OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(17ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 17ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Nos Mistérios Maçônicos estão ocultos os arcanos perdidos da Antigüidade e tão procurados por todos os povos, desde a gênese da razão humana.

 

 

Esquadro e Compasso

Esquadro e Compasso
(Divisa Maçônica de Justiça e Perfeição)

 

 

Poucos sabem que o fato de os Templários terem conhecimento da história oculta do Cristianismo primitivo foi, sem dúvida, uma das razões fundamentais pelas quais foram perseguidos até sua aniquilação. [Mas, a aniquilação não foi completa, pois, muitos templários sobreviveram, e as Iniciações Templárias continuam tão vivas e presentes como eram em 1312, quando o Papa Clemente V (1264 – 1314) dissolveu a Ordem. Um exemplo disto é a Ordem Soberana do Templo Iniciático (OSTI), que nasceu do impulso do seu fundador, Raymond Bernard (19 de maio de 1923 10 de janeiro de 2006), homem de letras e perpetuador de grandes tradições ocidentais.]

 

 

Duas perguntas para refletir e para pesquisar: Se os próprios discípulos relataram que Jesus viveu em seu corpo físico até uma idade avançada, por que o misterioso número trinta e três foi escolhido arbitrariamente para representar a duração de Sua vida? Os incidentes da vida de Jesus terão sido alterados de propósito, para que Seus atos se ajustassem melhor ao padrão estabelecido pelos numerosos deuses-redentores que O precederam?

 

No período desconhecido da vida de Jesus, é comprovadamente sabido que Ele esteve e estudou, entre outros lugares, na Grécia, na Índia, no Tibete e no Ceilão. Sem sombra de dúvida, Jesus foi Iniciado nos Mistérios Pagãos Gregos e Asiáticos, mas, admitir estes fatos causaria uma calamidade entre os membros mais conservadores do Cristianismo.

 

O Monograma IHS, que atualmente é interpretado como Iesus Hominum Salvator (Jesus Salvador dos Homens), constitui um vínculo direto entre os ritos cristãos e báquicos. IHS deriva do grego , que, conforme indica seu valor numérico (400 + 8 + 200 = 608), é um emblema do Sol e constituía o Nome Sagrado e Oculto de Baco. Portanto, se o Cristianismo primitivo foi confundido com o Culto a Baco, levando em consideração as numerosas correspondências entre as duas fés, muitos dos até agora incompreensíveis enigmas do Novo Testamento ficam esclarecidos.

 

 

IHS

 

 

Não é de todo improvável que tenha sido o próprio Jesus quem primeiro propôs como alegorias as atividades cósmicas que, mais tarde, foram confundidas com Sua própria vida. Seja como for, Ele não fez nada além de seguir os precedentes estabelecidos por todos os Mestres do mundo anteriores a Ele.

 

Jesus Homem-Deus dotado de todas as qualidades da Divindade representou o Divino que está latente [in potentia] em todos os seres-humanos-aí-no-mundo. O homem mortal somente alcançará a Deificação Consciente [in actu] através da redenção, que o devolverá ao seu Eu Divino. Portanto, a "Salvação" é a união consciente do ser-humano-aí-no-mundo com o seu Eu Imortal. Enfim, "Salvação" é "Ressuscitar" o Um Eterno que está dentro de todos nós.

 

Não há
pior nem melhor.
Não há
menor nem maior.
Não há
inferior nem superior.
Não há
anterior nem ulterior.
Só há
o UM, que é incolor.

 

 

 

 

Como a História Maçônica de Hiram Abiff, a História de Jesus, como é preservada hoje, faz parte de um Ritualismo Iniciático Secreto, que pertence aos primitivos Mistérios Cristãos (Cristianismo Místico) e Pagãos.

 

Jesus foi Iniciado no mesmo Templo de Melquisedec, no qual Pitágoras havia estudado seis séculos antes.

 

Como entre os essênios havia muitos artesãos, a Ordem, da qual José e Maria, os pais de Jesus, eram membros, é considerada precursora da Maçonaria moderna.

 

O Catolicismo medieval era cruel e perseguidor.

 

Queimem os ateus.
Queimem os hereges.
Queimem os descrentes.
Queimem os antipapistas.
Queimem os apocrifistas.
Queimem os pagãos.
Queimem os bruxos.
Queimem os sacrílegos.
Queimem os templários.
Queimem os cátaros.
Queimem os profanadores.
Queimem os traidores.
Queimem os desobedientes.
Queimem os conspiradores.

