Este
estudo se compõe da 8ª parte de uma coletânea de fragmentos
garimpados na obra Os
Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly
Palmer Hall.
Breve
Biografia
Manly
Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29
de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor
canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of
All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and
Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de
idade.
Em
1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles,
EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas
humanos.
Uma
biografia mais detalhada está disponível em:
http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm
Fragmentos
da Obra
Toda
forma é um símbolo e todo símbolo é o túmulo
de uma Verdade Eterna.
Ankh
Harmonia
Beleza.
A Harmonia é a manifestação da vontade do Bem Eterno.
No
ser-humano-aí-no-mundo, sua Natureza Superior é o Svmmvm Bonvm.
[De fato, a
Natureza Superior de tudo
é o Svmmvm Bonvm.]
O
que o ser-humano-aí-no-mundo chama de "mal" é o
grau mínimo de seu próprio oposto [o
Svmmvm Bonvm].
O grau mínimo de Bem pressupõe um grau mínimo de harmonia
e de beleza. Portanto, a deformidade (o "mal") é, na verdade,
uma combinação menos harmoniosa de elementos naturalmente
harmônicos como unidades individuais.
Deformação
O
Retrato de Dorian Gray
(Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde)
Adolf
Hitler
Nos
Antigos Mistérios, a lira era considerada o símbolo secreto
da constituição humana: o corpo do instrumento representava
a forma física, as cordas representavam os nervos e o músico
representava o Espírito. Tocando os nervos, o Espírito criava
as harmonias do funcionamento normal, que, no entanto, se convertiam em
acordes dissonantes, se a natureza do ser-humano-aí-no-mundo se corrompesse.
A
chave para as proporções harmoniosas está oculta na
famosa Tetractys Pitagórica ou Pirâmide de Pontos, que consiste
nos primeiros quatro números: 1, 2, 3 e 4.
Tetractys
Pitagórica
Para
os Pitágoras, a música era um dos domínios da Divina
Ciência da Matemática, e suas harmonias eram controladas de
maneira inflexível através de proporções matemáticas.
De acordo com os pitagóricos, a Matemática demonstra o método
exato que o Bem usou para estabelecer e usa para manter o Universo. Por
conseguinte, o número precede a harmonia, porque ele é a lei
imutável que governa todas as proporções harmônicas.
Pitágoras reconheceu a profunda impressão que a música
produz nos sentidos e nas emoções, e admitiu que a mente e
o corpo eram influenciados pelo que chamou de Medicina Musical.
Teorema de Pitágoras
O
filósofo neoplatônico assírio Jâmblico (245 –
325) descreveu a Música Terapêutica de Pitágoras com
estas palavras: Há
certas melodias concebidas como remédios contra as paixões
da [personalidade-]alma
e também contra o desânimo e a lamentação, que
Pitágoras inventou como coisas que fornecem a máxima ajuda
para estes males. Além disto, Pitágoras usou outras melodias
contra a raiva, contra a ira e contra todas as anomalias da [personalidade-]alma.
Há também um tipo de modulação que ele inventou
como um remédio contra os desejos.
A
mais sublime e, no entanto, a menos conhecida de todas as especulações
pitagóricas foi a Harmonia Sideral ou Música Celestial ou
Música das Esferas (Canto Cósmico) –
uma manifestação da Ordem e do Movimento Divinos. Atualmente,
o ser-humano-aí-no-mundo não pode ouvir esta Melodia Divina,
porque sua [personalidade-]alma
está labirinticamente enredada nas miragens e nas ilusões
da existência material, mas, quando ele se libertar da escravidão
do mundo inferior, com suas limitações sensoriais, a Música
das Esfera voltará a ser audível, como era na Época
Dourada, porque só a harmonia pode reconhecer a Harmonia.
Para
os Iniciados Gregos, havia Sete Vogais Sagradas: Alpha, Épsilon,
Eta, Iota, Ômicron, Ípsilon e Ômega.
Alfabeto
Grego
Pouquíssimos
se dão conta de que estão emparedados pelas limitações
das suas percepções sensoriais. Todos nós estamos rodeados
por um teclado vibratório ilimitado e supersensível do qual
compreendemos/sabemos muito pouco, porque os nossos centros de
percepção sensorial não se desenvolveram o suficiente
para reagir às velocidades de vibração mais sutis do
qual está constituído o nosso Universo. Existem inúmeras
cores que não podem ser vistas, diversos sons que não podem
ser ouvidos, muitos odores que não podem ser identificados, vários
sabores que não podem ser degustados e inumeráveis substâncias
que não podem ser tocadas. Na Tetractys Pitagórica –
o símbolo supremo das forças e dos processos universais –
os primeiros três pontos []
representam a Tripla Luz Branca, que é a Divindade, e que tem a possibilidade
de conter e abranger todos os sons e todas as cores. Os outros sete pontos
[3 Poderes (natureza
espiritual do Universo criado)
+ 4 Poderes (esfera
irracional 0u mundo inferior)]
simbolizam, entre outras possibilidades, as cores do espectro e as notas
da escala musical.
