Em
minha primeira visão, uma espécie de vapor exalava dos poros
do meu corpo. Era um vapor aquoso muito visível, e caía no
chão sobre o tapete. Na mesma noite, o mundo dos espíritos
do céu e do inferno, abriu-se convincentemente para mim, e, ali,
encontrei muitas pessoas de meu conhecimento e de todas as condições.
Desde então, diariamente, o Senhor abria os olhos do meu espírito
para ver, perfeitamente desperto, o que se passava no outro mundo, e para
conversar, em plena consciência, com anjos e espíritos.
Quando
os espíritos começam a falar com um ser-aí-no-mundo, ele deve estar
disposto a não acreditar em nada do que eles dizem, porque quase
tudo o que eles falam é inventado por eles, e eles mentem. Se nós
permitíssemos que eles narrassem qualquer coisa – por exemplo,
como o céu é e como as coisas no céu devem ser entendidas
–
eles contariam tantas mentiras que o ser-aí-no-mundo ficaria perplexo.
Um
verdadeiro cristão é aquele que vive como Cristo ou como o
Senhor ensina.
Falei
com os anjos muitas vezes, e eles se manifestaram firmemente dizendo que
no céu não podiam distinguir o Divino em três, porque
sabem e percebem que o Divino é Um e que este Um está no Senhor.
No
céu, a linguagem é o produto imediato do pensamento, ou Seja,
é o pensamento que fala.
Os anjos progridem sempre em sua
Sabedoria [ShOPhIa].
Pensar
e querer sem fazer, quando se pode, é como uma lhama encerrada em
um vaso, que se extingue, ou como uma semente lançada na areia, que
não brota, mas, que se perde, junto com a sua proliferação.
Em
todas as coisas, o ser-aí-no-mundo se equilibra entre o bem e o mal.
Em
tudo deve haver equilíbrio, a fim de que algo possa existir. Sem
equilíbrio,
não há ação nem reação,
porque entre duas forças há o equilíbrio,
impulsando uma e repulsando outra.
Nada
jamais poderá ser livre, se não vier da Vontade ou da inclinação
do Amor, pois, o que o ser-aí-no-mundo ama ele o faz livremente.
A
Natureza está separada Dele.1
Ele, todavia
está onipresente nela, comparativamente como a luz
está nos olhos, como
o som
está nos ouvidos, como
o paladar está na língua ou como o éter
está na terra e nas águas.
O
Amor
e a Sabedoria [ShOPhIA],
sem a terceira coisa que é a utilidade, podem ser comparados com
o calor e a luz do Sol, que, se não operarem nos seres humanos, nos
animais e na vegetação, seriam coisas vãs e imaginárias.
Em
toda coisa perfeita2
há uma triplicidade, a saber: a intenção, a causa e
o efeito.
A
Vontade é o receptáculo do Amor e do Bem... [Fiat
Voluntas Tua].
A
Onipotência só funciona com e pela Justiça, e as Leis
da Justiça são Verdades Eternas – que não podem
sofrer qualquer alteração.3
Uma
vez que a conjunção do Bem e da Verdade é como um casamento,
é evidente que o Bem ama a Verdade e a Verdade ama o Bem, e que desejam
se unir mutuamente. A conjunção do mal com a falsidade não
é um casamento, mas, um adultério.
A
Criação não teria sido possível se não
houvesse Ordem.4
Se
o ser-aí-no-mundo não examina os atos de sua vida com o objetivo
de ver se cometeu algum pecado,
nada serve conhecer o pecado.5
U
verdadeira caridade é o desejo de ser útil aos outros, sem
pensar em recompensa.
Em
toda parte, há coisas internas que nunca se manifestam externamente.
Todas
e cada uma das coisas, mesmo as mais singulares, até o menor iota,
significam e envolvem coisas espirituais e celestes.
O
ser-aí-no-mundo externo separado do Interno é o corpo, e, assim, é morto;
o Interno é o que vive e faz o externo viver.
O
Sinal do Filho do ser-aí-no-mundo no céu significa a manifestação
da Verdade Divina.
A
vinda do Senhor nas nuvens do céu com poder e grande glória
significa Sua presença na Palavra e a Revelação.
Glória
significa o sentido interno da Palavra.
Aberto
o sentido interno da Palavra serão revelados os Arcanos do céu.
Todas
as coisas continuam a existir, porque subsistir é existir perpetuamente,
e tudo o que não estiver em nexo contínuo com o Primeiro perece
imediatamente e é inteiramente dissipado.
