OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(14ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 14ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Ao lado do nosso Anjo da Presença, o nosso demônio interior está sempre presente. [Talvez, se possa compreender isto como uma luta incessante entre a Cidade das Jóias e o Lótus das Mil Pétalas, mas, um Dia, chegaremos à bifurcação da Estrada, onde teremos de escolher entre a virtude e o vício, entre o eterno e o temporal. Se fizermos uma escolha imprudente, a flecha do destino (o efeito gerado pela causa) irá nos atravessar, e seremos destruídos. Precisamos aprender e compreender que o preço do livre-arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher, é a responsabilidade.]

 

Os Sete Planetas dos antigos [Sol (domingo), Lua (segunda-feira), Marte (terça-feira), Mercúrio (quarta-feira), Júpiter (quinta-feira), Vênus (sexta-feira) e Saturno (Sábado)] são os Carros do Poder Solar.

 

 

O Carro

 

 

A Justiça Eterna, com a Espada, sempre acaba destruindo o que está desequilibrado. Os únicos que podem administrar integral e sabiamente a Justiça são aqueles que foram elevados ao Terceiro Grau. [Irmãos do Terceiro Grau, ou seja, aqueles que receberam a Quinta Iniciação na G.'. L.'. B.'.]. A Justiça tem seus olhos vendados, para que o visível não influencie de forma alguma em suas decisões.

 

Há Sete Centros Sagrados ao longo da coluna vertebral do ser-humano-aí-no-mundo.

 

 

Sete Chakras

Sete Chakras

 

 

De fato, a Sabedoria [ShOPhIa] é o principal e o único suporte do ser-humano-aí-no-mundo.

 

Eu achava que sabia,
mas, acabava morrendo,
e Viver não conseguia.

Quando recebi ShOPhIa,
zerou o sobre-horrendo,
e alcancei a Alforria.

E, a Noite virou Dia.
Mas, o principal adendo
foi o luto
virar Alegria.

 

A Roda misteriosa com Oito Raios é um conhecido símbolo budista da necessidade. [Roda do Dharma ou Dharmacakra, que possui Oito Raios, que representam o Nobre Caminho Óctuplo, que são os oito passos para que seja alcançada a Illuminação. São eles: correta compreensão, correto pensamento, correto modo de falar, correta ação, correto modo de vida, correto esforço, correta atenção e correta concentração.]

 

 

Dharmacakra

 

 

A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna

 

 

O Valor é um pré-requisito para a aquisição de Conhecimento.

 

Para alcançar as alturas da Filosofia, o ser-humano-aí-no-mundo deverá mudar radicalmente a ordem de sua vida, perdendo o senso de posse pessoal e renunciando à regra do ouro em favor da Regra de Ouro.

 

Uma das Verdades Filosóficas é que o desequilíbrio e a destrutividade são sinônimos.

 

 

 

 

O esqueleto, fisicamente, representa a morte, mas, Filosoficamente, simboliza o Impulso Irresistível da Natureza, que faz com que cada ser-aí acabe sendo absorvido pela Condição Divina em que existia, antes que se manifestasse neste plano ilusório. Seja como for, embora a morte destrua a forma, nunca poderá destruir a Vida, que é constantemente renovada. [Ora – caramba! – não pode existir morte, pois, se existisse morte, existiria também o nada, e o nada inexiste no Universo, que foi, é e será o eterno Universo. Portanto, imaginar que o Universo tenha surgido do nada, pela vontade autoritária e unilateral de sei-lá-quem, é mesmo uma sesquipedal babaquice! Sempre haverá, sim, desintegração [mudança, transformação, rearranjo], para que possa haver reintegração [remanifestação, ainda que, efetivamente, nunca aconteça não-manifestação] em um nível de expressão mais elevado.]

 

 

Esqueleto

 

A nossa Libertação Espiritual só poderá acontecer depois de vencermos os guardiões dos portões da Sabedoria e passarmos entre as fortalezas da ciência e da teologia. A razão humana (a Lua) nada mais é do que um reflexo da Sabedoria Divina.

 

O embate entre a fé e a razão existirá enquanto durar, para nós, a ilusão do espaço-tempo.

 

 

Espaço-tempo

 

 

A nossa Verdadeira Libertação só poderá acontecer quando [pelas Iniciações progressivas] recordarmos e, em Silêncio, pronunciarmos o Verbum, [que sempre esteve e está oculto em nossos Corações, e precisa ser desocultado].

 

 

Nascimento –› Batismo –› Transfiguração...

 

 

O símbolo alquímico do enxofre representa o Fogo Divino e o Coração do Grande Mistério.

 

 

 

Enxofre

Símbolo Alquímico do Enxofre

 

O Espírito [Eu Interior] deverá criar uma condição de harmonia na tríplice constituição de sua natureza inferior antes que possa alcançar a Coroa Solar da Imortalidade. [Imortalidade Consciente.]

