OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODO OS TEMPOS
(11ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 11ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Paracelso (que dedicou toda a sua vida a estudar e a divulgar a Filosofia Hermética, e, em algum momento, será reconhecido como o médico supremo de todos os tempos), também ensinou que, embora o ser-humano-aí-no-mundo seja composto de várias naturezas (espírito, [personalidade-]alma, mente e corpo) combinadas em uma única unidade, o elemental tem apenas um princípio: o éter do qual é composto e no qual vive. Lembremos que éter significa a essência espiritual de um dos Quatro Elementos [que, pela ordem de desenvolvimento, são: Fogo, Ar, Água e Terra]. E existem tantos éteres quanto Elementos e também tantas famílias distintas de Espíritos da Natureza quanto éteres. Estas famílias estão completamente isoladas em seu próprio éter e não têm nenhuma relação com os moradores dos demais éteres. No entanto, uma vez que, dentro de sua própria Natureza, o ser-humano-aí-no-mundo possui centros de consciência sensíveis aos impulsos dos quatro éteres, qualquer um dos Reinos Elementais poderá se comunicar com ele, se as condições apropriadas forem atendidas. Os Espíritos da Natureza não possuem um Espírito Imortal e, quando morrem, simplesmente se desintegram e retornam ao Elemento do qual se diferenciaram, e assim, para eles, depois da morte, não há consciência individual, porque não há um veículo superior que a contenha. Embora a maioria deles tenha uma alta moralidade, acredita-se que são criaturas que não podem se desenvolver espiritualmente.

 

 

Gnomo

 

Certa vez,
um gnomo me inquiriu:
Até quando, bobalhão,
irás afanar no petrolão?

Muito pejado,
disse, com fuça de abiu:
Perdão, meu bom anão,
sei que fui um maganão.

E o gnomo redargüiu:
Ou tu mudas, besuntão,
ou acabarás um cagalhão.
Oh! Como aquilo me feriu!
Troquei o sim pelo não,
e interverti a direção.
E uma Janela se abriu.
E me livrei do alçapão.
E ouvi a Sagrada Canção!

Meu Deus, então, sorriu!
E recebi a 1ª Iniciação.
E mudei minha Crucificação.

 

 

 Fuça de Abiu

Fuça de Abiu

 

Os gnomos vivem em cavernas, bem abaixo, no que os escandinavos chamam de Terra dos Nibelungos.

 

Dizem que todos os arbustos e flores têm seu próprio Espírito da Natureza, seu Guardião Elemental, que, geralmente, usa o corpo físico da planta como morada. [Se isto é um fato, então, por exemplo, quando incendiamos uma floresta, estamos assassinando sei lá quantos gnomos! Na verdade, existindo ou não gnomos, todos os nossos pensamentos, palavras e atos têm conseqüências invisíveis, das quais não fazemos a menor idéia, da mesma forma que não fazemos a mais remota idéia de porque certas coisas nos acontecem tão inesperadamente.]

 

 

 

 

Os Filósofos Antigos reconheciam que o Princípio de Inteligência se manifesta igualmente em cada aspecto da Natureza, e acreditavam que o tipo de seleção natural que manifestam algumas criaturas que não possuem mentalidades organizadas expressam meramente as decisões dos próprios Espíritos da Natureza.

 

Os Filósofos e os Iniciados do mundo antigo receberam instruções sobre esses homenzinhos misteriosos [gnomos], e foram ensinados a se comunicar com eles e a obter sua colaboração para empresas importantes. Todavia, os Magos sempre foram avisados de que nunca deveriam trair a confiança dos elementais, porque, se o fizessem, estas criaturas invisíveis, agindo através da natureza subjetiva do ser-humano-aí-no-mundo, poderiam lhes causar intermináveis desgostos e, provavelmente, até a morte. Enfim, na medida em que o místico ajudasse os outros, os gnomos o ajudariam, mas, se ele pretendesse usar a ajuda deles egoisticamente para, por exemplo, obter poder temporal, eles se voltariam contra ele com uma fúria implacável, e o mesmo aconteceria se ele tentasse enganá-los.

