OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(15ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 15ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Franz Hartmann (1838 1912), na obra The Secret Symbols of the Rosicrucians, definiu um Rosacruz como uma pessoa que, através do despertamento espiritual interior, obteve um conhecimento prático do significado secreto da Rosa e da Cruz.

 

Admite-se que os Adeptos da Rosa+Cruz possuíam o segredo da fabricação da Pedra Filosofal e que conheciam o processo de transmutar os metais de baixa lei em ouro, mas, Eles sempre ensinaram que estes termos alegóricos ocultavam o Autêntico Mistério da Regeneração Humana, ou seja, a Transmutação dos "elementos ínferos" da natureza inferior do ser-humano-aí-no-mundo no "Ouro" da Plena Consciência Intelectual e Espiritual, o que permite acessar os Planos Internos da Natureza.

 

Os Antigos Rosa+Cruzes admitiam que a Natureza Espiritual do ser-humano-aí-no-mundo estava aderida à forma material em certos pontos, cujos símbolos eram os "cravos" da crucificação. Sem embargo, através de Três Iniciações Alquímicas, que poderiam ocorrer no Plano Espiritual, no autêntico Templo da Rosa+Cruz, estes "cravos" poderiam ser removidos, para que, então, a Natureza Divina do ser-humano-aí-no-mundo pudesse descer da Cruz. Os três processos pelos quais isto poderia ser alcançado estavam ocultos nas expressões alquímicas metafóricas: Criação do Mar Fundido, Fabricação da Rosa Diamantina e Obtenção da Pedra Filosofal.

 

Há indícios de que, provavelmente, existam duas Entidades Rosa+Cruzes distintas: uma Organização Interna, cujos Membros nunca revela[ra]m ao mundo suas identidades e seus ensinamentos – [que eu costumo denominar Ordem Rosa+Cruz Eterna, Verdadeira e Invisível] – e diversos órgãos externos [disseminados por toda a Terra e representados por diversas Ordens, Fraternidades, Sociedades e Confraternidades1] supervisionados pela Organização Interna.

 

O mundo inteiro haverá de se tornar um Único Livro, e desaparecerão as contradições entre ciência e teologia. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

O direito de receber a Verdade Espiritual não é herdado, mas, deve evoluir dentro da [personalidade-]alma do próprio ser-humano-aí-no-mundo. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

Aqueles que desejarem obter o Conhecimento [ShOPhIa] só O receberão na medida em que puderem entendê-Lo. [In: Confessio Fraternitatis.] [Portanto, qualquer Invocação deverá, minimamente, levar em conta: 1º) a Lei da Causa e do Efeito; 2º) a impessoalidade; 3º) a universalidade: 4º) o mérito; 5º) o esforço; 6º) a oportunidade; e 7º) a capacidade de compreensão. Exemplo de uma Invocação: Irmãos de Shamballa, Irmãos da Hierarquia da Grande Loja Branca, Paz, Bem, Beleza, Amor, Harmonia, Vida e LLuz para toda a Humanidade, nesta hora tão difícil e tão dolorosa de aprendizado coletivo; Illuminem os pesquisadores e os cientistas para que descubram o mais rápido possível a cura definitiva para a COVID-19; Illuminem os dirigentes mundiais para que implementem as medidas estruturantes sanitárias necessárias e concertadas para a neutralização dos efeitos deletérios da infecção pelo Coronavírus; Illuminem e fortaleçam espiritualmente os entes humanos para que todos possam atravessar este momento de compensação coletiva e de aprendizagem-mudança global com paciência, humildade, desapego, perseverança, fraternidade e coragem; Illuminem e protejam todos os seres-humanos-aí-no-mundo, particularmente os profissionais da área da saúde, os mais desprotegidos, os mais frágeis, os imunodeficientes, os mais pobres, os idosos e, principalmente, os trabalhadores informais; inativem a origem desta pandemia. Está feito. Está selado. A.'. U.'. M.'.   A.'. U.'. M.'.   A.'. U.'. M.'.]