Queimem os
impugnadores.
Queimem os cismáticos.
Queimem os judeus.
Queimem os mensalãozeiros.
Queimem os petrolãozeiros.
Queimem os odebrechtistas.
Queimem... Queimem... Queimem...

 

Embora, em algum momento, tenha sido um ponto a seu favor, os milagres do Cristianismo acabaram se tornando seu pior lastro. As lendas e os fenômenos sobrenaturais, que, em épocas crédulas, foram interpolados para impressionar os ignorantes, cada vez mais apenas têm servido para afastar os inteligentes.

 

Oh! Santa Águeda!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso amamentar!
Oh! Santa Apolônia!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso obturar!
Oh! Santa Catarina de Alexandria!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso me formar!
Oh! Santa Edwiges!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso minhas dívidas pagar!
Oh! Santa Ludovina de Sheidmam!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso patinar!
Oh! Santa Pelágia!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso representar!
Oh! Santa Valburga!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso me alimentar!
Oh! Santa Verônica!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso fotografar!
Oh! Santo André!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso pescar!
Oh! Santo António!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso me casar!
Oh! Santo Elígio!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso forjar!
Oh! Santo Honorato!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso panificar!
Oh! Santo Isidoro de Quio!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso a terra lavrar!
Oh! Santo Ivo!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso advogar!
Oh! Santo Onofre!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso me desembebedar!
Oh! Santo Urbano!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso vinificar!
Oh! São Benedito!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso cozinhar!
Oh! São Bernardo de Mentone!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso escalar!
Oh! São Carlos Barromeu!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso catequizar!
Oh! São Casimiro!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso costurar!
Oh! São Columbano!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso versejar!
Oh! São Francisco Xavier!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso missionar!
Oh! São Genésio!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso comediar!
Oh! São Gregório Magno!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso cantar!
Oh! São João Batista de La Salle!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso lecionar!
Oh! São João Berchmans!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso acolitar!
Oh! São João Evangelista!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso teologizar!
Oh! São José de Cupertino!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso pilotar!
Oh! São Justino!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso filosofar!
Oh! São Pedro Damião!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso adormentar!
Oh! São Tomé!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso arquitetar!
Oh! São Valentim!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso namorar!
Oh! São Vicente Ferrer!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso churrasquear!
Oh! São Longuinho!
Faz um milagrinho aí!
Eu preciso encontrar!

 

Tenhamos sempre em mente que, tanto no que diz respeito à Verdade quanto no que diz respeito à Beleza, o que mais as embelezam é a falta de adorno.

 

Imaculado deve ser compreendido como impecável, não como sobrenatural. [Nada no Universo é extranatural; tudo é natural.]

 

O conjunto espiritual da fé foi confiado à Igreja Secreta do Santo Graal, através de uma sucessão apostólica que começou com José de Arimatéia, [secretamente, um dos Discípulos de Jesus].

 

Todos os Iniciados nos Mistérios sempre reconheceram a Natureza como mãe mortal e a Sabedoria, na forma de uma serpente ou de um dragão, como pai imortal. Confundir o dragão e a serpente com os poderes do mal tem sido uma conseqüência inevitável de uma interpretação errônea dos primeiros capítulos do Gênesis.

 

 

Quem vai de maçã? Quem vai de maçã?
Cura hemorróidas, lumbago e febre terçã!
Quem vai de maçã? Quem vai de maçã?
Cura apatia, brochidão e febre quartã!
Quem vai de maçã? Quem vai de maçã?
Cura crendice, ajoelhação e febre quintã!

 

 

A Mesa Redonda de Arthur (famoso, sobretudo, pelo estabelecimento da Ordem da Mesa Redonda, em Winchester), que foi um general e não um rei, é o Universo. No sentido terreno, Arthur foi o grão-mestre de uma irmandade cristão-maçônica de filósofos místicos que se chamavam cavaleiros. Os Rosa+Cruzes medievais possuíam o verdadeiro segredo do ciclo arturiano e da Lenda do Graal, uma vez que sua Ordem incorporava muito deste simbolismo.

