ENCONTRO SECRETO EM ROMA

 

 

 

Hugo de Payens

Hugo de Payens (1070 – 1136)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo apresentar para reflexão alguns excertos da obra iniciática Encontro Secreto em Roma, um clássico da literatura do esoterismo tradicional e, em particular, da cavalaria, escrito na segunda metade do século XX e de autoria de Raymond Bernard, e que teve a função anunciadora de uma expressão, no mundo, da corrente templária de espiritualidade e ação. Encontro Secreto em Roma, concluído em 28 de outubro de 1968, é uma obra contemporânea que narra a extraordinária aventura de um ser-humano-aí-no-mundo de nosso tempo, numa cripta oculta da milenar Abadia de Nossa Senhora de Grottaferratra, localizada na comuna de mesmo nome, nos arredores de Roma, da qual esse ser-humano-aí-no-mundo de nosso tempo – Raymond Bernard – se encontra com o mundo mais secreto da Iniciação e com uma experiência da qual sairá comprometido com uma missão, nascida de um Encontro Iniciático com a misteriosa figura do Cardeal Branco.

 

 

 

Raymond Bernard
(Breve Biografia e a Partida de Raymond Bernard)

 

 

 

Raymond Bernard

Raymond Bernard

 

 

 

Recebi em 11 de janeiro de 2006, do Cavaleiro Marco Antonio Coutinho, o e-mail abaixo, resumido e ligeiramente editado, cujo título é: A Partida de Raymond Bernard.


Faleceu em dia 10 de janeiro de 2006, o escritor, místico, animador de vários movimentos tradicionais e Grão-Mestre fundador da Ordem Soberana do Templo Iniciático-OSTI, Raymond Bernard.

 

Nascido em 19 de maio de 1923, em Bourg d'Oisans, Isère, na França, Raymond Bernard teve o seu primeiro Mestre na discreta figura de Edith Lynn, sua professora de inglês no período da adolescência, uma cidadã britânica residente em sua cidade natal, nos Alpes Franceses. Corriam, então, os anos 40, período da II Guerra Mundial. Naqueles dias turbulentos, tornava-se extremamente difícil a realização de qualquer empreendimento nobre, e as ordens tradicionais na Europa tiveram suas atividades externas seriamente prejudicadas pela guerra e reprimidas pelos nazistas. Para enfrentar esta situação, buscaram meios alternativos de expressão e fizeram uso das mais diversas estratégias como, por exemplo, utilizar os canais da Resistência Francesa como meio de transmissão de informações e documentação, instruindo na clandestinidade os seus principais participantes. Afinal, muitos integrantes desses cenáculos foram ativos participantes da Resistência. E foi por meio de sua amizade com Edith Lynn, paralelamente às aulas de inglês, que Raymond Bernard – ele próprio integrante de um movimento não-armado de apoio à Resistência, formado por jovens – recebeu de sua professora inglesa os ensinamentos da Ordem Rosacruz, sem imaginar que, no futuro, viria a ser um dos principais dirigentes da Organização, cuja sabedoria lhe era transmitida de maneira tão especial.

 

Raymond Bernard se formou em Direito pela Faculdade de Grenoble e começou sua vida profissional nos negócios da empresa de sua família. Nos anos seguintes, ele progrediu rapidamente nos domínios iniciáticos, prosseguiu em sua formação rosacruz e fez contato – principalmente a partir de 1955 – com algumas das mais significativas correntes da tradição cavaleiresca e templária, em vários pontos da Europa, recebendo deles Iniciação e autoridade. Em 1956, foi levado a abandonar o mundo dos negócios para se consagrar à reorganização do ramo francês da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, a AMORC, substituindo Jeanne Guesdon, falecida anos antes, e assumindo funções de nível internacional como Grande Mestre, Legado Supremo e membro do Conselho Supremo da Ordem. Restabeleceu os trabalhos da Ordem Martinista Tradicional (no Brasil, Tradicional Ordem Martinista), onde assumiu as mesmas funções para as quais fora investido na Ordem Rosacruz. Participou também dos trabalhos maçônicos da Grande Loja de França.

