EMANUEL SWEDENBORG
(Pensamentos)

 

 

 

Emanuel Swedenborg

Emanuel Swedenborg

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui de um pequeno conjunto de excertos colhidos em algumas obras do polímata e espiritualista sueco Emanuel Swedenborg, considerado pioneiro do Espiritismo – um médium natural, extático, vidente e audiente. Na obra O Céu e as Suas Maravilhas e o Inferno Segundo o que Foi Ouvido e Visto, Swedenborg afirmou: Foi-me dado estar com os anjos e conversar com eles como um ser-aí-no-mundo conversa com outro ser-aí-no-mundo, e, também, ver o que está nos céus e o que está nos infernos, e isto durante treze anos.

 

Recomendo que, ao ler o que se seguirá, você utilize o filtro do seu entendimento, pois, o animismo swedenborguiano, em muitos aspectos, discrepa em gênero, número e grau da Tradição Mística e Iniciática. Por isto, em algumas notas, tentei esclarecer o que, em alguns casos, não está acorde com esta Arcana Tradição, ainda que o Autor sempre tenha sido sincero e bem-intencionado.

 

Por último, informo que, nos fragmentos que selecionei de Swedenborg para compor este estudo, em lugar de homem preferi usar o termo ser-aí-no-mundo da Filosofia Existencialista do filósofo alemão Martin Heidegger (26 de setembro de 1889 – 26 de maio de 1976) – tradução portuguesa do termo alemão Dasein, muito usado no contexto filosófico como sinônimo para a existência humana, caracterizada por seu enraizamento na historicidade do mundo cotidiano.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Emanuel Swedenborg (Estocolmo, 29 de Janeiro de 1688 – Londres, 29 de março de 1772) era filho de Sarah Behm Swedberg e Jesper Swedberg, um pastor Luterano e capelão real que foi, em 1703, Bispo de Skara. Formou-se em Engenharia de Minas e serviu ao seu País durante muitos anos como Assessor Real para assuntos de mineração. Após a morte do pai, sua família foi elevada à nobreza pela Rainha Ulrica, pelos méritos do Bispo Swedberg. O sobrenome familiar foi então mudado para Swedenborg, e, assim, Emanuel, como filho mais velho, passou a ter lugar no Parlamento sueco, onde teve destacado papel durante muitos anos.

 

Swedenborg foi catedrático de Matemática na Universidade de Uppsala, ao mesmo tempo em que pesquisava a fundo áreas tão distintas quanto Anatomia e Geologia, Astronomia e Hidráulica. Quando dominava o assunto, publicava obras sobre suas conclusões, obtendo o respeito de outros especialistas e autores das diversas áreas. Vários conceitos emitidos por Swedenborg, nesses estudos, são considerados como pioneiros. Em razão destas realizações, Swedenborg passou a ser considerado um dos heróis nacionais na Suécia, razão por que seu retrato se encontra no hall da Academia de Ciências daquele País, e seu corpo foi transladado para a Catedral de Uppsala, onde estão enterrados vários reis suecos.

 

Famoso pelas suas obras e rico por herança materna, Swedenborg dominou praticamente todas as ciências de seu tempo, até que, aos 56 anos, relata que um fato espantoso mudou sua vida. Afirma que foi designado pelo Senhor, que a ele apareceu em 1744, para a missão de ser o porta-voz da revelação do sentido interno ou espiritual da Bíblia, até então oculto. Ao ser revelado este sentido, também foram abertos os segredos do céu, e as suas maravilhas, e o inferno, como descreveu, tendo se tornado, também, testemunha ocular dos eventos que constituiriam o Juízo Final. Mais tarde, Swedenborg reconheceu que foi, aliás, por causa desta missão espiritual que ele fora preparado pelo Senhor desde a infância, e progrediu nos conhecimentos naturais sem nunca olvidar a fé no Criador.