 

Os Tesouros da Fraternidade da Rosa+Cruz permanecerão sempre intactos, para que o Leão possa usá-Los para estabelecer Seu Reino. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

[Que não se enganem os poderosos, que não se enganem os cruéis, que não se enganem os falsificadores], a falsidade e a escuridade que, furtivamente, foram introduzidas nas artes, nas ciências, nas religiões e nos Governos da Humanidade tão bem entranhadas que até os sábios têm dificuldade para encontrar o caminho da realidade desaparecerão para sempre, e um único critério será estabelecido, para que todos possam usufruir os frutos da Verdade. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

Resgatarei
a dignidade política da Alemanha.
Resgatarei
o passado glorioso do povo alemão.
Darei continuidade
aos dois grandes impérios que a Alemanha protagonizou.
Criarei
o Großdeutsches Reich, e dele serei o Führer.
Nosso Lema será:
Ein Volk. Ein Reich. Ein Führer.
(Um povo. Um império. Um líder.)
Minha ideologia
está registrada em Mein Kampf. (Minha Luta.)
Sua implementação será executada pelo
Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei.
(Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.)
Controlarei
a população alemã por meio da propaganda.
Inocularei
o anti-semitismo na população alemã.
A Alemanha
se tornará senhora sobre todos os outros povos.
Portanto, declaro:
Morte aos inferiores.
Morte aos indignos de viver.
Morte aos judeus.
Morte aos eslavos.
Morte aos comunistas.
Morte aos traidores da pátria.
Morte aos homossexuais.
Morte aos deficientes mentais.
Morte aos deficientes físicos.
Morte aos ciganos.
Morte às Testemunhas de Jeová.
Morte aos desajustados sociais.
Morte aos inimigos da Alemanha.
O Großdeutsches Reich durará mil anos!

 

 

Bandeira Nazista

Bandeira Nazista

 

 

No entanto, para que possa ser revelado o que é correto, a Humanidade deverás superar a intoxicação do cálice envenenado (cheio da vida falsa do vinho teológico) e, depois, abrir seu Coração à virtude e ao entendimento, para poder receber o Sol Nascente da Verdade. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

Está em curso o obscurecimento da Igreja e sua duração. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

O ser-humano-aí-no-mundo, primeiro, deverá adquirir conhecimento, virtude e compreensão, e, só então, poderá adicionar todo o resto. [In: Confessio Fraternitatis.]

 

Segundo o astrólogo, advogado, filósofo ocultista, neoplatônico e rosacruz John Heydon (1629 cerca de 1667), que se identificava como servo de Deus e secretário da Natureza, em sua enigmática obra The Rosie Cross Uncovered, afirmou que os Rosa+Cruzes eram capazes de fazer previsões astrológicas e de terremotos, de reduzir a praga nas cidades, de silenciar os ventos e as tempestades mais violentas, de acalmar a ira do mar e dos rios, de caminhar pelo ar, de frustrar as intenções maliciosas das bruxas e de curar todas as enfermidades. [Bem, eu acho tudo isto muito legal, mas, eu sei que a primeira qualidade de um Iniciado Rosa+Cruz é Amar a Humanidade ilimitada e indistintamente. Quanto ao resto...]

 

Thomas Vaughan, que publicava suas obras sob o pseudônimo de Eugenius Philalethes, (1621 1666), outro paladino da Ordem, corroborou a afirmação de John Heydon sobre a capacidade dos Iniciados Rosa+Cruzes de se tornarem invisíveis à vontade: A Irmandade da Rosa+Cruz pode se mover na Névoa Branca. Quem quiser se comunicar conosco deverá poder ver nesta Luz ou, do contrário, não poderá nos ver jamais, a menos que o desejemos.

 

No passado, os três objetivos fundamentais da Fraternidade dos Rosa+Cruzes eram: 1º) abolição de todas as formas totalitárias e autoritárias de Governo [ monarquias, cleptocracias, plutocracias, oligarquias, demagogias, tiranias, ditaduras, despotismos etc.] e sua substituição pela direção de filósofos escolhidos; 2º) reforma da ciência, da Filosofia e da moral; e 3º) descoberta de um remédio universal 0u panacéia para todas as enfermidades, particularmente para a ignorância, que é a pior forma de doença. Enfim, o Remédio Rosa+Cruz Perfeito deveria servir para curar as nações, as raças e os indivíduos [dos delírios, dos coisismos, das cobiças, dos desejos e das paixões].