Correspondências:
Dó ‹—› Vermelho
(Cor Primária)
Ré ‹—› Alaranjado
Mi ‹—› Amarelo
(Cor Primária)
Fá ‹—› Verde
Sol ‹—› Azul
(Cor Primária)
Lá ‹—› Índigo
Si ‹—› Violeta
Quando
as cores estão relacionadas com os doze signos do Zodíaco,
são distribuídas como os raios de uma roda. Áries corresponde
ao vermelho puro; Touro corresponde ao vermelho alaranjado; Gêmeos
corresponde ao alaranjado puro; Câncer corresponde ao amarelo alaranjado;
Leão corresponde ao amarelo puro; Virgem corresponde ao verde amarelado;
Libra corresponde ao verde puro; Escorpião corresponde ao azul esverdeado;
Sagitário corresponde ao azul puro: Capricórnio corresponde
ao violeta azulado; Aquário corresponde ao violeta puro; e Peixes
corresponde ao vermelho violáceo.
Signos
do Zodíaco
Em
sua apresentação do Sistema Oriental de Filosofia Esotérica,
Helena Petrovna Blavatsky relaciona as cores à constituição
setenária do ser-humano-aí-no-mundo e aos sete estados de
matéria da seguinte forma:
Cores |
Ser Humano
(Princípios) |
Estados
da Matéria |
Violeta |
Duplo
Etérico |
Éter |
Índigo |
Inteligência
Espiritual |
Ar |
Azul |
Envoltura
Áurica |
Vapor |
Verde |
Alma
Animal |
Estado
Crítico |
Amarelo |
Alma
Espiritual |
Água |
Alaranjado |
Princípio
Vital |
Estado
Crítico |
Vermelho |
Sede
da Vida Animal |
Gelo |
Observação:
Para manter as analogias apropriadas de tom e de cor nesta distribuição
das cores dos Espectro e as notas musicais da oitava, é necessário
agrupar os planetas de outra maneira. Desta forma, Dó se converte
em Marte, Ré se converte em Sol, Mi se converte em Mercúrio,
Fá se converte em Saturno, Sol se converte em Júpiter, Lá
se converte em Vênus e Si se converte na Lua.
Todas
as raças de Antigüidade reverenciavam as criaturas que viviam
na água, no ar e na terra. Conscientes de que os corpos visíveis
nada mais são do que símbolos de forças invisíveis,
os antigos adoravam o Poder Divino através dos Reinos Inferiores
da Natureza, porque admitiam que as criaturas menos evoluídas e mais
simples reagiam mais imediatamente aos impulsos criativos dos Deuses.
Para
os estudiosos da Sabedoria Secreta, os animais complexos e estranhos dos
antigos não representam mais do que várias forças que
atuam nos mundos invisíveis. Isto é algo que quase todo mundo
que escreve sobre o tema dos monstros medievais parece ter passado por alto.
Unicórnio
A
história bíblica de Jonas é uma lenda sobre a Iniciação
nos Mistérios, e o grande
peixe representa a escuridão da ignorância
[desejos + cobiças
+ paixões] que engole o ser-humano-aí-no-mundo,
[até que ele Compreenda
e se Liberte].
Veritatis
simplex oratio est.
A linguagem
da verdade é simples. A verdade não precisa de enfeites. (In:
Epistulæ Morales ad Lucilium, XLIX:
12, Sêneca).
Segundo
numerosos fragmentos dispersos que estão conservados, a natureza
inferior do ser-humano-aí-no-mundo era simbolizada por uma criatura
tremenda e violenta semelhante a uma grande serpente ou um dragão,
chamada Leviatã. Todos os símbolos com a forma ou com os movimentos
de uma serpente representam a Energia Solar em algumas de suas numerosas
formas. No caso do ser-humano-aí-no-mundo, é a Energia Divina
que percorre o seu corpo, e, até que seja transmutada, se manifesta
como um monstro que se contorce, simbolizando os seus apetites, as suas
paixões e os seus desejos. [A
imagem do Leviatã foi retratada pela primeira vez no
Antigo Testamento, no Livro de Jó, capítulo
41. Leviatã
também diz respeito à obra do matemático, teórico
político e filósofo inglês Thomas Hobbes (Malmesbury,
5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679).]
Leviatã
Nous,
o Princípio da Mente Cósmica, por um período de três
anos (do Batismo à Crucifixão), se vestiu com a carne do Homem-Mestre
Jesus.
As
Ciências Herméticas sempre foram atacadas pelos pedagogos intolerantes,
ignorantes, malevolentes e ressentidos.
