OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(7ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 7ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A década é composta de 1, 2, 3 e 4 [1 + 2 + 3 + 4 = 10]. O número 4 simboliza Deus, porque é o símbolo dos quatro primeiros números. A tétrada (Tetractys) é o primeiro sólido geométrico.

 

 

Tetractys

 

 

Segundo Plutarco, a Tetractys, que, para ele, também se chama Mundo, pode ser considerada como a soma dos quatro primeiros números ímpares e dos quatro primeiros números pares:

 

36

 

[Curiosamente, o Valor Secreto do Número 36 é 666.]

 

 

A soma da tétrada com a mônada equivale à pêntada. Os pitagóricos ensinavam que os Elementos Fogo, Ar, Água e Terra estavam impregnados com uma substância chamada Éter, que é a base da vitalidade e da vida. Neste sentido, eles escolheram a estrela de cinco pontas, 0 pentagrama, como símbolo de vitalidade, de saúde e de compenetração.

 

 

Pentagrama

 

 

O Centro é o Pai de todas as direções, de todas as dimensões e de todas as distâncias.

 

 

Centro

 

 

A Héptada é o Número da Lei, dos Legisladores da Lei Cósmica.

 

Se considerarmos que o Cosmos é ilimitadamente imensurável, escapa aos próprios Deuses entender inteiramente a própria Glória que os originou, pois, Ela é inacessível. [Todas as verdades são relativas e atualizáveis, todas as sínteses são temporárias e atualizáveis, todas as compreensões são incompletas e atualizáveis. Por isto, nem mesmo nos momentos de máxima Illuminação, o ser-humano-aí-no-mundo poderá imprimir na substância da sua [personalidade-]alma racional uma imagem perfeita da expressão multiforme da atividade celestial.]

 

 

 

Eu achava
que o paraíso era o limite.
Hoje, sei
que o limite não tem limite.

 

Em realidade, o que o ser-humano-aí-no-mundo deve estudar é a si mesmo. Só quando compreendermos que a nossa Natureza Espiritual é a Causa Invisível e o Poder Controlador da nossa personalidade material visível poderemos nos libertar.

 

Tenhamos sempre em mente que fazer um diagrama, um desenho [e também as animações didáticas que costumo incluir nos textos] que, simbólica e corretamente, representem Leis Cósmicas e verdades mentais abstratas são impossibilidades, porque as representações diagramáticas de um aspecto metafísico poderão realmente contradizer outro. [Uma imagem, um diagrama ou uma animação, ainda que possam ajudar no entendimento de um conceito ocultista ou de uma Lei Universal, jamais representarão a coisa como efetivamente ela é. Isto é simples de compreender: eventos que ocorram em dimensões superiores à 3ª Dimensão não podem ser concertadamente pintados ou desenhados na 3ª Dimensão. Por isto, repito: todas as verdades são relativas e atualizáveis, todas as sínteses são temporárias e atualizáveis, todas as compreensões são incompletas e atualizáveis.] Com isto em mente, reflita sobre o que segue: há Três Grandes Centros no corpo humano. O Centro Superior (ou Centro Espiritual Centro Cardíaco ou Anahata) está no meio do outros dois, e seu análogo no corpo físico é o coração o órgão mais espiritual e mais misterioso do corpo humano. O Segundo Centro (ou vínculo entre o mundo superior e o mundo inferior Centro Coronário ou Sahashara) se localiza na posição de máxima dignidade física, e seu análogo no corpo físico é o cérebro. O Terceiro Centro (o inferior Centro Sexual ou Swadhisthana) está, por assim dizer, situado na posição de menor dignidade, mas, de maior importância física, e seu análogo no corpo físico é o sistema reprodutor. Desta forma, o coração é, simbolicamente, a Fonte da Vida; o cérebro é o elo que, através da inteligência racional, une a Vida com a forma; e o sistema reprodutor (0u criador infernal) é a fonte de energia, graças à qual os organismos físicos são produzidos. Os ideais e as aspirações de cada pessoa dependem, em grande parte, de qual desses Três Centros de Poder predomine, quanto ao alcance deliberado e à atividade da expressão intencional. Nos materialistas, o Centro que prepondera ou que tem mais influência é o inferior; nos intelectuais, é o superior; e nos Discípulos e Iniciados, é o médio, banhando os dois extremos com uma torrente de resplendor espiritual e controlando equilibradamente tanto a mente como o corpo. [Compreenda que tudo isto, digamos assim, tem uma importância relativa e temporânea, pois, a meta é o alinhamento de todos os Centros, que, propriamente, não se localizam no corpo físico, como a imagem abaixo parece mostrar.] Como conseqüência de tudo isto, o símbolo mais comum da natureza espiritual é um coração; da capacidade intelectual é um olho aberto, que representa a glândula pineal ou o olho ciclópico, que é o Janus de duas faces dos Mistérios Pagãos; e do sistema reprodutor é uma flor, um bastão, um copo ou uma mão.