 

 

 

 

Os gnomos só podem ser vistos em momentos determinados, mas, apenas, para aqueles que possam se comunicar com as suas vibrações etéreas. A grande dificuldade está em determinar com precisão onde termina a visão física e onde começa a visão etérea.

 

As ondinas (limoníades, nereidas, oréades, sereias, potâmides, náiades etc.) atuam na essência invisível e espiritual chamada éter úmido (0u líquido), e estão presentes em tudo que contenha água. São seres muito emotivos, amigáveis e gostam de servir a Humanidade. Os poetas antigos diziam que o canto das ondinas soava no vento do oeste e que sua vida estava consagrada ao embelezamento da Terra. [Um exercício interessante que, há muitos anos, aprendi na Ordem Rosacruz AMORC, é colocar uma tigela com água, todas as noites, no quarto de dormir, perto da nossa cama. Enquanto dormimos, esta água proporciona uma espécie de Alquimia Regenerativa em todo o nosso corpo físico. Ao acordarmos, normalmente, não sentiremos nada, mas, a Alquimia noturna certamente aconteceu. Esta água deverá ser trocada todas as noites.]

 

 

Ondina

Ondina
(Imagem Simbólica)

 

 

As salamandras ou espíritos de Fogo vivem no éter espiritual atenuado, que é o elemento invisível do Fogo da Natureza. Sem elas, o fogo material não poderia existir. Os vapores que surgem ao se queimar incenso são especialmente adequados como meio de expressão para estes elementais. Tanto nos animais quanto nos seres-humanos-aí-no-mundo, as salamandras atuam através da natureza emocional, por meio do calor corporal, do fígado e do sangue. Sem a sua ajuda, não haveria calor.

 

 

Salamandra

Salamandra
(Imagem Simbólica)

 

 

Os silfos e as sílfides são os mais elevados de todos os elementais, e estão sempre presentes na atividade inteligente do Universo. Vivem no elemento Ar, uma substância etérea com uma composição semelhante à da nossa atmosfera, mas, muito mais sutil. [Vale a pena conferir o Fédon, que retrata a morte de Sócrates em um dos diálogos de Platão.2]

 

 

Sílfide

Sílfide
(Imagem Simbólica)

 

 

Segundo Paracelso, os íncubos e os súcubos (que são masculinos e femininos, respectivamente) são entidades parasitas (larvas astrais) que subsistem (como produtos da nossa esdrúxula imaginação) nos pensamentos deletérios e nas ilusões + miragens negativas ancoradas no nosso corpo astral, e que, portanto, nada têm a ver com os Espíritos da Natureza. Para os Sábios Antigos, os íncubos e os súcubos são a causa invisível da imperfeição, do vício e da depravação, porque pairam nos éteres que cercam as pessoas moralmente fracas e débeis, e as incitam incessantemente a cometer práticas maléficas e excessos degradantes e desonrantes. Seja como for, como afirmou Paracelso, nenhuma pessoa pura e sã poderá ser obsedada por eles. Uma mente saudável é um castelo que não pode ser invadido, se o seu dono não quiser. Os espíritos malignos só obsedam aqueles seres humanos nos quais predomina a animalidade.

 

 

Íncubos e Súcubos
(Animação Meramente Simbólica)

 

 

Eu pensava que, pelaí,
adejavam íncubos e súcubos.
Mas, é pertinho, bem aqui,
no nosso pútrido interior,
que estão todos os adubos.

Todos os nossos demônios
somos nós que fabricamos.
Nós geramos os feromônios,
para que possam nos domar
e se tornarem nossos amos.

Somos nós que os parimos
com o nosso mau-caratismo.
Somos nós que os nutrimos
com a nossa impertinência
e com o nosso estupidismo.

Ora, o averno não é lá;
está em nosso interior.
Ele está exatamente cá
em nosso Plexo Solar –
afligindo e causando dor.

Só mudando de conduta
e pugnando o Bom Combate
o ser vencerá a velha luta.
Isto é: só Compreendendo
ele deixará de ser primate.