Há
unicamente uma Fonte de Vida, e a vida do ser-aí-no-mundo é um rio Dela derivado,
que, se não continuar a subsistir de sua Fonte, imediatamente desaparecerá.
Desta fonte, derivam o Divino Bem e a Divina Verdade.
O
ser-aí-no-mundo é ser-aí-no-mundo pela Vontade e, por conseguinte, pelo Entendimento,
e não pelo Entendimento separado da Vontade.
Há
três céus, e eles são entre si distintíssimos:
o íntimo ou terceiro, o médio ou segundo e o último
ou primeiro. Eles estão em seqüência um ao outro, e subsistem
entre si... Ainda que os céus sejam de tal modo distintos, e que
os anjos de um céu não possam ter relacionamento com os anjos
de outro, a verdade é que o Senhor conjunge todos os céus
por influxo imediato e por influxo mediato: pelo influxo imediato, que procede
d'Ele em todos os céus, e pelo influxo mediato de um céu em
um outro céu. E, por este modo, faz com que os três céus
sejam um, e que todos sejam ligados do primeiro ao último, de modo
que nada existe que não seja ligado.
Em
um mesmo céu, cada um pode ser consorciado com qualquer um que lhe
apraza, mas, os prazeres da consociação estão em relação
com as afinidades do bem em que se está.
Em
todas as coisas do mundo, tanto em geral como em particular, há graus
de produção e de composição, isto é:
de uma coisa procede outra e desta uma terceira, e assim por diante.
De
uma Coisa Procede Outra
O
amor consiste em dar para o outro o
que é nosso, e sentir o seu prazer
como sendo nosso.
Vi,
ouvi, senti, e não estou intimidado.
Desde
o início da criação, todos
os que nasceram homens e já faleceram
estão no céu ou no inferno. O céu e o inferno são
formados pela raça humana.6
Quando
os espíritos estão (conscientemente) junto do ser-aí-no-mundo, e, notadamente,
quando se acham colocados às suas costas, eles imaginam ser, eles
próprios, homens, e, se isto lhes for permitido, poderão comunicar
seus pensamentos oralmente ou por meio do ser-aí-no-mundo, e até mesmo por
escrito. Com efeito, aconteceu-me, às vezes, para não dizer
freqüentemente, que eles me conduziram a mão enquanto eu escrevia,
como se fosse a deles, a ponto de eles próprios estarem convictos
de que eram eles que escreviam. Isto é tão verdadeiro que
posso atestá-lo. Eles poderão mesmo, se lhes for permitido,
escrever em seu próprio estilo; eu sei disso por causa de uma breve
experiência. Mas, isto normalmente não é permitido.7
Há
casamentos nos céus como na Terra. O casamento nos céus é
a conjunção de dois em uma mente única. A mente consiste
em duas partes, das quais uma se chama entendimento e a outra vontade. Quando
estas duas partes se tornam uma, diz-se, então, que elas são
uma mente única. O marido faz a parte denominada entendimento, e
a esposa a que se chama vontade.
O
ser-aí-no-mundo nasce para ser intelectual, e assim para pensar pelo entendimento.
A mulher nasce para ser voluntária, e assim para pensar pela vontade.
O ser-aí-no-mundo age pela razão, e a mulher pela afeição.8
Conjunção
do Entendimento e da Vontade
Conjunção do Bem e da Verdade.
O
Bem e a Verdade conjuntos não são dois, mas, um, porque o
Bem pertence à Verdade e a Verdade ao Bem.
Que
o ser-aí-no-mundo não separe o que Deus conjungiu
Que
o Bem não seja separado da Verdade.
Tudo
o que é sentido e percebido no corpo tira sua origem de seu aspecto
espiritual.
Entendimento
+ Vontade
ser-aí-no-mundo Espiritual.
A
união das mentes que foram formadas de Verdades e de Bens genuínos
é a mais perfeita... O falso e o mal também se amam, mas,
este amor, depois, se converte em inferno. No casamento infernal,
há entre os cônjuges conversas e conjunções lascivas,
e, interiormente, ardem um contra o outro em um ódio mortal, que
é tão grande que não pode ser descrito.
Não
há amor conjugal entre duas pessoas que sejam de religiões
diferentes, porque a Verdade de uma não concorda com o Bem da outra,
e duas coisas dessemelhantes e discordantes não podem de duas mentes
fazer uma só; por isto, a origem de seu amor nada tira do espiritual.9
O
casamento com mais de uma esposa é como um Entendimento dividido
entre muitas Vontades, e como um ser-aí-no-mundo ligado não a uma só
igreja mas a muitas, porque assim a sua fé é dividida de modo
a se tornar nula. Os anjos dizem que é absolutamente contra a ordem
Divina ter muitas esposas... O casamento com mais de uma esposa fecha o
Ser Interno e faz com que, em vez do amor conjugal, se introduza um amor
lascivo que desvia do Amor do céu.