 

Em 1988, aposentado e liberado de suas obrigações à frente da AMORC, sem romper seus laços com a mesma, fundou o CIRCES – então Círculo Internacional de Pesquisas Culturais e Espirituais – cujo objetivo é, desde o início, essencialmente humanitário e caritativo. Paralelamente a este movimento, ele restituiu força e vigor a uma tradição templária secreta que não havia sido jamais interrompida ao longo dos tempos – ainda que sem atividades públicas desde o início do século XX – estabelecendo assim a OSTI (Ordem Soberana do Templo Iniciático). Em 25 de setembro, no Palácio dos Papas, em Avignon, sul da França, Raymond Bernard foi eleito Grão-Mestre da OSTI. Posteriormente, como Comitê de Iniciativas e Realizações Caritativas e Sociais, o CIRCES seria absorvido pela Ordem, tornando-se o seu braço externo para ações caritativas e humanitárias, um comitê extremamente ativo na França e no mundo. Bernard exerceu a função de Grão-Mestre da OSTI até 1997, quando se retirou para um merecido descanso, ao lado de sua esposa Yvonne, dedicada companheira de tantos anos e parceira de toda uma vida nas atividades tradicionais que Raymond Bernard animou. Tendo cumprido a missão que havia recebido há mais de 40 anos, Bernard, no entanto, permaneceu atento, acompanhando de perto o trabalho de Yves Jayet – eleito pelo Capítulo Geral da OSTI, e com o apoio do próprio Bernard – Grão-Mestre da Ordem. Um velador silencioso, retirado, mas ainda e sempre em atividade, dedicando seus dias aos estudos e à meditação, em harmonia com seus amigos, seus leitores e com os cavaleiros de todo o mundo.

 

Problemas de saúde, que já vinham se manifestando havia algum tempo, levaram Raymond Bernard a se hospitalizar para tratamento especializado. No dia 10 de janeiro de 2006, ele deixou o seu corpo físico, partindo em Luz para a sua Grande Aventura, encerrando assim a parte encarnada de toda uma obra dedicada às circunstâncias da Iniciação.

 

 

 

Encontro Secreto em Roma
(Alguns Excertos)

 

 

 

O Mistério é uma fonte de inspiração que Illumina a Via Tradicional.

 

Há uma marca templária, a zombar do tempo linear, que vem, por necessidade, ciclicamente, acompanhando certas transformações profundas da sociedade.

 

A Verdade, como o Graal, é multifacetada.

 

Divisa Templária, extraída do Salmo 115: NON NOBIS, DOMINE, NON NOBIS, SED NOMINI TUO DA GLORIAM.

 

A satisfação dos desejos, no plano temporal, não basta para dar um sentido à existência. Na verdade, a Dimensão Espiritual é o sangue [do ser-humano-aí-no-mundo] e da sociedade um fator de vida, de consciência e de evolução.

 

 

Burning Desire

Burning Desire

 

 

Exigência à qual todos os Iniciados devem se submeter: transmitir para perpetuar.

 

O Conhecimento [ShOPhIa] deve ser compartilhado para que possa se tornar Ação.

 

 

ShOPhIa

ShOPhIa

 

 

Como os seres-humanos-aí-no-mundo, olhando incessantemente, se esquecem de ver!

 

O tempo...
E eu olhava para o tempo!
E nada via!
O tempo...
E eu olhei para dentro...
Para o meu Coração!
E o tempo sumiu!
E, em Silêncio,
pude Ver o que não via!

 

O acaso não existe como tal.

 

O espaço e o tempo são apenas uma unidade.

