OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(19ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 19ª e última parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Os Iniciados das diversas Escolas de Mistérios do passado constituem realmente uma cadeia de ouro de super-homens e DE supermulheres, que ligam o céu com a Terra. Eles são os elos da Cadeia de Ouro Homérica, com a qual Zeus se gabava de poder atar as distintas partes do Universo com o cume do Olimpo.

 

Sempre houve e sempre haverá uma Cultura Espiritual como Instituição Divina no mundo dos seres-humanos-aí-no-mundo. [Repetindo e enfatizando mais uma vez: não estamos sozinhos. Seres Illuminados como Pitágoras, Platão, Plotino, Hipátia de Alexandria, Plutarco, Omar Khayyam, Jacques de Molay, Girolamo Savonarola, Galileo Galilei, Giordano Bruno, Roger Bacon, Dante Alighieri, Francis Bacon, Conde de St. Germain, Cagliostro, Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Fernando Pessoa, Papa João XXIII, Harvey Spencer Lewis, Ralph Maxwell Lewis, Helena Petrovna Blavatsky, Alice Ann Bailey e tantos outros sempre estiveram entre nós.]

 

 

 

Hipátia de Alexandria

Hipátia de Alexandria

 

Não existem milagres; não existem favores divinos. [Não há punição e não há prêmio; tudo é regulado pela Lei da Causa e Efeito.]

 

 

Lei da Causa e Efeito

Lei da Causa e Efeito
(Simbolicamente)

 

 

Dei um pum horrível,
e quase sufoquei uma velhinha!
Obriguei um imigo antigo
a cheirar meu chulé por sete dias!
Joguei a caspa do meu cabelo
na cabeçorra de uma carmelita.
Tirei a sordícia das unhas,
passei num pão e dei prum ceguinho.
Tirei um baita melecão,
e passei na batina de um barbono!
Dei um arrotaço pútrido,
e quase assassinei o meu papagaio!
Não tomei banho três meses,
e quase matei de fedor todo mundo!
Isto é só uma pequena parte
das sacanagens que eu aprontei!
Mas, tudo isto e o resto todo
tive que compensar tin-tim-por-tin-tim!

 

Não há a menor dúvida de que o Conde de Cagliostro (2 de junho de 1743 26 de agosto de 1795) misterioso representante dos Cavaleiros Templários e Iniciado Rosa+Cruz foi a pessoa mais caluniada da história moderna. O início da perseguição a Cagliostro teve por madrasta a inquisição católica, que o acusou de tentar fundar uma Loja Maçônica em Roma. Nada mais. Todas as demais falsas acusações a ele feitas são posteriores. [Admite-se que Cagliostro tenha retornado como Helena Petrovna Blavatsky (12 de agosto de 1831 8 de maio de 1891).]

 

 

Cagliostro e Blavatsky

 

 

Depois de criar seu Rito Egípcio, Cagliostro anunciou que, uma vez que as mulheres haviam sido admitidas nos Antigos Mistérios, não havia razão para excluí-las das Ordens modernas. [Ora, as mulheres não têm que ser excluídas de nada!]

 

Em certa ocasião, Cagliostro declarou que a Rosa+Cruz era um símbolo antigo e autêntico dos Mistérios.

 

Entre outras profecias, Cagliostro previu em detalhes os horrores da iminente Revolução Francesa (1789 a 1799) e a queda da monarquia, descrevendo em detalhes o destino dos diferentes membros da Família Real, e a demolição da Bastilha, em 14 de julho de 1789. Ele também profetizou a chegada de Napoleão Bonaparte (Ajaccio, 15 de agosto de 1769 Santa Helena, 5 de maio de 1821) e o começo do Primeiro Império. Ele fez tudo isso para demonstrar o que pode ser alcançado através de um Conhecimento Superior.

 

O Conde de Saint Germain não era apenas Maçom e Rosa+Cruz, mas, também, Templário. O Conde de Saint Germain e Sir Francis Bacon são os dois principais emissários enviados ao mundo pela Irmandade Secreta [Grande Loja Branca] nos últimos mil anos.

 

Não interessa a Verdade;
só interessa a mentira.
Não interessa a Liberdade;
só interessa a caguira.
Não interessa a Eqüidade;
só interessa a piquira.
Não interessa a Sublimidade;
só interessa a mambira.
Não interessa a Ascensionabilidade;
só interessa a ira.
Assim pensa uma parte da Humanidade,
meio viva, meio ambira.

