Rodolfo Domenico Pizzinga


 

 

 

Escreveu Epicuro...
(350?-270 a .C.)

 

Ou Deus quer abolir o mal e não pode,

ou pode e não quer,

ou não pode e não quer,

ou quer e pode.

Se quer e não pode é impotente,

o que não pode ser em Deus.

Se pode e não quer é perverso,

o que igualmente é contrário a Deus.

Se não pode e não quer é impotente e perverso;

portanto não pode ser Deus.

Se quer e pode, o que só convém a Deus,

de onde provém a existência do mal

e por que Deus não o elimina?

 

 

 

 

 

Há muitos males no mundo porque

muitas pessoas vivem sem saber por quê.

E quando pensam que sabem o porquê

'joão-galamarteiam'1 sem quê nem pra quê.

 

Desrespeitam a Natureza...

Mancham o bem e a beleza...

Enchergam com estreiteza...

Atopetam-se com ardileza...

 

Aceitam o mal como bem

não se importando com quem

nem sequer tem um vintém!

 

Depois, como inconfessos fariseus,

apelam para Deus

para livrá-los dos paridos breus.2

 

 

TUDO ISSO É...

 

 

 

 

 

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Nota:

1. 'João-galamarteiam: verbo-neologismo derivado de joão-galamarte. Isto é: ora sim, ora não; ora para a esquerda, ora para a direita; ora no alto, ora embaixo; ora crendo, ora descrendo; ora rindo, ora chorando; ora indo, ora vindo; ora perdendo, ora ganhando; ora dormindo, ora semi-acordado; ora caindo, ora ficando de pé; ora sim, ora sopas; ora isso, ora aquilo...

2. Projetamos e construímos tudo. Como zanga-burrinhos, somos responsáveis por tudo. Como escreveu Guimarães Rosa em Grande Sertão: Veredas: O diabo não há. [...] Existe é homem humano. Travessia. Parafraseando, escrevo eu: Os diabos existem. Sim, existem como moscas e são criados pelos homens inumanos. Ponto final.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Travessia (Milton Nascimento & Fernando Brant)

Fonte:

http://www.wb.com.br/wcards/Profissao.html

Bibliografia:

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 20ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Websites consultados:

http://guidance.gospelcom.net/hypocrisy.htm

http://www.usinadeletras.com.br/

 

 

Há mal no mundo porque

muitas pessoas vivem sem saber por quê.