 

 

Centros

Centros

 

 

O estudioso de Esoterismo sabe que os antigos, freqüentemente, recorriam a vários subterfúgios para ocultar as verdadeiras interpretações dos seus Mistérios. Substituir o coração pelo cérebro era uma destas evasivas.

 

Como um ser-humano-aí-no-mundo pensar, assim será a sua vida. Há sete Corações no Cérebro, e existem sete Cérebros no Coração!

 

Durante cada período da vida terrena [encarnação], a Realidade vive na irrealidade, sendo liberada temporariamente por meio da morte, e permanentemente através da Illuminação.

 

 

 

 

Através do corpo físico do ser-humano-aí-no-mundo, não só se desenvolveram um Reino Mineral, um Reino Vegetal e um Reino Animal, mas, também, classificações e divisões desconhecidas da Vida Espiritual Invisível. Assim como as células são unidades infinitesimais da estrutura do ser-humano-aí-no-mundo, o ser-humano-aí-no-mundo é uma unidade infinitesimal da estrutura do Universo. Uma teologia [Teociência] baseada no conhecimento e na apreciação destas relações é tão profunda justa quanto é profundamente verdadeira.

 

 

 

 

Os Sete Poderes Criativos ou Sons Vocálicos que começaram a existir quando a Palavra [Verbum Dimissum] foi proferida se tornaram os Sete Elohim [ALHIM] ou Divindades, de tal sorte que, através dos Seus Poderes e Mediação, o mundo inferior foi organizado.1

 

Os Mistérios da Antigüidade ensinavam aos dignos e meritosos que a Illuminação Espiritual só poderá ser alcançada, se elevarmos a nossa natureza inferior a um certo nível de efetividade e de pureza, no qual poderemos de fato conhecer a nossa própria constituição e o verdadeiro propósito da nossa existência. A vetusta e multimilenar Sabedoria Iniciática de como regenerar mais rapidamente e completamente a nossa constituição múltipla e alcançar a Illuminação constituía a Doutrina Secreta ou Esotérica da Antigüidade, e jamais era revelada aos impenitentes e aos desmerecedores. Mas, por que a Doutrina Secreta não era revelada aos ignóbeis? Porque os Adeptos e os Filósofos Iniciados sabiam que quando alguém entende o funcionamento de todo um sistema, ele pode alcançar um fim previamente estabelecido, embora não seja nem esteja qualificado para manipular, fazer bom uso e controlar as conseqüências [os efeitos] que o produziu. [Isto é muito fácil de ser entendido, basta você imaginar o que um Hitler, um Stalin, um Pinochet, um Ted Bundy, uma Aileen Wuornos, uma Juana Barraza, uma Gesche Gottfried, uma Ilse Koch, uma Irma Grese, um Papa Sérgio III, um mensalãozeiro, um petrolãozeiro, um Jim Jones ou mesmo um João de Deus, por exemplo, fariam, se conhecessem integralmente o Verbum Dimissum et Inenarrabile. Usei o advérbio integralmente porque, parcial e limitadamente, todos nós conhecemos o Verbum, e é exatamente por restritamente, ainda que ± inconscientemente, conhecê-Lo, que fazemos as barbaridades inimagináveis que ainda fazemos.] É exatamente por isto que a Sabedoria Iniciática foi ocultada em símbolos, mitos e alegorias, que nunca tiveram qualquer significado para os profanos, embora fossem evidentes para aqueles que conheciam a Teoria da Redenção Pessoal, que era e é a base da Teologia Filosófica Iniciática. Um exemplo disto é o Cristianismo. Na verdade, todo o Novo Testamento é uma exposição cuidadosamente oculta dos processos secretos da Regeneração Humana. Os personagens bíblicos, que sempre foram e continuam a ser considerados seres-humanos-aí-no-mundo históricos e existentes, são, na realidade, personificações de determinados processos que ocorrem no corpo humano, quando cada um de nós dá início à tarefa de se libertar conscientemente da auto-escravidão, da ignorância, dos preconceitos, da separatividade e da morte. [Só Morrendo Viveremos. ALI, ALI, LMH ShBHhTh-NI!]