As nações são criadas como meios para promulgar ideais nobres. Enquanto são fiéis a estes ideais, elas sobrevivem, mas, quando se afastam deles, desaparecem, como a antiga Atlântida [o berço da magia negra], que deixara de conhecer os Deuses.

 

Uma parte do grande propósito para o qual os Estados Unidos da América foram concebidos é a Liberdade.

 

 

 

 

Carta de Felipe da Macedônia (382 a.C. 336 a.C.) a Aristóteles (384 a.C. Atenas, 322 a.C.): Felipe cumprimenta Aristóteles. Sabei que eu tenho um filho [Alexandre III da Macedônia (20/21 de julho de 356 a.C. 10 de junho de 323 a.C.). Agradeço muito aos Deuses, nem tanto pelo seu nascimento, mas, porque nasceu em vosso tempo, porque espero que seja educado e instruído por vós, para que se torne digno do reino que herdará. Aristóteles aceitou o convite de Felipe, e viajou para a Macedônia no quarto ano da 108ª Olimpíada, e permaneceu oito anos como tutor de Alexandre. A afeição do jovem príncipe por seu instrutor era tão grande quanto aquela que tinha por seu pai. Alexandre disse que seu pai havia lhe dado o ser, mas, que Aristóteles o havia ensinado a saber ser. Alexandre foi elevado por Aristóteles ao umbral da esfera filosófica, e pôde contemplar o Mundo dos Sábios, um Mundo que não conquistaria por causa do seu próprio destino e pelas limitações de sua [personalidade-]alma.

 

Para libertar um ser-humano-aí-no-mundo, não basta retirar as algemas que o agrilhoam, mas, é necessário libertar sua mente da escravidão da sua própria ignorância. [Ninguém liberta ninguém. Cada um de nós, lutando o Bom Combate, é que terá que se libertar (de si mesmo).]

 

Li todos os livros do mundo,
mas, continuei escravo.
Escutei a Voz do Silêncio,
e me libertei de mim mesmo.

 

Para os pitagóricos da Escola de Crotona, a vida, representada pela escravidão dos sentidos, era a morte espiritual, enquanto a Vida Espiritual era a Morte no mundo dos sentidos.

 

É impossível se estabelecer um poder imorredouro em um reino de coisas morredouras. Mas, não é o que sempre se viu no passado e o que continuamos a ver na atualidade? Aqui, na confusão estridente de um grande inferno industrial, político, comercial e cultural, os seres-humanos-aí-no-mundo gemem, choram, se torcem, se retorcem e se contorcem em meio à dor que causam a si mesmos, e, estendendo a mão para as brumas que se agitam, tentam agarrar e segurar os fantasmas grotescos do sucesso e do poder. [E, no final, inconscientes da Causa da Vida e desconhecedores do Propósito da Vida, morrem ignorantes e escravos de si mesmos!] Resultado: o império material que os edificam, com a vã crença de que podem eclipsar o Reino Celestial, se converte em pedra.

 

 

 

 

Ora, os seres-humanos-aí-no-mundo não são uma combinação aleatória e esculhambada de células! [Na verdade, nós, seres-humanos-aí-no-mundo, somos causas que produzem efeitos, ou seja, somos nós que criamos os arquétipos dos nossos futuros DNAs. Somos responsáveis por tudo.]

 

 

 

 

Na vida, a única coisa que realmente vale a pena é o que dá a oportunidade de expressar Amor e Idealismo. Somente na realização da irrestrita bondade e da ilimitada consecução é que a Paz Interior e Profunda poderá ser [relativamente] alcançada e [relativamente] garantida.

 

 

 

 

A Chave da Grande Obra e o Mistério da Pedra filosofal se resumem na evolução da nossa Natureza Racional, pela obtenção do Conhecimento [Sabedoria], ou seja, pela exibição do nosso Deus Interior oculto, sob a afirmação epigramática de uma Vida Filosófica –› Transmutação Alquímica Interior. Em suma, o único que poderá se tornar um Filósofo, no sentido supremo, é aquele que vive uma Vida Filosófica.

 

Poder Filosófico = Ação Correta + Sentimento Correto + Pensamento Correto = Vida Filosófica = Mundo Filosófico = Mundo [Trans]Racional Puro.