 

Os escritos admiráveis que foram publicados a partir deste período têm influenciado mentes de homens, de mulheres e de crianças, tanto pessoas humildes quanto da realeza, anônimos ou ilustres, como Carlyle, Ralph Waldo Emerson, Baudelaire, Balzac, William Blake, Helen Keller e Jorge Luís Borges. No entanto, estes mesmos escritos teológicos e espirituais são motivo para que se façam julgamentos parciais e de interesses, lançando dúvida sobre a sanidade mental do autor e a sua reputação científica anterior. Por causa de sua teologia, Swedenborg sofreu censura e forte perseguição por parte de religiosos cristãos em seu País, onde seus livros foram proibidos. De fato, a doutrina por ele exposta abala as bases da crença tradicional do Cristianismo, a saber, em um Deus dividido em três pessoas, em um sacrifício sanguinário de uma pessoa (o Filho), para aplacar a ira da outra pessoa (o Pai).

 

Por confrontarem a Teologia Católica atual, suas obras foram tidas como heréticas, embora Swedenborg tenha sempre se declarado um servo do Senhor Jesus Cristo. A teologia exposta por Swedenborg juntamente com o relato das experiências tão vivas no plano espiritual desconcertaram muitos religiosos, e, em virtude disto, sua reputação anterior de grande cientista e filósofo ficou comprometida.

 

Mas, Swedenborg continuou a escrever e a trabalhar como antes, sem se importar com as críticas, convicto de que sua obra seria para um futuro distante, com a serenidade dos que sabem o que estão fazendo, serenidade que o acompanhou até a sua morte física, em 29 de março de 1772, a qual ele também havia previsto com semanas de antecedência. Ele foi enterrado na Catedral Luterana de Londres que havia sido criada em 1710, por seu pai, mas, em 1908, seu corpo foi transportado para ser enterrado na Catedral de Uppsala.

 

A partir de seus escritos teológicos, foi fundada a Nova Igreja ou Swedenborguianismo.

 

 

 

Pensamentos Swedenborguianos

 

 

 

Em minha primeira visão, uma espécie de vapor exalava dos poros do meu corpo. Era um vapor aquoso muito visível, e caía no chão sobre o tapete. Na mesma noite, o mundo dos espíritos do céu e do inferno, abriu-se convincentemente para mim, e, ali, encontrei muitas pessoas de meu conhecimento e de todas as condições. Desde então, diariamente, o Senhor abria os olhos do meu espírito para ver, perfeitamente desperto, o que se passava no outro mundo, e para conversar, em plena consciência, com anjos e espíritos.

 

Quando os espíritos começam a falar com um ser-aí-no-mundo, ele deve estar disposto a não acreditar em nada do que eles dizem, porque quase tudo o que eles falam é inventado por eles, e eles mentem. Se nós permitíssemos que eles narrassem qualquer coisa – por exemplo, como o céu é e como as coisas no céu devem ser entendidas eles contariam tantas mentiras que o ser-aí-no-mundo ficaria perplexo.

 

Um verdadeiro cristão é aquele que vive como Cristo ou como o Senhor ensina.

 

Falei com os anjos muitas vezes, e eles se manifestaram firmemente dizendo que no céu não podiam distinguir o Divino em três, porque sabem e percebem que o Divino é Um e que este Um está no Senhor.

 

No céu, a linguagem é o produto imediato do pensamento, ou Seja, é o pensamento que fala.

 

Os anjos progridem sempre em sua Sabedoria [ShOPhIa].

 

Pensar e querer sem fazer, quando se pode, é como uma lhama encerrada em um vaso, que se extingue, ou como uma semente lançada na areia, que não brota, mas, que se perde, junto com a sua proliferação.

 

Em todas as coisas, o ser-aí-no-mundo se equilibra entre o bem e o mal.

 

Em tudo deve haver equilíbrio, a fim de que algo possa existir. Sem equilíbrio, não há ação nem reação, porque entre duas forças há o equilíbrio, impulsando uma e repulsando outra.

 

 

 

 

Nada jamais poderá ser livre, se não vier da Vontade ou da inclinação do Amor, pois, o que o ser-aí-no-mundo ama ele o faz livremente.