O
amor da dominação de um dos cônjuges sobre o outro dissipa
inteiramente o amor conjugal e seu Prazer Celeste.
O
Amor Conjugal, considerado em si mesmo, é um estado de Inocência.
Os
casamentos nos céus diferem dos casamentos na Terra, porque os casamentos
na Terra são também para a procriação de filhos,
o que não sucede nos céus.
O
prazer que reina no inferno é o prazer do adultério, e o prazer
do adultério é também o prazer de destruir a conjunção
do Bem e da Verdade, conjunção que faz o céu. Daí
resulta que o prazer do adultério é o prazer infernal, diametralmente
oposto ao prazer do casamento, que é o Prazer Celeste.
Os
prazeres do amor conjugal progridem na ascensão ao céu; os
prazeres do adultério progridem na descida ao inferno.
O
Sábio percebe, não pelo conhecimento de que o Amor é
a vida do ser-aí-no-mundo, mas, pela experiência de que isto assim acontece.
O
pensamento íntimo, que é a percepção dos fins,
é, na realidade, o primeiro efeito da Vida.
Deus
é o Amor mesmo, porque é a Vida mesma.
O
Amor e o calor se correspondem mutuamente; é por isto que o Amor
também é quente.
Deus
é ser-aí-no-mundo, e todos os anjos e todos os espíritos são
homens em uma forma perfeita.
Enquanto
os espíritos conversam uns com os outros mediante uma língua
universal… todo ser-aí-no-mundo, imediatamente após a morte, depara com
essa língua universal… que é própria do seu espírito.
A fala de um anjo ou de um espírito com o ser-aí-no-mundo é ouvida com
a mesma sonoridade que tem a fala de um ser-aí-no-mundo com outro; contudo, ela não
é ouvida pelos que se acham perto, mas, somente por ele [o ser-aí-no-mundo];
a razão é que a fala de um anjo ou de um espírito se
dirige primeiro ao pensamento do ser-aí-no-mundo.
Este
mundo, comparado com o mundo que vi em minhas inumeráveis andanças
pelos céus e pelos infernos, é como uma sombra. É como
se vivêssemos na sombra.
Em
cada coisa criada sobre a Terra há um lado interior e um lado
exterior.
Nenhum deles pode existir sem o outro, da mesma maneira que não há
efeito sem causa. O exterior pode ser visto a partir do interior, e não
o contrário.
Nossa
distância em relação ao céu está em proporção
com a medida do nosso amor pessoal.
As
expiações e as satisfações não são
necessárias, porque o Cristo é a Expiação e
a Satisfação.
Ninguém,
exceto Deus, é capaz de separar a corrupção da natureza
da própria natureza. Isto é o que será feito completamente
na ressurreição bem-aventurada, porque, então, a própria
natureza, que o ser-aí-no-mundo traz ao redor dele no mundo, ressuscitará sem
o pecado original e gozará a felicidade eterna.
O
Pecado Original é um acidente e o ser-aí-no-mundo por sua razão está
na presença de Deus como morto espiritualmente. Este mal é
coberto e perdoado somente pelo Cristo. A própria semente de que
o ser-aí-no-mundo é formado é contaminada com esse Pecado. É
também daí que o ser-aí-no-mundo recebe de seus pais inclinações
depravadas e uma impureza interna no Coração.
O
Batismo não é simplesmente água, mas água tomada
por mandamento Divino e selada com a Palavra de Deus e, assim, santificada.
A virtude, a obra, o fruto e o fim são para que os homens sejam salvos
e admitidos na Comunhão Cristã. Pelo Batismo,
a vitória contra a morte e o diabo, a remissão dos pecados,
a graça de Deus, o Cristo com todas as Suas obras, o Espírito
Santo com todos os seus dons e a bem-aventurança eterna são
oferecidos a todos e a cada um dos que crêem.
a
vontade humana tem a liberdade de efetuar a justiça civil e escolher
as coisas submetidas à razão.
