OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(18ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 18ª e penúltima parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Se somarmos os dígitos, de acordo com o Sistema Pitagórico de Filosofia Numérica, do número 144.000, que aparece no Apocalipse Joanino, ele se reduz a 9 [1 + 4 + 4 + 0 + 0 + 0], o símbolo místico do ser-humano-aí-no-mundo e também o Número da Iniciação, porque quem cruza os Nove Graus dos Mistérios recebe o Sinal da Cruz como um emblema da sua regeneração e da sua libertação da escravidão de sua própria natureza infernal ou inferior. A adição de três dígitos ao Número Sagrado Original 144 indica a elevação do mistério à Terceira Esfera.

 

As falsas doutrinas serão destruídas e os Mistérios resistirão [e retornarão].

 

666 6 + 6 + 6 = 18 1 + 8 = 9, que, neste caso, simboliza o ser-humano-aí-no-mundo em seu estado impenitente, mas, também, no caminho de sua ressurreição [regeneração-reintegração].

 

O Armagedom Apocalíptico [em grego clássico: ] representa o último combate entre a carne e o espírito, quando, finalmente superando as coisas do mundo, a [personalidade-]alma já Illuminada se eleva para se unir ao seu Eu Espiritual.

 

A ressurreição dos mortos das suas sepulturas e do mar da ilusão simbolicamente representa a consumação do processo de regeneração humana. [A ressurreição de um morto é simbólica, simplesmente, porque morto está morto e não ressuscita; só quem está vivo poderá Ressuscitar ou Renascer. Entenda morto como um ser-sem-alma que foi necessariamente entropizado.]

 

A Nova Jerusalém (a Cidade Santa, o Cubo Perfeito), simbolicamente, representa o mundo regenerado e aperfeiçoado.

 

 

Rosa Cubo

 

 

O Dodecaedro simboliza os Signos do Zodíaco.

 

O Iniciado segue a Luz Espiritual em seu Caminho até o Sol.

 

No Apocalipse Joanino, o Rio (a Água da Vida) representa a corrente que sai do Primeiro Logos, que é a Vida de todas as coisas e a Causa Ativa de toda a criação [manifestação cósmica].

 

A vida do Profeta Muhammad [que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele] era tão exemplar, que em toda Meca [o centro espiritual da fé islâmica] era conhecido como «o Fiel e o Justo».

 

 

Meca

Meca

 

 

De todos os vícios, o que o Profeta Muhammad mais odiava era a mentira. [Há algum tempo, publiquei o trabalho intitulado O Sagrado Alcorão, e afirmei: Os ensinamentos islâmicos são baseados no que o Profeta Mohammad disse e praticou, e seu principal amanuense foi Zaid Ibn Sábet, que tomava em ditado as Revelações recebidas. Entretanto, uma coisa que precisa ser sabida e admitida definitivamente é que o Profeta Mohammad era um Illuminado, um Iniciado, um Alto Adepto da Grande Loja Branca de Sirius e um Discípulo direto do Mestre Jesus. Na obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou, está afirmado: A fé muçulmana está intimamente vinculada à fé cristã, porque personifica o trabalho feito por Jesus, quando influenciou e inspirou um dos Seus Discípulosum Iniciado muito avançado – o Profeta Muhammad. E, por isto, haveremos de compreender que somos todos irmãos, pois, quanto mais a Humanidade evolui, mais unida e mais mesclada fica.]

 

Compre... Compre... Compre...
Gaste... Gaste... Gaste...
Deva... Deva... Deva...
Usurpe... Usurpe... Usurpe...
Escravize... Escravize... Escravize...
Machuque... Machuque... Machuque...
Degole... Degole... Degole...
Enriqueça... Enriqueça... Enriqueça...
Roube... Roube... Roube...
Engane... Engane... Engane...
Atraiçoe... Atraiçoe... Atraiçoe...
Minta... Minta... Minta...
Não seja jamais um homem de bem!
Não se torne jamais um Discípulo!

 

Para os perspicazes, é evidente que o Profeta Muhammad [que era um Discípulo da Grande Loja Branca] conhecia a Doutrina Secreta, e que conhecia os ensinamentos dos Mistérios Antigos: 1º) por contato direto com a Grande Escola no mundo invisível; 2º) através dos monges cristãos nestorianos;1 3º) pelo sábio ou santo misterioso que aparecia e desaparecia freqüentemente durante o período em que foram reveladas as Suratas do Sagrado Alcorão; e 4º) através de uma escola decadente que existia na Arábia, e que, apesar de ter caído na idolatria, conservava os segredos da Antiga Sabedoria.