 

A Natureza está separada Dele.1 Ele, todavia está onipresente nela, comparativamente como a luz está nos olhos, como o som está nos ouvidos, como o paladar está na língua ou como o éter está na terra e nas águas.

 

O Amor e a Sabedoria [ShOPhIA], sem a terceira coisa que é a utilidade, podem ser comparados com o calor e a luz do Sol, que, se não operarem nos seres humanos, nos animais e na vegetação, seriam coisas vãs e imaginárias.

 

Em toda coisa perfeita2 há uma triplicidade, a saber: a intenção, a causa e o efeito.

 

A Vontade é o receptáculo do Amor e do Bem... [Fiat Voluntas Tua].

 

A Onipotência só funciona com e pela Justiça, e as Leis da Justiça são Verdades Eternas – que não podem sofrer qualquer alteração.3

 

Uma vez que a conjunção do Bem e da Verdade é como um casamento, é evidente que o Bem ama a Verdade e a Verdade ama o Bem, e que desejam se unir mutuamente. A conjunção do mal com a falsidade não é um casamento, mas, um adultério.

 

A Criação não teria sido possível se não houvesse Ordem.4

 

Se o ser-aí-no-mundo não examina os atos de sua vida com o objetivo de ver se cometeu algum pecado, nada serve conhecer o pecado.5

 

U verdadeira caridade é o desejo de ser útil aos outros, sem pensar em recompensa.

 

Em toda parte, há coisas internas que nunca se manifestam externamente.

 

Todas e cada uma das coisas, mesmo as mais singulares, até o menor iota, significam e envolvem coisas espirituais e celestes.

 

O ser-aí-no-mundo externo separado do Interno é o corpo, e, assim, é morto; o Interno é o que vive e faz o externo viver.

 

O Sinal do Filho do ser-aí-no-mundo no céu significa a manifestação da Verdade Divina.

 

A vinda do Senhor nas nuvens do céu com poder e grande glória significa Sua presença na Palavra e a Revelação.

 

Glória significa o sentido interno da Palavra.

 

Aberto o sentido interno da Palavra serão revelados os Arcanos do céu.

 

Todas as coisas continuam a existir, porque subsistir é existir perpetuamente, e tudo o que não estiver em nexo contínuo com o Primeiro perece imediatamente e é inteiramente dissipado.

 

 

 

 

Há unicamente uma Fonte de Vida, e a vida do ser-aí-no-mundo é um rio Dela derivado, que, se não continuar a subsistir de sua Fonte, imediatamente desaparecerá. Desta fonte, derivam o Divino Bem e a Divina Verdade.

 

O ser-aí-no-mundo é ser-aí-no-mundo pela Vontade e, por conseguinte, pelo Entendimento, e não pelo Entendimento separado da Vontade.

 

Há três céus, e eles são entre si distintíssimos: o íntimo ou terceiro, o médio ou segundo e o último ou primeiro. Eles estão em seqüência um ao outro, e subsistem entre si... Ainda que os céus sejam de tal modo distintos, e que os anjos de um céu não possam ter relacionamento com os anjos de outro, a verdade é que o Senhor conjunge todos os céus por influxo imediato e por influxo mediato: pelo influxo imediato, que procede d'Ele em todos os céus, e pelo influxo mediato de um céu em um outro céu. E, por este modo, faz com que os três céus sejam um, e que todos sejam ligados do primeiro ao último, de modo que nada existe que não seja ligado.

 

Em um mesmo céu, cada um pode ser consorciado com qualquer um que lhe apraza, mas, os prazeres da consociação estão em relação com as afinidades do bem em que se está.

 

Em todas as coisas do mundo, tanto em geral como em particular, há graus de produção e de composição, isto é: de uma coisa procede outra e desta uma terceira, e assim por diante.

 

 

De uma Coisa Procede Outra

 

 

O amor consiste em dar para o outro o que é nosso, e sentir o seu prazer como sendo nosso.

 

Vi, ouvi, senti, e não estou intimidado.

