OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(4ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 4ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Deixe que o ser-humano-aí-no-mundo, que é dotado de Mente, escolha, analise, apreenda por si mesmo, se esforce e, por si só, se desplugue do não-eu. [Não temos o direito de interferir no aprendizado alheio. Cada um terá que fazer o seu dever de casa.]

 

 

Ascensão

 

 

Parei de rogar
e me esforcei.
Foi de amargar,
mas, eu cheguei.

E você? Lutará?
Ou vai dormir?
— E aí? Renascerá?
Ou vai desistir?

Quem desiste
fica na contramão.
Quem não persiste
senta no cagalhão.

O pior não é isso:
é a inhaca que não sai.
É um baita dum abisso
no qual só ecoa ai!

O Inferno, de Dante,
não descreveu tudo.
Do poente ao levante,
só gargalha o beiçudo!

Isto não se compara
com o atual coronavírus.
Ou cruzamos a Alcântara
ou só aumentará a krus.

Enquanto maltratarmos
nossos irmãos animais...
Enquanto desvirtuarmos
nossos irmãos vegetais...

Não existe uma vacina
contra a crueldade.
Só uma VIDA ADAMANTINA
produzirá a LIBERDADE!

 

 

Bozerna

 

 

Precisamos aprender a renunciar aos nossos sentidos, pois, eles são inimigos da nossa [personalidade-]alma imortal.

 

O sexo me escravizou.
O perfume me inebriou.
O vinho me embriagou.
O tango me revoluteou.
A miragem me delirou.
A ilusão me maravilhou.
Meu ego me minimizou.
Minha vida se embaciou.
E parti servo do não-sou.
E um Mahamânvântâra passou...
E um Mahaprâlâya passou...
E passou... E passou... E passou...
E passou... E passou... E passou...
E aprendi a dizer Eu-sou!

 

Os perversos, os invejosos e os gananciosos não conseguem entender os Mistérios da Mente, pois, são dominados pelos beiçudos que eles mesmos fabricaram.

 

 

BeiçudoBeiçudoBeiçudoBeiçudoBeiçudo

 

 

Cada má ação praticada é somada às ações perversas anteriores, até que, finalmente, o mal acaba se destruindo a si mesmo. O inferno pessoal dos desejos é o tormento infindável da insatisfação. [O tormento infindável da insatisfação é reencarnar com um só propósito: compensação. O tormento infindável da compensação é permanecer na contramão. O tormento infindável da contramão é permanecer surdo para o Deus do nosso Coração.]

 

 

 

 

Depois da morte, a natureza inferior retorna à brutalidade, e a Natureza Superior se esforça para recuperar sua espiritualidade. Depois de se livrar de todas as acumulações, a [personalidade-]alma atinge as estrelas fixas, onde, já liberta de todas as miragens e ilusões, passa a habitar na Luz, e entoa louvores ao Pai com uma voz que somente os puros de espírito podem entender.

 

A Senda para a Imortalidade é difícil, e apenas alguns A encontrarão. O resto terá que aguardar o Grande Dia... Infelizes aqueles que esperam, porque deverão retornar, inconscientes e sem saber, à sementeira das estrelas, e aguardar um novo recomeço.1 [Talvez, alguns ou muitos recomeços! Mas, para os crudelíssimos de carteirinha sequer haverá recomeço.]

 

 

 

 

O Caminho do Bem só é revelado para aqueles que têm Sabedoria. [Sabedoria, aqui, deve ser entendida como Bom Combate + Mérito.]

 

Assim predicava Hermes: Oh!, habitantes da Terra! Oh!, seres-humanos-aí-no-mundo nascidos e feitos dos elementos, mas, com o Espírito do Homem Divino em vosso interior! Levantai do vosso sonho de ignorância! Sede sérios e reflexivos. Percebei que vossa CASA não é a Terra, porém, a LLUZ. Por que vos rendestes à morte, se tendes o poder para participar da Imortalidade? Arrependei-vos. Mudai vossa mente. Afastai-vos da luz escura e renunciai à corrupção para sempre. Preparai-vos para ascender através dos Sete Anéis, e fundir vossas [personalidades-]alma com a LLuz Eterna.

 

Da Segunda Morte não há salvação! [Segunda Morte Entropização Desfazimento da Impressão Digital Cósmica. Este é o destino dos crudelíssimos de carteirinha.]

 

 

Desfazimento da Impressão Digital Cósmica

 

 

Na Visão do Poimandres por Hermes (uma exposição alegórica das Grandes Verdades Iniciáticas, Filosóficas e Místicas, cujo significado oculto só poderá ser entendido por aqueles que foram elevados à Presença da Mente) a Verdadeira Mente, o Grande Dragão, o Senhor da Palavra, a Palavra da Razão Universal, o Pai, a Vida, a LLuz, a Excelência, a Verdade, o Amor, a Bondade Eterna e Inextinguível estão a Senda e a Bússola para a Imortalidade.

