OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(16ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 16ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

As sementes do Ouro Espiritual e do ouro material estão presentes em todas as coisas. Um dos grandes axiomas herméticos é: Em tudo há a semente de tudo, ainda que, em virtude dos processos simples e lentos da Natureza, é possível que a Semente do Ouro Espiritual continue latente por muitos séculos ou que seu crescimento seja extremamente vagaroso. Portanto, cada grão de areia contém não apenas a semente dos metais preciosos e a semente de pedras preciosas de valor incalculável, mas, também as sementes do Sol, da Lua e das estrelas. Assim como dentro da natureza do ser-humano-aí-no-mundo se reflete todo o Universo em miniatura, em cada grão de areia, em cada gota de água, em cada minúscula partícula de pó cósmico, sob a forma de minúsculos germes, estão ocultas todas as partes e todos os elementos do Cosmos, germes tão pequenos que nem mesmo o microscópio mais potente pode detectá-los. Estas sementinhas irreconhecíveis e incompreensíveis, que são bilhões de vezes menores do que um íon ou um elétron, aguardam o momento que lhes corresponde para crescer e se manifestar. (Pense nas mônadas de Gottfried Wilhelm Leibniz, Leipzig, 1º de julho de 1646 Hanover, 14 de novembro de 1716.)

 

A Arte da Alquimia (Magnum Opus) nada mais é do que um método copiado da Natureza, porém, graças à determinadas operações e fórmulas secretas seqüenciais, o tempo do processo é muito encurtado, ao ser intensificado na mesma proporção. [Então, no que concerne à Alquimia Operativa, não erraremos, se considerarmos o Lapis Philosophorum como uma espécie de Catalisador.]

 

 

                     

 

 

O Mistério do Véu de Ísis se resume em revelar aos Filósofos [Iniciados] a Sabedoria [ShOPhIa], enquanto para os não-iniciados são mostradas apenas as roupas exteriores [sob a forma de mitos, símbolos, parábolas e alegorias, que acabam se transformando em religiões, céus, infernos, deuses, demônios etc.]

 

Pitágoras afirmou que o Dodecaedro o corpo geométrico simétrico com doze faces é a base do Universo.

 

 

 

 

A Panacéia Universal parece uma Água em chamas (um Fogo líquido) e é luminosa no escuro.

 

Os Doze Passos que levam à consecução da Magnus Opus lembram os Doze Graus dos Antigos Mistérios Rosa+Cruzes.

1º Passo: Calcinação
2º Passo: Congelação
3º Passo: Fixação
4º Passo: Dissolução
5º Passo: Digestão
6º Passo: Destilação
7º Passo: Sublimação
8º Passo: Separação
9º Passo: Incineração
10º Passo: Fermentação
11º Passo: Multiplicação
12º Passo: Projeção

 

Preste muita atenção nisto: Um dos Componentes da Fórmula Alquímica só existe dentro da natureza do próprio ser-humano-aí-no-mundo, e sem Ele a Magnus Opus é impossível de ser realizada. [É por isto que tanto insistido que, in potentia, somos Deuses, e que o Verbum Dimissum et Inenarrabile sempre esteve, está e sempre estará em nós.] Isto significa que o sucesso na consecução da Magnus Opus está diretamente vinculado ao fato de o operador ser um Mago Branco. [Um Iniciado.] Enfim, se duas pessoas uma Iniciada e a outra não Illuminada na Arte Suprema se põem lado a lado a trabalhar, usando os mesmos recipientes, as mesmas substâncias e exatamente o mesmo modus operandi, o Iniciado conseguirá obter o seu Ouro, mas, o não-Iniciado não. Isto significa que, se, primeiro, não houver acontecido a Alquimia Maior na nossa [personalidade-]alma, não poderemos produzir a Alquimia Menor na retorta. A Magnus Opus não poderá ser realizada, a menos que Nasçamos do Alto 0u Renasçamos. Seja como for, cada um de nós deverá aprender por si mesmo como Renascer Alquimicamente, pois, este Mistério não é ensinado.

 

Eu me esforcei,
mas, não consegui.
Jamais desisti.
Enfim, me Libertei.

Hoje, eu ensino
a todos os seres-aí:
a ÁGUA não é uma-aí.
Torne-se PEQUENINO.

 

Na Idade Média, as organizações alquímicas mais poderosas foram os Rosa+Cruzes, os Iluminados e algumas instituições árabes e sírias.

 

As fórmulas e os emblemas da Alquimia Mercúrio  Enxofre  Sal fundamentalmente, devem ser interpretados e entendidos como símbolos alegóricos, e até que se compreenda sua Importância Esotérica [ou seja, sua Significação Iniciática], sua tradução literal não tem qualquer valor. E nunca esqueçamos de que há duas Alquimias: a Alquimia [Operativa] dos metais de baixa lei e a Alquimia Divina da Regeneração Interior.

 

Não há nada encoberto que não venha a ser revelado [que não venha a ser encontrado] nem nada oculto que não possa ser conhecido [que não possa ser descoberto]. [In: Carta dos Irmãos da Rosa+Cruz.]