 

Como a Fênix, a Sabedoria renasce periodicamente.

 

 

Fênix

Fênix

 

 

Para os índios americanos, o número quatro tem uma santidade especial, porque supõem que o Grande Espírito criou o Universo em um marco quadrado. Isto lembra a veneração sentida pelos pitagóricos pela Tétrada [em grego antigo: Tetraktys), que consideravam um símbolo apropriado do Criador.

 

 

 

Tétrada

Tétrada

 

 

Onde quer que seja que os Mistérios tenham se estabelecido, Eles sempre foram reconhecidos como os equivalentes filosóficos da Morte, porque todos aqueles que passavam pelos Rituais Iniciáticos experimentavam condições pós-morte, ainda que mantivessem seu corpo físico. Ao ser consumado o Ritual, o Iniciado adquiria a capacidade de entrar e sair do seu corpo físico à vontade. Este é o fundamento filosófico das alegorias das aventuras na Terra da Penumbra ou no Mundo dos Fantasmas dos peles-vermelhas.

 

 

Pintura em Areia dos Índios Navajos

Pintura em Areia dos Índios Navajos

 

 

Os índios americanos não adoram o Sol, mas, consideram essa esfera brilhante um símbolo adequado do Grande e Bom Espírito, que sempre irradia vida para seus filhos vermelhos.

 

No simbolismo dos índios americanos, a serpente, especialmente a Grande Serpente, corrobora outras evidências que apontam para a presença dos Mistérios no Continente Norte-americano. A Serpente Voadora era o distintivo dado pelos Atlantes aos Iniciados. A Serpente com Sete Cabeças representava as Sete Grandes Ilhas da Atlântida e também as Sete Grandes Escolas Pré-históricas da Filosofia Esotérica.

 

 

Serpente de Sete Cabeças

Serpente de Sete Cabeças
(Maroantsetra, Madagascar)

 

 

Tanto os índios americanos quanto os esquimós acreditam na reencarnação. [Lei do Renascimento.]

 

Como os platônicos, os índios americanos também compreendem os princípios de uma Esfera Arquetípica, na qual existem os modelos de todas as formas que se manifestam no Plano da Terra.

 

 

Esfera Arquetípica e Plano da Terra

Esfera Arquetípica e Plano da Terra

 

 

Amaru, o Deus da Paz. Amaruca significa literalmente a Terra da Serpente Emplumada. América.

 

Quetzalcoatl: Quetzal –› Ave do Paraíso; Coatl –› Serpente —› a Serpente Velada com Penas da Ave do Paraíso.

 

O Popol Vuh comprova, sem dúvida, a existência de Antigas Escolas de Mistérios no Continente Americano. Seja como for, os poucos documentos indígenas hoje disponíveis contêm evidências abundantes de que a classe sacerdotal das civilizações posteriores da América Central e do Sul foi totalmente dominada pela magia negra, [que, contemporaneamente, ainda tem diversos adeptos no mundo inteiro]. Uma das perversões predominantes típicas (vestígios tardios da corrupção espiritual e da magia negra praticada pelos últimos atlantes) era a de que ninguém poderia acessar os Mistérios Maiores, enquanto não tivesse imolado um ser humano com suas próprias mãos e não tivesse levantado o coração sangrando da vítima à face provocadora do ídolo de pedra, fabricado por uma classe sacerdotal demoníaca. [Bem, eles pensavam que acessavam os Mistérios Maiores, mas, de fato, nunca receberam realmente as Iniciações dos Graus Elevados da Grande Loja Branca. Ora, como poderiam?]

 

 

Heróis Gêmeos

Heróis Gêmeos
(Criação do Universo de acordo com a Cosmovisão Maia)

 

 

Os Mistérios de Xibalbá, da Mitologia Maia, eram equivalentes exatos do que ocorria, de maneira mais branda, nos Mistérios Eleusinos, nos Mistérios Maiores dos antigos egípcios, nos Mistérios Caldeus e nos Mistérios Pitagóricos.