 

Todas as tristezas e todas as dores da vida contemporânea são devidas à falta de um Código de Vida Filosófico adequado e concertado.

 

 

 

 

Guerra = Prova irrefutável de irracionalidade. As guerras não poderão acabar até que o egoísmo humano seja superado.

 

 

 

 

Drama Eterno: Construção —› Destruição —› Reconstrução... Em cada nova reconstrução, sempre é incorporado o que há de mais verdadeiro e de melhor do que havia antes. É uma Lei Cósmica que a soma das realizações anteriores seja a base de cada nova ordem de coisas.

 

 

Reconstruções Progressivas

 

 

Segundo Sócrates, a natureza inata da Bondade = Conhecimento (condição do Saber) + Virtude (condição do Ser) + Utilidade (condição do Fazer).

 

Evolução [Reintegração] Humana: Heterogêneo —› Homogêneo.

 

Todos nós somos relativamente nada e relativamente tudo. [Relativamente nada demônios in actu; relativamente tudo Deuses in potentia.] Simbolicamente, o microscópio nos revela nossa significância, e o telescópio nossa insignificância.

 

De todas as faculdades que contribuem para o auto-aperfeiçoamento humano nenhuma se iguala em importância ao intelecto racional. [Portanto, a religiosidade e o fideísmo jamais poderão acrisolar os seres-humanos-aí-no-mundo.]

 

Os platônicos distinguiam duas formas fundamentais de ignorância: a simples e a dupla ou complexa. A ignorância simples nada mais é do que falta de conhecimento; a ignorância dupla ou complexa pode ser brevemente definida como ignorância da própria ignorância auto-satisfação com a própria inconsciência. E assim, quem não conhece mais do que a vida física é apenas ignorante, mas, quem declara que a vida física é mais importante e a eleva à posição de qualidade suprema é ignorante de sua própria ignorância.

 

A Filosofia convida todos os seres-humanos-aí-no-mundo a se libertar da inutilidade do egoísmo, do pesadelo da ignorância, do desespero do mundanismo, da paródia da ambição, das garras cruéis da cobiça, do inferno vermelho do ódio e da tumba fria do idealismo [nacionalismo] improdutivo.

 

Quando Compreendermos a Imortalidade [Comunhão com o Deus de nossos Corações – o Fundamento Imortal], nos tornaremos Conscientemente Imortais. Após o Segundo Nascimento, o Caráter Filosófico não desaparecerá mais.

 

O que é o que é que precisamos fazer, e que ninguém fará por nós? Precisamos abrir a Porta do nosso Coração-Razão que interliga o não-Eu com o Eu.

 

 

 

 

Há um Caminho que leva além das estrelas!

 

Especulação teológica = Labirinto sem-fim.

 

Razão Illuminada —› Libertação.

 

Até quando riremos e choraremos? Até quando amaremos e odiaremos? Até quando ignoraremos? Até quando padeceremos?

 

A Sabedoria Divina dos Antigos Mistérios [desde a 1ª Raça-raiz] esteve, está e sempre estará presente no mundo para Servir, [Ensinar e Libertar] a Humanidade.

 

 

 

Conclusão

 

 

 

Para concluir este estudo, repetirei mais uma vez, e penso que, se Manly Palmer Hall ainda estivesse conosco, não discordaria: nunca estivemos, não estamos e jamais estaremos sozinhos. Nem individual nem coletivamente. Há um Plano e um Propósito Shambállico-Hierárquico em curso. Esta certeza é muito melhor do que pão com meleca! É esta certeza que sobremaneira me anima a ter a convicção de que venceremos a COVID-19, e que sairemos desta estupefação dolorosa mais nobres, mais fraternos, mais solidários, mais próximos de nos tornarmos Deuses Conscientes e mais preparados para merecermos conhecer a 6ª Raça-raiz, que se aproxima. Está feito. Está selado. A.'. U.'. U.'.

 

 

COVID-19

Nós venceremos!

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://abcreporter.com.br/

https://giphy.com/

https://www.pinterest.ie/pin/397513104603692602/

https://gfycat.com

https://dribbble.com

https://www.colourbox.com

https://imgur.com/gallery/Mcwj5mQ

www.iconspng.com/

http://www.clker.com

http://bestanimations.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Heraldic_
Royal_Crown_of_Portugal_-_Eight_Arches.svg

https://imgbin.com

http://bestanimations.com/Flags/USA/USA.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipátia

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.