O
mais antigo, o mais profundo e o mais universal de todos os símbolos
é o corpo humano.
[O homem é o
modelo do mundo. Leonardo da Vinci.]
Homem
Vitruviano1
(Leonardo da Vinci)
Na
Antigüidade, os Mistérios de todas as nações ensinavam
que as leis, os elementos e os poderes do Universo estavam resumidos na
constituição humana, e que tudo o que existia fora do homem
tinha seu análogo dentro do homem. Portanto, quando o homem está
temporariamente impregnado com o Entusiasmo Divino, pode transcender, por
um breve momento, as limitações de sua própria personalidade,
e, parcialmente, contemplar o brilho celestial, no qual se banha toda a
criação, ainda que não possa ter uma imagem perfeita
[nem completa]
da
expressão multiforme da atividade celestial.
Na
Antigüidade, Deus era considerado o Grande Homem e o homem era considerado
o pequeno Deus –
um Universo em miniatura. O Universo era denominado Macrocosmo, e a Vida
Divina ou a Entidade Espiritual que controla suas funções
foi chamada Macroprosopus. O corpo do homem ou o universo humano individual
era denominado Microcosmo, e a Vida Divina ou Entidade Espiritual que controla
suas funções era chamada de Microprosopus.
A
chave das analogias entre os órgãos e as funções
do homem microcósmico e os do Homem Macrocósmico era a posse
mais preciosa dos primeiros Iniciados.
Muitos
dos códigos e das leis que os teólogos modernos acreditam
ser revelações diretas da Divindade são, na verdade,
o fruto de anos de pesquisa de pacientes pesquisas dos intrincados detalhes
da constituição humana e nas infinitas maravilhas reveladas
por este estudo.
—
Não existem
revelações
diretas da Divindade.
Mas, existem
Bom Combate e Compreensibilidade.
Os
Filósofos Antigos perceberam que o próprio homem era a chave
do enigma da vida, porque era a imagem viva do Plano Divino. O
verdadeiro estudo da Humanidade é o homem.
A
Natureza Espiritual do Homem [não
importa o nome com que seja denominada] é
a causa invisível e o poder de controle de sua personalidade material
visível.
Sendo
parte do Espírito, a forma está dentro do Espírito
e a Natureza Universal –
que inclui todo o sistema sideral –
está
dentro da essência reinante, de Deus ou do Espírito Universal.
Em
questões relativas à Filosofia [Oculta]
e
à Teologia [Esotérica],
acima deve ser considerado em direção ao centro e abaixo em
direção à circunferência. O centro é o
Espírito; a Circunferência é a matéria. Conseqüentemente,
acima se refere a uma escala ascendente de Espiritualidade; para baixo se
refere a uma uma escala ascendente de materialidade.
Cone
No
corpo físico, o Centro Superior (ou Espiritual) está localizado
no coração [cuja
correspondência recíproca é o Chakra Anahata],
o órgão mais espiritual e misterioso do corpo humano –
a Fonte da Vida.
Chakra
Anahata
Nos
Mistérios da Antigüidade, o coração era reconhecido
como o centro da consciência espiritual.
Como
um homem pensa em seu coração assim ele é.
Da
mesma maneira que existem sete corações no cérebro,
também existem sete cérebros no coração.
Todas
as coisas estão em nós, e, portanto, somos naturalmente capazes
de conhecer todas as coisas. [Proclo,
in: Sobre a Teologia
de Platão.]
Na Antigüidade,
as imagens dos Deuses não foram projetadas para ser objetos de adoração,
mas, para ser consideradas meramente como emblemas ou recordatórios
de Poderes e Princípios Invisíveis. Da mesma forma, o corpo
do homem não deve ser considerado como o indivíduo, mas, apenas,
como a casa do indivíduo, da mesma maneira que o Templo era considerado
a Casa de Deus.
Diz
a Obra Secreta: A
[personalidade-]alma
está suspensa em um fio da Natureza do Ser.
O
Homem, essencialmente, é um princípio permanente e imortal;
somente seus corpos passam pelo ciclo de nascimento e morte. O Imortal é
a Realidade; o mortal é a irrealidade. Durante cada período
da vida terrestre, a Realidade habita na irrealidade, para ser libertada
temporariamente pela morte e permanentemente pela Illuminação.
Por
sermos muito ignorantes, costumamos classificar os pagãos como politeístas.