 

 

 

 

Talvez, com o tempo, se demonstre que as câmaras superiores da Grande Pirâmide de Gizé [porque de Quéops não foi!] eram um mistério selado antes que o Império Egípcio fosse estabelecido. [Ali, na Câmara do Rei, o Mestre Jesus, como Discípulo do Cristo, completou o Seu Aprendizado Iniciático para bem desempenhar Sua Missão Terrena. O que nós estamos esperando? Que nasça um chifre na cabeça de um cavalo?]

 

 

Cavalo

 

 

À Luz da Filosofia Secreta dos Iniciados Egípcios, o teosofista W. W. Harmon, por meio de uma série de cálculos matemáticos extremamente complicados, mas, exatos, determinou que o primeiro cerimonial [Iniciático] da Grande Pirâmide de Gizé foi celebrado há mais de 68.890 anos, quando, pela primeira vez, o raio da Estrela Vega penetrou no corredor descendente até o fundo. A construção da Pirâmide foi realizada no período de dez a quinze anos imediatamente anterior a esta data.

 

 

Grande Pirâmide de Gizé

Grande Pirâmide de Gizé

 

 

Para os egípcios, a Esfinge era o símbolo de força e de inteligência. Era representada como andrógina para indicar que reconheciam que os Iniciados e os Deuses compartilhavam poderes criativos tanto positivos quanto negativos.

 

Os Antigos Iniciados utilizaram e adotaram a forma da Pirâmide como o símbolo ideal, tanto da Doutrina Secreta quanto das instituições estabelecidas para difundi-La.

 

Os gnósticos, escreveu o maçom Albert Pike, diziam que todo o edifício da Ciência da Grande Pirâmide de Gizé repousava sobre um quadrado cujos ângulos eram: o Silêncio, a Profundidade, a Inteligência e a Verdade. Os lados da Grande Pirâmide estão direcionados para os quatro pontos cardeais, e representam, de acordo com Éliphas Lèvi, os extremos de calor e de frio (o Sul e o Norte) e os extremos de luz e de obscuridade (o Leste e o Oeste). A base da Pirâmide, além disso, representa os Quatro Elementos ou as substâncias materiais, de cujas combinações o corpo humano está composto. De cada lado do quadrado surge um triângulo, que representa a Tripla Divindade entronizada em cada natureza material quádrupla. As Três Câmaras principais da Grande Pirâmide de Gizé [a câmara mais baixa inacabada, a Câmara da Rainha e a Câmara do Rei] estão relacionadas ao coração, ao cérebro e ao sistema reprodutor, que são os centros espirituais da constituição humana. Os Antigos Mistérios ensinavam que as Energias Divinas dos Deuses desciam sobre o topo da Pirâmide, que era comparada a uma Árvore Invertida, com os galhos abaixo e as raízes na parte superior. Desta Árvore Invertida, a Sabedoria Divina descia dos lados divergentes e se irradiava para o mundo inteiro. A Grande Pirâmide de Gizé, enfim, foi o Primeiro Templo dos Mistérios e o Lugar do Segundo Nascimento, e representava o 'Sanctum Sanctorum' da Sabedoria pré-egípcia. Foi nas Câmaras da Grande Pirâmide, que Platão ficou frente a frente com a Sabedoria de todos os tempos, personificada no Mestre da Casa Oculta, que ninguém via, salvo aqueles que haviam Renascido.

 

Nos Antigos Mistérios Egípcios [que não estão perdidos], era ensinado ao Discípulo o Segredo dos Segredos, para que Ele pudesse consumar a 'Magnum Opus'. Assim, ao Discípulo, era revelado o Nome Divino O Nome Secreto e Inefável da Divindade Suprema, através do qual o ser-humano-aí-no-mundo e seu Deus Interior, conscientemente, se torna(va)m UM. A partir do momento que o Nome Divino era dado ao Discípulo, então, já Iniciado, ele mesmo se convertia em uma Pirâmide, para que, dentro das câmaras de sua [personalidade-]alma, inumeráveis seres-humanos-aí-no-mundo também pudessem receber a Illuminação Espiritual.

 

Então... Eu recebi,
e com todos-aí dividi.
E, com a Luz que ofertei,
muitas vidas transmutei.

 

Na Câmara do Rei da Grande Pirâmide Porta de Entrada para 0 Eterno [sem começo nem fim] – era representado o drama da Segunda Morte [ Segundo Nascimento], na qual o Discípulo descobria, em primeira mão, a Eternidade da Vida, da LLuz e da Verdade, assim como a ilusão da morte, da escuridade e da transgressão.