No
folclore de várias nações, uma importância especial
está ligada a certos insetos, mas, aqueles que receberam veneração
e consideração em todo o mundo são o escaravelho, o
rei dos insetos (que sempre simbolizou a Força do corpo, a Ressurreição
da [personalidade-]alma,
o emissário do Sol, a Luz, a Verdade, a Regeneração
e o Criador inteligente e incompreensível), o escorpião, o
grande traidor (os egípcios o chamavam de criatura
amaldiçoada), a borboleta, o emblema da metamorfose
e da [personalidade-]alma,
e a abelha, o símbolo da laboriosidade.
Escorpião
Três
Etapas da Evolução da Borboleta
(Ser-aí Impenitente
—› Busca da Verdade
—› Iniciado)
Paracelso
ensinou que a aranha era mediadora de uma força poderosa, porém,
maligna, que os magos negros usavam em suas tarefas nefandas.
Os
Magos Medievais se cercavam de criaturas como morcegos, aranhas, gatos,
serpentes e macacos, porque sabiam como se apoderar das forças vitais
de diversas espécies e usá-las para obter seus próprios
fins malévolos e perniciosos. Algumas Escolas Antigas de Sabedoria
ensinavam que todos os insetos e répteis venenosos germinavam a partir
da natureza maligna do ser-humano-aí-no-mundo. Diziam que quando
os seres humanos inteligentes não gerassem mais ódio e preconceito
em sua própria [personalidade-]alma,
deixariam de existir animais ferozes, doenças repugnantes e plantas
e insetos venenosos.
—
Portanto, ficam as perguntas:
de
onde surgem as epidemias?
De onde surgem as pandemias?
De onde surgem as doenças?
De onde surgem as catástrofes?
De onde surgem os minguamentos?
De onde surgem as apócopes?
De onde surgem as perdas?
De onde surgem os desesperos?
De onde surgem as inesperabilidades?
— Eis
as respostas
(que a maioria das pessoas não quer saber):
são efeitos-resultados que resultam
dos nossos egoísmos,
dos nossos esquecimentos,
das nossas crueldades,
das nossas contradições,
dos nossos preconceitos,
dos nossos apedeutismos,
dos nossos desejos,
das nossas cobiças,
das nossas paixões,
das nossas acumulações,
das nossas irresponsabilidades,
das nossas indiferenças,
das nossas neutralidades,
enfim, dos nossos delírios
e das nossas esperas sem sentido.
—
Todavia, repito: com certeza absoluta,
nos
tornaremos DEUSES CONSCIENTES.
De
acordo com muitos místicos, as abelhas, que são símbolos
femininos sagrados da Sabedoria e do Poder Gerador, são algumas das
formas de vida, como também o trigo e a banana, que, há milhões
de anos, chegaram à Terra procedentes do Planeta Vênus.
Para
quase todos os povos antigos, a serpente era aceita como um símbolo
de Sabedoria ou da salvação. A antipatia que o Cristianismo
inventou e sente em relação às serpentes é devida
à incompreensão da alegoria do Jardim do Éden. [Uma
alegoria é um modo de expressão ou de interpretação
usado nos âmbitos artístico e intelectual, que consiste em
representar pensamentos, idéias e qualidades sob forma figurada,
em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da idéia
representada, e foi um método de interpretação aplicado
por pensadores gregos (pré-socráticos, estóicos etc.)
aos textos homéricos, por meio do qual se pretendia descobrir idéias
ou concepções filosóficas embutidas figurativamente
nas narrativas mitológicas. Nas Filosofias Antiga e Moderna, particularmente
autores como Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.) e Friedrich
Wilhelm Nietzsche (1844 – 1900) recorreram a esta forma de expressão
com o intuito de apresentar
tropologicamente idéias e concepções intelectuais.]
A grande questão
que a
Bíblia não explica é: se o Senhor Deus
declarou que todas as criaturas que Ele havia criado, durante os seis dias
da criação, eram boas, como as serpentes poderiam ser malévolas?
Sejam quais forem as afirmações em contrário, a serpente
é o símbolo e o protótipo do Salvador Universal [Natura
Naturans ou
Natureza Criadora (conceito spinoziano)],
que redime o mundo
ao proporcionar à criação
[Natura Naturata
ou Natureza Criada (conceito spinoziano)] o conhecimento
de si mesma e o reconhecimento do bem e do mal [através
do autoconhecimento (Compreensão —› Libertação)].
Enfim, por que Cristo [por
intermédio do Mestre Jesus] ensinava a seus Discípulos
que fossem astutos como as serpentes? Mais adequadamente, as serpentes simbolizam
a imortalidade e o renascimento. A serpente
com a cauda na boca [Ouroboros
ou Oroboro ou ainda Uróboro] é o símbolo
da eternidade, porque, nesta posição, o seu corpo não
tem começo nem fim, de tal sorte que a cabeça e a cauda representam,
respectivamente, o pólo positivo e o
pólo negativo do Circuito Vital Cósmico.
