OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(3ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 3ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A natureza vulcânica das ilhas que atualmente existem no Oceano Atlântico confirma a afirmação de Platão que a Atlântida [mencionada nas obras platônicas Timeu e Crítias] foi destruída por um cataclismo vulcânico.

 

 

 

Atlântida

Quadrilátero de Canais e a Cidade em Formato Circular
(Descrição de Crítias)1

 

Segundo Platão, nos primeiros tempos, os Deuses dividiram a Terra entre Eles, proporcionalmente às suas respectivas dignidades. A Poseidon correspondeu o mar e o continente insular da Atlântida.

 

Crantor [filósofo grego e membro da Academia de Platão], em seu comentário sobre o que Platão escreveu sobre a Atlântida, afirmou que, segundo os sacerdotes egípcios, a História da Atlântida estava escrita nas estrelas. [Por ter sido um Iniciado nos Mistérios Egípcios, provavelmente, foi no Egito que Platão aprendeu sobre a História da Atlântida, descrita por ele nas obras Timeu e Crítias de forma parcialmente alegórica e parcialmente verdadeira. Seja como for, Orígenes, Porfírio, Proclo, Jâmblico e Siriano reconheceram que estas duas obras ocultam um profundo mistério filosófico.]

 

A Atlântida, de Platão, simboliza a tripla natureza, tanto do Universo como do corpo humano. Os Dez Reis da Atlântida são os pontos ou os números da Tetractys,2 que nascem como cinco pares de opostos. Os números de 1 a 10 governam todas as criaturas e todos os números, que, por sua vez, estão submetidos ao controle da Mônada, o 1, o maior deles.

 

 

Tetractys Pitagórica

Tetractys Pitagórica
(1 + 2 + 3 + 4)

 

 

Se tomarmos a Atlântida como arquétipo da esfera, sua imersão significa a descida da consciência racional e organizada ao domínio ilusório e passageiro da ignorância irracional e mortal. Tanto o afundamento da Atlântida quanto a história bíblica da queda do ser-humano-aí-no-mundo supõem uma involução espiritual requisito essencial para a evolução consciente.

 

 

A Queda Bíblica

 

 

De duas uma: ou o Iniciado Platão utilizou a Alegoria da Atlântida para cumprir propósitos completamente diferentes [desconhecidos dos historiadores e ± perdidos no tempo] ou as versões preservadas pelos sacerdotes egípcios foram alteradas para perpetuar a Doutrina Secreta, o que não significa que a existência da Atlântida seja algo meramente mitológico ou fantástico (destruída por volta de 9600 a.C.)

 

A tendência de atribuir atributos divinos aos grandes governantes da Terra está muito implantada em a natureza humana. [In: Atlantis, de Ignatius Donnelly.]

 

O Culto ao Sol dos atlantes foi perpetuado nos rituais e nas cerimônias tanto do Cristianismo como do Paganismo. Na Atlântida, tanto a cruz como a serpente eram emblemas da Sabedoria Divina. Tudo o que os seres-humanos-aí-no-mundo primitivos lembravam dos atlantes era o esplendor de seus ornamentos dourados, a transcendência de sua Sabedoria e a santidade dos seus símbolos: a cruz e a serpente. Todas as pirâmides e todos os templos erigidos no mundo seguem o modelo do imenso Santuário da Cidade dos Portões de Ouro. Tal é a origem das pirâmides do Egito, do México e da América Central.

 

 

Pirâmide de Kukulkán

Pirâmide de Kukulkán
(Chichén Itzá, Iucatã, México)

 

 

Pirâmides Antárticas

Pirâmides Antárticas

 

 

Enfim, antes que a Atlântida afundasse, seus Iniciados Espiritualmente Illuminados perceberam que sua terra estava condenada, por haver se afastado do Caminho da LLuz, e se retiraram do infortunado continente, levando consigo a Doutrina Sagrada e Secreta e se estabelecendo no Egito, onde chegaram a ser considerados os primeiros governantes divinos. Quase todos os grandes mitos cosmológicos que formam a base dos vários livros sagrados do mundo se baseiam nos rituais dos Mistérios da Atlântida.