 

 

 

 

Como a geração é a chave para a existência material, é natural que a Fraternidade da Rosa+Cruz tenha adotado como símbolos característicos aqueles que representam processos reprodutivos, e como a regeneração é a chave para a existência espiritual, eles basearam seu simbolismo na Rosa e na Cruz, que representam a redenção do ser-humano-aí-no-mundo, mediante a união da sua natureza temporal inferior com a sua Natureza Eterna Superior. A Rosa+Cruz também é uma figura hieroglífica que representa a fórmula da Panacéia Universal.

 

 

 

 

Lúcifer é representado pelo número 741.

 

No Sal estão o começo e o fim de todas as coisas.

 

A Verdadeira Igreja Invisível se apóia em 12 Pilares Fundamentais, que quando são multiplicados pelas 6 Faces do Cubo dá como resultado é o Número Mágico 72.

 

Multiplicações Esotéricas:

7 x 7 = 49
49 x 7 = 343
343 x 7 = 2.401
2.401 x 7 = 16.807
16.807 x 7 = 117.649
117.649 x 7 = 823.543
823.543 x 7 = 5.764.801

 

A natureza interior do ser-humano-aí-no-mundo (o microcosmo) é o Ouro Potencial, e este Ouro (o Princípio Masculino do Universo) é seu Corpo Espiritual Eterno e indestrutível. A Prata é o Princípio Feminino do Universo.

 

O advogado, militar, maçom e escritor norte-americano Albert Pike (29 de dezembro de 1809 Boston, 2 de abril de 1891, afirmou: A Ciência Hermética, como todas as ciências reais, é matematicamente demonstrável. Seus resultados, ainda que sejam materiais, são tão rigorosos quanto os de uma equação correta. O Ouro Hermético não é apenas um dogma autêntico, uma luz sem sombra, uma verdade que não está empanada pela falsidade, mas, também, é um ouro material puro e real o metal mais precioso que pode ser encontrado nas minas da Terra.

 

Fui um delirante soprador,
e não passei da cepa torta.
Tornei-me Iniciado-Alquimista,
e descobri a Chave da Porta.

Lapis + Sn —› Ouro Alquímico.
Lapis + Ag —› Ouro Alquímico.
Lapis
+ Pb —› Ouro Alquímico.
Lapis
+ Hg —› Ouro Alquímico.

Isto ocorreu quando Transmutei
os metais de baixa lei
em meu próprio interior.
Então, Acessei e Compreendi a Lei.

O Lapis-que-fabrica-Ouro
não é o
Lapis-que-Liberta,
que é Tríplice em Natureza:
Alinha, I
llumina e Concerta.

Mas, o Lapis-que-fabrica-Ouro
só poderá ser fabricado
depois do
Lapis-que-Liberta.
Primeiro: Purgar o Quadrado.

Não há mesmo outro caminho:
esta é a Estrada da Liberdade.
Em nosso Coração está o
Lapis,
que nos descativará da Saudade.

 

Estude o que você é, a que você de fato pertence e o que você sabe que é, porque isto, realmente, é o que você é. O que está fora de você também está em seu interior. [Salomão Trismosin (final do século XV – início do século XVI).]

 

Bernardo, o Trevisano, (1406 1490 ), só quando estava prestes a cumprir setenta e seis anos, recebeu a Revelação do Grande Segredo de como fabricar a Pedra Filosofal, de como produzir o Elixir da Vida e de como operar a Transmutação dos metais (o Segredo da Terra de Khem). Na História da Pesquisa Alquímica, não se conhece nenhum Discípulo do Grande Arcano que tenha sido mais paciente e perseverante do que ele. Bernardo, pacientemente, acabou descobrindo que o Segredo Supremo da Alquimia residia no processo de dissolução através do Mercúrio, ao invés de se utilizar o fogo.

 

Como poderei produzir o Lapis?
Em Silêncio e com Paciência!
Como poderei produzir o Elixir?
Em Silêncio e com Paciência!
Como poderei Transmutar os metais?
Em Silêncio e com Paciência!
Como poderei, enfim, Enriquecer?
Em Silêncio e com Paciência!
Como, efetivamente, poderei Compreender?
Em Silêncio e com Paciência!
Por último, como adquirirei paciência?
Em Silêncio e com Paciência! Em seu interior,
estão a Vida, a Verdade e a LLuz!

