Rodolfo Domenico Pizzinga
Ao longo de toda a literatura do mundo antigo, detectamos a mesma idéia do Esoterismo Espiritual, de que o Deus pessoal existe dentro, não fora, do adorador. Esta Deidade pessoal não é nenhum sopro vão e nem uma ficção, mas uma Entidade imortal – o Iniciador dos Iniciados... Como uma corrente subterrânea, rápida e clara, esta idéia flui sem misturar sua cristalina pureza com as lamacentas e conturbadas águas do dogmatismo, de uma imposta Deidade antropomórfica e da intolerância religiosa. A Doutrina Secreta II Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891)
Ao longo de toda a literatura do mundo antigo, detectamos a mesma idéia do Esoterismo Espiritual, de que o Deus pessoal existe dentro, não fora, do adorador. Esta Deidade pessoal não é nenhum sopro vão e nem uma ficção, mas uma Entidade imortal – o Iniciador dos Iniciados... Como uma corrente subterrânea, rápida e clara, esta idéia flui sem misturar sua cristalina pureza com as lamacentas e conturbadas águas do dogmatismo, de uma imposta Deidade antropomórfica e da intolerância religiosa.
A Doutrina Secreta II Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891)
Sectarismo Impediente
Não há dogmatismo
nem ultramontanismo
que contra-indiquem ou suprimam
a manumissão do fado.
Não há fanatismo
nem divisionismo
que nulifiquem ou extingam
a desvelação de mais um lado.
Não há antropomorfismo
nem intolerantismo
que desqualifiquem ou reprimam
a ascensão do quadrado.
Há um incontestável truísmo:
coxeará quem cultiva o sectarismo.
Sectaristas nem sequer pingam...
Desvelação de Mais um Lado
Fundo musical: Ai Mouraria Compositores: Frederico Valério e Amadeu do Vale Interpretação: Francisco José Fonte: http://br.geocities.com/portugal_musical/musicas.htm
Fundo musical:
Ai Mouraria Compositores: Frederico Valério e Amadeu do Vale Interpretação: Francisco José
Fonte:
http://br.geocities.com/portugal_musical/musicas.htm