 

Entre os antigos, Filosofia, Ciência e Religião nunca foram consideradas separadamente, mas, cada uma era tomada como parte essencial do todo. A Filosofia era científica e religiosa; a Ciência era filosófica e religiosa; e a Religião era filosófica e científica.

 

 

 

 

A Tábua de Esmeralda (ou Tábua Esmeraldina), geralmente atribuída a Hermes, é, na verdade, uma Fórmula Alquímica de ordem elevada e secreta.1

 

Os obstáculos com os quais a pesquisa científica se depara atualmente, em grande parte, se devem às limitações tendenciosas impostas por aqueles que não estão dispostos a aceitar algo que transcenda as percepções concretas dos cinco principais sentidos humanos.

 

Segundo Paracelso, se não conhecermos as causas de uma doença, não poderemos fazê-la desaparecer. Ora, uma doença não mudará de estado para se ajustar ao conhecimento do médico, mas, o médico deverá entender as causas da doença.

 

A Teoria de que quase todas as doenças têm sua origem na natureza invisível do ser-humano-aí-no-mundo (o Astrum) é um preceito fundamental da Medicina Hermética, porque, embora os herméticos não desprezassem o corpo físico, acreditavam que a constituição material do homem era uma emanação ou uma objetivação dos seus princípios espirituais invisíveis.

 

Existe apenas uma Substância Vital em a Natureza, na qual tudo subsiste. É chamada Archæus ou Força Vital, e é sinônimo de Luz Astral ou de Ar Espiritual dos antigos. Esta Energia Vital tem sua origem no Corpo Espiritual da Terra.

 

 

Archæus
(Animação Meramente Simbólica)

 

 

Burro que nem uma porta,
eu achava que a Terra estava morta.
Aí, passei de burro a cavalo,
e tive um grande insight-estalo:
ora, se o Uni(multi)verso está vivo,
o Planeta Azul também está vivo.
Então, me senti um senhor
Paragistus
mistura de Paracelso com Trismegistus.
Mas, só está me faltando comprovar
este novíssimo modo de pensar.

 

Todo objeto existente possui [entre outros] dois corpos: um visível (material) e outro invisível (transcendente). Este último consiste na contraparte etérea da forma física, ou seja, constitui o veículo do Archæus, que pode ser chamado Corpo Vital. Esta cobertura etérica, por assim dizer, não desaparece com a morte, mas, permanece, até que a forma física se desintegre completamente. [Por isto, a cremação é fundamental, indispensável e insubstituível.] Estes duplos etéricos, que costumam ser vistos nos cemitérios, deram origem à crença em fantasmas.

 

 

Átomo-semente
(Animação meramente simbólica, e eu nem sei se é assim!)

 

 

De acordo com Paracelso, os distúrbios do duplo etérico são a principal causa das doenças. Quando a causa invisível é eliminada, a doença não demora a desaparecer.

 

De acordo com Paracelso, assim como as plantas purificam a atmosfera, incorporando em sua constituição o dióxido de carbono [CO2] que os animais e os seres humanos exalam, os vegetais e os animais aceitam os elementos das doenças transmitidas por seres humanos. Como estas formas inferiores de vida têm organismos e necessidades diferentes dos seres humanos, elas, geralmente, são capazes de assimilar estas substâncias nocivas sem efeitos negativos. Todavia, algumas vezes, a planta ou o animal morrem: se sacrificam para que a criatura mais inteligente, e, portanto, mais útil, sobreviva.

 

 

Sobrevivência da presumida criatura mais inteligente e mais útil.

 

 

Segundo os antigos Filósofos Herméticos, há sete causas principais que causam as enfermidades. A primeira causa são os maus espíritos [vibrações negativas e insalubres]. A segunda causa são as desordens de natureza espiritual e material [maus pensamentos + desejos + cobiças + paixões]. A terceira causa são as atitudes mentais doentias ou anormais [fundamentalmente, os preconceitos, as críticas e as separatividades]. A quarta causa é o que os orientais chamam karma [antigo + atual]. A quinta causa é o movimento e os aspectos dos corpos celestes, que não impõem as doenças, mas, as incitam. A sexta causa é o mau uso de um órgão e das suas funções [exageros]. E a sétima causa é a presença no corpo de substâncias estranhas, de impurezas ou de obstruções.

