OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(8ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 8ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Toda forma é um símbolo e todo símbolo é o túmulo de uma Verdade Eterna.

 

 

Ankh

Ankh

 

 

Harmonia    Beleza. A Harmonia é a manifestação da vontade do Bem Eterno.

 

No ser-humano-aí-no-mundo, sua Natureza Superior é o Svmmvm Bonvm. [De fato, a Natureza Superior de tudo é o Svmmvm Bonvm.]

 

O que o ser-humano-aí-no-mundo chama de "mal" é o grau mínimo de seu próprio oposto [o Svmmvm Bonvm]. O grau mínimo de Bem pressupõe um grau mínimo de harmonia e de beleza. Portanto, a deformidade (o "mal") é, na verdade, uma combinação menos harmoniosa de elementos naturalmente harmônicos como unidades individuais.

Deformação

 

 

O Retrato de Dorian Gray
(Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde)

 

 

Adolf Hitler

 

 

Nos Antigos Mistérios, a lira era considerada o símbolo secreto da constituição humana: o corpo do instrumento representava a forma física, as cordas representavam os nervos e o músico representava o Espírito. Tocando os nervos, o Espírito criava as harmonias do funcionamento normal, que, no entanto, se convertiam em acordes dissonantes, se a natureza do ser-humano-aí-no-mundo se corrompesse.

 

 

Lira

 

 

A chave para as proporções harmoniosas está oculta na famosa Tetractys Pitagórica ou Pirâmide de Pontos, que consiste nos primeiros quatro números: 1, 2, 3 e 4.

 

 

Tetractys Pitagórica

Tetractys Pitagórica

 

 

Para os Pitágoras, a música era um dos domínios da Divina Ciência da Matemática, e suas harmonias eram controladas de maneira inflexível através de proporções matemáticas. De acordo com os pitagóricos, a Matemática demonstra o método exato que o Bem usou para estabelecer e usa para manter o Universo. Por conseguinte, o número precede a harmonia, porque ele é a lei imutável que governa todas as proporções harmônicas. Pitágoras reconheceu a profunda impressão que a música produz nos sentidos e nas emoções, e admitiu que a mente e o corpo eram influenciados pelo que chamou de Medicina Musical.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

O filósofo neoplatônico assírio Jâmblico (245 325) descreveu a Música Terapêutica de Pitágoras com estas palavras: Há certas melodias concebidas como remédios contra as paixões da [personalidade-]alma e também contra o desânimo e a lamentação, que Pitágoras inventou como coisas que fornecem a máxima ajuda para estes males. Além disto, Pitágoras usou outras melodias contra a raiva, contra a ira e contra todas as anomalias da [personalidade-]alma. Há também um tipo de modulação que ele inventou como um remédio contra os desejos.

 

A mais sublime e, no entanto, a menos conhecida de todas as especulações pitagóricas foi a Harmonia Sideral ou Música Celestial ou Música das Esferas (Canto Cósmico) uma manifestação da Ordem e do Movimento Divinos. Atualmente, o ser-humano-aí-no-mundo não pode ouvir esta Melodia Divina, porque sua [personalidade-]alma está labirinticamente enredada nas miragens e nas ilusões da existência material, mas, quando ele se libertar da escravidão do mundo inferior, com suas limitações sensoriais, a Música das Esfera voltará a ser audível, como era na Época Dourada, porque só a harmonia pode reconhecer a Harmonia.

 

Para os Iniciados Gregos, havia Sete Vogais Sagradas: Alpha, Épsilon, Eta, Iota, Ômicron, Ípsilon e Ômega.

