ELIZABETH TAYLOR
(Legado Pensamental)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

 

 

 

Geralmente, não tenho o hábito escarafunchar a vida de artistas, mas uma das coisas que há muito tempo descobri é que se aprende com todo mundo. Quanto a isto, não há exceção. Então, se tenho que pegar um táxi, sento logo ao lado do motorista e vou engrenando um papinho. Se entro em um elevador que tenha ascensorista, aproveito para puxar uma conversa. Se desço para comprar alguma coisa, levo dois dedos de prosa com o porteiro. Se encontro um sem-porra-nenhuma na rua (um bebum, um garoto malabarista, um deficiente), a quem decidi dar alguma coisa, troco uma palavrinha com ele. É isso. Realmente não perco uma oportunidade de trocar uma idéia e de aprender alguma coisa. Desde garoto, faço isto naturalmente; para mim, qualquer um não é qualquer um. E posso dizer: já aprendi coisas que não estão escritas em livros! E também, sempre que posso, ensino alguma coisa. Por isto, hoje, dediquei o dia a garimpar na Internet o que a diva Elizabeth Taylor, além de ter encantado a todos nós com suas magistrais interpretações (particularmente Who's Afraid of Virginia Woolf? Quem tem medo de Virgínia Woolf?), andou dizendo pela vida, e que, certamente, tanto quanto como artista, também será lembrada por sua visão crítica e bem-humorada sobre a vida. E não é que aprendi coisas novas! Bem, é isto que passo a dividir com vocês. Espero que todos gostem.

 

 

 

 

Breve Biografia de Elizabeth

 

 

 

 

 

 

Elizabeth Rosemond Taylor (Londres, 27 de fevereiro de 1932 – Los Angeles, 23 de março de 2011) foi uma premiada atriz norte-americana nascida na Inglaterra. Foi reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos; sua marca registrada são os traços delicados e os olhos de cor azul-violeta, emoldurados por sobrancelhas espessas de cor negra. Celebridade cercada por intenso glamour e diva eterna dos anos de ouro do cinema norte-americano, Elizabeth era uma compulsiva colecionadora de jóias. Certa vez, o mágico e amigo David Copperfield convidou-a para uma das suas apresentações, e fez sumir um dos seus anéis favoritos. Elizabeth, simpaticamente e aos gritos, divertiu a platéia manifestando um teatral momento de desespero ao ver o anel sumir.

 

Elizabeth ficou famosa também pelos seus inúmeros casamentos (oito ao todo! – o que dá o dobro dos meus!). Seu primeiro casamento foi em 1950 (o meu foi em mil novecentos e depois disso, mas que também foi no século passado, ele foi), mas durou apenas um ano. O mais famoso casamento foi com o ator britânico Richard Burton, notório pelo alcoolismo, com quem se casou duas vezes e com quem contracenou em vários filmes nos anos 60. Elizabeth venceu dois Oscars por seus trabalhos em Quem Tem Medo de Virgina Woolf e Disque Butterfield 8. (Antes do advento da tecnologia digital, as centrais telefônicas tinham nomes em vez de números. Portanto, Butterfield 8 (BU8 ou 288) era o nome da central que fornecia serviço telefônico para o Upper East Side, em Manhattan.)

 

Elizabeth foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando, a partir da década de 1980, fundos para campanhas contra a AIDS, logo após a morte de Rock Hudson, um de seus grandes amigo. A despeito de ter nascido fora dos EUA, em 2001 recebeu do Presidente Bill Clinton a segunda mais importante medalha de reconhecimento a um cidadão norte-americano: a Presidential Citizens Medal, oferecida pelos seus vários trabalhos filantrópicos. Nesta época, se agravaram os seus problemas de saúde, ganhando peso e sendo levada a internações recorrentes em hospitais.

 

Em 1994, depois de passar catorze anos distante das telas, Elizabeth retornou ao cinema com um papel pequeno em The Flintstones - O Filme. Depois disso, anunciou que estava se aposentando do cinema.

 

Elizabeth tratou vários problemas de saúde ao longo dos anos, incluindo questões relativas à insuficiência cardíaca crônica. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas havia mais de cinco anos para lidar com sua dor crônica. Em fevereiro de 2011, apareceram novos sintomas relacionados à sua insuficiência cardíaca, o que a levou a ser internada no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, para tratamento, onde morreu na manhã do dia 23 de março após uma cirurgia, aos 79 anos de idade.

 

 

 

Legado Pensamental Elizabethano

 

 

 

 

 

 

A gente está no mundo para crescer, e cresce com as experiências, sejam boas, sejam más.