 

Todas as Provas Iniciáticas dos diversos Mistérios são similares, e representam a [personalidade-]alma que perambula pelos reinos subzodiacais do Universo, e que, no final, consegue derrotar os senhores da morte, o que representa a ascensão da consciência espiritual já Regenerada e Illuminada da natureza inferior, que foi totalmente consumida no Fogo da Purificação Espiritual.

 

Sem dúvida, a Doutrina Secreta e os Mistérios sempre estiveram ocultos das massas, para as quais um código mais simples foi inventado, de tal maneira que o verdadeiro significado das leis, das teorias e dos princípios filosóficos, éticos e científicos, nos quais se baseiam as religiões, são normalmente ignorados pelas pessoas, cuja transcendência só é captada pelos intelectos mais esclarecidos. [No que concerne, particularmente, às Religiões da 2ª Via, pode-se admitir que haja um Judaísmo Exotérico e um Judaísmo Esotérico, um Budismo Exotérico e um Budismo Esotérico, um Catolicismo Exotérico e um Cristianismo Esotérico e um Islamismo Exotérico e um Islamismo Esotérico.]

 

Não cabe nenhuma dúvida razoável de que os Iniciados da Grécia, do Egito e de outros países antigos possuíam a solução concertada para os grandes problemas culturais, intelectuais, morais e sociais que, por não terem sido resolvidas, [com dor e desespero], são enfrentados pela Humanidade deste século XXI. [E, por ainda não terem sido resolvidos, geram compensações duríssimas, como é, por exemplo, o caso atual da COVID-19. A COVID-19 não é uma punição divina nem pintou por acaso no pedaço; simplesmente, foi criada por nós, por meio dos desconcertos, da ausência de harmonia, dos desacordos, das desavenças, dos desatinos e dos despropósitos que praticamos. Todavia, oportunamente, a COVID-19 minguará, e nós sobreviveremos e venceremos. Eu não tenho qualquer dúvida que a cura definitiva desta pandemia está oculta em uma plantinha da Floresta Amazônica.]

 

 

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

 

 

 

Todos os problemas da Humanidade
estão ancorados no mau uso dos recursos disponíveis.

 

 

Onde impera a razão não pode haver incoerência. A Sabedoria eleva o ser-humano-aí-no-mundo à condição de Divindade, e os Mistérios da Antigüidade transformavam bestas selvagens em Deuses.

 

Devemos decidir por nós mesmos qual a possibilidade mais filosófica, isto é, se há um único Deus da qual emanam forças pessoais ou se há um um Deus pessoal e forças impessoais que atuam em a Natureza. [Ou, como eu prefiro, e, na verdade, como deve ser, como uma 3ª hipótese, se, desde sempre, houve e há um Aquilo ou um Aquele oculto nos Corações de todos nós, com O qual deve(re)mos nos reintegrar, e nos tornarmos Homens-Deuses nós mesmos. A.'. U.'. M.'.]

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. O Nestorianismo é uma doutrina cristológica proposta por Nestório (cerca de 386 – cerca de 451), Patriarca de Constantinopla de 428 a 431. A doutrina, que foi formada durante os estudos de Nestório sob Teodoro de Mopsuéstia, na Escola de Antioquia, enfatiza a desunião entre as naturezas humana e divina de Jesus. Os ensinamentos de Nestório o colocaram em conflito com alguns dos mais proeminentes líderes da igreja antiga, principalmente Cirilo de Alexandria, que o criticou particularmente por negar o título Teótoco (Mãe de Deus) para a Virgem Maria (usado especialmente na Igrejas Católica e Ortodoxa). Nestório e seus ensinamentos foram condenados como heréticos no Primeiro Concílio de Éfeso, em 431, e no Concílio de Calcedônia, em 451, o que acabou por provocar o cisma nestoriano, no qual as igrejas que apoiavam Nestório deixaram o corpo da Igreja.

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.criptofacil.com/

http://www.animated-gifs.eu

https://www.spandango.net/culture/
guatemala-popol-vuh-and-creation-of-mankind/

http://agir.avec.madagascar.over-blog.com/article-
randiambe-ou-le-serpent-a-sept-tetes-96777593.html

http://culturedart.blogspot.com/2010/11/
nightway-chant-whirling-logs-navajo.html

https://br.pinterest.com/pin/562316703456897336/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nestorianismo

https://giphy.com/

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.