 

 

Alfabeto Grego

Alfabeto Grego

 

 

Pouquíssimos se dão conta de que estão emparedados pelas limitações das suas percepções sensoriais. Todos nós estamos rodeados por um teclado vibratório ilimitado e supersensível do qual compreendemos/sabemos muito pouco, porque os nossos centros de percepção sensorial não se desenvolveram o suficiente para reagir às velocidades de vibração mais sutis do qual está constituído o nosso Universo. Existem inúmeras cores que não podem ser vistas, diversos sons que não podem ser ouvidos, muitos odores que não podem ser identificados, vários sabores que não podem ser degustados e inumeráveis substâncias que não podem ser tocadas. Na Tetractys Pitagórica o símbolo supremo das forças e dos processos universais os primeiros três pontos [] representam a Tripla Luz Branca, que é a Divindade, e que tem a possibilidade de conter e abranger todos os sons e todas as cores. Os outros sete pontos [3 Poderes (natureza espiritual do Universo criado) + 4 Poderes (esfera irracional 0u mundo inferior)] simbolizam, entre outras possibilidades, as cores do espectro e as notas da escala musical.

 

Correspondências:

Dó   ‹—›   Vermelho (Cor Primária)

Ré   ‹—›   Alaranjado

Mi   ‹—›   Amarelo (Cor Primária)

Fá   ‹—›   Verde

Sol   ‹—›   Azul (Cor Primária)

Lá   ‹—›   Índigo

Si   ‹—›   Violeta

 

Quando as cores estão relacionadas com os doze signos do Zodíaco, são distribuídas como os raios de uma roda. Áries corresponde ao vermelho puro; Touro corresponde ao vermelho alaranjado; Gêmeos corresponde ao alaranjado puro; Câncer corresponde ao amarelo alaranjado; Leão corresponde ao amarelo puro; Virgem corresponde ao verde amarelado; Libra corresponde ao verde puro; Escorpião corresponde ao azul esverdeado; Sagitário corresponde ao azul puro: Capricórnio corresponde ao violeta azulado; Aquário corresponde ao violeta puro; e Peixes corresponde ao vermelho violáceo.

 

 

Signos do Zodíaco

Signos do Zodíaco

 

 

Em sua apresentação do Sistema Oriental de Filosofia Esotérica, Helena Petrovna Blavatsky relaciona as cores à constituição setenária do ser-humano-aí-no-mundo e aos sete estados de matéria da seguinte forma:

 

Cores
Ser Humano
(Princípios)
Estados da Matéria
Violeta
Duplo Etérico
Éter
Índigo
Inteligência Espiritual
Ar
Azul
Envoltura Áurica
Vapor
Verde
Alma Animal
Estado Crítico
Amarelo
Alma Espiritual
Água
Alaranjado
Princípio Vital
Estado Crítico
Vermelho
Sede da Vida Animal
Gelo

Observação: Para manter as analogias apropriadas de tom e de cor nesta distribuição das cores dos Espectro e as notas musicais da oitava, é necessário agrupar os planetas de outra maneira. Desta forma, Dó se converte em Marte, Ré se converte em Sol, Mi se converte em Mercúrio, Fá se converte em Saturno, Sol se converte em Júpiter, Lá se converte em Vênus e Si se converte na Lua.

 

Todas as raças de Antigüidade reverenciavam as criaturas que viviam na água, no ar e na terra. Conscientes de que os corpos visíveis nada mais são do que símbolos de forças invisíveis, os antigos adoravam o Poder Divino através dos Reinos Inferiores da Natureza, porque admitiam que as criaturas menos evoluídas e mais simples reagiam mais imediatamente aos impulsos criativos dos Deuses.

 

Para os estudiosos da Sabedoria Secreta, os animais complexos e estranhos dos antigos não representam mais do que várias forças que atuam nos mundos invisíveis. Isto é algo que quase todo mundo que escreve sobre o tema dos monstros medievais parece ter passado por alto.

 

 

Unicórnio

Unicórnio

 

 

A história bíblica de Jonas é uma lenda sobre a Iniciação nos Mistérios, e o grande peixe representa a escuridão da ignorância [desejos + cobiças + paixões] que engole o ser-humano-aí-no-mundo, [até que ele Compreenda e se Liberte].