 

Alguns dos melhores atores que conheci eram cachorros e cavalos.

 

 

 

 

A vantagem de envelhecer é que você pode fazer o que antes achava ridículo sem ligar para a opinião alheia.

 

Se alguém é burro o suficiente para me oferecer US$ 1 milhão para fazer um filme, certamente eu não sou burra o suficiente de dizer não.

 

Não há perfume como o sucesso.

 

O papel mais difícil que já enfrentei foi o de amadurecer.

 

Tudo me deixa nervosa, exceto fazer filmes.

 

Sou uma sobrevivente, um exemplo vivo das dificuldades que as pessoas precisam enfrentar para sobreviver.

 

A questão não é ter, é obter.1

 

Eu descobri que não são as circunstâncias nas quais somos colocados, mas é o espírito com o qual as enfrentamos que constitui nosso conforto.

 

O problema das pessoas que não têm defeitos é que, com certeza, têm virtudes terríveis.

 

As idéias movem o mundo apenas se tiverem sido transformadas em sentimentos.

 

Para perder peso, não há nada como comer caviar sem pão e beber champanhe sem bolhas.2

 

Grandes garotas precisam de grandes diamantes.3

 

 

 

Você não pode chorar no ombro de um diamante, e um diamante não vai mantê-lo aquecido durante a noite. Mas eles são divertidos quando o Sol brilha.

 

Você descobre quem são seus verdadeiros amigos quando você está envolvido em um escândalo.

 

Eu me sinto muito aventureira. Há muitas portas para abrir e eu não tenho medo de olhar para trás.

 

Eu só dormi com os homens com quem estive casada. Quantas mulheres podem fazer esta afirmação?

 

Eu sempre soube que eu sou governada por minhas paixões.4

 

As pessoas que me conhecem me chamam de Elizabeth. Eu não gosto de ser chamada de Liz.

 

Eu adoro usar jóias, mas não porque elas sejam minhas. Você não pode ter seu brilho; pode apenas admirá-las.

 

Não tenho a pretensão de ser uma dona de casa comum.

 

Eu caí da nuvem cor de rosa com um baque.

 

Eu tenho um corpo de mulher e emoções de uma criança.

 

Quando os homens atingem uma certa idade, eles ficam com medo de crescer. Parece que quanto mais velhos eles ficam, mais novas são suas novas esposas.

 

É estranho como os anos nos ensinam a ter paciência. À medida que o nosso tempo vai ficando mais curto, maior é a nossa capacidade de esperar.

 

O casamento é uma grande instituição.

 

O sucesso é um grande desodorante. Ele tira todo o cheiro do seu passado.

 

Minha mãe disse que eu não abri meus olhos por oito dias depois de ter nascido, mas, quando eu o fiz, a primeira coisa que vi foi um anel de noivado.

 

Tantas coisas para fazer... Tão pouco feito...

 

 

 

 

Quando as pessoas dizem, 'ela tem tudo', eu tenho uma resposta: eu não tive o amanhã.

 

Quando o Sol aparece, eu me sinto moralmente nova.

 

Sobre Richard Burton: Richard é um homem muito sexy. Ele tem esse tipo de essência selvagem que alguém pode sentir.

 

Ainda sobre Richard Burton: Eu amo o Richard com todas as fibras da minha alma, mas não podemos ficar juntos.

 

Sobre Clark Gable: Ele era o epítome da estrela de cinema. Tão romântico...

 

Sobre John Wayne: Ele é tão resistente quanto uma porca velha e tão suave como uma fita amarela. Mas sua imagem teve tanto impacto no mundo como a de muitos dos nossos presidentes, e ele foi foi um grande ator e um grande humanitário.

 

Sobre Montgomery Clift: Ele era o homem mais lindo do mundo e facilmente um dos melhores atores. Era o ator mais emocional com quem eu trabalhei. E sua emoção era contagiante.

 

Sobre Michael Jackson: Ele faz parte do meu Coração. Nós faríamos qualquer coisa um pelo outro.

 

Tudo gira em torno da esperança, da bondade e de uma conexão com o outro.

 

Se não for para tornar o mundo melhor, para que serve o dinheiro?

 

Uma boa gargalhada aumenta a capacidade do seu sistema imunológico para combater infecções.5

 

Se você não consegue rir de si mesmo, você está frito!

 

Ainda há muito a ser feito. Eu não posso sentar e ser complacente, e nenhum de nós deveria ser. Volto, agora, em uma cadeira de rodas; mas eu dou um jeito.

 

Eu (juntamente com os críticos) nunca me levei muito a sério.