 

 

Atlântida

A Atlântida terá sido assim?

 

 

Ishtar, à qual o planeta Vênus é consagrado, era a divindade mais reverenciada das Mitologias Babilônica e Assíria.

 

Águas da Vida Doutrina Secreta, que cura as enfermidades da ignorância e do Espírito.

 

Os Mistérios de Adônis (ou Tammuz, que nasceu em 24 de dezembro à meia-noite) eram celebrados todos os anos em muitas partes do Egito, da Fenícia e de Biblos. O nome Adonis significa "senhor", e assim se designava o Sol. Mais tarde, os judeus usaram-No como nome exotérico do seu Deus. [Adonai, ].

 

A mirra, símbolo da morte devido à sua relação com o processo de embalsamamento, foi um dos presentes que os Três Reis Magos [Melchior (também chamado Melquior ou Belchior), Baltasar e Gaspar] levaram a Jesus no Seu nascimento. [Os outros dois presentes foram ouro e incenso.]

 

Aos Ritos de Atis (0u Atys) que representa a consciência humana o mundo moderno deve o simbolismo da Árvore de Natal.

 

 

Árvore de Natal

 

São Clemente de Alexandria escreveu: O símbolo dos Mistérios Sabázios para o iniciado é a Divindade que desliza sobre o peito. Os Mistérios Sabázios influenciaram o simbolismo do Cristianismo.

 

 

 

São Clemente de Alexandria

São Clemente de Alexandria

 

 

A alegoria do Eu assassinado pelo não-eu sempre foi perpetuada através do misticismo religioso de todos os povos. A Morte Filosófica e a Ressurreição Filosófica são, respectivamente, os Mistérios Menores e os Mistérios Maiores.

 

O Mito-mistério do Deus que morre (que sempre foi universal entre os Colégios Illuminados e Venerados dos Ensinamentos Sagrados) é a Chave para a redenção e a regeneração tanto universal quanto individual, e aqueles que não entenderem a verdadeira natureza desta alegoria suprema não têm o privilégio de se considerar a si mesmos nem sábios nem autenticamente religiosos.

 

As artes e as ciências que, segundo dizem, Hermes revelou à Humanidade são: a Medicina, a Química, o Direito, a Arte, a Astrologia, a Música, a Retórica, a Magia, a Filosofia, a Geografia, a Matemática (especialmente a Geometria), a Anatomia e a Oratória. Hermes, que ficou conhecido como o Mensageiro dos Deuses, foi aceito na Mitologia dos gregos e, mais tarde, se tornou o Mercúrio dos romanos. Para os estudiosos maçônicos, Hermes é muito importante, porque foi o autor dos rituais de Iniciação Maçônica, que foram retirados dos Mistérios Herméticos. Foi chamado de o Três Vezes Grande – Hermes Trismegisto (em latim: Hermes Trismegistus; em grego ) – porque era considerado o mais importante de todos os filósofos, o maior de todos os sacerdotes e o principal de todos os reis.

 

 

Hermes Trismegistus

Hermes Trismegistus
(Atribuído a Stefano di Giovanni)

 

 

Dentre os fragmentos de obras que supostamente vêm da pena de Hermes, há dois muito famosos. O primeiro é A Tábua de Esmeralda [ou Tábua Esmeraldina]3 e o segundo é O Divino Poimandres [um sistema completo de Teologia, Metafísica e Filosofia]. Um ponto notável em relação a Hermes é que ele foi um dos poucos sacerdotes-filósofos do Paganismo contra os quais os cristãos primitivos não descarregaram sua cólera.

 

Uma das maiores tragédias do mundo filosófico foi a perda de quase todos os quarenta e dois livros escritos por Hermes e deixados como herança à Humanidade. Estes livros desapareceram durante o incêndio de Alexandria [em 48 a.C.], porque os romanos e depois os cristãos perceberam que, até que esses livros fossem eliminados, não poderiam subjugar os egípcios. Os volumes que foram salvos do fogo estão enterrados no deserto em um lugar que, atualmente, apenas alguns Iniciados das Escolas Secretas conhecem.