 

Veritatis simplex oratio est. A linguagem da verdade é simples. A verdade não precisa de enfeites. (In: Epistulæ Morales ad Lucilium, XLIX: 12, Sêneca).

 

Segundo numerosos fragmentos dispersos que estão conservados, a natureza inferior do ser-humano-aí-no-mundo era simbolizada por uma criatura tremenda e violenta semelhante a uma grande serpente ou um dragão, chamada Leviatã. Todos os símbolos com a forma ou com os movimentos de uma serpente representam a Energia Solar em algumas de suas numerosas formas. No caso do ser-humano-aí-no-mundo, é a Energia Divina que percorre o seu corpo, e, até que seja transmutada, se manifesta como um monstro que se contorce, simbolizando os seus apetites, as suas paixões e os seus desejos. [A imagem do Leviatã foi retratada pela primeira vez no Antigo Testamento, no Livro de Jó, capítulo 41. Leviatã também diz respeito à obra do matemático, teórico político e filósofo inglês Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679).]

 

 

Leviatã

Leviatã

 

 

Nous, o Princípio da Mente Cósmica, por um período de três anos (do Batismo à Crucifixão), se vestiu com a carne do Homem-Mestre Jesus.

 

As Ciências Herméticas sempre foram atacadas pelos pedagogos intolerantes, ignorantes, malevolentes e ressentidos.

 

No folclore de várias nações, uma importância especial está ligada a certos insetos, mas, aqueles que receberam veneração e consideração em todo o mundo são o escaravelho, o rei dos insetos (que sempre simbolizou a Força do corpo, a Ressurreição da [personalidade-]alma, o emissário do Sol, a Luz, a Verdade, a Regeneração e o Criador inteligente e incompreensível), o escorpião, o grande traidor (os egípcios o chamavam de criatura amaldiçoada), a borboleta, o emblema da metamorfose e da [personalidade-]alma, e a abelha, o símbolo da laboriosidade.

 

 

Escorpião

Escorpião

 

 

Três Etapas da Evolução da Borboleta
(
Ser-aí Impenitente —› Busca da Verdade —› Iniciado)

 

 

Paracelso ensinou que a aranha era mediadora de uma força poderosa, porém, maligna, que os magos negros usavam em suas tarefas nefandas.

 

Os Magos Medievais se cercavam de criaturas como morcegos, aranhas, gatos, serpentes e macacos, porque sabiam como se apoderar das forças vitais de diversas espécies e usá-las para obter seus próprios fins malévolos e perniciosos. Algumas Escolas Antigas de Sabedoria ensinavam que todos os insetos e répteis venenosos germinavam a partir da natureza maligna do ser-humano-aí-no-mundo. Diziam que quando os seres humanos inteligentes não gerassem mais ódio e preconceito em sua própria [personalidade-]alma, deixariam de existir animais ferozes, doenças repugnantes e plantas e insetos venenosos.

 

 

 

 

Portanto, ficam as perguntas:
de onde surgem as epidemias?
De onde surgem as pandemias?
De onde surgem as doenças?
De onde surgem as catástrofes?
De onde surgem os minguamentos?
De onde surgem as apócopes?
De onde surgem as perdas?
De onde surgem os desesperos?
De onde surgem as inesperabilidades?

Eis as respostas
(que a maioria das pessoas não quer saber):
são efeitos-resultados que resultam
dos nossos egoísmos,
dos nossos esquecimentos,
das nossas crueldades,
das nossas contradições,
dos nossos preconceitos,
dos nossos apedeutismos,
dos nossos desejos,
das nossas cobiças,
das nossas paixões,
das nossas acumulações,
das nossas irresponsabilidades,
das nossas indiferenças,
das nossas neutralidades,
enfim, dos nossos delírios
e das nossas esperas sem sentido.

Todavia, repito: com certeza absoluta,
nos tornaremos DEUSES CONSCIENTES.

