VOCÊ SABIA?

 

Uma colaboração
de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Um dos pilares do viaduto está em estado avançado de degradação e engenheiro denuncia risco de desabamento.

 

 

Com um pilar completamente abalado, o Elevado do Joá respira por aparelhos. Quem afirma é o engenheiro Fernando MacDowell, livre-docente da UFRJ e ex-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER). O pilar que aparece na foto parece um cálice. E essa imagem é de 2008. Pelo jeito, durante todo esse tempo o local não está sendo monitorado como deveria, diz Mc Dowell.

 

Segundo o engenheiro, um relatório sobre o caso foi preparado por ele e entregue para o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, em março deste ano. O máximo que fizeram até agora foi colocar um portão no local para não permitir mais que fizessem fotos, denuncia.

 

A estrutura está avisando. Esse pilar precisa ser concertado imediatamente para evitar uma tragédia. É uma obra barata, mas não estão levando a sério. Quando a pressão esmagar o concreto, ele vai descer uns 50 cm e vai tombar para a esquerda. Se todo o viaduto vai cair eu não sei, mas aquela parte, com certeza, avisa. Quando aquela pista está congestionada, eu não passo ali de jeito nenhum. Se eu estiver com os meus filhos, então, nem com o trânsito livre arrisco atravessar o viaduto.

 

Ainda de acordo com o engenheiro, várias juntas de dilatação estão quebrando no lugar e a prefeitura tem feito obras colocando asfalto para esconder a má aparência. Em nenhum viaduto se quebram as vias de dilatação. É notório que ocorre ali um esforço anormal. A situação é gravíssima e o pilar não vai avisar o dia em que vai sucumbir. Pode levar cinco anos como pode desabar amanhã, alerta o engenheiro.

 

Fonte:

http://www.afolhadobosque.com/
a_folha_do_bosque/notcias.html