ENEMA

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

E me veio à cabeça o enema!

Há quem não abomine o tema?a

Igualzinho é o tal do fim do mundo:

exagita as entranhas e bole fundo.

 

Há datas para todo (des)gosto

e fermentação para todo mosto.

Uma delas: 2.012.b Outra: 2.060.c

 

 

 

 

 

 

 

Como o mundo poderá acabar?

Medrar não ajuda em coisa alguma;

a Estrada é uma e somente uma.d

 

Se é assim, o que devemos fazer?

Batalhar pela Unicidade com o Ser,

lutar pela compreensão que liberta

 

 

 

Mandala do Amor Incondicional

 

 

 

______

Notas:

a. Uma confissão horripilante e tremebunda: quando eu era garoto, tive que tomar um chá-de-bico. Que eu me lembre, foram necessárias três pessoas para me segurar; minha mãe, claro, foi uma delas. A sensação é de ser empalado sem anestesia e sem vaselina! Depois, achei ótimo; caguei um quilo certinho.

b. O fenômeno de 2012 compreende um conjunto de crenças e teorias escatológicas de que eventos cataclísmicos ou de transformação ocorrerão em 21 de dezembro de 2012, data que é considerada o final de um ciclo de 5.125 anos do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano. Vários alinhamentos astronômicos e fórmulas numerológicas têm sido relacionados com esta data. Alguns sugerem que o ano de 2012 marca a data final do mundo ou o início de uma grande catástrofe mundial. Teorias para o fim do mundo incluem a colisão da Terra com um planeta de passagem (muitas vezes referido como Nibiru) ou com um buraco negro, tudo relacionado com a chegada do próximo máximo solar. Estudiosos de diversas áreas têm rejeitado a idéia de que uma catástrofe ocorrerá em 2012. Os principais estudiosos dos maias afirmam que previsões de morte iminente não são encontradas em qualquer um dos clássicos códices maias e que a idéia de que o calendário de contagem longa termina em 2012 deturpa a história maia. Os maias modernos não consideram a data significativa e as fontes clássicas sobre o tema são escassas e contraditórias, sugerindo que houve pouco ou nenhum consenso universal entre eles sobre o que a data pode significar. Adicionalmente, astrônomos e outros cientistas rejeitam as previsões apocalípticas e as classificam como pseudociência, afirmando que os eventos previstos são desmentidos por simples observações astronômicas. A NASA tem comparado os medos em relação ao ano de 2012 com o fenômeno bug do milênio no final da década de 1990, sugerindo que uma adequada análise dos fatos pode impedir temores de um desastre. A idéia de um evento mundial que ocorreria em 2012, baseado em qualquer tipo de interpretação do calendário de contagem longa, é rejeitada e considerada como pseudociência pela comunidade científica internacional.

c. O astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo, físico e matemático Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de janeiro de 1643 – Londres, 31 de março de 1727), criador do conceito de gravitação universal, em um manuscrito que ele escreveu em 1704, previu que o fim do mundo será em 2060. Entre os manuscritos do cientista, há um no qual ele tenta calcular o fim do mundo segundo o Livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento, e chega à conclusão de que ele acontecerá no ano 2060. Cuidadoso, o físico escreveu que não era possível ter 100% de certeza a esse respeito. Pode acontecer mais tarde, mas não vejo motivo para que aconteça mais cedo, afirmou Newton com base no livro de Daniel. Em outra análise, o cientista interpreta as profecias bíblicas sobre o retorno dos judeus à terra prometida antes do apocalipse. Newton escreveu: A ruína das nações más, o fim do choro e de todos os problemas, o retorno dos judeus ao seu próspero reino. Todos os comentários apresentados na nota anterior valem in totum para esta nota. Eu gostaria de saber onde Sir Isaac Newton, que eu tanto admiro e tanto respeito, estava com a cabeça para propor o ano de 2060 como data fatal para o fim do mundo! Só posso classificar isto como malunewtice!

Para quem não conhece, as três Leis de Newton – publicadas no seu trabalho de três volumes intitulado Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, em 1687 – são:

1ª Lei: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.

2ª Lei: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.

3ª Lei: A toda ação há sempre oposta uma reação igual ou: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

Enfim, Newton considerava que a Mecânica Celeste era governada pela Gravitação Universal e, principalmente, por Deus, sobre o qual relata: A maravilhosa disposição e harmonia do Universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Não posso deixar de pensar no que está acontecendo na região serrana do Rio de Janeiro, neste início de janeiro de 2011, e pergunto: será que toda esta desgraceira estava prevista nos planos do Ser que tudo sabe e tudo pode em sua primeva disposição e harmonia do Universo? Ou será que Deus perdeu o controle das coisas? Ou será, ainda, que, na verdade, nascemos mesmo todos condenados, como ensina o teleevangelista brasileiro, missionário R. R. Soares, e que os momentos de alegria e de calmaria são enganações e balinhas para nos encaminharmos quietinhos e dóceis para o matadouro? Enfim, por que uns e não outros? Predileções de Deus? Ora, nada disto. Tudo é como é porque não há efeito sem causa. Geralmente, nós é que ignoramos o porquê de como as coisas são; só olhamos para as conseqüências (efeitos) sem perceber as delinqüências (causas) que as originaram. Simples! A animação abaixo mostra isto de forma pictórica.

 

 

 

 

d. Ainda que haja um sem-fim de estradas laterais.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Fen%C3%B4meno_2012

http://g1.globo.com/Noticias/
Ciencia/0,,MUL54381-5603-672,00.html

http://recriaremocoes.webnode.pt/

 

Música de fundo:

Anyway the Wind Blows

Fonte:

http://www.myguitarsolo.com/midis.htm