OS ENSINAMENTOS SECRETOS DE TODOS OS TEMPOS
(10ª parte)

Autor: Manly Palmer Hall

 

 

 

Manly Palmer Hall

Manly Palmer Hall

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este estudo se compõe da 10ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de autoria de Manly Palmer Hall.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Manly Palmer Hall (Peterborough, Ontario, 18 de março de 1901 – 29 de agosto de 1990, Los Angeles, California) foi um místico e autor canadense de mais de cem livros, dentre eles The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy, que ele publicou aos 25 anos de idade.

 

Em 1934, Hall fundou a Philosophical Research Society, em Los Angeles, EUA, dedicada ao ideal de buscar soluções para os problemas humanos.

 

Uma biografia mais detalhada está disponível em:

http://www.christianrosenkreuz.org/mph_biografia.htm

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

De acordo com a Doutrina Esotérica, o ser-humano-aí-no-mundo existe primeiro como uma possibilidade [in potentia] dentro do corpo da Árvore do Universo, e, então, floresce como manifestação objetiva (intelecto individualizado) em seus ramos [in actu]. [Na realidade, isto é válido para todas as manifestações objetivas de todas as oitavas do Teclado Unimultiversal.] É absolutamente verossímil e provável que os famosos cedros do Líbano, que, segundo é dito, foram cortados para construir o Templo do Rei Salomão, fossem, na verdade, Sábios, Iniciados e Illuminados. Os Místicos Antigos sabiam que os verdadeiros suportes da Gloriosa Casa de Deus não são os troncos, que podem apodrecer, mas, os inlelectos imperecíveis dos Hierofantes-árvores.

 

 

Simbolicamente

 

 

Como, todos anos, as árvores perdem sua folhagem, elas também foram consideradas um emblema adequado da ressurreição e da reencarnação, porque, embora parecesse que haviam morrido no outono, voltavam a florescer com verdor renovado na primavera seguinte.

 

A alegoria de Adão e Eva no Jardim do Éden é um mito cósmico, e revela os métodos da manifestação Universal e da manifestação individual. A história em si, aceita 'ipsis litteris' e 'ipsis verbis' por tantos séculos por um mundo irreflexivo, é absurda, mas, o mistério criativo da qual é o símbolo é uma das verdades mais profundas da Natureza.

 

 

Adão, Eva e a Cobrinha

Adão, Eva e a Cobrinha

 

 

A Árvore da Vida é também um símbolo que aparece nos Mistérios, e ao participar dos seus frutos os seres-humanos-aí-no-mundo [através do Renascimento Interior] atingirão a Imortalidade.

 

Na Idade Média, se acreditava que a simples presença do alho em uma casa a protegia de todos os poderes do mal.

 

 

Allium protector

 

 

As Plantas que têm três folhas, como o trevo [Trifolium arvense], foram usadas em muitos cultos religiosos para representar o princípio da Trindade. São Patrício da Irlanda, supostamente, usou o trevo para explicar a Doutrina da Divindade Trina. A razão para a santidade adicional conferida à quarta folha é que o quarto princípio da Trindade é o ser-humano-aí-no-mundo, e, conseqüentemente, a presença desta folha representa a redenção da Humanidade.

 

 

São Patrício da Irlanda

Vitral com a imagem de São Patrício
(Apóstolo da Irlanda)

 

 

Polaris, Hiperbórea e a Atlântida estão enterrados debaixo dos continentes e dos oceanos do mundo moderno, e mantêm sobre sua extensa superfície novas terras, novas raças e novos impérios.

 

Não há civilização
que dure para sempre.
Não há império
que dure para sempre.
Não há religião
que dure para sempre.
Não há ideologia
que dure para sempre.
Não há tradição
que dure para sempre.
Não há poder
que dure para sempre.
Não há nada
que dure para sempre.
Não há sempre
que dure para sempre.
Só o Uni(multi)verso
dura para sempre.

 

Mistério da evolução humana: o Espírito, ao infundir alma na matéria, se torna o poder interno que, pouco a pouco, mas, seguindo uma ordem, eleva o mineral ao estado de vegetal, o vegetal ao plano animal, o animal à dignidade humana e o ser-humano-aí-no-mundo ao estado dos Deuses. [Nem a G.'. L.'. B.'. nem os Mestres Ascensos surgiram, de repente, do nada, por mágica ou por milagre. As Leis Universais não admitem exceções.]

 

 

 

 

Eu já contei e recontarei:
Há muito, muito, muito tempo,
eu fui cassiterita adamantina;
depois, virei Cannabis sativa;
me transformei em Pulex irritans;
e, aí, acabei virando Homo sapiens.
Mas, na minha cuca, há uma dúvida:
quando merecerei me tornar um Deus?
Para mim, nada peço.
Só Luz, mais Luz!
Na verdade, peço Luz para todos.