 

Quando, mediante os processos secretos dos Mistérios, certas áreas do cérebro são estimuladas, a consciência do ser-humano-aí-no-mundo se expande e o leva a contemplar os Imortais e a poder estar na presença dos Deuses Superiores. O Livro de Thoth [o nome egípcio para Hermes] descrevia o método que permitia que tal estímulo fosse alcançado. Na verdade, portanto, o Livro de Thoth era a Chave para a Imortalidade.4

 

 

Thoth

Thoth

 

 

Com o paulatino declínio dos Mistérios, o Livro de Thot foi perdido [melhor seria dizer ocultado dos olhos desmerecedores], mas, seus fiéis Iniciados O levaram selado em um Cofre Sagrado para outras terras distantes. O Livro continua existindo, e ainda dirige os Discípulos da atualidade ante a presença dos Imortais. Neste momento, a Humanidade não pode receber mais informações a este respeito, porém, a sucessão apostólica permanece ininterrupta, desde o primeiro Hierofante Iniciado pelo próprio Hermes até hoje, e aqueles que são particularmente aptos para Servir os Imortais podem ter acesso a tão inestimável documento, se o buscarem sincera e incansavelmente. [Tudo isto quer dizer só uma coisa: a Iniciação jamais se perdeu e nunca foi interrompida.] Ao longo dos séculos, os sábios de todas as nações e de todos os credos alcançaram a Imortalidade através do Caminho estabelecido por Hermes. [A Imortalidade – realização consciente da Divindade em nós só poderá ser alcançada através da Iniciação. Homo Deus est. Por isto, o ser-humano-aí-no-mundo mortal não pode(rá) participar da Imortalidade. Só Renascendo nos tornaremos imortais, e o Renascimento só poderá ocorrer através da Iniciação.]

 

Poimandres Grande Dragão, Mente do Universo, Inteligência Criativa, Imperador Absoluto do Todo-tudo.

 

Da LLuz aprisionada, surgiu a Palavra Sagrada e Misteriosa [Verbum Dimissum et Inenarrabile], que se situou sobre as águas fumegantes. Aquela Palavra, a Voz da LLuz, emergiu da escuridão como uma grande coluna, e o Fogo e o Ar a seguiram, embora a Terra e a Água permanecessem abaixo, sem se mover. Então, as Águas da LLuz se separaram das águas das trevas. Das Águas da LLuz, os mundos superiores foram formados, e das águas das trevas os mundos inferiores foram criados. Em seguida, a Terra e a Água se misturaram e se tornaram inseparáveis, e a Palavra Espiritual, chamada Razão (que é filha do Pensamento e que, por meio das Águas, é estabelecedora da Verdade), se moveu em sua superfície e provocou um desconcerto interminável. [E o Mahamânvântâra (311.040.000.000.000 anos) adormece... E o Mahaprâlâya (311.040.000.000.000 anos) acorda... E o Mahaprâlâya adormece... E o Mahamânvântâra acorda... E tudo recomeça... Em um processo cíclico que nunca teve princípio e jamais poderá ter fim... Sem Big Bang... Sem Big Crunch... Sem Big Rip... Sem Big Freeze... Sem Big-sei-lá-o-quê...] A união da Palavra e da Mente produz o Mistério da Vida.

 

A Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile] é a Razão, e mediante a Razão da Palavra as coisas invisíveis [sempre foram,] são [e sempre serão] manifestadas. A escuridão inferior, ao receber a martelada da Palavra, se tornou um Universo ordenado. Os elementos foram separados em níveis e em cada um surgiram criaturas vivas. [Surgiram porque, in potentia, sempre existiram.]

 

O Ser Supremo a Mente, o Pai que é masculino-feminino, produziu a Palavra, que pela fricção de seu movimento, produziu o Fogo o Filho do Esforço.

 

 

 

 

O princípio [sem princípio] e o fim [sem fim] estão no mesmo lugar e no mesmo estado.

 

O ser-humano-aí-no-mundo terreno é composto. Em seu interior, está o Homem Celestial, Andrógino, Imortal e Lindo; no exterior, está o homem mortal, unissexual, destrutível e feio.