 

Desde o início da criação, todos os que nasceram homens e já faleceram estão no céu ou no inferno. O céu e o inferno são formados pela raça humana.6

 

Quando os espíritos estão (conscientemente) junto do ser-aí-no-mundo, e, notadamente, quando se acham colocados às suas costas, eles imaginam ser, eles próprios, homens, e, se isto lhes for permitido, poderão comunicar seus pensamentos oralmente ou por meio do ser-aí-no-mundo, e até mesmo por escrito. Com efeito, aconteceu-me, às vezes, para não dizer freqüentemente, que eles me conduziram a mão enquanto eu escrevia, como se fosse a deles, a ponto de eles próprios estarem convictos de que eram eles que escreviam. Isto é tão verdadeiro que posso atestá-lo. Eles poderão mesmo, se lhes for permitido, escrever em seu próprio estilo; eu sei disso por causa de uma breve experiência. Mas, isto normalmente não é permitido.7

 

Há casamentos nos céus como na Terra. O casamento nos céus é a conjunção de dois em uma mente única. A mente consiste em duas partes, das quais uma se chama entendimento e a outra vontade. Quando estas duas partes se tornam uma, diz-se, então, que elas são uma mente única. O marido faz a parte denominada entendimento, e a esposa a que se chama vontade.

 

O ser-aí-no-mundo nasce para ser intelectual, e assim para pensar pelo entendimento. A mulher nasce para ser voluntária, e assim para pensar pela vontade. O ser-aí-no-mundo age pela razão, e a mulher pela afeição.8

 

Conjunção do Entendimento e da Vontade Conjunção do Bem e da Verdade.

 

O Bem e a Verdade conjuntos não são dois, mas, um, porque o Bem pertence à Verdade e a Verdade ao Bem.

 

Que o ser-aí-no-mundo não separe o que Deus conjungiu Que o Bem não seja separado da Verdade.

 

Tudo o que é sentido e percebido no corpo tira sua origem de seu aspecto espiritual.

 

Entendimento + Vontade ser-aí-no-mundo Espiritual.

 

A união das mentes que foram formadas de Verdades e de Bens genuínos é a mais perfeita... O falso e o mal também se amam, mas, este amor, depois, se converte em inferno. No casamento infernal, há entre os cônjuges conversas e conjunções lascivas, e, interiormente, ardem um contra o outro em um ódio mortal, que é tão grande que não pode ser descrito.

 

Não há amor conjugal entre duas pessoas que sejam de religiões diferentes, porque a Verdade de uma não concorda com o Bem da outra, e duas coisas dessemelhantes e discordantes não podem de duas mentes fazer uma só; por isto, a origem de seu amor nada tira do espiritual.9

 

O casamento com mais de uma esposa é como um Entendimento dividido entre muitas Vontades, e como um ser-aí-no-mundo ligado não a uma só igreja mas a muitas, porque assim a sua fé é dividida de modo a se tornar nula. Os anjos dizem que é absolutamente contra a ordem Divina ter muitas esposas... O casamento com mais de uma esposa fecha o Ser Interno e faz com que, em vez do amor conjugal, se introduza um amor lascivo que desvia do Amor do céu.

 

O amor da dominação de um dos cônjuges sobre o outro dissipa inteiramente o amor conjugal e seu Prazer Celeste.

 

O Amor Conjugal, considerado em si mesmo, é um estado de Inocência.

 

Os casamentos nos céus diferem dos casamentos na Terra, porque os casamentos na Terra são também para a procriação de filhos, o que não sucede nos céus.

 

O prazer que reina no inferno é o prazer do adultério, e o prazer do adultério é também o prazer de destruir a conjunção do Bem e da Verdade, conjunção que faz o céu. Daí resulta que o prazer do adultério é o prazer infernal, diametralmente oposto ao prazer do casamento, que é o Prazer Celeste.

 

Os prazeres do amor conjugal progridem na ascensão ao céu; os prazeres do adultério progridem na descida ao inferno.