 

 

Espaço-tempo

Espaço-tempo

 

 

O ser-humano-aí-no-mundo, independente de seu grau de despertar interior, não pode rejeitar sua Humanidade sem cometer o imperdoável pecado de se supor, orgulhosamente, separado dos outros. Ele só pode ser despertado entre os outros, e os outros, ele só pode servi-los permanecendo humanamente ele mesmo.

 

A consciência despertada não se acomoda com a hipocrisia. Ela tudo vê e, inicialmente, o corpo que ela habita temporariamente, esse corpo com seus apetites e suas fraquezas, que só são um mal se o pensamento e o remorso os consideram assim e os fazem entravar...

 

Nossas intuições úteis devem produzir conseqüências também úteis para os outros.

 

Os Mistérios sempre foram transmitidos de uma geração a outra.

 

 

Iniciado R+C
Cavaleiro Templário
Iniciado R+C
Cavaleiro Templário

 

 

O poder neste mundo, político, financeiro e mesmo religioso, concentra em si o desejo de um maior poder, porque o ser-humano-aí-no-mundo está sempre insatisfeito com seu estado. Um poder requer seu complemento de poder. O político sente a necessidade de dominar o financeiro. O financeiro é irresistivelmente inclinado a fazer pesar todo o seu ouro sobre o político. E quanto ao religioso, ele aspira, com freqüência, lamentavelmente, o poder temporal, e busca se apoiar no político e no financeiro. Estranho triângulo realmente este, onde um dos pontos só se sustenta em função dos dois outros para sua própria manifestação!

 

A Fênix deve renascer de suas cinzas. E renascerá!

 

O Nilo nasce na Cripta Ferrata local onde, no passado, foi decidida a constituição da Ordem do Templo!

 

 

Criptopórtico da Cripta Ferrata

Criptopórtico da Cripta Ferrata, na Aldeia de Grottaferrata, Itália

 

 

Para quem aceita ver, tudo é Iniciação.

 

Neste nosso Universo extraordinário, a Lei se manifesta a ponto de fazer supor que tudo está preestabelecido, quando, na verdade, somos nós mesmos que, ao observar a Lei e ao aplicá-La a partir do nosso Eu Verdadeiro, formamos nosso destino e nossos encontros excepcionais.

 

Os Sortilégios estão, de fato, imbricados nos Segredos!

 

Uma advertência importante: Precisamos tomar muito cuidado com os aventureiros mal-intencionado, que se arvoram de magos, pois, por sermos ignorantes e crédulos, poderão nos nos impressionar com o emprego inconsiderado e anárquico de algumas fórmulas de uma cabala da qual eles próprios nada compreendem.

 

O que adianta o conhecimento e o poder interiores, se não encontrarmos a paz? [Parafraseando: o que adianta o conhecimento e o poder interiores, se não encontrarmos o Amor, o Bem, a Beleza, a LLuz e a Vida? A Paz, o Amor, o Bem, a Beleza, a LLuz e a Vida estão em nosso interior.]

 

O Nilo... A terra do Egito... A antiga Iniciação...

 

Encontro esperto às duas horas da tarde! Apesar de

 

Freqüentemente, o que é um erro grosseiro, só se considera o Princípio da Androginia do ponto de vista biológico.

 

Tu, ser-humano-aí-no-mundo-homem, que te crês ser-humano-aí-no-mundo-homem, és também mulher. Tu, mulher, que te crês mulher, és também ser-humano-aí-no-mundo-homem. De acordo com o teu sexo, tua complementaridade masculina ou feminina está em ti mesmo, no nível, se assim quiseres, da tua subconsciência, e é da sua unidade reencontrada que jorrará um dia tua realidade. Cada ser é completo em si mesmo.

 

 

Splendor Solis

Splendor Solis

 

 

É necessário seguir a linha horizontal e depois a vertical, para que elas se encontrem no momento dado, e para que, em sua interseção, floresça a Rosa da realidade esquecida, mas, jamais perdida.

 

 

Rosa da Realidade Esquecida

 

 

Descidos Sete Degraus, eis que, subitamente, surge o Iniciador...