 

Segundo os antigos Filósofos Herméticos, a doença pode ser evitada ou combatida de forma efetiva de sete maneiras. Primeira, através de feitiços e de invocações. Segunda, através da vibração. Terceira, pelo uso de talismãs e de amuletos. Quarta, pelo uso de plantas medicinais. Quinta, pela oração. Sexta, pela regulação da dieta e dos hábitos da vida cotidiana. E sétima, através da medicina prática, que consiste, fundamentalmente, em sangrar, purgar e aplicar linhas de tratamento semelhantes. [Eu estou convencido de que a saúde está mínima e diretamente ligada a um triângulo básico: bons pensamentos, alegria e ingestão diária de muita água.]

 

 

Engraçado

 

 

Se o orvalho for coletado quando os planetas estiverem em uma configuração determinada, a água que dele se obtém possui maravilhosas virtudes medicinais, porque o orvalho absorveu as propriedades dos corpos celestes [nesta configuração determinada.]

 

Na Antigüidade, os métodos usados para curar estavam entre os Segredos que eram transmitidos aos Iniciados nos Mistérios. No passado, sempre foram usados muitos incensos e perfumes. [Aromaterapia. Na contemporaneidade, o termo aromaterapia apareceu publicado pela primeira vez em 1937, em um livro do químico francês René-Maurice Gattefossé (1881 – 1950).]

 

 

René-Maurice Gattefossé

René-Maurice Gattefossé

 

 

Segundo Johannes de Monte-Snyder (aproximadamente 1625 a 1670), quem quiser conhecer o Verdadeiro Nome e o Caráter da Matéria-prima, saiba que, combinando estas figuras se formam sílabas, e, com elas, o Verbum Significativum.

 

Os sacerdotes egípcios descobriram extratos vegetais com os quais a clarividência poderia ser induzida temporariamente, e os usavam durante os Rituais de Iniciação nos Mistérios.3

 

 

 

 

Nos Mistérios Antigos, durante os mais elevados Graus de iniciação, os próprios Deuses participavam da Instrução dos candidatos ou, no mínimo, estavam presentes, o que constituía, por si só, uma bênção. Muitos Iniciados nos Antigos Mistérios afirmaram categoricamente que haviam falado com os Imortais e que tinham visto os Deuses.

 

Quando os Princípios Pagãos Iniciáticos se corromperam, houve uma divisão nos Mistérios. As bacanais e as orgias, combinadas com drogas e vinho, foram o resultado público desta perversão. Todavia, o grupo dos Verdadeiros Illuminados se separaram, desaparecendo sem deixar vestígios, mantendo os Segredos importantes a salvo e invioláveis.

 

Palavras de Paracelso: Existe uma grande diferença entre o poder que suprime as causas invisíveis da doença - isto é Magia [Branca] - e o que faz desaparecer apenas os efeitos externos: isso é física, feitiçaria e curandeirismo. (Tradução de Franz Hartmann.)

 

Medicina

 

 

Não se pode recuperar a saúde permanentemente enquanto a harmonia [harmonium] não for restaurada.

 

A.'. U.'. M.'. O Tríplice Nome [que precisamos aprender.]

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Tradução da Tábua Esmeraldina:

(1) É verdade, certo e muito verdadeiro:
(2) O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
(3) E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
(4) O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua nutridora.
(5) O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
(6) Seu poder será pleno, se for convertido em Terra.
(7) Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
(8) Sobe da Terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
(9) Deste modo, obterás a Glória do Mundo.
(10) E se afastarão de ti todas as trevas.
(11) Nisto consiste o poder poderoso de todo poder: vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
(12) Assim o mundo foi criado.
(13) Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
(14) Por esta razão, fui chamado de Hermes Trismegisto, pois possuo as três partes da Filosofia Universal.
(15) O que eu disse da Obra Solar é completo.