 

 

Tapeçaria retratando Arthur

Tapeçaria retratando Arthur

 

 

Qualquer investigação por mais superficial que seja desmente a idéia freqüentemente aceita de que o mundo cristão foi o único que venerava a cruz. É provável que o uso da cruz, como símbolo religioso nos tempos pré-cristãos e entre os povos não-cristãos, seja considerado quase universal e, em muitos casos, esteja relacionado a alguma forma de culto à Natureza. [In: Enciclopédia Britânica, Thomas Macall Fallow.] O fato é que os primeiros cristãos usaram todos os meios possíveis para ocultar a origem pagã de seus símbolos, doutrinas e rituais, e destruíam os livros sagrados dos povos antigos que pudessem evidenciar as origens pré-cristãs das suas doutrinas. Em alguns casos, chegaram até a adulterar os escritos de vários autores antigos, suprimindo passagens comprometedoras ou intercalando textos. Indubitavelmente, a continuidade dos Mistérios Pagãos foi assegurada no Cristianismo incipiente, [porque o Catolicismo contemporâneo está a léguas de distância do Cristianismo primitivo].

 

Para os pitagóricos, o número mais sagrado era o 10, cujo símbolo é um X ou uma cruz.

 

 

Cruz

 

 

Apolônio de Tiana (Tiana, 15 d.C. Éfeso, cerca de 100 d.C) foi Iniciado no Arcano do Egito, na Grande Pirâmide, onde foi pendurado em uma cruz até ficar inconsciente, e, em seguida, foi colocado em um sarcófago por três dias. Supõe-se que, enquanto seu corpo estava inconsciente, sua [personalidade-]alma passou para o Reino dos Imortais (o Local da Morte) e, depois de derrotar a morte (reconhecimento de que a Vida é Eterna), Apolônio tenha retornado ao corpo novamente, tendo sido reconhecido pelos sacerdotes egípcios como um irmão, convencidos de que ele havia voltando da Terra dos Mortos. Este conceito era, em essência, o cerne dos ensinamento dos Mistérios Antigos. [Mutatis mutandis, não terá sido a Ressurreição de Lázaro, relatada em João XI: 1 - 46, o mesmo Procedimento Iniciático?]

 

 

Estátua de Apolônio de Tiana

Estátua de Apolônio de Tiana

 

 

A lista de mortais-imortais que sofreram para que o ser-humano-aí-no-mundo recebesse o benefício da Vida Eterna é impressionante. Alguns dos que estão, histórica ou alegoricamente, relacionados à crucificação são: Prometeu, Adônis, Apolo, Átis. Baco, Buddha, Krishna, Hórus, Indra, Íxion, Mithra, Osíris, Pitágoras e Quetzalcoatl. As zombarias e as difamações que o Catolicismo acumulou, por exemplo, em torno de Krishna e de Baco são exemplos da perseguição à qual os Princípios Imortais foram submetidos por aqueles que não entenderam em absoluto o significado secreto das alegorias.

 

 

Quetzacoatl

Quetzalcoatl (A Serpente Emplumada)

 

 

A Crucificação de Quetzalcoatl

A Crucificação de Quetzalcoatl

 

 

A Letra ShIN (300):

 

 

Letra ShIN (300)

Letra ShIN (300)

 

 

Nas palmas das mãos e nas solas dos pés existem alguns Centros Secretos de Força.

 

O candidato à Imortalidade deve abandonar qualquer apego terreno, o que significa morrer para o mundo dos desejos.

 

O autor do Apocalipse era um Iniciado, e, por conseguinte, escreveu a obra na linguagem simbólica dos Mistérios. [666 é 666 e não é 666!]

 

Quando os fanáticos da Igreja Cristã primitiva tentaram cristianizar os pagãos, os Iniciados Pagãos, com grande esforço, responderam com uma tentativa de paganizar o Cristianismo. O Apocalipse, por exemplo, mostra claramente a conseqüente fusão do simbolismo pagão com o simbolismo cristão, e serve como prova irrefutável das atividades de aquelas Mentes Iniciadas, que atuaram durante os primeiros dias do Cristianismo.

 

Jamais devemos nos esquecer que a Autêntica Filosofia não pode ser limitada por credos nem por facções, sendo, ipso facto, incompatível com qualquer limitação artificial do pensamento humano.

 

O Fiat Criativo ou a Palavra de Poder aniquila a ilusão da permanência material.

 

A Illuminação significa nascer da escuridão espiritual para a Sabedoria Perfeita.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.koinonialivros.com.br/religioso/
santododia/santos_sua_protecao.html

https://aminoapps.com/

http://www.ostibr.org.br/

http://antediluviana.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quetzalcóatl

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apol%C3%B4nio_de_Tiana

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Artur

https://es.123rf.com/

https://m.gifmania.co.uk

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.