OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(5ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 5ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Ísis, a Virgem da Revelação e da Sabedoria, é um símbolo da umidade, que é o portador ou o veículo da vida espermática do Sol, representada pela criança que descansa em seus braços.

 

Muitas vezes, a estátua de Ísis era acompanhada pela figura de um grande boi preto e branco, que representava Osíris como Touro o Touro do Zodíaco ou Apis um animal consagrado a Osíris, pelas suas marcas e pelas suas cores peculiares. Entre os egípcios, o touro era uma besta de carga, portanto, a presença do animal servia para lembrar o labor que, com paciência e ininterruptamente, a Natureza faz, para que todas as criaturas tenham vida e saúde.

 

Harpócrates [na Mitologia Grega, é o Deus do Silêncio], muitas vezes acompanhava a estátua de Ísis, para nos advertir que escondamos os Segredos dos Sábios de aqueles que não são dignos de conhecê-Los.

 

 

Harpócrates

 

 

A suposição popular de que os egípcios mumificavam seus mortos para preservar a forma para uma ressurreição física futura é insustentável à luz de novos conhecimentos a respeito de sua filosofia da morte. Na verdade, a extirpação dos órgãos identificados como sede dos apetites físicos durante a vida era considerada equivalente a purificar o corpo de suas influências perniciosas.

 

Em seu livro Egyptian Magic: Occult Mysteries in Ancient Egypt, Florence Farr apresentou a seguinte hipótese para a mumificação: Temos razão para supor que os egípcios apenas mumificavam aqueles que haviam recebido algum grau de Iniciação, porque não há dúvida de que, para eles, a mumificação, realmente, impedia a reencarnação. A reencarnação era necessária apenas para as [personalidades-]alma imperfeitas, ou seja, para aqueles que não conseguiam passar nos testes de Iniciação. Por outro lado, aqueles que contavam com a vontade e com a capacidade de ingressar no Adytum, não precisavam de libertação da [personalidade-]alma, que os egípcios acreditavam que se produzia com a destruição do corpo físico. Por conseguinte, o corpo de um Iniciado era preservado após a morte como uma espécie de talismã ou de base material para a manifestação da [personalidade-]alma sobre a Terra.

 

A Torre de Babel, que, de acordo com as Escrituras, foi construída para que o ser-humano-aí-no-mundo pudesse chegar a Deus, foi, provavelmente, um observatório astronômico.

 

 

Torre de Babel

Torre de Babel

 

 

O princípio de uma divindade trina não é exclusivo das Teologias Cristã e Mosaica [relativa ao Moisés bíblico], mas, constitui uma parte notória dos dogmas das principais religiões, tanto antigas quanto contemporâneas. Os persas, os hindus, os babilônios e os egípcios tinham suas próprias trindades, que, em todos os casos, representavam as três formas de inteligência suprema. Na Maçonaria moderna, a Divindade é simbolizada através de um triângulo equilátero, cujos lados representam as manifestações Primárias do Uno Eterno.

 

 

Olho Que Tudo Vê1

 

 

Os Filósofos Antigos dividiam a vida de todas as coisas em três partes distintas: crescimento, maturidade e decadência.

 

Para os egípcios, o Sol era o símbolo da Divina Providência e da Imortalidade, porque, embora Ele morresse todas as noites, sempre voltava a se levantar no dia seguinte.

 

Uma manifestação da energia solar é Salomão (em inglês, Solomon) cujo nome Sol-Om-On é o nome da Luz Suprema em três idiomas distintos.

 

Os pagãos estabeleceram 25 de dezembro como o aniversário do Homem Solar. No verso 720 do sétimo livro da Eneida, Virgílio fala do novo Sol, dizendo que, para ser exato, o Sol é novo no oitavo dia das calendas de janeiro [antigo calendário romano], ou seja, no dia 25 de dezembro. 25 de dezembro era o dia que em que Roma celebrava o Nascimento [ou Aniversário] do Sol Invencível (Natalis Solis Invicti).

 

 

Dies Natalis Solis Invicti

 

 

Todas as religiões se baseiam nas doutrinas secretas das suas predecessoras.

 

Paganismo —› Cristianismo

Cristianismo —› Catolicismos

 

Para os Antigos Sábios, a Esfera Solar, como a natureza humana, era dividida em três corpos diferentes. De acordo com os místicos, em todos os sistemas solares existem três Sóis, que são semelhantes aos três centros de vida que aparecem na constituição de cada indivíduo. Eles o chamavam de «as Três Luzes»: o Sol Espiritual (manifesta o poder de Deus Pai), o Sol Intelectual 0u Sol da [personalidade-]alma (manifesta o poder de Deus Filho) e o Sol Material (manifesta o poder de Deus Espírito). Na Maçonaria, isto é simbolizado pelas três velas. Para os sacerdotes pagãos, o Sistema Solar sempre foi um Grande Homem, e baseavam sua analogia nos três principais centros da vida que há no corpo humano: o cérebro, o coração e o aparelho reprodutor. Alguns Rosacruzes eruditos deram nomes especiais para estas três fases do Sol: Vulcano para o Sol Espiritual; Cristo e Lúcifer para o Sol da [personalidade-]alma e o Sol intelectual, respeitosamente; e Jeová ao Sol Material, como o demiurgo judeu. Neste caso, Lúcifer representa a mente intelectual sem a iluminação da mente espiritual, e, conseqüentemente, é "a falsa luz". No final, a falsa luz é derrotada e redimida pela Verdadeira Luz da [personalidade-]alma, chamada «Segundo Logos» ou «Cristo». Os processos secretos pelos quais o intelecto de Lúcifer é transmutado no intelecto de Cristo constituem um dos grandes segredos da Alquimia Iniciática, e são representados pelo processo de conversão dos metais de baixa lei em Ouro.