 

O Sábio percebe, não pelo conhecimento de que o Amor é a vida do ser-aí-no-mundo, mas, pela experiência de que isto assim acontece.

 

O pensamento íntimo, que é a percepção dos fins, é, na realidade, o primeiro efeito da Vida.

 

 

 

 

Deus é o Amor mesmo, porque é a Vida mesma.

 

O Amor e o calor se correspondem mutuamente; é por isto que o Amor também é quente.

 

Deus é ser-aí-no-mundo, e todos os anjos e todos os espíritos são homens em uma forma perfeita.

 

Enquanto os espíritos conversam uns com os outros mediante uma língua universal… todo ser-aí-no-mundo, imediatamente após a morte, depara com essa língua universal… que é própria do seu espírito. A fala de um anjo ou de um espírito com o ser-aí-no-mundo é ouvida com a mesma sonoridade que tem a fala de um ser-aí-no-mundo com outro; contudo, ela não é ouvida pelos que se acham perto, mas, somente por ele [o ser-aí-no-mundo]; a razão é que a fala de um anjo ou de um espírito se dirige primeiro ao pensamento do ser-aí-no-mundo.

 

Este mundo, comparado com o mundo que vi em minhas inumeráveis andanças pelos céus e pelos infernos, é como uma sombra. É como se vivêssemos na sombra.

 

Em cada coisa criada sobre a Terra há um lado interior e um lado exterior. Nenhum deles pode existir sem o outro, da mesma maneira que não há efeito sem causa. O exterior pode ser visto a partir do interior, e não o contrário.

 

Nossa distância em relação ao céu está em proporção com a medida do nosso amor pessoal.

 

As expiações e as satisfações não são necessárias, porque o Cristo é a Expiação e a Satisfação.

 

Ninguém, exceto Deus, é capaz de separar a corrupção da natureza da própria natureza. Isto é o que será feito completamente na ressurreição bem-aventurada, porque, então, a própria natureza, que o ser-aí-no-mundo traz ao redor dele no mundo, ressuscitará sem o pecado original e gozará a felicidade eterna.

 

O Pecado Original é um acidente e o ser-aí-no-mundo por sua razão está na presença de Deus como morto espiritualmente. Este mal é coberto e perdoado somente pelo Cristo. A própria semente de que o ser-aí-no-mundo é formado é contaminada com esse Pecado. É também daí que o ser-aí-no-mundo recebe de seus pais inclinações depravadas e uma impureza interna no Coração.

 

O Batismo não é simplesmente água, mas água tomada por mandamento Divino e selada com a Palavra de Deus e, assim, santificada. A virtude, a obra, o fruto e o fim são para que os homens sejam salvos e admitidos na Comunhão Cristã. Pelo Batismo, a vitória contra a morte e o diabo, a remissão dos pecados, a graça de Deus, o Cristo com todas as Suas obras, o Espírito Santo com todos os seus dons e a bem-aventurança eterna são oferecidos a todos e a cada um dos que crêem.

 

a vontade humana tem a liberdade de efetuar a justiça civil e escolher as coisas submetidas à razão.

 

Eu sou o Alfa [ALef] e o Ômega [TaV], o Princípio e o Fim O Senhor é o Si-mesmo e o único desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas; por conseguinte, é o Amor Mesmo e único, que é a Sabedoria Mesma e única e a Vida Mesma e única em Si. Assim é o Criador, o Salvador e o Iluminador Mesmo e único por Si, por conseguinte, que é o todo em todas as coisas do céu e da igreja.

 

'Receber um profeta em nome de profeta' é receber a verdade da doutrina, porque ela é a verdade. 'Receber um justo em nome de justo' é receber o bem por causa do bem. 'Receber recompensa' é ser salvo segundo a recepção... As recompensas não devem ser dadas somente aos profetas e não são somente os apóstolos e os profetas que se alegrarão quando o Juízo Final chegar, mas, sim, todos os que receberam as verdades da doutrina e que viveram de acordo com elas; e, assim, estes são entendidos por 'apóstolos' e por 'profetas'.