 

 

 

 

Apesar da incerteza de sua origem, não há dúvida de que a litolatria [(lit(o)- + -latria) culto da pedra] foi uma das primeiras formas de expressão religiosa, como emblema do poder gerador ou procriador da Natureza, como afirmou Godfrey Higgins (30 de janeiro de 1772 9 de agoato de 1833). A inalterabilidade da pedra fez dela um emblema adequado de Deus a fonte inamovível e imutável da existência e também das Ciências Divinas: a revelação eterna de Si Mesmo para a Humanidade.

 

 

Stonehenge

Stonehenge (Reino Unido)

 

 

Estátuas da Ilha de Páscoa (Polinésia Oriental)

 

 

2001: A Space Odyssey

2001: A Space Odyssey

 

 

Obelisco de Hatshepsut

Obelisco de Hatshepsut
(Templo de Karnak, Egito)

 

 

Pedra Filosofal

Pedra Filosofal
(Harry Potter)

 

 

Por um Deus
que eu inventei,
mas, que nunca conheci,
litolatrei uma pedra.
Por outro Deus
que eu inventei,
mas, que nunca conheci,
vegetolatrei um cedro.
E por mais um Deus
que eu inventei,
mas, que nunca conheci,
bicholatrei um cordeiro.
Hoje, livre de todas as latrias,
eu sei que,
em meu Coração,
está o meu Eterno Deus,
e que eu
+ Ele somos um.
Mas, mais do que isto:
hoje, tenho certeza que
todos os Deuses,
de todos os Corações,
em todo o Uni(multi)verso,
foram-são-serão um.
Não existe separação,
não há espaço vazio,
não há cardinalidade zero.

 

A Tetractys (ou Triângulo de Pontos Espermáticos) revela aos Iniciados todo o funcionamento do Plano Cósmico, porque Dez é o Número da Perfeição, a chave da manifestação e o símbolo adequado de Deus, do ser-humano-aí-no-mundo e do Universo.

 

 

Tetractys (ou Triângulo de Pontos Espermáticos)
[10 1 + 2 + 3 + 4]

 

 

Os dois pilares de bronze situados no Templo do Rei Salomão tinham dezoito côvados de altura e estavam decorados com lindas coroas de correntes, redes e granadas. No topo de cada pilar, havia uma grande taça, que, provavelmente, em uma houvesse fogo e na outra água. O globo celeste, a taça que continha o fogo, que coroava a coluna da direita (Jachin), era o símbolo do Homem Divino; o globo terrestre, a taça que continha a água, que coroava a coluna da esquerda (Boaz), era o símbolo do homem terreno. Estes dois pilares conotam também, respectivamente, as expressões ativa e passiva da Energia Divina, o Sol e a Lua, o Enxofre e o Sal, o bem e o mal, a LLuz e as trevas. Como duas colunas paralelas, denotam os signos do Zodíaco de Câncer e de Capricórnio, que, antigamente, eram colocados na Câmara de Iniciação, para representar o nascimento e a morte os extremos da vida física. Por conseguinte, representam os solstícios do verão e do inverno, que os maçons conhecem atualmente com a denominação relativamente moderna de dois São João. O ponto hipotético equidistante de todos os extremos simboliza a virtude perfeita do equilíbrio.

 

 

Boaz e Jachin

Boaz e Jachin

 

A busca pelo Santo Graal (visível apenas para um certo estado de consciência espiritual, como disse James Russell Lowell) é a eterna busca pela Verdade, [Verdade que jamais será conhecida total e completamente, de tal sorte que, na peregrinação de todos os seres do Universo, vai se desvelando, sempre e aditivamente, apenas como verdades progressivas, relativas e parciais. Então, jamais poderá haver de fato a consumação da Magnum Opus. Portanto, se considerarmos os três momentos da Dialética Hegeliana (Dialética é uma palavra que deriva do grego , e que significa caminho entre as idéias) – tese, antítese e síntese – o terceiro momento (a síntese), eventualmente, se tornará o primeiro momento (a tese) de um novo movimento dialético ad æeternum. Neste sentido, não erraremos, se, no espaço-tempo, considerarmos a Raça Protoplasmática como um primeiro movimento dialético, a Raça Hiperbórea como um segundo movimento dialético, a Raça Lemuriana como um terceiro movimento dialético, a Raça Atlante como um quarto movimento dialético e a Raça Ária como um quinto movimento dialético... Enfim, a busca do Santo Graal está associada com as nossas regeneração e espiritualização.]