 

A morte e a vida são uma. Não há nada além da permanência. Não se morre nem se vive: somos. Somos nós que criamos a distinção artificial do vivente e do morto, do animado e do inerte, em um mundo no qual o ser-humano-aí-no-mundo sonha com uma ilusão que ele crê vida, até o instante sublime em que, rompido o véu, ele se sabe eternidade e consciência sem rosto, consciência para sempre despertada...

 

Maestria... A serviço da Humanidade!

 

Muitos Segredos... O Segredo! Que assim seja!

 

A Vermelha e Tremeluzente Chama simboliza a Presença.

 

 

Flama

 

 

No Ser Total, sem perda da faculdade de raciocínio e de discriminação, o Conhecimento [ShOPhIa] impregna qualquer sentimento provado e qualquer sensação percebida, ao mesmo tempo em que o ser vive e conhece no diapasão universal do Absoluto.

 

Todas as nossas deduções, justas ou não, pertencem ao domínio do relativo.

 

Tradição é Conhecimento e, mais precisamente, é uma formulação particular do Conhecimento. O Conhecimento, em seu absoluto é, ele mesmo, a percepção da Sabedoria Eterna tal como ela pode ser apreendida pelo ser-humano-aí-no-mundo. Em outras palavras, há, por um lado, a permanência da eterna Sabedoria a realidade do Absoluto para sempre semelhante a Si Mesmo, porque Ele é tudo e, por outro, o que o ser-humano-aí-no-mundo encarnado pode dela conhecer gradativamente, na medida de sua evolução coletiva ou individual. Por evolução eu entendo, como todo místico, a tomada de consciência crescente de um estado que, sendo ele eternidade, não pode nem diminuir nem crescer.

 

A Atlântida foi o primeiro continente onde a formulação do Conhecimento tomou forma de grupo.

 

A Esfinge, no Egito, simboliza a Sabedoria Eterna corporificada para a Humanidade, e sua propagação inicial se efetuou a partir do Egito, país conscientemente designado pelo Colégio de Sábios.

 

 

Esfinge

Esfinge

 

 

E os Onze se tornaram Doze, e os Doze se encontram na origem de toda a Ciência Sagrada.

 

Os Sábios do passado jamais disseminaram o Conhecimento-em-si, mas, os meios de a Ele chegar.

 

Elêusis [uma cidade e município na região da Ática Ocidental, na Grécia, está situada no extremo norte do Golfo Sarônico ou Golfo de Egina, cerca de 18 km a noroeste do centro de Atenas] era um Alto Lugar Secreto (no total, na Terra, eram Onze Lugares Secretos, receptáculos onde a Força Universal podia ser transmutada em uma ação definida, ligada à obra particular visada) ao qual a Iniciação estava ligada.

 

Na verdade, a nossa Terra formiga de pontos nos quais o Poder Cósmico aguarda a ocasião para se materializar, mas, que somente o ser-humano-aí-no-mundo pode lhe fornecer, por sua presença e por uma intenção dirigida para o Bem.

 

Os Rosa+Cruzes Realizados dispõem de Doze Altos Lugares, mas, estes são ignorados por todos, salvo por Eles Mesmos, e isto se explica pela perfeição que atingiram por seu mérito, o que lhes assegura a plenitude do Conhecimento e a participação na Sabedoria Eterna. Todavia, a Lei do Silêncio, no que concerne a estes Locais, equivale ao esquecimento por Ela determinado.

 

O porquê da Ordem do Templo está intimamente ligado à demanda universal do Graal a última explicação e o símbolo da revelação absoluta.

 

A Noite Escura começou exatamente no instante da morte do quarto Amenhotep. Foi a morte dele que assinalou a retirada de toda a Egrégora que, desta forma, se retirou do mundo, ao mesmo tempo em que Amenhotep, depois deste último ter legado à Terra a última mensagem dos Sábios do Conhecimento: um Deus único.