 

De acordo com muitos místicos, as abelhas, que são símbolos femininos sagrados da Sabedoria e do Poder Gerador, são algumas das formas de vida, como também o trigo e a banana, que, há milhões de anos, chegaram à Terra procedentes do Planeta Vênus.

 

Para quase todos os povos antigos, a serpente era aceita como um símbolo de Sabedoria ou da salvação. A antipatia que o Cristianismo inventou e sente em relação às serpentes é devida à incompreensão da alegoria do Jardim do Éden. [Uma alegoria é um modo de expressão ou de interpretação usado nos âmbitos artístico e intelectual, que consiste em representar pensamentos, idéias e qualidades sob forma figurada, em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da idéia representada, e foi um método de interpretação aplicado por pensadores gregos (pré-socráticos, estóicos etc.) aos textos homéricos, por meio do qual se pretendia descobrir idéias ou concepções filosóficas embutidas figurativamente nas narrativas mitológicas. Nas Filosofias Antiga e Moderna, particularmente autores como Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.) e Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 – 1900) recorreram a esta forma de expressão com o intuito de apresentar tropologicamente idéias e concepções intelectuais.] A grande questão que a Bíblia não explica é: se o Senhor Deus declarou que todas as criaturas que Ele havia criado, durante os seis dias da criação, eram boas, como as serpentes poderiam ser malévolas? Sejam quais forem as afirmações em contrário, a serpente é o símbolo e o protótipo do Salvador Universal [Natura Naturans ou Natureza Criadora (conceito spinoziano)], que redime o mundo ao proporcionar à criação [Natura Naturata ou Natureza Criada (conceito spinoziano)] o conhecimento de si mesma e o reconhecimento do bem e do mal [através do autoconhecimento (Compreensão —› Libertação)]. Enfim, por que Cristo [por intermédio do Mestre Jesus] ensinava a seus Discípulos que fossem astutos como as serpentes? Mais adequadamente, as serpentes simbolizam a imortalidade e o renascimento. A serpente com a cauda na boca [Ouroboros ou Oroboro ou ainda Uróboro] é o símbolo da eternidade, porque, nesta posição, o seu corpo não tem começo nem fim, de tal sorte que a cabeça e a cauda representam, respectivamente, o pólo positivo e o pólo negativo do Circuito Vital Cósmico.

 

 

Caduceu

Caduceu

 

 

Ouroboros

 

 

A Magia Negra não atua à Luz da Verdade (Dia), e só tem poder quando está cercada de ignorância (noite).

 

 

 

 

Os processos de desintegração só aparentemente são destruidores, pois, sempre tendem para o bem, produzem o bem e acabam bem. [Para que possa haver reconstrução é necessário que haja destruição.]

 

 

---› Construção —› Destruição —› Reconstrução ---›

 

 

A pomba é um emblema simbólico pagão antiqüíssimo e muito reverenciado, e acabou sendo aceita pelo Cristianismo como uma representação do Espírito Santo.

 

O dia [Bendito Dia!] em que a Ordem Perfeita for restaurada e quando a Paz Universal e o Bem, enfim, triunfarem, os seres-humanos-aí-no-mundo não mais buscarão a Felicidade, porque eles a encontrarão em si mesmos. Este será o Tempo que os Sábios se sentarão nos assentos dos poderosos e os Deuses caminharão na Terra junto com a Humanidade. [E este Tempo, provavelmente, acontecerá em um momento desta Era de Aquarius. Duas coisas estão em processo e sendo preparadas: o retorno do Cristo e a aproximação da Hierarquia da G.'. L.'. B.'. da Humanidade. Mas, isto só poderá acontecer quando houver um mínimo de esforço-mérito de nossa parte.]