 

 

 

 

Dizem que a Pedra Negra da Kaaba, em Meca, venerada em todo o mundo muçulmano [uma construção em formato de cubo, reverenciada pelos muçulmanos na Grande Mesquita Sagrada, em Meca, é considerada pelos devotos do Islã como o lugar mais sagrado do mundo], no começo era branca, e brilhava tão intensamente que podia ser vista a vários dias de Meca, mas, que, ao longo dos séculos, foi escurecendo em virtude das lágrimas dos peregrinos e dos pecados da Humanidade.

 

 

Kaaba

Kaaba (Meca, Arábia Saudita)

 

 

Tanto o espelho mágico (símbolo da esfera material que reflete a Divindade) quanto a bola de cristal (que, triplicemente, representa o Ovo Universal Cristalino, a Divindade antes de submergir na matéria e a esfera etérica do mundo) são símbolos pouco compreendidos. Ai do mortal ignorante que creia nas histórias fantasiosas que circulam por aí sobre eles! Feitiçaria e Filosofia não têm nada em comum.

 

 

Espelho

Espelho

 

 

Olhei num espelho mágico,
e vi que eu era um demônio!
Milênios se passaram...
Olhei num espelho mágico,
e vi que eu já era um Deus!
Milênios se passaram...
Olhei num espelho mágico,
e vi que todos são Deuses!

 

As pedras sempre foram objeto de muito alta estima por parte dos povos primitivos, e até hoje exercem uma enorme influência sobre as pessoas com mentalidade religiosa.

 

 

 

 

A Magia Cerimonial é a antiga arte de invocar e de controlar as entidades astrais através da aplicação científica de certas fórmulas. Um Mago, envolto em vestimentas sagradas e com uma vara que leve inscritas determinadas figuras hieroglíficas, podia, pelo poder conferido por certas palavras e certos símbolos, controlar os habitantes invisíveis dos elementos e do mundo astral. Embora a complexa Magia Cerimonial da Antigüidade não fosse necessariamente má, da sua perversão caótica surgiram várias escolas falsas de bruxaria ou de magia negra. [Aleister Crowley definiu a Magia Cerimonial como a ciência e a arte de causar mudanças em conformidade com a vontade. Todavia, é preciso que se diga que apenas a vontade não basta para causar qualquer mudança efetiva e duradoura. Adolf Hitler, por exemplo, tinha uma vontade de ferro e até era um poderoso mago negro, mas, como se sabe, o Großdeutsches Reich deu no que deu. O que estou querendo dizer com isso? Quatro coisas: 1ª) Vontade é diferente de vontade; 2ª) Querer é diferente de querer; 3ª) Saber é diferente de saber; e 4ª) o mal e a Magia Negra jamais suplantarão (definitivamente) o Svmmvm Bonvm. Por falar em Magia Negra, foi exatamente no Egito, um grande centro de conhecimento e berço de inúmeras artes e ciências, que os Magos Negros da Atlântida continuaram exercendo seus poderes sobre-humanos, até minarem e corromperem completamente a moralidade dos Mistérios Primitivos, tendo sido esta a causa principal do desmoronamento do Antigo Império Egípcio, pois, os faraós acabaram se tornando títeres nas mãos do Conselho Escarlate, um grupo de feiticeiros e impostores espirituais que os sacerdotes haviam posto no poder. Infelizmente, ainda hoje, a Humanidade continua a sofrer os sofismas da classe sacerdotal negra da Atlântida e do Egito.]

 

 

Aleister Crowley (1875 — 1947)

 

 

Os judeus consideram o Rei Salomão o príncipe dos Magos Cerimoniais.

 

O diabrete vermelho de Napoleão Bonaparte e as cabeças oraculares de infame memória dos Medici são exemplos das conseqüências desastrosas de se permitir que seres elementais ditem o curso do comportamento humano. Por outro lado, embora pareça que o demônio erudito e divino de Sócrates tenha sido uma exceção, na realidade, isto apenas confirma que a condição intelectual e moral do Mago tem muito a ver com o tipo de elemental que ele é capaz de invocar. No entanto, até o demônio de Sócrates o abandonou quando sua sentença de morte foi proferida. [Bem, eu só vou dizer uma coisinha rapidinho: de jeito nenhum, sob nenhuma alegação, a pretexto do quer que seja, devemos invocar a presença de seres elementais nem de qualquer outro bagulho do Plano Astral para nada. Mago Branco que se preza não embarca nessa canoa furada. Ponto final.]