 

Apoiadores e sabotadores existem em qualquer campo.

 

Eu acredito no poder da mente sobre a matéria, e acho que é possível fazer qualquer coisa que você coloque em sua mente.

 

Eu acho que o Presidente Bush não está fazendo absolutamente nada sobre a AIDS. Na verdade, eu não estou certa de que ele sequer saiba como se soletra AIDS.6

 

Já é suficientemente triste que pessoas estejam morrendo de AIDS; mas ninguém deveria morrer por ignorância.

 

 

 

 

Atuar se tornou para mim, agora, uma coisa artificial. Ver as pessoas que sofrem, isto sim, é real. Algumas pessoas não querem ver o sofrimento porque é doloroso. Mas, se ninguém faz alguma coisa, então, nada é feito.

 

Eu me odeio na tela. Eu quero morrer... Minha voz ou é muito alta ou é muito grave. Eu quero me esconder debaixo do tapete... Eu adoraria ser alta e esguia, mas eu sou baixa.

 

Eu nunca me sinto mais viva do que quando vejo as crianças felizes, do que quando assisto um grande artista realizar seu trabalho. E nunca me sinto mais rica do que quando assino um cheque polpudo para combater a AIDS. Siga o seu Coração, siga seu Coração, e as coisas que você precisa virão.

 

Realmente, eu não me lembro muito de Cleópatra. Havia um monte de outras coisas acontecendo.

 

Eu não estou preocupada com a morte. Eu converso com Deus, meu criador.

 

Meu corpo está uma verdadeira bagunça. Se você observar, verá que ele é completamente côncavo e convexo. Eu me tornei uma dessas pequenas mulheres que está inclinada para o lado. Meus raios-X são histéricos. Os ortopedistas só dizem: 'Desculpe, não há nada que possamos fazer! O que é tão animador!

 

Quarenta soa tão importante. Eu sempre quis ser mais velha.7

 

Eu nunca planejei adquirir um monte de jóias ou um monte de maridos.

 

Eu tinha uma perna oca. Eu podia beber todas e não ficar bêbada. Minha capacidade era aterrorizante.

 

Ninguém é dono de nada... Nós somos apenas os guardiões.

 

Eu não quero ser um símbolo sexual. Eu preferiria ser um símbolo de uma mulher, uma mulher que comete erros, talvez, mas uma mulher que ama.

 

Se você é um colecionador, eu acho que você tem que estar disposto a compartilhar.8

 

Antes de fazer filmes, eu tinha uma banquinha de limonada no sul da Califórnia.

 

Sou maluca por 'Law & Order'9 e assisti a todos os episódios. Meus filhos e Mariska Hargitay, uma atriz incrível, brincaram juntos quando eram crianças.

 

Converti-me ao Judaísmo em 1959. Meu nome judeu é Elisheba Rachel.

 

Não tive nenhum encontro antes dos 16 anos.

 

O filme de que tenho mais orgulho é 'Quem Tem Medo de Virginia Woolf?'

 

Nunca encaro um dia sem perfume.

 

Sonhei em criar um perfume 25 anos antes de fazê-lo.

 

Adoro suco de laranja sangüínea.

 

Minha primeira memória é de sentir dor.

 

Ainda tenho o coração partido por Richard [Burton] não ter ganho um Oscar.

 

Sinceramente não fico preocupada por envelhecer.

 

Nunca tentei atuar antes de 'Um Lugar ao Sol'.

 

Tenho nojo da quantidade de lendas sobre mim aceitas como fatos.

 

As pessoas no Twitter batizaram minha nova fragrância de Violet Eyes.

 

Nunca tive aulas de atuação, embora muitas pessoas achem que eu precise.

 

Nos meus 20 anos, quase perdi um olho e uma perna. Ainda tenho os dois.

 

Nervos são o adversário de todos os atores.

 

Acredito que você pode estar perto de Deus em qualquer lugar.

 

Minha família e as pessoas com o vírus HIV são minha vida.

 

 

 

Para Elizabeth

 

 

 

 

 

 

Ó Elizabeth,

você não quis ser freira?

Não senhor,

eu sempre quis me casar.

 

Ó Elizabeth,

você não casou demais?

Não senhor,

eu sempre quis mais e mais.

 

Ó Elizabeth,

posso chamá-la de Liz?

Não senhor,

podem pensar que é 'hiss'!

 

Ó Elizabeth,

você medrou ao morrer?

Não senhor,

apelei ao meu Criador.

 

Ó Elizabeth,

o que você descobriu?

Que o Senhor

estava em meu Coração!

 

Ó Elizabeth,

já viu o Michael Jackson?