 

 

Aton

Aton

 

 

1096! Constantinopla! 1118! A Ordem do Templo! 5 de fevereiro de 1962! Início da Era de Aquário! Ressurgência do pensamento do Templo. Egrégora reunificada!

 

À medida que a Luz do Templo crescer, aquela de quem o havia condenado irá diminuir.

 

 

 

 

O Templo é de todo Servidor da Causa, é de todo Servidor dos seres-humanos-aí-no-mundo, e onde um Servidor estiver servindo, lá estará o Conhecimento.

 

Busquei o Conhecimento
na religião.
Não O encontrei.
Busquei o Conhecimento
na ciência.
Não O encontrei.
Busquei o Conhecimento
no Serviço.
Então, O encontrei.

 

A pretensa e enganadora sabedoria, o vazio orgulho e a estúpida ambição arruínam a [personalidade-]alma.

 

Seguramente, é um erro grave considerar o Graal como de fonte exclusivamente cristã.

 

O Graal é a ascensão ao Segredo da Vida Universal, é uma Realidade Divina, uma Presença Permanente e a revelação total e absoluta da Sabedoria Universal. O Graal é o Segredo dos segredos, a Suprema Iniciação.

 

A conquista do Graal é uma Via Ativa que encerra a Palavra, a LLuz e a Vida.

 

A Obra Divina, em sua realidade permanente, é o Sacerdócio Eterno, e a Ordem do Graal é a expressão da Ordem de Melquisedeque, que se conserva, para sempre, na Verdade, na Permanência e na Universalidade. Ela é o objetivo último a ser atingido. É invisível e presente. Nela estão ocultos o Graal e a Palavra. Melquisedeque é Sacerdote e Rei.

 

Há uma unidade em todas as Tradições.

 

A Ordem do Templo é um traço de união entre o temporal e o espiritual, como foi e é um traço de união entre o Islã e a Cristandade.

 

Rosa+Cruzes e Sufis! Um mesmo estado espiritual, atingido por formas exteriores diferentes! Rosa+Cruzes e Sufis! A Unidade reencontrada no cume!

 

O Graal é o grande símbolo da Shekinah! Ao se aproximar ou se afastar da Shekinah o próprio ser-humano-aí-no-mundo estabelece os ciclos do seu retorno.

 

Na Tradição, não há jamais separação, há apenas Unidade. Seja qual curso seja tomado, a lenta ascensão sempre conduzirá ao mesmo Apogeu.

 

A palavra Unidade designa a última solução para qualquer questão que a [des]razão levante com obstinação e, às vezes, com rabugice!

 

Encontro o seu visitante, Túnis pode trazer tudo ou nada

 

No fundo, somos todos essencialmente templários, mas, o valor está no ato de transmitir e de receber.

 

Abraão, abençoado por Melquisedeque, seguramente, está na origem das três grandes correntes que são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islã.

 

A forma religiosa externa destinada à massa e que a mantém, por sua veneração, respeito, temor e mesmo superstição, em uma determinada direção moral é um escudo, uma aparência que protege o Segredo do Esoterismo.

 

O Graal é a Sabedoria Eterna sob a guarda de Melquisedeque, e a Ordem do Templo, notadamente, é a Cavalaria de Iniciados cuja missão é reunir os diversos aspectos do Esoterismo Tradicional, e especialmente sua fase cristã e islâmica, para a vinda do Reino do Graal.

 

A Cavalaria Terrestre, no microcosmo, corresponde à Cavalaria Celeste, do Macrocosmo, e estas duas Cavalarias devem se reunir para que o objetivo seja atingido.

 

No frigir dos ovos, os múltiplos caminhos do Conhecimento, mesmo os aparentemente mais opostos, se reúnem. Todos conduzem a Melquisedeque e ao mesmo Graal.