 

 


A Grande Invocação

 

A Grande Invocação – que vincula a Vontade do Pai (ou de Shamballa), o Cristo e a Humanidade em uma Grande Relação ou em um Grande Triângulo de Energias – transmitida à Humanidade pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, na primeira metade do século XX, de acordo com as instruções do Cristo, e que é utilizada pela própria Hierarquia, está destinada a ser de primordial utilidade para produzir certos grandes acontecimentos (que estão relativamente próximos), e que, resumidamente, são:

1º) permitir e facilitar a afluência de Amor e de LLuz sobre o gênero humano, desde Shamballa;


2º) chamado invocador ao Cristo, Guia da Hierarquia, para Sua reaparição na Terra; e

3º) estabelecimento, na Terra, do Plano Divino, a ser realizado, voluntariamente, pela própria Humanidade (com o auxílio da Hierarquia).


Primeira Parte

 

Que as Forças da LLuz Illuminem a Humanidade [e todos os seres do Universo].

Que o Espírito de Paz se difunda por todo o mundo [e por todo o Universo, e penetre nos Corações e nas mentes de todos os seres].

Que o Espírito de Cooperação una os homens de boa vontade, onde quer que estejam.

Que o perdão das ofensas seja a tônica desta época [e de todas as épocas vindouras].

Que o Poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres.

Cumpramos a nossa parte. Que assim seja.

 

Segunda Parte

 

Que surjam os Senhores da Libertação. Que tragam ajuda aos filhos dos homens.

Que apareça o Ginete do Lugar Secreto, e que, com Sua vinda, salve. Vem, ó Todo-Poderoso.

Que as [personalidades-]alma dos homens despertem para a LLuz, e que permaneçam em conjunta intenção.

Que o Senhor pronuncie o Fiat: a dor chegou ao fim!

Vem, ó Todo-Poderoso.

Para a Força Salvadora, chegou a Hora de Servir.

Que isto se difunda por todo o mundo, ó Todo-Poderoso.

Que a LLuz, o Amor, o Poder e a Morte cumpram o Propósito de Aquele que Virá.

A Vontade de Salvar está presente.

O Amor para realizar esta tarefa é generalizado.

A Ajuda Ativa de Aqueles que conhecem a Verdade também está presente.

Vem, ó Todo-Poderoso! E funde os três!

Constrói a Muralha Protetora.

O império do mal termina agora, [já, para sempre e eternamente. Está feito. Está selado.]

 

Terceira Parte

 

Do Ponto de LLuz, na Mente de Deus, que aflua Luz às mentes dos homens.

Que a LLuz desça à Terra.

Do Ponto de Amor, no Coração de Deus, que aflua Amor aos Corações dos homens.

Que Cristo retorne à Terra.

Do Centro, onde a Vontade de Deus é conhecida, que o Propósito guie as pequenas vontades dos homens; o Propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro, ao qual chamamos a raça dos homens, que se realize o Plano de Amor e de LLuz, e que seja vedada a porta onde o mal habita.

Que a LLuz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

http://mishkan-ha-echad.blogspot.com

https://br.depositphotos.com/

https://en.wikipedia.org/wiki/Shape_of_the_universe

https://www.teepublic.com/

https://www.altoastral.com.br/

https://simbolismo.net/caduceu/

http://www.busybeecleaning.info/

https://phys.org/

https://giphy.com/explore/magic

http://rsd2-alert-durden-connections.weebly.com/

https://giphy.com/gifs/QscbCkTeoBb68

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3_(monstro)

https://www.facebook.com/43449138
6696833/posts/1091591494320149/

https://br.pinterest.com/pin/514747432388143912/

https://www.infoescola.com/

http://obviousmag.org/

https://gifer.com/en/HEG9

https://setemargens.com/

https://www.jweekly.com/

https://sputniknews.com/

https://www.deviantart.com/

https://skepticalinquirer.org/

https://www.liverpoolecho.co.uk/

https://everything-voluntary.com/

https://revistagalileu.globo.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/

https://br.pinterest.com/pin/243827767310407360/

http://bestanimations.com/

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.