 

Nunca poderemos passar para o outro lado do véu que separa o visível do Invisível, exceto através dos Mistérios, [ou seja, da Iniciação.]

 

 

 

 

Alexandre III da Macedônia (20/21 de julho de 356 a.C. — 10 de junho de 323 a.C.), comumente conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno conquistou, como é sabido, todo mundo conhecido da sua época. Todavia, por não ter se conquistado a si mesmo, no final, fracassou. (Persistem rumores de que Alexandre era um Iniciado de elevado grau dos Mistérios, mas, falhou porque não resistiu às tentações do poder.) [Mutatis mutandis, não foi exatamente a mesma coisa que aconteceu com Napoleão Bonaparte (Ajaccio, 15 de agosto de 1769 – Santa Helena, 5 de maio de 1821)?]

 

A Alquimia não é um processo de fabricar algo a partir do nada, porque do nada, nada procede, mas, um processo de aumentar e de melhorar o que já existe.

 

Em toda pedra está a semente do ser-humano-aí-no-mundo. O ser-humano-aí-no-mundo é uma semente que pode dar lugar a um Universo.

 

Através da Arte [Alquímica] (o processo de aprendizagem), toda a massa de metais de baixa lei (a massa mental da ignorância) poderá ser transmutada em Ouro Puro (a Sabedoria) pela aquisição de Conhecimento.

 

O que é válido para o Superior também é válido para o inferior. Se a Alquimia é um grande fato espiritual, também é um grande fato material. Se se pode produzir no Universo, pode ocorrer no ser-humano-aí-no-mundo; se pode ocorrer no ser-humano-aí-no-mundo, pode ocorrer nas plantas e nos minerais. Se algo cresce no Universo, tudo cresce no Universo. Se uma coisa pode ser multiplicada, todas as coisas podem ser multiplicadas, porque o superior concorda com o inferior e o inferior concorda com o superior. Entretanto, se o caminho da redenção da [personalidade-]alma está oculto nos Mistérios, o segredo da redenção dos metais também está oculto, para que não caia nas mãos dos profanos, e, deste modo, seja pervertido.

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Alguns grupos relacionados e órgãos externos são:

Order of the Golden and Rosy Cross
Rito Escocês Antigo e Aceito
Fraternitas Rosæ Crucis
Societas Rosicruciana in Anglia (SRIA)
Societas Rosicruciana in America (SRIA)
Societas Rosicruciana in Civitatibus Fœderatis (SRICF)
Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz
Hermetic Order of the Golden Dawn
Rose Cross Order
Order of the Temple & the Graal and of the Catholic Order of the Rose-Croix
Alchemical Rose-Croix Society (Association Alchimique de France)
Rose-Croix de l'Orient (Rose-Cross of the East) (RCO)
The Elder Brothers of the Rose-Croix (Les Frères Aînés de la Rose-Croix)
Antiquus Arcanus Ordo Rosæ Rubæ Aureæ Crucis (AAORRAC)
Ordo Aureæ & Rosæ Crucis (Antique Arcanæ Ordinis Rosæ Rubeæ et Aureæ Crucis)(OARC)
Fraternidade Rosacruz
Sociedade Antroposófica
Order of the Temple of the Rosy Cross
Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC)
Fellowship of the Rosy Cross
Corona Fellowship of Rosicrucians (CFR
Rosicrucian Order Crotona Fellowship
Lectorium Rosicrucianum
Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA)
Fraternidade Rosacruciana São Paulo
Order of the Hermetic Gold and Rose+Cross
Fraternitas Rosicruciana Antiqua
Archeosophical Society
Fraternity of the Hidden Light
Rosicrucian Order
Confraternidade da Rosa+Cruz (CR+C)
Ancient Rosæ Crucis (ARC)
Order of the Hermetic Gold and Rose+Cross
The Knights of the Militia Crucifera Evangelica (KMCE)
Alchemical Order de la Rosé-Croix
Orden Rosacruz
Sodalitas Rosae Crucis et Solis Alati

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.stormfront.org/forum/t1215754-2/

https://www.historiadomundo.com.br/
idade-contemporanea/nazismo.htm

https://gfycat.com

https://giphy.com/explore/sick

http://ambascolunas.blogspot.com/2012/08/
ordens-rosacruzes-parte-1-de-2.html

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.