 

Os seres-humanos-aí-no-mundo, mesmo sem saber, já são membros da Ordem de Melquisedeque, mas, devem se tornar conscientes desta afiliação. [É como tenho dito à saciedade: todos nós, in potentia, somos Deuses. Suas viagens na vida não têm outro objetivo senão o de conduzi-lo a este estado final.]

 

Em detrimento da intuição e do que ela abre de novas perspectivas, tornar-se prisioneiro dos livros é um erro que não se deve cometer. É necessário ler e conhecer o pensamento externo para, a partir dele, criar uma base. Mas, não devemos nos tornar escravos destas leituras. O fanatismo é perigoso, mesmo que ele seja acadêmico, apesar de o fanatismo acadêmico ser menos danoso do que o fanatismo religioso ou o fanatismo esotérico.

 

Só nós poderemos fazer alguma coisa por nós mesmos. [Ninguém fará o dever de casa, que nos cabe fazer, por nós.]

 

 

Aprendendo

Aprendendo

 

 

O número 108 é, por assim dizer, um número fatídico. Ele é quatro vezes o número 27.

 

O número 111 é um número crístico. Ele simboliza o ponto supremo que um ser-humano-aí-no-mundo pode atingir na senda durante sua encarnação, sendo, desta forma, o número da realização.

 

Tudo é harmonia, ordem e método!

 

Esteja o ser-humano-aí-no-mundo onde estiver e fazendo o que for, ele é o único responsável por sua tomada de consciência interior.

 

Eu sonhava com um 'milagre',
mas, ele nunca aconteceu.
Um dia, bolei que o 'milagre'
estava em mim e era eu.

 

Se a intuição for ferroada, ela fornecerá a informação essencial.

 

É no Chacra Cardíaco [Anahata], que, geralmente, uma Transmissão acontece. [Não é curioso que o Chacra Cardíaco tenha 12 pétalas ou raios?]

 

 

Anahata

Anahata

 

 

O Esoterismo não tem cor religiosa.

 

No essencial, nada é mais próximo do Islã do que o Cristianismo.

 

A Tradição é a mesma em toda parte. Somente a técnica varia com o tempo e o lugar.

 

Tudo o que é externo nas crenças está se estiolando pouco a pouco, mas, de forma cada vez mais rápida.

 

Eu achava que o Cristianismo
haveria de ser para sempre,
mas, percebi que para sempre
só mesmo o Multivers
[alism]o.1

 

Não existe desaparecimento; existe, sim, sempre, transformação. A LLuz a Verdadeira LLuz da Tradição logo virá Illuminar o mundo e a Humanidade para uma nova etapa!

 

Em silêncio, a conjunção entre o ocidente e o oriente árabe sempre esteve estabelecida. Repetindo: Abraão, abençoado por Melquisedeque, seguramente, está na origem das três grandes correntes que são o Judaísmo, o Cristianismo e o Islã. Na verdade, a conjunção está se tornando universal!

 

Em cada Alto Lugar não há forma; há estado. Para todas as manifestações da Tradição, os Centros e os Altos Lugares Secretos são os mesmos.

 

Tudo é efusão [manifestação expansiva]. O que é mais externo não é, senão, o interno um pouco mais manifesto.

 

E a Espada tocou meu ombro esquerdo... E a Espada tocou minha cabeça... E a Espada tocou meu ombro direito... E minha [personalidade-]alma se rejubilou... E senti uma profunda paz... E todas as limitações do véu do erro despareceram... [E me tornei um Servidor da Humanidade.]

 

Humildade. Obediência. Serviço.