Não senhor,

me disseram que é cedo!

 

Ó Elizabeth,

e o que mais lhe disseram?

Oh!, senhor!

Que um dia terei que voltar!

 

Ó Elizabeth,

desejo a vocês Paz e Bem.10

Obrigado senhor;

 

 

 

______

Notas:

1. Penso que a questão não seja nem de ter nem de obter; mas, sim, de não precisar e de não querer.

2. Ou morar na Faixa de Gaza.

3. Será que as grandes garotas, ao ganharem ou comprarem seus grandes diamantes, procuram investigar se eles, por acaso, são diamantes de sangue?

4. Saber isto é uma grande vantagem; continuar a ser governado por paixões é uma estupidez.

5. É mais ou menos como tenho dito: Saúde = Alegria + Água.

6. Não digo que seja o caso do Presidente Bush, mas conheço gente que pensa mais ou menos assim: Esses aidéticos não botaram pra quebrar? Então, que se danem e queimem no inferno. Pecaram, agora estão pagando. Eu não ligo a mínima. E a maioria desses julgadores boçalóides é inspirada pela fé católica. Esquecem do preceito bíblico: Não julgues para não seres julgado. Assim como julgares, haverás de ser julgado. Não sei se será exatamente assim, porque olho por olho e dente por dente não fazem parte da agenda cósmica. O certo é que descomedimento e ignorância não se curam com porrada; são curados, sim, pela educação.

7. Esse negócio xexéu de que a idade está chegando, de que o tempo está passando, de que a velhice está aporretando e por aí vai, vai, vai, me fez lembrar de Albert Einstein (1879 – 1955), que disse: Ponha sua mão sobre um fogão quente por um minuto, e parece uma hora. Sente-se com uma garota bonita por uma hora, e parece um minuto. Isto é relatividade. A única coisa que não é relativa, que eu conheço, é o orgasmo: geralmente dura alguns segundos e fica nisso!

 

Teoria da Relatividade

 

8. Não é só quando se é um colecionador que se deve partilhar; deve-se partilhar tudo. Com todos. Sempre.

9. Law & Order (no Brasil e em Portugal, Lei & Ordem) é uma série policial produzida nos Estados Unidos. Sua estréia foi no dia 13 de setembro de 1990. Criada por Dick Wolf e transmitida pela NBC, tem como cenário a cidade de Nova Iorque. Aborda os complexos casos policiais que envolvem a metrópole e os esforços dos policiais e dos promotores de justiça em solucioná-los. No Brasil é apresentada no canal a cabo Universal Channel.

