem acesso aos Segredos do Núcleo, cuja Porta só será aberta depois de recebida a Primeira das Quatro Grandes Iniciações, na qual aprende a conhecer o Mistério da Mente.

 

Qualquer lapso moral praticado individual ou coletivamente [desejo, cobiça, paixão, preconceito, separatividade, corrupção, crueldade, assassinato, escravidão etc.] tem a tendência reativa de desencadear as Forças da Natureza, criando diversos tipos de devastação sobre a Terra. Neste sentido, pela Lei de Conseqüência [Lei da Causa e do Efeito], que traz a cada pessoa a justa compensação de suas ações, tanto para o bem como para o mal, assim também há uma responsabilidade comunitária e coletiva, que gera, para grupos de homens, compensações correspondentes por suas ações coletivas. As Forças da Natureza são agentes gerais desta justiça retribuidora, causando enchentes, terremotos etc. ou, beneficamente, formando óleo e carvão para uso da Humanidade. [Como o óleo e o carvão são tremendamente poluidores e causam aquecimento planetário, estamos caminhando para usar outras formas de energia não-poluentes, como, por exemplo, as energias solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.]

 

O cientista ocultista não come os alimentos vegetais que crescem debaixo da Terra. Em primeiro lugar, eles estão cheios da força da Terra e são deficientes da força do Sol, e, por adição, estão envenenados por terem sido arrancados pela raiz. A única exceção a esta regra é a batata, que, originariamente, crescia na superfície da Terra, e que apenas recentemente passou a crescer debaixo do solo. Os ocultistas procuram nutrir seus corpos com frutas, que crescem em direção ao Sol, porque elas contêm a força superior do Sol.

 

Começando pelo Estrato de fora, os Dez Estratos aparecem na seguinte ordem:

 

1º) Terra Mineral: crosta de pedra da Terra;

2º) Estrado Fluídico: a matéria deste estrado é mais fluídica do que a da crosta externa, contudo não é aquosa, porém, mais parecida com uma pasta grossa;

3º) Estrato Vaporoso: No primeiro e segundo estratos não há vida consciente. Mas, neste 3º Estrato há um fluir de vida incessante e pulsante, como no Mundo do Desejo, que circunda e interpenetra nossa Terra;

4º) Estrato Aquoso: neste Estrato estão as possibilidades germinais de tudo o que existe sobre a superfície da Terra. Aqui estão as forças arquetípicas que se ocultam atrás dos Espíritos-Grupo e também as forças arquetípicas dos minerais, pois, esta é a expressão física direta da Região do Pensamento Concreto;

5º) Estrato Germinal: neste 5º Estrato está a fonte primordial da vida, da qual se origina o ímpeto que constrói todas as formas na Terra; corresponde à Região do Pensamento Abstrato;

6º) Estrato Ígneo: a Terra é o corpo denso de um Grande Espírito, e este Estrato corresponde ao Mundo do Espírito de Vida;

7º) Estrato Refletor: esta parte da Terra corresponde ao Mundo do Espírito Divino, e as forças neste estrato são, em qualquer tempo, um exato reflexo da existente condição moral da humanidade;

8º) Estrato Atômico: este é o nome dado pelos Rosacruzes ao 8º Estrato da Terra, o qual é a expressão do Mundo dos Espíritos Virginais;

9º) Expressão Material do Espírito Terrestre: há, aqui, correntes lemniscatas, que estão intimamente relacionadas com o cérebro, o coração e os órgãos sexuais da raça humana. Corresponde ao Mundo de Deus; e

10º) Centro do Ser do Espírito Terrestre: é o campo de sementes de tudo o que há dentro e sobre a Terra. Corresponde ao Absoluto.

 

 

 

Estratos Terrestres (Simbolicamente)
(As espessuras dos Estratos não estão corretas)

 

 

Tantas guerras absurdas...
Tanto sangue derramado...
Tantas hipoteticidades burdas...
Tanto progresso procrastinado...

Tanta, tanta corrupção...
Tantos íncubos festejando...
Tanta, tanta adulteração...
Tantos súcubos celebrando...

Tanto negacionismo decadente...
Tanta boçalidade sesquipedal...
Tanto antivacinismo afligente...
Tanta canalhada incordial...

Tanta conluio abominando...
Tanta mentira deturpante...
Tanto arranjo detestando...
Tanta tramóia abaixante...

Tanta compensação evitável...
Tanto preconceito sem sentido...
Tanta separatividade ab-rogável...
Tanto malfeito admitido e repetido...

Tanto karma individual...
Tanto karma coletivo...
Tanto bem asfixiado pelo mal...
Tanto comportamento aberrativo...

E vamos nascendo e morrendo,
em uma Noite Negra sem fim.
E vamos chorando e sofrendo,
um dia arlequim, um dia chinfrim.

Mas, se quisermos ver o Seis,
precisaremos vencer o Cinco
e ter domínio sobre todas as Leis.
Pré-requisito: Bom Combate com afinco!

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Earth Song
Composição e interpretação: Michael Jackson

Fonte:

https://slyhits.com/song-mp3-download
-micheal-jackson-earth-song/

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.iconspng.com/image/103690/blue-earth

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aristóteles

https://weheartit.com/entry/300185410

https://aminoapps.com

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/03/24/mt-
registra-62-mortes-por-covid-19-nas-ultimas-24-horas.ghtml

https://mindelosempre.blogspot.com

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.