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Multiverso é um termo usado para descrever o conjunto hipotético de universos possíveis, incluindo o universo em que vivemos. Juntos, esses universos compreendem tudo o que existe: a totalidade do espaço, do tempo, da matéria, da energia e das leis e constantes físicas que os descrevem. Geralmente, este conceito é usado em enredos de ficção científica, mas, também, é uma extrapolação possível de algumas teorias científicas para descrever um grupo de universos que estão relacionados – os denominados universos paralelos. A idéia de que o universo que se pode observar é só uma parte da realidade física deu luz à definição do conceito Multiverso. O conceito de Multiverso tem suas raízes em extrapolações, até o momento não-científicas, da moderna Cosmologia e na Teoria Quântica, e engloba também várias idéias oriundas da Teoria da Relatividade, de modo a configurar um cenário em que pode ser possível a existência de inúmeros Universos, onde, em escala global, todas as probabilidades e combinações ocorrem em algum dos universos. Simplesmente, há espaço suficiente para acoplar outros universos em uma estrutura dimensional maior: o chamado Multiverso. Os universos seriam, em uma analogia, semelhantes a bolhas de sabão flutuando em um espaço maior capaz de abrigá-las. Alguns seriam até mesmo interconectados entre si por buracos negros ou buracos de minhoca. Em termos de interpretações da Mecânica Quântica, que, ao contrário da Mecânica Quântica em si, não são cientificamente estabelecidas, a Interpretação de vários mundos fornece uma visão que implica um Multiverso. Nesta visão, toda vez que uma decisão quântica tem de ser tomada – em termos técnicos, toda vez que há uma redução da função de onda de um estado emaranhado – dois ou mais universos independentes e isolados surgem, um para cada opção quântica possível. Vivemos no universo no qual as decisões quânticas adequadas levam à nossa existência. Devido ao fato da conjectura de Multiverso ser essencialmente ideológica, não havendo, atualmente, qualquer tipo de prova tecnicamente real, a Teoria dos Universos Paralelos (ou do Multiverso) é, em essência, uma teoria não-científica. Neste ponto, aliada à completa ausência de evidência científica, há ainda a questão concernente à compatibilidade com as teorias científicas já estabelecidas e os rumos diretamente apontados por elas. No conceito de Multiverso, é imaginado um esquema em que todas os universos se agregavam mutuamente por uma ilimitada vastidão. Tal conceito de Multiverso implica em uma contradição em relação à atual busca pela Teoria do Campo Unificado ou pela Teoria do Tudo, uma vez que em cada Universo se pode imaginar que haja diferentes Leis Físicas. Ressalta-se, contudo, que a Teoria do Campo Unificado e a Teoria do Tudo são, assim como a Teoria das Cordas e outras similares (em vista dos rigores do Método Científico), pelo menos, até o momento, teorias não-científicas. A exemplo, a Teoria M (que unifica as cinco diferentes Teorias das Cordas, a Supersimetria e a Supergravidade) prevê que nosso universo possua em, verdade, 11 dimensões [3 dimensões espaciais (altura, largura, comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas, sendo a estas atribuídas outras propriedades, como massa e carga elétrica]. Factualmente, vivemos em um universo quadridimensional, descrito por três dimensões espaciais e uma temporal interligadas entre si no que se denomina malha espaço-tempo.

 

 

Teoria das supercordas

Teoria das Supercordas

 

 

 Universos Bubble – Multiverso Hipotético

Universos Bubble – Multiverso Hipotético

 

Música de fundo:

Non Nobis, Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo da Gloriam
Composição: Patrick Doyle
Intrpretação: Steve Green

Fonte:

https://muzlan.top/en/track/371745467_456484160

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Asmodeus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiverso_(ci%C3%AAncia)

https://co.pinterest.com/pin/482659285056510410/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria-M

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

https://gfycat.com/

http://blog.adoroviajar.com.br/

https://www.youtube.com/watch?v=Yu99LF5GnkY

https://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%AAusis

https://freefrontend.com/

https://pt.wikipedia.org/

http://www.abbaziagreca.it/arte/crypta.asp

http://midiailluminati.blogspot.com/

http://estudosrosacruzes.blogspot.com/

https://br.pinterest.com/pin/511017888950003291/

https://giphy.com/

http://www.ostibr.org.br/Sobre%20RB.htm

http://www.ostibr.org.br/

http://www.ostibr.org.br/Encontro_Secreto_em_Roma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.