10. A saudação franciscana de Paz e Bem tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores – o modo de ir pelo mundo. Lucas (X: 5) fala na saudação A paz esteja nesta casa, e Francisco acrescenta que a saudação deve ser dada a todas as pessoas que os frades encontrarem pelo caminho: O Senhor vos dê a paz. No seu Testamento, Francisco revela que recebeu do Senhor mesmo esta saudação. Portanto, ela faz parte de sua inspiração original de vida: anunciar a paz. Muito antes de São Francisco, o Mestre Rufino (bispo de Assis, na época em que Francisco nasceu), já escrevera o tratado De Bono Pacis (O Bem da Paz), e que, certamente, deve ter influenciado a mística da paz na região de Assis. Havia, então, diferentes formas de saudação da paz, entre elas a de Paz e Bem. Na Legenda dos três companheiros (58), São Francisco dá para seus frades, o significado único para a paz: A paz que anunciais com a boca, mais deveis tê-la em vossos Corações. Ninguém seja por vós provocado à ira ou ao escândalo, mas, todos, por vossa mansidão sejam levados à paz, a benignidade e à concórdia. Pois é para isto que fomos chamados: para curar os feridos, reanimar os abatidos e trazer de volta os que estão no erro. Trata-se da paz do Coração que conquistaram. Francisco exorta seus frades a anunciar a paz e a testemunhá-la com doçura, porque este é o único caminho de comunicação para atrair todos os homens para a verdadeira paz, para a verdadeira bondade e para a verdadeira concórdia. A saudação da paz – como primeira palavra que os frades dirigem aos outros – tem o objetivo de abrir os Corações à paz, isto é, à força espiritual interior: a paz interior da bem-aventurança e a paz proclamada e dirigida a todos constituem uma única e mesma realidade. Deus Sumo Bem é a experiência fundamental de Francisco, o ponto de partida de sua espiritualidade. Nela se fundamenta a vida franciscana como resposta de amor, configurando o amado ao Amor. Portanto, Bem é Deus-Amor, é a caridade. Deus, o Sumo Bem, chamou a todos a participarem do seu Ser, não no sentido de soma de todos os bens divinos, mas Deus, enquanto bem único. Por isto, a atitude típica de São Francisco é o êxtase adorante e a decisão de estar sempre a serviço deste Deus – um serviço que nasce da alegria da gratidão. É a atitude que projeta em Deus a completude de si mesmo, que leva a renúncia a tudo, até à posse de Deus. Francisco descobre neste vazio, a presença de Deus, unicamente como dom. E é justamente este o sentido da resposta humana, a da conversão ao Bem, ao Sumo Bem: aceitar Deus como centro absoluto da própria existência, e inserir-se no seu projeto tornando-se seu colaborador. Desta experiência, nasce a, doçura, que enche a vida de Francisco, a sua necessidade de entregar tudo a Deus (pobreza), de render-lhe graças e louvá-lo sem cessar. Desta experiência nasce também a confiança de tudo arriscar, sabendo que Deus não o deixará desamparado. Portanto, a saudação franciscana de Paz e Bem é um programa de vida, é uma forma evangélica de viver o espírito das bem-aventuranças. Nestas duas 'pequenas' palavras se esconde um dinamismo e uma provocação: saudar alguém com Paz e Bem é o mesmo que dizer: o amor de Deus que trago em meu ser, é a mesma pessoa que reconheço nos outros e no mundo e, por causa d'Ele, devemos viver a caridade – o Bem – entre nós. Daí que, a paz só se constrói por meio da caridade (o Bem), porque a caridade é forte como a morte, à qual ninguém resiste e, quando vem, mata o mal que fomos para que sejamos outro bem. A caridade gera a paz. A caridade está na paz assim como o espírito da vida está no corpo. A caridade sozinha mantém firmemente unidos na paz os filhos da Igreja; faltando a caridade, esta paz se dissolve. A caridade vivifica os membros de Cristo, os une e os faz estar em harmonia em um só Corpo. Ela é como um cabo, em cuja parte superior foi aplicado um gancho que liga a divindade à Humanidade, o cordão que o senhor colocou na terra e com o qual ergueu o homem para o céu. Resumindo misticamente: Pax Profundis et Summum Bonum!

Esta nota foi reproduzida (e ligeiramente editada) da fonte:

http://www.franciscano.org.br/seminario/

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.chrismadden.co.uk/
science-cartoons/einstein-relativity.html

http://nursingcrib.com/
communicable-diseases/aids-hiv/

http://www.freakingnews.com/
Horse-Dog-Pics-40981.asp

http://www.edupics.com/coloring-
page-open-your-mouth-i11807.html

http://www.g-k.it/AGK/Prodotti_auto_IT.html

http://tempest.das.ucdavis.edu/contact.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/

http://www.elizabethtayloraidsfoundation.org/

http://www.karipearls.com/
black-pearls-perfume.html

http://news.sky.com/skynews

http://www.allgreatquotes.com/
elizabeth_taylor_quotes3.shtml

http://www.allgreatquotes.com/
elizabeth_taylor_quotes2.shtml

http://girltomom.com/fumbling-towards-ecstacy/
inspirational-quotes/elizabeth-taylor-quotes-tribute

http://news.yahoo.com/s/ac/20110323/en_ac/
8128994_elizabeth_taylor_quotes_and_interviews_1

http://www.famousquotesandauthors.com/
authors/elizabeth_taylor_quotes.html

http://www.quotelucy.com/quotes/
elizabeth-taylor-quotes-5.html

http://www.quotelucy.com/quotes/
elizabeth-taylor-quotes-4.html

http://www.quotelucy.com/quotes/
elizabeth-taylor-quotes-3.html

http://www.quotelucy.com/quotes/
elizabeth-taylor-quotes-2.html

http://thinkexist.com/quotes/
elizabeth_taylor/4.html

http://thinkexist.com/quotes/
elizabeth_taylor/3.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/elizabeth_taylor_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/e/elizabeth_taylor.html

http://globedia.com/frases-
elizabeth-taylor-recordarla

http://indicefeminino.com.br/index.
php/homenagem-a-elizabeth-taylor/

http://www.literato.es/elizabeth_taylor_frases/

http://www.alashary.org/
autor/elizabeth_taylor/

http://fraseamentos.com
/frases/elizabeth-taylor/

http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/elizabeth-taylor

 

Música de fundo:

Liberian Girl (canção dedicada a Elizabeth Taylor)
Composição e interpretação: Michael Jackson

Fonte:

http://www.dilandau.eu/download_
music/liberian-girl-michael-jackson-1.html