 

 

 

 

O transcendentalismo e as formas da magia fenomenalista nada mais são do que becos sem saída, produtos da bruxaria que herdamos dos atlantes, e aqueles que abandonam o caminho reto da Filosofia [FiloShOPhIa] para deambular nesta vereda quase sempre se tornam vítimas de sua imprudência. Considerando que, geralmente, o ser-humano-aí-no-mundo é incapaz de controlar seus próprios apetites, [basicamente, desejos, cobiças e paixões], como poderá ser capaz de governar as entidades elementais ardentes e apaixonadas que invoca? Enfim, precisamos estar absolutamente cientes de que a imensa maioria das aparições espíritas modernas nada mais são do que criaturas elementais [cascões oriundos do Plano Astral] que personificam corpos compostos pela substância do pensamento fornecida precisamente pelas pessoas que desejam contemplar aqueles espectros de seres incorpóreos.

 

Eu queria ver,
e fiz uma abracadabrância.
Quebrei a cara.
Nunca mais eu quis ver.
(Não desta forma.)

 

Teoria e prática da Magia Cerimonial:

1º) o Universo visível tem uma contrapartida invisível, cujos planos superiores são povoados por espíritos bons e belos, enquanto os planos inferiores, escuros e ameaçadores, são a morada dos maus espíritos;

2º) através de processos secretos de Magia Cerimonial, é possível entrar em contato com estas criaturas invisíveis e obter ajuda em algumas áreas humanas. Bons espíritos, voluntariamente, ajudam qualquer empresa respeitável; por outro lado, os maus espíritos somente servem aqueles que vivem para corromper e para destruir;

 

 

Adolf Hitler

 

 

3º) é possível estabelecer pactos com os espíritos [por exemplo, com Baruel, Machiel, Azabel, Marbuel, Aniguel, Aziel e Astaroth] em virtude dos quais o Mago se torna, por um certo tempo, o amo de um ser elemental; e

4º) a Magia Negra (que inclui a necromancia, a bruxaria, a feitiçaria e o vampirismo) é celebrada com a colaboração de um espírito demoníaco, que serve ao mago negro durante toda a sua vida terrena, sob a condição de que, após a sua morte, o mago se torne servo do seu próprio demônio. Por esta razão, o mago negro fará o possível e o impossível para prolongar sua existência física, já que não espera nada depois da morte. A forma mais perigosa de Magia Negra é a perversão científica do poder oculto para satisfazer um desejo pessoal. Sua forma menos complexa e mais universal é o egoísmo humano, porque o egoísmo é a causa fundamental de todo o mal terreno.

 

Ao perceber que a vida é mantida graças a uma misteriosa Força Vital Universal, que é comum a todas as criaturas, o mago negro, muitas vezes, se torna um vampiro oculto que rouba esta energia dos outros. [Entenda esses outros como sendo aqueles que se deixam ser afanados.]

 

Oração inicial da Magia Cerimonial: Deus Onipotente e Eterno, que haveis ordenado toda a criação para Vossa glória e louvor e para a salvação do homem, eu suplico, com todo o meu Coração, que envieis, neste momento, um dos Vossos Espíritos da Ordem de Júpiter, um dos Mensageiros de Zadkiel, a quem haveis designado Governador do Vosso firmamento, para que, fielmente, de bom grado e imediatamente, me ensine tudo o que eu peça, ordene ou requeira. No entanto, Bendito Deus, que não se faça minha vontade, mas, a Vossa, através de Jesus Cristo, Vosso único Filho, nosso Senhor. Amém.

 

Inevitavelmente, sempre, quando um mago negro submete um elemental ao seu serviço, tem início uma luta acirradíssima, que, invariavelmente, acaba ganhando o elemental.

 

Arcano da Magia Cerimonial: Aquele que controla o sangue do outro controla sua [personalidade-]alma.

 

Quando um mago negro, situado dentro do seu círculo mágico, invoca um espírito que deseja controlar e transmitiu sua intenção, este espírito costuma responder algo mais ou menos assim: Eu não posso satisfazer seu pedido, a menos que, dentro de cinqüenta anos, você se entregue a mim em corpo e alma, para que eu possa fazer com você o que eu quiser. Se o mago se negar, poderão ser discutidas outras condições. Seja como for, o invocador sempre firmará o pacto com o própio sangue.