 

Mil vezes, nasci.
Mil vezes morri.
Só uma vez Morri.
Então, eu Renasci.

 

O Deus que morre ressuscitará! O Segredo da Casa dos Lugares Ocultos será redescoberto. A Pirâmide voltará a ser o emblema ideal de solidariedade, de inspiração, de aspiração, de ressurreição, de regeneração [de Vida e de LLuz], e as falácias dos dogmas e as mentiras dos falsificadores desaparecerão para sempre.

 

Inscrição no Templo de Ísis (em grego antigo: ): Eu, Ísis, sou tudo o que tem sido, sou tudo o que é e sou tudo tudo o que será, e nenhum ser-humano-aí-no-mundo mortal nunca tirou o meu véu. Ísis era conhecida como a Deusa das dez mil denominações [Pessinuntica, Minerva Cecrópia, Vênus Pafia, Artémis, Diana Dyctinna, Proserpina, Ceres, Juno, Bellona, Hecate, Rhanumbia, Moo etc.], e o Cristianismo a metamorfoseou na Virgem Maria, porque Ísis, apesar de ter dado à luz todos os seres vivos, de acordo com os relatos lendários, continuava virgem.

 

 

Ísis

Ísis
(Observe a Ankh em sua mão esquerda, símbolo da Vida Eterna)

 

 

Até hoje, [e até não sei quando], os profanos, que não entendem os princípios filosóficos abstratos e muito menos as doutrinas secretas dos filósofos antigos, continuam a adorar as imagens de barro e de madeira, que representam as Verdades Secretas, [mas, não são as Verdades Secretas.]

 

 

 

 

Segundo os antigos filósofos, Ísis era a Senhora de todo o Universo, e simbolizava o Espírito Guardião da Natureza, personificava a Natureza Universal e era a Mãe de tudo o que havia sido produzido.

 

O Branco [Albedo], o Amarelo [Citrinitas] e o Vermelho [Rubedo] representam as três cores principais da Medicina Alquímica, Hermética e Universal, uma vez que o negrume [Nigredo] da putrefação tenha desaparecido. Ísis era a imagem ou a representação da Grande Obra dos Sábios; a Pedra Filosofal, o Elixir da Vida e a Panacéia Universal.

 

Todas as criaturas vivas têm que passar pela morte física, para que possam receber uma nova vida na posteridade ou em uma ressurreição [reencarnação] periódica.

 

A Nota da Natureza é a Nota Fá.

 

O quadrado simboliza a transmutação e a regeneração, de acordo com a harmonia dos Quatro Elementos.

 

 

 

 

Por atração, repulsão, movimento, calor, sublimação, evaporação, dessecação, condensação, coagulação e fixação, o Fogo (Espírito) Universal manipula a matéria e se manifesta em toda a criação. Qualquer indivíduo que entender estes princípios e os adaptar aos Três Departamentos da Natureza se tornará um Verdadeiro Filósofo.

 

No Ouro Espiritual ou naquele da Luz Solar está oculto o Primeiro Esperma de toda a Vida.

 

O momento mais auspicioso para gerar vida é o período durante o qual o Sol passa através do Signo de Áries.

 

Quatro Axiomas conhecidos pelos Filósofos Antigos:

1º – A Natureza contém a Natureza;
2º –
A Natureza se regozija com a sua própria Natureza;
3º –
A Natureza supera a Natureza; e
4º –
A Natureza não pode ser corrigida, a não ser por sua própria Natureza.

 

A Natureza é constante e exata em seus pesos e suas medidas.

 

A Compreensão sempre será encontrada no ponto de equilíbrio, e a Verdade, muitas vezes, é crucificada entre dois ladrões aparentemente contraditórios.

 

 

Cruzes

 

 

Perdi a conta
de quantas vezes
eu nasci Simas.
Apenas uma vez
eu nasci Dimas.
E foi a última!
Há um Momento!
Há um Dia!
Há um Tempo!
Fim da Saudade!
Fim da inscícia!
Fim da morte!
Tudo é Amor!
Tudo é Vida!
Tudo é LLuz!

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Não esqueçamos de que tanto um Mahamânvântâra quanto um Mahaprâlâya têm a duração de 311.040.000.000.000 anos.

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.manacapaisagismo.com.br

https://pt.dhgate.com

https://www.inglesnapontadalingua.com.br/
2007/06/santo-do-pau-oco.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis

https://sputniknews.com/

https://dribbble.com/

http://www.pngmart.com/

https://www.pinterest.ca/pin/738801513841074802/

https://giphy.com/

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.