2. A Fraternidade Rosacruz Max Heindel ensina que o Átomo-semente do Corpo Denso está localizado perto do ápice do ventrículo esquerdo do nosso coração, e contém todas as experiências da nossa vida. Enquanto todos os átomos do corpo humano se renovam de vez em quando, existe um átomo especial que é indestrutível. Ele permanece estável não somente durante uma única vida, mas, formou parte integrante de todos os Corpos Densos utilizados por um ego particular em todas as suas encarnações. Por ocasião da morte, o Átomo-semente é retirado unicamente para despertar de novo na aurora de outra vida física, servindo de núcleo em torno do qual se construirá o novo Corpo Denso a ser empregado pelo mesmo ego. Por isto, é chamado de Átomo-semente. O Átomo-semente, para o Corpo Denso, está na cabeça triangular de um dos espermatozóides do sêmen paterno. Somente este espermatozóide torna possível a fecundação. Durante a nossa vida, o Átomo-semente fica localizado no ventrículo esquerdo do coração, perto do ápice. Quando o sangue corre através do ventrículo esquerdo do coração, deixa uma marca impressa sobre o diminuto Átomo-semente, que corresponde, digamos assim, a uma câmara cinematográfica. Ao ocorrer a morte, o Átomo-semente sobe ao cérebro por meio do nervo pneumogástrico, abandonando o Corpo Denso, juntamente com os veículos superiores, através da comissura dos ossos parietal e occipital. No momento da morte, quando se rompe Átomo-semente do coração, que contém todas as experiências da vida que acaba de terminar, o Espírito abandona o Corpo Físico, levando consigo os veículos mais sutis. A quinta essência de toda a nossa experiência da vida se imprime sobre a Átomo-semente em forma de consciência e virtude, que nos incitarão a evitar o mal e a fazer o bem na próxima existência.

3. Série de Iniciações:

1ª Iniciação: Nascimento.
2ª Iniciação: Batismo.
3ª Iniciação: Transfiguração.
4ª Iniciação: Renunciação.
5ª Iniciação: Revelação.
6ª Iniciação: Decisão.
7ª Iniciação: Ressurreição.
8ª Iniciação: Transição.
9ª Iniciação: Negação.
10ª Iniciação: ------------------
11ª Iniciação: ------------------
12ª Iniciação: ------------------
------------------------------------

Estas Iniciações não têm qualquer semelhança com as Iniciações recebidas em uma Loja ou em um Templo de uma Ordem ou de uma Fraternidade (autêntica) instalada na Terra. São de outra natureza e não acontecem na Terra.

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.vectorstock.com/

https://gfycat.com/entirelonelyivorygull

https://fr.wikipedia.org/wiki/Ren%C3
%A9-Maurice_Gattefoss%C3%A9

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aromaterapia

https://www.animatedimages.org/

https://www.pinterest.pt/pin/207587864059878232/

https://br.depositphotos.com/

https://br.pinterest.com/pin/735846026595347042/

https://www.amazon.com/

http://www.fraternidaderosacruz.com/index.php/sobre-a-fraternidade/dic
ionario-de-terminologias-da-fraternidade-rosacruz/811-atomo-semente

https://br.pinterest.com/pin/222013456610784135/

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1bua_de_esmeralda

https://www.speakgif.com/

https://aminoapps.com/

https://aminoapps.com/c/wiccaebruxaria/page/blog/
sylph/3WX3_Pd7TBu0qMMnBQvoXE0MpEvp1Qeb8WY

http://asgardh.blogspot.com/2006/05/
magia-o-fogo-e-as-salamandras.html

https://alquimiadaalma.com.br/elementais-da-agua/

https://giphy.com/

https://tenor.com/search/duendes-gifs

https://www.123rf.com/

https://gifer.com/en/3Qfa

https://www.clipartmax.com/

https://www.saudeminha.com.br/

https://giphy.com/explore/gnomo

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.