 

A causa da morte é o amor [apego] ao corpo físico [e a todo o resto, seja lá o que for]. Quem comete o erro de se apegar e de amar seu corpo [e todo o resto] permanece deambulando na escuridade e sofre as coisas da morte. Já aquele que reconhece que o corpo [e todo o resto] não são mais do que uma tumba para a sua [personalidade-]alma conquista a Imortalidade. Para os ignorantes, o corpo [e todo o resto] são os mais importantes, pois, são incapazes de perceber que a imortalidade está dentro (o Homem Celestial). Como eles só conhecem o corpo (o homem mortal) [e todo o resto], que estão sujeito à morte [e à decadência], acreditam na morte, porque adoram a forma, que é a causa e a realidade da morte.

 

 

EsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueleto

EsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueleto

EsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueleto

EsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueletoEsqueleto

E são muitos que adoram a forma...
E são muitos que vivem sem Morrer...
E são muitos que morrem sem Viver...

 

 

O Pai de todas as coisas é Vida e LLuz, e a mesma coisa acontece aos seres-humanos-aí-no-mundo. Portanto, quem apreender e entender a natureza da Vida e da LLuz passará a Viver na Eternidade na Vida e na Luz.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. De acordo com Platão, no livro Crítias, a Atlântida estaria além das Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar) próxima a uma região conhecida como Quadrilátero de Canais. Este Quadrilátero foi, assim, descrito por Crítias:

Havia montanhas numerosas, próximas à planície da cidade, ricas em habitantes, rios, lagos, florestas em tão grandes números de essências, tão variadas que davam abundância de materiais próprios para todos os trabalhos possíveis. Ora, na planície, pela ação de muitos reis (…) construiu-se um Quadrilátero de lados quase retilíneos e alongados, onde os lados se afastavam em linha reta, (...) cavando-se o fosso contínuo que rodeava a planície. Quanto à profundidade, à largura e ao desenvolvimento desse canal é difícil de crer que a obra tenha saído das mãos humanas. (...) O fosso recebia os cursos d'água que desciam das montanhas, fazia a volta à cidade, e de lá, ia se esvaziar no mar. (...) Para carregar a madeira das montanhas e para levar de barco outros produtos de estação, cavavam-se, a partir de canais, derivações navegáveis, de direção oblíqua uma em relação às outras e em relação à cidade.

2. A Tetractys – a Mãe-de-tudo – (do grego antigo ) é uma representação pitagórica na forma de um triângulo, denominado Triângulo Perfeito. O Número 10 (1 + 2 + 3 + 4), que tudo integra, correspondente à Tetraktys, era considerado pelos pitagóricos como o alicerce das coisas do mundo, pois, admitiam que o Universo é regido por relações matemáticas.

 

Universo Matemático

Universo Matemático

 

3. Tradução da Tábua de Esmeralda:

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro: (2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa. (3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação. (4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua nutridora; (5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto. (6) Seu poder é pleno, se é convertido em Terra. (7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia. (8) Sobe da Terra para o Céu e desce novamente à Terra, e recolhe a força das coisas superiores e inferiores. (9) Deste modo, obterás a glória do mundo. (10) E se afastarão de ti todas as trevas. (11) Nisto consiste o poder poderoso de todo poder: Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido. (12) Assim o mundo foi criado. (13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas. (14) Por esta razão, fui chamado de Hermes Trismegisto, pois, possuo as três partes da Filosofia Universal. (15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

4. O sacerdote egípcio Manetão alegou que Thoth (Hermes) escreveu 36.525 livros.

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://gifer.com/en/gifs/skeleton

https://aa.altervista.org

https://besthqwallpapers.com

https://www.pinclipart.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tote

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_de_Tote

https://www.luzdaserra.com.br/hermes-trismegistos

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1bua_de_esmeralda

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_Trismegisto

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clemente_de_Alexandria

http://bestanimations.com/

http://www.unmuseum.org/atlantis.htm

https://br.123rf.com/

https://grist.org/

http://www.animatedimages.org/

https://bendedreality.com/

http://www.joaoanatalino.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=2314725

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetraktys

https://pt.wikipedia.org/wiki/Atl%C3%A2ntida

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.