 

Aqueles que são dignos, por seu próprio esforço e empenho, quando chegar o momento, encontrarão o Caminho que conduz à Montanha do Tesouro. [In: Carta dos Irmãos da Rosa+Cruz.]

 

Para encontrarmos a Montanha do Tesouro, que oculta a Tintura que rejuvenesce e que cura todas as doenças, teremos que vencer um vento intenso e forte, que faz tremer a Montanha, um terremoto e um incêndio. [In: Carta dos Irmãos da Rosa+Cruz.]

 

Em uma das etapas da Alquimia Menor, a água do orvalho a ser utilizada deverá ser recolhida nos meses de maio ou de junho, na fase da Lua Cheia e com o vento soprando do Leste 0u do Sudeste.

 

Sir Francis Bacon (Londres, 22 de janeiro de 1561 Londres, 9 de abril de 1626), Barão de Verulam e Visconde de Saint Alban, considerado o fundador da ciência moderna, foi um político, filósofo, cientista, ensaísta inglês e o verdadeiro autor das obras ditas "shakespearianas", e foi, também, um Iniciado Rosacruz que, velada e alegoricamente, inseriu nas obras que escreveu e publicou os Ensinamentos Secretos da Fraternidade da Rosa+Cruz e os rituais autênticos da Ordem Maçônica. [Sugiro que você pesquise a diferença entre os nomes William Shakspere e William Shakespeare.] Sir Francis Bacon foi um dos elos nessa grande cadeia de mentes que vem perpetuando a Doutrina Secreta da Antigüidade, Doutrina esta oculta em seus escritos crípticos e simbólicos. Sir Francis Bacon, como todos os Servidores dos Sagrados Mistérios, renunciou a todo reconhecimento pessoal, e deixou que fosse atribuída a outros a autoria dos documentos que escreveu ou inspirou.

 

 

Sir Francis Bacon

Sir Francis Bacon

 

 

Em The Tempest (A Tempestade), atribuída a William Shakespeare, vê-se no ato I, cena 2, claramente, o seguinte acróstico baconiano:

 

Begun to tell me what I am, but stopt
And left me to a bootlesse Inquisition, Concluding, stay: not yet.

 

BACon

 

Com o tempo, a Verdade Secreta será revelada.

 

Somente através da Sabedoria [ShOPhIa] o ser-humano-aí-no-mundo poderá ressuscitar para uma Vida + Illuminada.

 

O simbolismo e a criptografia1 sempre cumpriram a dupla função de ocultar as Verdades Sagradas dos não-Iniciados e de revelá-las apenas àqueles que estavam qualificados para entender os símbolos e os criptogramas. Um motivo paralelo era a intolerância religiosa, que ou excomungava ou levava a um destino pior. Nos Templos dos Antigos Mistérios, havia uma Linguagem Sagrada, que apenas os Iniciados sabiam e nunca falavam fora do Santuário. Observe a sentença abaixo, retirada da obra De Augumentis Scientiarum, de Francis Bacon, e compare as letras de cada palavra:

 

De Augumentis Scientiarum

TEEBLPXEE (ALLISWELL)
(
É melhor desejar Sabedoria e Conhecimento do que riqueza)

 

 

Criptograma Alquímico                     Criptograma Alquímico

Criptogramas Alquímicos

 

 

Criptograma

Criptograma

 

 

Criptograma

Criptograma

 

 

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
<title>OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODO OS TEMPOS</title>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1">
<style>
a:active{text-decoration:none; color:#0066CC;}
a:link{text-decoration:none; color:#0066CC;}
a:visited{text-decoration:none; color:#FF0000;}
a:hover{text-decoration:none; color:#FFFF66;}
</style>
<body bgcolor="#000000" text="#FFFFFF"><embed src="sl.mp3" align="bottom" hidden="true" autostart="TRUE" loop="10">
<script>
window.defaultStatus="Rodolfo Domenico Pizzinga";
</script>

Código

 

 

A Mensagem em Chilbolton

A Mensagem em Chilbolton

 

 

Wiltshire, Inglaterra – Crop Circle

Wiltshire, Inglaterra – Crop Circle

 

 

Linhas de Nazca

Linhas de Nazca, Deserto de Nazca, sul do Peru

 

 

A Pedra de Roswell

A Pedra de Roswell

 

 

Grande Esfinge de Gizé

Egito – Grande Esfinge de Gizé

 

 

Seqüência de Hexagramas do Rei Wen

Seqüência de Hexagramas do Rei Wen

 

 

Yin e Yang

Yin e Yang

 

 

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

 

 

Os Sete Selos do Apocalipse

Os Sete Selos do Apocalipse

 

 

Abracadabra

Abracadabra

 

 

OM MANI PADME HUM

OM MANI PADME HUM

 

 

Ilha de Páscoa

Costa do Chile – Ilha de Páscoa

 

 

Renascer

Renascer

 