 

Em contraposição à crença do Cristianismo primitivo [e que se mantém até hoje] que a Terra era um objeto inanimado, para os pagãos não só a Terra, mas, também, todos os corpos siderais eram criaturas individuais, dotadas de inteligência. Até mesmo os diferentes Reinos da Natureza eram tratados como entidades separadas. Por exemplo, para eles, o Reino Animal era um Único Ser composto por todas as criaturas que constituem o dito Reino.

 

Mediante a Iniciação nos Mistérios e por intermédio um certo processo conhecido como Teologia Operativa, o ser-humano-aí-no-mundo poderá transcender a Lei do Nascimento e da Morte [Lei do Renascimento ou da Reencarnação], e, no curso da existência física, a parte do Espírito que está adormecida tem os seus olhos abertos sem a intervenção da morte o Iniciador Inevitável e, então, conscientemente, se reúne ao Anthropos ou Substância Dominante. Nisto consiste tanto a finalidade principal bem como a consumação dos Mistérios, em que o ser-humano-aí-no-mundo toma consciência de sua própria origem divina, e, conscientemente, a ela retorne, sem ter que passar pela dissolução física.

 

Para o Construtor Iniciado, o nome Hiram Abiff (Hir-OM) significa meu Pai, o Espírito Universal, um em essência, três em aparência. É por isto que o Mestre Hiram Abiff assassinado é uma espécie de Mártir Cósmico o Espírito Crucificado do Bem, o Deus que morre, cujo Mistério é celebrado em todo o mundo. Seja como for, para podermos interpretar concertadamente a Lenda de Hiram Abiff, é necessário que estejamos familiarizados com o Sistema Pitagórico, com o conjunto de regras cabalísticas de números e de letras e com os ciclos filosóficos e astronômicos dos egípcios, dos caldeus e dos brâmanes. Os estudiosos maçônicos reconhecem e sabem que a história do martírio de Hiram Abiff está, entre outras possibilidades, baseada nos Ritos Egípcios de Osíris, cuja Morte e Ressurreição, metaforicamente, representavam a Morte Espiritual do ser-humano-aí-no-mundo peregrino e sua eventual regeneração através da Iniciação nos Mistérios. Assim como, após a queda, Adão simboliza a idéia de degeneração humana, a Ressurreição de Hiram Abiff (a Natureza Superior do ser-humano-aí-no-mundo) simboliza a idéia de regeneração humana.

 

1. E, entre os fariseus, havia um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2. Este foi ter de noite com Jesus, e lhe disse: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3. E Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não poderá ver o Reino de Deus.

4. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5. Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da Água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.

6. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito... [Evangelho de João.]

 

Os assassinos da Humanidade são: a ignorância, a superstição e o temor, propositadores dos maus pensamentos, dos maus sentimentos e das más ações.

 

Os inimigos consumados da Democracia Universal sempre foram a coroa, a tiara e a tocha.

 

A construção do Templo de Salomão representa a consumação da Magnum Opus.

 

 

Templo de Salomão (Simbólico)

 

 

Quando o Fogo Sagrado atravessar os 33 Graus da coluna vertebral e alcançar a câmara abobadada do crânio, finalmente, poderá entrar no Corpo Pituitário (Ísis), invocar RA (Glândula Pineal) e conhecer o Nome Sagrado. E se abrirá o Olho de Hórus.