Ora, os pagãos obtiveram essa equivocada reputação
não porque adoravam mais de um Deus, mas, porque personificavam os
atributos desse Deus, e criaram, assim, um panteão de Divindades
posteriores, que manifestavam parte do que o Deus Único manifestava.
Portanto, os diferentes panteões das diversas religiões antigas,
realmente, representavam os atributos catalogados e personificados da Deidade
única. Tudo isto corresponde às hierarquias dos cabalistas
hebreus.
Deuses
Olímpicos
—
Quando eu quero
ver tempestades,
invoco a presença de Zeus.
Quando eu penso em casamento,
invoco a presença de Hera.
Quando eu quero ver terremotos,
invoco a presença de Poseidon.
Quando eu quero uma boa apanha,
invoco a presença de Deméter.
Quando eu quero as riquezas da Terra,
invoco a presença de Hades.
Quando eu quero paz no meu lar,
invoco a presença de Héstia.
Quando eu quero amor e sexualidade,
invoco a presença de Afrodite.
Quando eu quero a cura da peste,
invoco a presença de Apolo.
Quando eu quero vencer uma guerra,
invoco a presença de Ares.
Quando eu quero ter sucesso na caça,
invoco a presença de Ártemis.
Quando eu quero obter uma estratégia militar,
invoco a presença de Atena.
Quando eu quero festas e êxtase,
invoco a presença de Dioniso.
Quando eu quero ver o circo pegar fogo,
invoco a presença de Hefesto.
Quando eu quero ter sucesso na magia,
invoco a presença de Hermes.
Para
os antigos, o Deus oculto se manifestava através da medula óssea.
Através
do corpo físico do homem, evoluem não apenas um reino mineral,
um reino vegetal e um reino animal, mas, também, evoluem desconhecidas
classificações e divisões da Vida Espiritual Invisível.
Do
mesmo modo que as células são unidades infinitesimais na estrutura
do homem, também o homem é uma unidade infinitesimal na estrutura
do Universo. [Este
é mais um argumento incontestável em favor da idéia
irrefutável de que somos todos um.]
O
número 5 foi aceito como o símbolo do homem.
Os
dedos dos pés representam os Dez Mandamentos da Lei Física,
e os dedos dos pés os Dez Mandamentos da Lei Espiritual.
No
Simbolismo, o corpo está dividido verticalmente em duas metades:
a metade direita é considerada a LLuz [metade
espiritual e masculina] e
a metade esquerda é a obscuridade [metade
material e feminina].
Por esta razão, a magia negra era freqüentemente chamada de
o caminho da esquerda, e se dizia que o céu estava à direita
e o inferno à esquerda.
A
Doutrina Secreta ensina que todas as partes e todos os membros do corpo
estão resumidos no cérebro e, por sua vez, que tudo o que
está no cérebro está resumido no coração.
A
Illuminação espiritual constituía o cerne da Doutrina
Secreta ou Esotérica da Antigüidade.
Os
Filósofos Ocultistas sabem que alguns órgãos e centros
aparentemente físicos são, na verdade, véus ou envolturas
dos Centros Espirituais, mas, nunca os revelaram aos não-regenerados,
porque sabem que, uma vez entendido o pleno funcionamento de qualquer sistema,
um homem pode alcançar um fim estabelecido, sem estar de fato qualificado
para manipular e controlar os efeitos que ele produz. Por este motivo, longos
períodos de provação sempre foram impostos, para que
o conhecimento de como ser como os Deuses permanecesse como posse exclusiva
dos Merecedores. [Isto
pode ser resumido da seguinte forma: enquanto não merecermos ser
Deuses in actu,
continuaremos a ser Deuses in
potentia.]
A
Teoria da Redenção Pessoal sempre foi o fundamento da Teologia
Filosófica. [Não
devemos confundir Redenção
Pessoal com salvação pessoal. Salvação
pessoal não existe; Redenção
Pessoal é possível. Em algum texto que já
publiquei, afirmei que o maior egoísmo de um religioso é se
esforçar por sua salvação pessoal. E por que isto é
assim? Porque, se somos todos um, a impossível salvação
pessoal só poderá ser coletiva. Seja como for, não
há salvação de nada. Isso é conversa-fiada de
religioso marca barbante para faturar dindim.]
Todo
o Novo Testamento, na verdade, é uma exposição engenhosamente
oculta dos processos secretos da regeneração humana. Os personagens,
que há muito são considerados homens e mulheres históricos,
são, realmente, personificações de certos processos
que são realizados no corpo humano, quando o homem começa
a tarefa de, conscientemente, se libertar do vínculo da ignorância
e da morte.