 

 

Vela

 

Vela                          Vela

 

No tratado singular The Secret Symbols of the Rosicrucians, Franz Hartmann define Alquimicamente o Sol como O Símbolo da Sabedoria, o Centro do Poder e o Coração das Coisas.

 

Para os escandinavos antigos, o Sol Espiritual Invisível era a verdadeira fonte de Vida, de Luz e de Verdade.

 

A natureza física do Universo é receptiva, ou seja, é um reino de efeitos. As causas invisíveis destes efeitos correspondem ao Mundo Espiritual. Em conseqüência, o Mundo Espiritual é a esfera da causalidade, o mundo material é a esfera dos efeitos e o mundo intelectual ou anímico é a esfera da mediação. É por isto que Cristo, personificação da Natureza Intelectual Superior e da [personalidade-]alma, é considerado "o Mediador", e que, em virtude de sua posição e poder, disse [através de Jesus]: Ninguém irá ao Pai, a não ser através de mim.

 

 

Simbolicamente

 

 

Os Rosacruzes e os Illuminados ao descreverem os anjos, os arcanjos e outras criaturas celestiais, declaram que se assemelham a pequenos sóis, ou seja, centros de energia radiante rodeados por descargas da Força de Vril. Algumas Ordens Secretas ensinam que o Sol é povoado por uma raça de criaturas com corpos compostos de um éter radiante e espiritual, com uma constituição não muito diferente do próprio Sol, e que parecem sóis em miniatura. A maior e mais luminosa destas esferas é o Arcanjo Miguel.

 

Muitos consideram o ouro como sendo a luz do Sol cristalizada.

 

Os Antigos Iniciados denominavam a Sabedoria de a Pérola Inestimável.

 

Quando os Alquimistas afirmaram que, no Universo, todos os objetos animados e inanimados continham sementes de ouro, estavam querendo dizer que até mesmo os grãos de areia possuíam uma Natureza Espiritual, porque o ouro é o Espírito de tudo.

 

Axioma Rosacruz: Toda semente é inútil e impotente, a menos que seja semeada na matriz adequada. Franz Hartmann comentou este Axioma com as seguintes palavras esclarecedoras: A [personalidade-]alma não pode se desenvolver nem avançar sem um corpo adequado, porque é o corpo físico que fornece o material para sua evolução.

 

Tudo o que existe tem uma Semente da Própria Divindade, e, por isto, particularmente, a regeneração humana não é o processo de tentar colocar algo onde antes não estava ou não existia, mas, na realidade, a regeneração humana significa a revelação da Divindade onipresente no ser-humano-aí-no-mundo, para que esta Divindade brilhe como um Sol e Illumine tudo e todos os que entrem em contato com ela.

 

O escritor e filósofo médio platônico romano Lucius Apuleius (cerca de 125 - cerca de 170) descreveu sua própria Iniciação com estas palavras: À meia-noite, eu vi o Sol brilhar com uma luz esplêndida.

 

Desde os tempos mais remotos, em vez de três cores primárias, é sabido que as cores primárias são sete [como são sete as vogais: I, E, O, U, A, M e S], embora o olho humano só seja capaz de apreciar três delas. Segundo a Filosofia Esotérica, a Cor Verdadeira e Sagrada do Sol é o Azul, uma vez que o tom amarelo-alaranjado é devido à submersão dos seus raios nas substâncias do mundo ilusório. Na Índia, alguns Deuses por exemplo, Vishnu são representados com a pele azul, para representar sua constituição divina e supramundana.

 

 

Vishnu

Vishnu

 

No transcurso de aproximadamente 25.920 anos, que constituem um Grande Ano Solar ou Platônico, durante 2.160 anos [equivalente a uma era], cada uma das doze constelações ocupa um lugar no equinócio vernal, e depois dá lugar ao signo precedente.

 

ABRACADABRA é o Touro o único Touro. [Sampson Arnold Mac, apud Manly Palmer Hall.]

 

 

 

 

Equinócio Vernal (hemisfério norte): 21 de março.
Solstício de Verão (hemisfério norte): 21 de junho.
Equinócio Outonal (hemisfério norte): 21 de setembro.
Solstício de Inverno (hemisfério norte): 21 de dezembro.

 

Dizia Paracelso: O corpo físico procede dos elementos; a [personalidade-]alma, das estrelas, e o Espírito, de Deus. Tudo o que o intelecto pode conceber vem das estrelas. [Dos Espíritos das estrelas, mais do que das constelações de materiais.]

 

 

Paracelso

Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim

 

 

IChThUS = Iesous Christos, Theou Yios, Soter. [Em grego antigo: .]

 

 

IChThUS

 

 

A água que sai do recipiente do Aquário é chamada de A Água da Vida Eterna.

 

 

 

Era de Aquarius

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. O Olho Que Tudo Vê é um dos mais fortes e conhecidos símbolos da Maçonaria. Ele é a representação da presença da Força Criadora do Universo, e está presente em todas as Lojas Maçônicas para relembrar o olhar atento do Grande Arquiteto do Universo.

 

 

2. Miralusão = Miragem + Ilusão.

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ichthys

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paracelso

https://www.blueosa.com/

https://stambrose.us/candle-of-remembrance/

https://www.deviantart.com/

https://www.gifmania.us/

https://www.significados.com.br/maconaria/

https://ijcnlp2008.org/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Harp%C3%B3crates

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.