Eu
sou o Alfa [ALef]
e o Ômega [TaV],
o Princípio e o Fim
O Senhor é o Si-mesmo e o único desde os primeiros até
os últimos, de Quem procedem todas as coisas; por conseguinte, é
o Amor Mesmo e único, que é a Sabedoria Mesma e única
e a Vida Mesma e única em Si. Assim é o Criador, o Salvador
e o Iluminador Mesmo e único por Si, por conseguinte, que é
o todo em todas as coisas do céu e da igreja.
'Receber
um profeta em nome de profeta' é receber a verdade da doutrina, porque
ela é a verdade. 'Receber um justo em nome de justo' é receber
o bem por causa do bem. 'Receber recompensa' é ser salvo segundo
a recepção... As recompensas não devem ser dadas somente
aos profetas e não são somente os apóstolos e os profetas
que se alegrarão quando o Juízo Final chegar, mas, sim, todos
os que receberam as verdades da doutrina e que viveram de acordo com elas;
e, assim, estes são entendidos por 'apóstolos' e por 'profetas'.
Por
'sete' são significadas todas as coisas e todas as pessoas... 'Sete'
envolve o santo ou o profano, e significa todas as coisas e a plenitude.
Regeneração
Banho Espiritual.
Os
'Sete Castiçais' As
Sete Igrejas
Todos aqueles que estão no mundo
cristão e que se aproximam da Igreja.
Ouro
O
Bem.10
'Castiçal
de Ouro no Tabernáculo'
A Igreja quanto à Illuminação procedente
do Senhor.
Não
há Amor sem Sabedoria
[ShOPhIa]
nem Sabedoria sem Amor.
'Chama
de Fogo'
Amor Espiritual
Caridade.
'Lavar
os Pés' Purificar o
ser-aí-no-mundo natural.
'A
Voz' [do
Silêncio]
A Divina Verdade.
'Uma
Voz de Muitas Águas'
A Divina Verdade do Senhor na Palavra.
'E
tendo em sua Mão Direita Sete Estrelas'
Todos
os Conhecimentos do Bem e da Verdade na Palavra.
'E
da Sua Boca saía uma Aguda Espada de Dois Gumes
Dispersão
das falsidades pelo Senhor por meio da Palavra e da Doutrina.
'Luz
do Sol'
Inteligência +
Sabedoria derivadas do Amor do Senhor.
'Sol'
Divino Amor
Divina Sabedoria.
Imperfeição:
Catálise Interior em Ação
Não
existe perfeição efetiva;
qualquer
perfeição é relativa.
Evoluir
nasce da imperfeição
–
a
Catálise Interior em ação.
Isto
se chama Transmutação;
o Cadinho
é o nosso Coração.
Nada
poderá vir do lado-de-fora;
o Lapis
está dentro, hoje,
agora!
Somos
a Arte Sacra e o Artista,
a Obra
Alquímica e o Alquimista,
o Fogo
Transmutador e o Athanor,
o Enxofre
Místico que muda a cor.11
Hexagrama
______
Notas:
1. Na verdade, efetivamente,
nada está separado de nada. A (sensação de) separatividade
(mesmo & outro) nada mais é do que ilusão.
2. Em nenhum Plano há
perfeição absoluta; toda perfeição é
relativa. A evolução (ou reintegração) está
alicerçada na imperfeição. E assim, a imperfeição
é o catalisador-cósmico
da perfeição.
3. A Justiça
Universal está ancorada na Lei da Causa e do Efeito, ou seja, na
Lei da Compensação (ou Lei da Retribuição).
4. Bem, como o nada
não pode gerar alguma coisa, a Essência Cósmica é,
desde sempre e para sempre, a mesma Essência Cósmica –
sem incremento, sem decremento, sem alteração. Por outro lado,
o Universo não subsistiria e não se conservaria sem sistema
e sem ordem. O Universo é harmonia permanente. Estes conceitos são
indemonstráveis; só interiormente poderão ser percebidos
e constatados.
5. Já disse e
repito: o pecado não existe. O que existe é ignorância.
Por isto, só a compreensão poderá libertar.
6. Evidentemente, para
o Místico, esta descrição só pode ser entendida
alegoricamente, pois, o céu e o inferno (na verdade, um purificatório
educativo e provisório) não existem fisicamente; são
instâncias vibratórias pessoais, isto é, são
condições vibráteis criadas pelo ser-aí-no-mundo,
pelos seus quereres e pelos seus desquereres. Em outras palavras: o post-mortem
é uma espécie de continuação temporária
(pesadelo de repetição mais ou menos longo, mais ou menos
atormentador, digamos assim, a depender de cada ente) das sensações,
pensamentos, verbalizações e atitudes cobiçosas ou
altruísticas, martirizantes ou felícias e desconcertadas ou
harmônicas fabricadas, nutridas e postas em andamento durante a encarnação.