Os
Mistérios sempre ensinaram que os únicos ornamentos duradouros
do homem são suas virtudes e suas características dignas.
De
maneira geral, as deformidades corporais são o resultado de deformidades
mentais e morais.
Os
chamados pagãos sempre consideraram a Terra e todos os corpos siderais
como criaturas individuais que possuíam inteligências individuais.
De
acordo com a Doutrina Secreta, o homem, através do refinamento gradual
de seus veículos e da crescente sensibilidade resultante deste refinamento,
está gradualmente superando as limitações da matéria
e se desfazendo do seu papel mortal. Quando a Humanidade concluir sua evolução
física, a concha vazia do materialismo que deixará para trás
será usada por outras ondas de vida como etapas para sua própria
libertação. [Mutatis
mutandis, assim como recebemos da 4ª Raça-raiz uma herança
que, até certo ponto, desconhecemos, a 4ª Raça-raiz recebeu
dos lemurianos a herança que permitiu que ela se desenvolvesse. E
assim, no Universo, sempre uns dão e outros recebem, e os que recebem,
um dia, também darão. E a vida jamais se interrompe, o movimento
jamais estaciona e a mudança jamais cessa. Isto se explica pela ilimitabilidade
ascendente.]
Ao
nascer, apenas um terço da Natureza Divina do homem se dissocia temporariamente
de sua própria imortalidade e se encarrega do sonho do nascimento
e da existência física, animando com seu próprio Entusiasmo
Celestial um veículo composto de elementos materiais. Na morte (o
Iniciador Inevitável), esta parte encarnada desperta do sonho da
existência física e encontra novamente sua Condição
Eterna.
O
principal objetivo dos Mistérios é que o homem se torne consciente
com a Fonte Divina existente em si mesmo, sem provar a dissolução
física.
—
Tanta loucura...
Tanta algaravia...
Noite triste, noite escura...
Onde está minha Alforria?
—
Tanto sono...
Tanta doença...
Tanta dor, tanto abandono...
De que vale a minha crença?
—
Quem sou eu?
Eu não me lembro.
Minha fé não me valeu!
Estou vivo, mas deslembro!
_____
Nota:
1. O Homem Vitruviano,
de Leonardo di Ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452 –
Amboise, 2 de maio de 1519), é um famoso desenho que acompanhava
as notas feitas pelo polímata por volta do ano 1490 num dos seus
diários, e é baseado na obra De
Architectura, do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (80
a.C – 15 a.C.), que tinha como padrões de proporções
os princípios conceituais utilitas
(utilidade), venustas
(beleza) e firmitas
(solidez). O Homem Vitruviano descreve uma figura masculina nua separada
e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços
inscritos em um círculo e em um quadrado. A cabeça é
calculada como sendo um oitavo da altura total. Às vezes, o desenho
e o texto são chamados de Cânone das Proporções.
As proporções do corpo humano do Homem Vitruviano descritas
na obra De Architectura
são:
• um palmo é
o comprimento de quatro dedos;
• um pé é o comprimento de quatro palmos;
• um côvado é o comprimento de seis palmos;
• um passo são quatro côvados;
• a altura de um homem é quatro côvados;
• erit eaque
mensura ad manas pansas;
• o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura
dos braços) é igual à sua altura;
• a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do
queixo é um décimo da altura de um homem;
• a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo
é um oitavo da altura de um homem;
• a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo
na testa é um sexto da altura de um homem;
• o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura
de um homem;
• a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça
é um quarto da altura de um homem;
• a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é
um quarto da altura de um homem;
• a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo
da altura de um homem;
• o comprimento da mão é um décimo da altura
de um homem;
• a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um
terço do comprimento do rosto;
• a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas
é um terço do comprimento do rosto;
• o comprimento da orelha é um terço do da face; e
• o comprimento do pé é um sexto da altura.
Música
de fundo:
Vitruvian
Compositores: Keith Power & George Spano
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=93yItyYpRzI
Páginas
da Internet consultadas:
https://www.textgiraffe.com/Vida/
https://www.vexels.com
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https://www.vectorstock.com
https://unsplash.com
https://edition.cnn.com
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https://en.wikipedia.org/wiki/Anahata
https://giphy.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/
Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
https://logiaparthenon.com/web/documentos/el%20simbolismo%
20del%20cuerpo%20humano%20-%20manly%20p.%20hall.pdf
https://eruizf.com/martinismo/doc/manly_hall_
claves_perdidas_de_la_masoneria.pdf
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