 

Os quatro naipes dos Arcanos Menores do Tarot representam as grandes divisões da sociedade: copas são os sacerdotes, espadas são os militares, ouros são os comerciantes e paus são os camponeses. Os naipes também simbolizam a geografia política: copas representam os países do norte, espadas representam os países do leste, ouros representam os países do oeste e paus representam os países do sul.

 

 

Naipes

 

 

Simbolicamente, são necessários três graus de desenvolvimento espiritual para produzir o Homem Perfeito.

 

O tabuleiro de xadrez é composto por sessenta e quatro quadrados pretos e brancos alternadamente, e simboliza o solo da Casa dos Mistérios. O Rei Branco simboliza Ormuz [Princípio do Bem] e o Rei Negro simboliza Ahriman [Princípio das Trevas]. Resumidamente, se pode dizer que o jogo de xadrez representa a eterna luta de cada parte da natureza composta do ser-humano-aí-no-mundo contra a sombra de si mesma.

 

 

Tabuleiro de Xadrez

 

 

                                    

Rei Negro                                      Rei Branco

 

Não há dúvida de que grande parte do material mencionado nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento Pentateuco [Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio] procede dos Ritos de Iniciação dos Antigos Mistérios Egípcios.

 

A Palavra Moisés [] – entendida em seu sentido esotérico egípcio significa aquele que foi admitido nas Escolas de Mistérios da Sabedoria e que assumiu o compromisso de ensinar aos ignorantes a Vontade dos Deuses e os Mistérios da Vida, como esta Vontade e estes Mistérios eram explicados nos Templos de Ísis, de Osíris e de Serapis. As histórias contadas em relação a Moisés por exemplo, que a filha do Faraó o encontrou em uma arca de juncos, que foi adotado pela família real do Egito e sua ulterior rebelião contra a autocracia egípcia coincidem exatamente com algumas das cerimônias pelas quais passavam os candidatos dos Mistérios Egípcios em suas andanças rituais em busca da Verdade e do Conhecimento. Portanto, não é de admirar que o erudito Moises, Iniciado no Egito, tenha ensinado aos judeus (como Odin ensinou na Península da Escandinávia e Quetzalcoatl ensinou no México), uma Filosofia que continha os princípios mais importantes do Esoterismo Egípcio [que derivou dos antigos atlantes, uma vez que o Egito havia sido uma colônia da Atlântida]. [Logo, nada disto tem a ver com extraterrestres (no sentido usual do vocábulo), como querem os especialistas nos alienígenas do passado, que, apesar de alguns delírios e nefelibatices, têm prestado um serviço inestimável à Humanidade.]

 

 

Odin e Quetzalcoatl

 

 

A Arca da Aliança foi uma adaptação da Arca Egípcia, com as mesmas figuras ajoelhadas na tampa.

 

 

Arca da Aliança

Arca da Aliança
(Desenho Simbólico)

 

 

O sacrifício de animais e, em alguns casos, de seres humanos, nos antigos altares pagãos era uma conseqüência direta de sua ignorância em relação ao princípio fundamental de sacrifício, pois, não perceberam que, para se tornarem aceitáveis, suas oferendas deveriam proceder de dentro de sua própria natureza.

 

Na constituição do ser-humano-aí-no-mundo, há um Lugar Sagrado, que se localiza no tronco, e um Sanctum Sanctorum, que se localiza na cabeça.

 

Para os antigos, o ouro simbolizava a [personalidade-]alma espiritual, a prata representava a natureza purificada e regenerada do ser-humano-aí-no-mundo e o bronze expressava a constituição do indivíduo médio.

 

É muito mais do que comum que os 'sábios' temam reconhecer sua ignorância para não perder seu prestígio.

 

Christian Rosenkreuz e os primeiros Rosa+Cruzes estabeleceram seis Normas ou Regras para os Membros da Fraternidade (organizada por volta de 1400), que todos se comprometeram a cumprir. Primeira Regra: curar os doentes de forma gratuita. Segunda Regra: vestir-se da maneira habitual no país onde vivessem. Terceira Regra: reunir-se, todos os anos, em uma data preestabelecida, na Casa do Espírito Santo; aquele que não pudesse estar presente enviaria uma epístola para representá-lo. Quarta Regra: indicar, previamente, um digno sucessor em caso de falecimento. Quinta Regra: estabelecer as letras R. C. como sendo o Selo da Fraternidade. Sexta Regra: manter a Fraternidade desconhecida do mundo por um período de cem anos.

 

 

Rosa Hieroglífica Crucificada

Rosa Hieroglífica Crucificada no Centro de uma Cruz
(Símbolo Original da Fraternidade Rosacruz)

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://gavetadebaguncas.com.br/rosacruz/

https://assuntospolemicosdabiblia.com/blog/

https://valhallla.wordpress.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quetzalc%C3%B3atl

https://toknobre.com.br/

http://bestanimations.com/

https://giphy.com/

http://www.dmastro.com.br/dmastroblog/

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/roda-dharma/

https://www.cristaisaquarius.com.br

https://pt.slideshare.net/
benevenutovieiraresende/magia-angelical

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.