Caduceu
Ouroboros
A
Magia Negra não atua à Luz da Verdade (Dia), e só tem
poder quando está cercada de ignorância (noite).
Os
processos de desintegração só aparentemente são
destruidores, pois, sempre tendem para o bem, produzem o bem e acabam bem.
[Para que possa haver reconstrução
é necessário que haja destruição.]
---›
Construção —› Destruição —›
Reconstrução ---›
A
pomba é um emblema simbólico pagão antiqüíssimo
e muito reverenciado, e acabou sendo aceita pelo Cristianismo como uma representação
do Espírito Santo.
O
dia
[Bendito Dia!] em
que a Ordem Perfeita for restaurada e quando a Paz Universal e o Bem, enfim,
triunfarem, os seres-humanos-aí-no-mundo não mais buscarão
a Felicidade, porque eles a encontrarão em si mesmos. Este será
o Tempo que os Sábios se sentarão nos assentos dos poderosos
e os Deuses caminharão na Terra junto com a Humanidade. [E
este Tempo, provavelmente, acontecerá em um momento desta Era de
Aquarius. Duas coisas estão em processo e sendo preparadas: o retorno
do Cristo e a aproximação da Hierarquia da G.'. L.'. B.'.
da Humanidade. Mas, isto só poderá acontecer quando houver
um mínimo de esforço-mérito de nossa parte.]
A
Grande Invocação
A
Grande Invocação – que vincula a Vontade do Pai (ou
de Shamballa), o Cristo e a Humanidade em uma Grande Relação
ou em um Grande Triângulo de Energias – transmitida à
Humanidade pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, na primeira metade
do século XX, de acordo com as instruções do Cristo,
e que é utilizada pela própria Hierarquia, está destinada
a ser de primordial utilidade para produzir certos grandes acontecimentos
(que estão relativamente próximos), e que, resumidamente,
são:
1º)
permitir e facilitar a afluência de Amor e de LLuz
sobre o gênero humano, desde Shamballa;
2º) chamado invocador ao Cristo, Guia da Hierarquia, para Sua reaparição
na Terra; e
3º)
estabelecimento, na Terra, do Plano Divino, a ser realizado, voluntariamente,
pela própria Humanidade (com o auxílio da Hierarquia).
Primeira Parte
Que
as Forças da LLuz Illuminem a Humanidade [e
todos os seres do Universo].
Que o Espírito de Paz se difunda por todo o mundo [e
por todo o Universo, e penetre nos Corações e nas mentes de
todos os seres].
Que o Espírito de Cooperação una os homens de boa vontade,
onde quer que estejam.
Que o perdão das ofensas seja a tônica desta época [e
de todas as épocas vindouras].
Que o Poder acompanhe os esforços dos Grandes Seres.
Cumpramos a nossa parte. Que assim seja.
Segunda
Parte
Que surjam os Senhores da Libertação.
Que tragam ajuda aos filhos dos homens.
Que apareça o Ginete do Lugar Secreto, e que, com Sua vinda, salve.
Vem, ó Todo-Poderoso.
Que as [personalidades-]alma
dos homens despertem para a LLuz, e que permaneçam em conjunta intenção.
Que o Senhor pronuncie o Fiat: a dor chegou ao fim!
Vem, ó Todo-Poderoso.
Para a Força Salvadora, chegou a Hora de Servir.
Que isto se difunda por todo o mundo, ó Todo-Poderoso.
Que a LLuz, o Amor, o Poder e a Morte cumpram o Propósito de Aquele
que Virá.
A Vontade de Salvar está presente.
O Amor para realizar esta tarefa é generalizado.
A Ajuda Ativa de Aqueles que conhecem a Verdade também está
presente.
Vem, ó Todo-Poderoso! E funde os três!
Constrói a Muralha Protetora.
O império do mal termina agora, [já,
para sempre e eternamente. Está feito. Está selado.]
Terceira Parte
Do Ponto de LLuz, na Mente de Deus, que aflua Luz
às mentes dos homens.
Que a LLuz desça à Terra.
Do Ponto de Amor, no Coração de Deus, que aflua Amor aos Corações
dos homens.
Que Cristo retorne à Terra.
Do Centro, onde a Vontade de Deus é conhecida, que o Propósito
guie as pequenas vontades dos homens; o Propósito que os Mestres
conhecem e servem.
Do centro, ao qual chamamos a raça dos homens, que se realize o Plano
de Amor e de LLuz, e que seja vedada a porta onde o mal habita.
Que a LLuz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.
Continua...
Música
de fundo:
Secret
Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis
Webster (letra)
Fonte:
https://z1.fm/song/12026411
Páginas
da Internet consultadas:
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