 

 

 

 

No Simbolismo, uma figura invertida sempre significa um poder depravado. Tenhamos em mente que a Magia Negra não é, em si mesma, uma arte fundamental, mas, o uso incorreto de uma Arte. Portanto, não possui símbolos próprios, mas, se limita a tomar as figuras emblemáticas da Magia Branca e, distorcendo-as, invertendo-as e revertendo-as, se torna sinistra. O Pentagrama é amplamente usado na Magia Negra, mas, sempre em uma das três maneiras a seguir: 1ª) é possível que a estrela esteja interrompida em algum ponto, de modo que as linhas convergentes não se toquem; 2ª) é possível que a estrela esteja invertida, de modo que tenha uma ponta para baixo e duas para cima; e 3ª) é possível que a estrela esteja deformada, de tal sorte que as pontas tenham comprimentos diferentes. Quando usado em Magia Negra, o Pentagrama é chamado Sinal do Casco Fendido, Pegada do Diabo e Cabra de Mendés.

 

 

Magia Negra
(Pentagramas Invertidos)

 

 

O médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suíço-alemão Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, (Einsiedeln, 17 de dezembro de 1493 Salzburgo, 24 de setembro de 1541), cujo pseudônimo é Paracelso, acreditava que cada um dos Quatro Elementos primários conhecidos dos antigos (Terra, Fogo, Ar e Água) era composto de um princípio sutil e vaporoso e de uma substância corpórea densa. Neste sentido, o Ar tem uma natureza dupla: é composto de uma atmosfera tangível e de um substrato volátil intangível, que podemos chamar de Ar Espiritual. O Fogo é visível e invisível, discernível e indiscernível: uma chama espiritual e etérea que se manifesta através de uma chama material e substancial. A Água é um líquido denso e uma essência potencial de natureza fluida. E a Terra também possui duas partes essenciais: a inferior é fixa, terrenal e imóvel, e a superior é rarefeita, móvel e virtual. O Elemento Água dos Filósofos Antigos se tornou o hidrogênio da ciência moderna; o Ar se tornou oxigênio; Fogo, o nitrogênio; e a Terra, o carbono.

 

 

Paracelso

 

 

Paracelso classificou os Seres Elementais (que posteriormente foram chamados Espíritos da Natureza) em quatro grupos diferentes: Gnomos, Ondinas, Silfos e Salamandras.

 

Platão, Sócrates e Jâmblico estariam errados quando reconheceram a realidade das fadas? [There are more things in heaven and Earth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy. (Há mais coisas no céu e Terra, Horácio, do que foram sonhadas na sua filosofia). Há mais no mundo; coisas que a razão não consegue explicar. Por isso, é temerário legar todas as soluções da existência ao nosso limitado cérebro, como está afirmado no blogdomaximus.com.]

 

Os Espíritos da Natureza não se assemelham às criaturas espirituais nem se parecem com os seres materiais, e, ainda assim, são compostos de uma substância que podemos denominar matéria espiritual ou éter.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Secret Love
Composição: Sammy Fain (música) & Paul Francis Webster (letra)

Fonte:

https://z1.fm/song/12026411

 

Páginas da Internet consultadas:

https://blogdomaximus.com/2011/02/01/hamlet-e-
as-vas-citacoes-de-quem-nao-leu-shakespeare/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paracelso

https://archive.org/details/blood-drip-23

https://yaktribe.games/underhive/
gang/The_Black_Hand.8490/

https://dlpng.com/png/1398714

https://www.pixilart.com/

https://open.spotify.com/artist/47DuABgvLiOkcff3GuGRa7

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleister_Crowley

https://www.magickalmind.com/ritualmagic.htm

https://gifimage.net/praying-animated-gif-10/

https://br.pinterest.com/pin/297167275385714168/

https://www.ibtimes.com/what-kaaba-black-cube-marking-
islams-most-sacred-site-sparks-curiosity-1699203

http://www.gnosisonline.org/antropologia/as-sete-racas-raizes/

http://proframiro.com.br/wp-content/uploads/2018/01/HEGEL.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dial%C3%A9tica

http://thirtycircles.com/tetractys/

https://harrypotter.fandom.com/wiki/Main_Page

https://pixels.com/featured/1-the-obelisk-of-queen-
hatshepsut-in-karnak-temple-aivar-mikko.html

https://giphy.com/

https://mundo.sputniknews.com/

https://br.sputniknews.com/

https://giphy.com/explore/vela

https://www.halloweencostumes.com/

https://wetbf.wordpress.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Patr%C3%ADcio_da_Irlanda

https://giphy.com/explore/garlic

https://gifer.com/en/6LDl

https://www.freepremiumvectors.com/

https://pt.123rf.com/profile_rolandtopor

https://eruizf.com/lecturas/r_c/manly/manly_palmer_hall
_las_ensenanzas_secretas_de_todos_los_tiempos.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Manly_Palmer_Hall

https://www.escoladaluz.com.br/uploads/books/
7d76747cc813bad4860840934787e597.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.