 

 

Olho de Hórus

Olho de Hórus

 

 

A Glândula Pineal não poderá ser aberta até que o Fogo Sagrado ressuscite e atravesse os Selos Sagrados.

 

Quando a Palavra Perdida for pronunciada, ressuscitará, em nós, a Vida, o Poder e a Glória.

 

O estado de ignorância pode ser comparado ao Solstício de Inverno da Filosofia Esotérica, e o Conhecimento Espiritual com o Solstício de Verão.

 

 

Órbita Clássica de Kepler

 

 

O Equinócio Outonal é análogo à queda mitológica do ser-humano-aí-no-mundo, quando o espírito humano, ao submergir na ilusão da existência terrestre, desceu ao Reino do Hades. [Assimetria]. Por outro lado, a Iniciação nos Mistérios se converte no Equinócio Vernal do Espírito, e, neste momento, o Hiram Abiff que há em cada um de nós (o Princípio Embelezador) passa do reino da mortalidade para o Reino da Vida Eterna. [Simetria].

 

ainomraseD ‹— airtemissA

Simetria —› Harmonia

emúieF‹— airtemissA

Simetria —› Beleza

 

 

Assimetria e Feiúme    Simetria e Beleza

 

A substituição da harmonia da beleza (Beleza Cósmica) pela inconformidade do fantástico constitui uma das grandes tragédias de todas as civilizações. A regeneração do ser-humano-aí-no-mundo começa pelo despertamento do amor pelo belo.

 

 

 

 

As leis do mundo inferior são simbolizadas pelos três assassinos: (re)nascimento, desenvolvimento e decadência.

 

A dignidade humana tem sistematicamente sucumbido ao ataque de um trio recorrente: o Estado [ora messiânico, ora autoritário, ora totalitário], a Igreja e a plebe ignara. Quando a plebe ignara governa, a Humanidade é dominada pela ignorância; quando a Igreja governa, a Humanidade é dominada pela superstição; e quando o Estado governa, a Humanidade é dominada pelo medo. Para que os seres-humanos-aí-no-mundo possam viver juntos em harmonia e entendimento, a ignorância deve ser transmutada em Sabedoria, a superstição em Fé Illuminada [Certeza pessoal advinda da Compreensão] e o medo em Amor [impessoal]. Mas, para que isto ocorra, a Sabedoria Secreta (Ciência Sagrada) precisa ser redescoberta por todos nós. Enquanto isto não ocorrer, a nossa civilização continuará em um estado de confusão e de incerteza espiritual, [e pandemias, como, por exemplo, a do atual Coronavírus, devastarão a Humanidade perplexa.]

 

O mais sagrado, o mais secreto e o mais imperecível de todos os Mistérios é o Simbolismo.

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. A versão bíblica no princípio Deus criou os céus e a Terra é oriunda da aglutinação equivocada das Letras Hebraicas para efeito puramente teológico e intencionalmente tendencioso, fálico e esquerdizante. Como explicou Joseph Alexandre Saint-Yves D’Alveydre (26 de março de 1842 – 5 de fevereiro de 1909) no Arqueômetro, a palavra ALHIM é equivalente a dois conceitos complementares, isto é, Poder do Fogo ou Calor Violento e, neste sentido, não são Deus nem são os Espíritos Planetários Superiores, mas, sim, a legião (exército) das potestades criadoras. A palavra ALHIM é, na realidade, o resultado de AL = Deus, ALH = Deusa e IM = terminação plural. Logo, os ALHIM constituem os Deuses e as Deusas (as Divindades que organizaram o mundo inferior, às quais alude Manly Palmer Hall).

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.vectorstock.com/

https://www.allposters.com/

https://www.istockphoto.com/br

https://www.dorannbradford.com/

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:
Classical_Kepler_orbit_80frames_e0.6_smaller.gif

https://stock.adobe.com/

https://www.sccpre.cat/

http://www.blckdmnds.com/

http://www.ippb.org.br/bioenergia/chacras-definicao

https://oficinadasbruxas.com/

https://community.wolfram.com/

http://www.lowgif.com/abab2367-law-firm.html

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.