 

Por 'sete' são significadas todas as coisas e todas as pessoas... 'Sete' envolve o santo ou o profano, e significa todas as coisas e a plenitude.

 

Regeneração Banho Espiritual.

 

Os 'Sete Castiçais' As Sete Igrejas Todos aqueles que estão no mundo cristão e que se aproximam da Igreja.

 

Ouro O Bem.10

 

'Castiçal de Ouro no Tabernáculo' A Igreja quanto à Illuminação procedente do Senhor.

 

Não há Amor sem Sabedoria [ShOPhIa] nem Sabedoria sem Amor.

 

'Chama de Fogo' Amor Espiritual Caridade.

 

'Lavar os Pés' Purificar o ser-aí-no-mundo natural.

 

'A Voz' [do Silêncio] A Divina Verdade.

 

'Uma Voz de Muitas Águas' A Divina Verdade do Senhor na Palavra.

 

'E tendo em sua Mão Direita Sete Estrelas' Todos os Conhecimentos do Bem e da Verdade na Palavra.

 

'E da Sua Boca saía uma Aguda Espada de Dois Gumes Dispersão das falsidades pelo Senhor por meio da Palavra e da Doutrina.

 

'Luz do Sol' Inteligência + Sabedoria derivadas do Amor do Senhor.

 

'Sol' Divino Amor Divina Sabedoria.

 

 

 

 

 

Imperfeição: Catálise Interior em Ação

 

 

 

Não existe perfeição efetiva;

qualquer perfeição é relativa.

Evoluir nasce da imperfeição

– a Catálise Interior em ação.

 

Isto se chama Transmutação;

o Cadinho é o nosso Coração.

Nada poderá vir do lado-de-fora;

o Lapis está dentro, hoje, agora!

 

Somos a Arte Sacra e o Artista,

a Obra Alquímica e o Alquimista,

o Fogo Transmutador e o Athanor,

o Enxofre Místico que muda a cor.11

 

 

 

Hexagrama

 

 

______

Notas:

1. Na verdade, efetivamente, nada está separado de nada. A (sensação de) separatividade (mesmo & outro) nada mais é do que ilusão.

2. Em nenhum Plano há perfeição absoluta; toda perfeição é relativa. A evolução (ou reintegração) está alicerçada na imperfeição. E assim, a imperfeição é o catalisador-cósmico da perfeição.

3. A Justiça Universal está ancorada na Lei da Causa e do Efeito, ou seja, na Lei da Compensação (ou Lei da Retribuição).

4. Bem, como o nada não pode gerar alguma coisa, a Essência Cósmica é, desde sempre e para sempre, a mesma Essência Cósmica – sem incremento, sem decremento, sem alteração. Por outro lado, o Universo não subsistiria e não se conservaria sem sistema e sem ordem. O Universo é harmonia permanente. Estes conceitos são indemonstráveis; só interiormente poderão ser percebidos e constatados.

5. Já disse e repito: o pecado não existe. O que existe é ignorância. Por isto, só a compreensão poderá libertar.

6. Evidentemente, para o Místico, esta descrição só pode ser entendida alegoricamente, pois, o céu e o inferno (na verdade, um purificatório educativo e provisório) não existem fisicamente; são instâncias vibratórias pessoais, isto é, são condições vibráteis criadas pelo ser-aí-no-mundo, pelos seus quereres e pelos seus desquereres. Em outras palavras: o post-mortem é uma espécie de continuação temporária (pesadelo de repetição mais ou menos longo, mais ou menos atormentador, digamos assim, a depender de cada ente) das sensações, pensamentos, verbalizações e atitudes cobiçosas ou altruísticas, martirizantes ou felícias e desconcertadas ou harmônicas fabricadas, nutridas e postas em andamento durante a encarnação. Isto, inexoravelmente, se resume ao seguinte: somos o que fomos; seremos o que somos. Não há jeito: tudo depende de nós.

7. Quanto a isto, só direi o seguinte: sob nenhuma alegação, em nenhuma circunstância, um Iniciado permite que isto aconteça.