Isto, inexoravelmente, se resume ao seguinte: somos o que fomos; seremos
o que somos. Não há jeito: tudo depende de nós.
7. Quanto a isto, só
direi o seguinte: sob nenhuma alegação, em nenhuma circunstância,
um Iniciado permite que isto aconteça.
8. Aqui, não
sei como considerar este entendimento swedenborguiano, se simplesmente preconceituoso
ou se eivado de insciência. Há apenas uma única diferença
básica e insuperável entre homens e mulheres: as mulheres
podem ter filhos; os homens, não. As outras diferenças são
todas variáveis e ultrapassáveis, tanto para os homens quanto
para as mulheres, até porque, na culminância do passeio, acontecerá
necessariamente o retorno da androginia. O que precisa ficar absolutamente
claro é que, em nossa peregrinação cíclica atual,
(re)encarnamos ou nos (re)manifestamos ora como homens ora como mulheres,
mas, não obrigatoriamente alternantemente. Todavia, esta dicotomia
polarizada (masculina/feminina, positiva/negativa) é temporal, e
continuará sendo temporal enquanto for educativa e necessária.
Dicotomia
Polarizada
9. Também
não posso concordar com isto, pois, as religiões, de maneira
geral, nada mais são do que ilusões (normalmente impostas
na infância) que tendem a ser ultrapassadas. Os trocas-trocas de religiões
patenteiam claramente isto. Em uma união, basicamente, o que vale
é a sinceridade interior, pois nenhuma relação poderá
se sustentar se não houver sinceridade. Cansei de ver pessoas casadas
sob a mesma religião que se traíam mutuamente como hipopotamídeos
no auge do cio. A evolução (reintegração) independe
absolutamente de qualquer religião; aliás, só depende
de nós. Em muitos casos, ser religioso até atrapalha, porque
não há religioso que não tenha lá um quê
de fanático, de ultramontano e de preconceituoso. Por último,
devo acrescentar que casamentos contratados dentro de tribos e, particularmente,
no âmbito das famílias, normalmente, são retrocessivos
e perigosos para os nubentes. Casamento só presta se for por amor;
do contrário, é esculhambação.
10.
Em Alquimia Operativa, o Ouro é o último estágio da
Obra. Misticamente, simboliza o ápice da Iniciação,
quando o ser-aí-no-mundo, pelo Verbum,
é transmutado em Super-homem (Homem-deus ou Deus-homem).
11.
Fulcanelli, nas obras As Mansões Filosofais (e o Simbolismo Hermético
nas suas Relações com a Arte Sacra e o Esoterismo da Grande
Obra) e As Mansões Filosofais informa que o
Enxofre é o Fogo Sagrado (Princípio Ativo) dos Sapientes.
'Nec Te Nec Sine Te.' Não Tu, mas, Nada sem Ti.
Cruz
Enxofre Místico
Fogo Sagrado
Música
de fundo:
Universi qui te Expectant
Fonte:
http://www.abmp3.info/mp3/universi.html
Páginas
da Internet consultadas:
http://desenhoparacolorir.net/
desenho-de-rosa-para-colorir-2
http://artsanalia.blogspot.com/2012/05/
riscos-pinturas-e-ilustracoes-de.html
http://gajitz.com/
http://www.feiradeciencias.com.br/
sala25/25_C18.asp
http://www.centrokineos.com/
http://revistaespiritahistorica.blogspot.com.br/
2011/06/swedenborg-segundo-borges.html
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/
2013/03/epifise-glandula-da-vida-mental.html
http://licataastrocarmica.blogspot.com.br/2013/
05/capacidades-dos-espiritos-apos-morte.html
http://pt.scribd.com/doc/19711569/
A-SABEDORIA-ANGELICA
http://blogdo.yurivieira.com/2013/09/
swedenborg-e-o-duplo-de-maome/
http://blogdo.yurivieira.com/2012/01/
swedenborg-amor-conjugal/
http://bvespirita.com/
http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/emanuel_swedenborg_2.html
http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/emanuel_swedenborg.html
http://pt.scribd.com/doc/19361408/
Emanuel-SWEDENBORG-Ceu-e-Inferno
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Emanuel_Swedenborg
http://www.novaigreja.com.br/
literat/textos/ac.htm
http://www.frasesgo.com/autores/
frases-de-emanuel_swedenborg.html
http://es.wikiquote.org/wiki/
Emanuel_Swedenborg
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