O busílis das parábolas é que elas podem ser interpretadas de várias maneiras. Durante séculos, os estudiosos da Bíblia enfrentaram esta dificuldade. Normalmente, eles sempre admitiram a interpretação moral da parábola, mas, esqueceram que cada parábola ou alegoria é suscetível de ter sete interpretações, das quais a sétima a mais elevada é completa e absoluta, enquanto as outras seis (as inferiores) são fragmentárias e revelam apenas uma parte do Mistério. Desta forma, os mitos da criação do mundo são criptogramas acromáticos, e as divindades dos vários panteões são apenas caracteres crípticos, mas, se forem entendidos corretamente, eles se tornarão elementos constitutivos de um Alfabeto Divino. Os Iniciados compreendem a verdadeira natureza deste Alfabeto, enquanto os não-Iniciados adoram os letras como se fossem deuses. [Alguns exemplos:]

 

ALHIM MIHAeL MIHeLA LAMIH

GaDoL DaGoL

Visita Interiora Terræ Rectificando Invenies Occultum Lapidem

VITRIOL

Igne Natura Renovatur Integra

INRI

3 6 (Valor Secreto de 3)

4 10 (Valor Secreto de 4)

17 153 (Valor Secreto de 17)

36 666 (Valor Secreto de 36)

AUM A.'. U.'. M.'.

   10 + 8 + 200 + 70 + 400 + 200 = 888
888
8 + 8 + 8 = 24
24 2 + 4 = 6
6 = Valor Secreto de 3

O Universo é baseado nas Leis da Harmonia Celestial, e, desta forma, a harmonia e o ritmo estão presentes em toda parte.

 

Os grandes edifícios construídos pelos antigos artesãos se baseavam em padrões geométricos derivados das constelações.

 

 

As Três Pirâmides de Gizé

Alinhamento das Três Pirâmides de Gizé
com as Três Estrelas do Cinturão de Orion

 

A Maçonaria deve, acima de tudo, ao Culto Dionisíaco muitos dos seus símbolos e rituais relacionados com a Ciência da Arquitetura.

 

Todos os templos construídos na Terra nada mais são do que símbolos passageiros da Casa Eterna. [Todas as Iniciações recebidas nas diversas Fraternidades Iniciáticas terrenas nada mais são do que preâmbulos das Iniciações que, um Dia, por esforço e mérito, haveremos de receber na Grande Loja Branca.]

 

 

Câmara do Rei da Pirâmide de Quéops

 

 

Os antigos construtores Dionisíacos acreditavam que, se alguém viesse a fazer parte dos agentes criativos da Natureza, alcançaria a Imortalidade.

 

Na realidade,
todos nós somos Imortais.
Pela Verdade,
deixaremos de ser mortais.

 

Os Mistérios Antigos não deixaram de existir quando o Cristianismo se tornou a religião mais poderosa do mundo. O Grande Pan não morreu! A Maçonaria é a prova de sua sobrevivência. [Não só a Maçonaria, mas, todas as Ordens Iniciáticas Autênticas existentes na Terra.]

 

Sem as Chaves Misteriosas que os Hierofantes dos Cultos Egípcios, Brâmanes e Persas carregavam, não se pode abrir a Porta da Sabedoria.

 

 

Porta da Sabedoria

 

 

Roguei e reclamei,
e não abri a Porta.
Ajoelhei e orei,
e não abri a Porta.
Jejuei e me ciliciei,
e não abri a Porta.
Ofertei e dizimei,
e não abri a Porta.
Fiz o caramba a quatro,
e não abri a Porta.
Humilde e perseverante,
sem nada pedir ou querer,
peregrinei na Senda
e combati o Bom Combate.
Então, abri a Porta!

 

O Rei Salomão foi um Mago no sentido mais amplo da palavra. Os próprios Alquimistas medievais estavam convencidos de que o Rei Salomão conhecia os processos secretos de Hermes pelos quais ele podia multiplicar os metais.

 

Os movimentos dos Mevlevís ou Dervixes Giradores representam, exotericamente, os deslocamentos dos corpos celestes e esotericamente estabelecem um ritmo que estimula os centros de consciência espiritual no corpo dos dançarinos.

 

 

Dervixe Girador

Dervixe Girador

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Um exemplo de criptografia é o Sistema Atbash no alfabeto hebraico. Ele consiste na substituição de ALeF (a primeira letra) por TaV (a última), de BET (a segunda) por ShIN (a penúltima), e assim por diante, invertendo o alfabeto usual. Uma decodificação em Atbash para o alfabeto romano seria assim:

 

Sistema Atbash

Sistema Atbash

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

http://misticismonaturalmn.blogspot.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmide_de_Quéops

https://www.tripadvisor.co.za

http://www.phenomenalplace.com/
2011/04/great-pyramid-of-giza.html

https://in5d.com/the-connection-
between-the-pyramids-and-orions-belt/

https://conhecereisaverdade.com

https://buddhabe.tumblr.com

http://vitus-passoadiante.blogspot.com

https://nicholaspropedo.wordpress.com

https://steemit.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/I_Ching

https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Esfinge_de_Gizé

https://www.adventureworld.com.au

https://rodrigoromo.com.br

http://paraisomat.ii.uned.es/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Atbash

http://www.phoenixmasonry.org/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon

https://learn.the3doodler.com/resources/

http://www.brokk.me.uk

https://www.smileycat.com

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.