8. Aqui, não sei como considerar este entendimento swedenborguiano, se simplesmente preconceituoso ou se eivado de insciência. Há apenas uma única diferença básica e insuperável entre homens e mulheres: as mulheres podem ter filhos; os homens, não. As outras diferenças são todas variáveis e ultrapassáveis, tanto para os homens quanto para as mulheres, até porque, na culminância do passeio, acontecerá necessariamente o retorno da androginia. O que precisa ficar absolutamente claro é que, em nossa peregrinação cíclica atual, (re)encarnamos ou nos (re)manifestamos ora como homens ora como mulheres, mas, não obrigatoriamente alternantemente. Todavia, esta dicotomia polarizada (masculina/feminina, positiva/negativa) é temporal, e continuará sendo temporal enquanto for educativa e necessária.

 

Dicotomia Polarizada

 

9. Também não posso concordar com isto, pois, as religiões, de maneira geral, nada mais são do que ilusões (normalmente impostas na infância) que tendem a ser ultrapassadas. Os trocas-trocas de religiões patenteiam claramente isto. Em uma união, basicamente, o que vale é a sinceridade interior, pois nenhuma relação poderá se sustentar se não houver sinceridade. Cansei de ver pessoas casadas sob a mesma religião que se traíam mutuamente como hipopotamídeos no auge do cio. A evolução (reintegração) independe absolutamente de qualquer religião; aliás, só depende de nós. Em muitos casos, ser religioso até atrapalha, porque não há religioso que não tenha lá um quê de fanático, de ultramontano e de preconceituoso. Por último, devo acrescentar que casamentos contratados dentro de tribos e, particularmente, no âmbito das famílias, normalmente, são retrocessivos e perigosos para os nubentes. Casamento só presta se for por amor; do contrário, é esculhambação.

10. Em Alquimia Operativa, o Ouro é o último estágio da Obra. Misticamente, simboliza o ápice da Iniciação, quando o ser-aí-no-mundo, pelo Verbum, é transmutado em Super-homem (Homem-deus ou Deus-homem).

11. Fulcanelli, nas obras As Mansões Filosofais (e o Simbolismo Hermético nas suas Relações com a Arte Sacra e o Esoterismo da Grande Obra) e As Mansões Filosofais informa que o Enxofre é o Fogo Sagrado (Princípio Ativo) dos Sapientes. 'Nec Te Nec Sine Te.' Não Tu, mas, Nada sem Ti.

 

 

Cruz Enxofre Místico Fogo Sagrado

 

 

Música de fundo:

Universi qui te Expectant

Fonte:

http://www.abmp3.info/mp3/universi.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://desenhoparacolorir.net/
desenho-de-rosa-para-colorir-2

http://artsanalia.blogspot.com/2012/05/
riscos-pinturas-e-ilustracoes-de.html

http://gajitz.com/

http://www.feiradeciencias.com.br/
sala25/25_C18.asp

http://www.centrokineos.com/

http://revistaespiritahistorica.blogspot.com.br/
2011/06/swedenborg-segundo-borges.html

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/
2013/03/epifise-glandula-da-vida-mental.html

http://licataastrocarmica.blogspot.com.br/2013/
05/capacidades-dos-espiritos-apos-morte.html

http://pt.scribd.com/doc/19711569/
A-SABEDORIA-ANGELICA

http://blogdo.yurivieira.com/2013/09/
swedenborg-e-o-duplo-de-maome/

http://blogdo.yurivieira.com/2012/01/
swedenborg-amor-conjugal/

http://bvespirita.com/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/emanuel_swedenborg_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/emanuel_swedenborg.html

http://pt.scribd.com/doc/19361408/
Emanuel-SWEDENBORG-Ceu-e-Inferno

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Emanuel_Swedenborg

http://www.novaigreja.com.br/
literat/textos/ac.htm

http://www.frasesgo.com/autores/
frases-de-emanuel_swedenborg.html

http://es.wikiquote.org/wiki/
Emanuel_Swedenborg

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.