OS ESPÍRITOS E AS FORÇAS DA NATUREZA

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Max Heindel

Max Heindel
(Quadro do Frater Velado)

 

 

 

Este estudo, fragmentariamente, teve por objetivo refletir sobre o documento Os Espíritos e as Forças da Natureza, de autoria de Max Heindel, nascido Carl Louis Fredrik Graßhoff (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919), que foi um ocultista, astrólogo e místico cristão dinamarquês de origem alemã, radicado nos Estados Unidos, Iniciado Rosacruz e fundador da Fraternidade Rosacruz (o arauto da Era de Aquário), entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos, sob a orientação dos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz, cuja missão é promulgar o Evangelho da Era de Aquário e conduzir uma campanha de (re)educação e de Illuminação, de modo que a Humanidade, conscientemente, possa se preparar para o futuro, que é hoje. Mas, para que possa haver Illuminação, Compreensão e Libertação, todas as limitações devem ser abolidas antes de que possamos esperar ter êxito na busca da Verdade, como afirmou Max Heindel. E, segundo ele, para encontrarmos a Verdade (em nós) deveremos deixar para trás nosso pai e nossa mãe, todos os credos, todos os dogmas, todos os convencionalismos, todas as opiniões preconcebidas e todos os desejos mundanos. Não devemos temer entrar em conflito com as autoridades estabelecidas. O que temos de fazer é seguir a Voz Interior, através do fogo, se for necessário. O Espírito da Verdade só poderá ser despertado em alguém que não tenha medo e seja livre. Tudo isto se resume em: Só há uma resposta, e ela está dentro de nós.

 

 

Hoje, eu estou morto;
amanhã, renascerei.
Hoje, eu estou torto;
amanhã, me aprumarei.

Por que esperar, e não já, agora?
É preciso contemporaneizar o corolário!
Por que ficar pagando juros de mora?
Está em vigência a Era de Aquário!

Não espere que mostrem o Caminho.
A Senda sempre esteve em seu interior,
e a Conquista terá cor Azul-marinho.
Paz. Bem. Beleza. LLuz. Vida. Amor.

 

 

Era de Aquário

Era de Aquário

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O que nós chamamos "Leis da Natureza" são Inteligências Superiores que dirigem seres mais elementares, sub-humanos, de acordo com certas regras planejadas para promover a sua evolução.

 

As salamandras os Espíritos do Fogo diferentemente dos duendes, dos gnomos e das fadas, não são tão facilmente detectadas nem tão prontamente acessíveis à maioria das pessoas. As salamandras são encontradas por toda a parte e nenhum fogo é ateado sem a sua cooperação, mas, elas são muito mais ativas no subsolo. São responsáveis pelas explosões e pelas erupções vulcânicas.

 

Os fenômenos do vento e da tempestade são , na realidade, manifestações de vida. Na realidade, a inconstância do vento é devida à multidão de sílfides esvoaçando para lá e para cá, e uma tempestade no mar, do ponto de vista etérico, é, realmente, o campo de batalha das sílfides e das ondinas, e o uivo da tempestade é o grito de guerra dos espíritos no ar.

 

Nós nunca fomos propriamente animais, como a nossa fauna atual, mas, em um estágio anterior no desenvolvimento do nosso Planeta, tínhamos uma constituição semelhante a dos animais.

 

Os arquétipos criadores de todas as coisas que vemos no mundo visível estão no Mundo do Pensamento, que é o Reino do Tom. As Forças Arquetípicas estão constantemente trabalhando sobre estes arquétipos que, então, emitem um certo tom, e, aonde um número delas se reúne, são criadas as formas animal, vegetal e humana, de tal sorte que os diferentes sons se misturam em um grande acorde. Este único tom ou acorde, conforme for o caso, é então a nota-chave da forma assim criada e, enquanto ele soar, a forma ou a espécie resistem; quando ele cessar, a forma morre ou a espécie se extingue.

 

O Som ordenado ritmicamente é o construtor de tudo o que é, e é o sustentador de todas as formas.

 

 

Animação Simbólica

 

 

Os Mestres, pertencentes às Hierarquias Criadoras, instruem o homem na divina arte da criação, tanto no que se refere ao mundo como aos objetos que estão nele. Eles lhe ensinam como construir uma forma para si próprio, dando-lhe como auxiliares os chamados "Espíritos da Natureza", e, assim, aprende a construir o arquétipo da forma que, mais tarde, ele exteriorizará no nascimento.

 

Ninguém poderá ter um corpo denso melhor do que o que possa construir. Se alguém comete um erro em seu trabalho no Mundo Celeste, ele vai notar isso quando for usar este corpo defeituoso na Terra e, com isso, aprende a corrigir o erro na próxima vez que tiver que construir um arquétipo. [Você já contou quantas vezes eu disse que nós somos responsáveis por tudo?]

 

Clima, flora e fauna são alterados pelo homem, sob o comando de Seres Superiores. Assim, o mundo justamente foi, é e será o que nós mesmos, individual e coletivamente, fizermos dele. [Esta PanCOVIDmia, que hoje está maltratando a Humanidade, não surgiu do nada e não apareceu por acaso. Fomos nós, individual e coletivamente, que criamos as condições planetárias, para que o SARS-CoV-2 fizesse a festa que está fazendo.]

 

 

 

 

O ocultista diz que, se não fosse pelo materialismo, os abalos sísmicos não teriam ocorrido na Terra. [Mas, não é só o materialismo o responsável pelas desgraças que sempre assolaram a Humanidade. Para não ficar citando causas sem fim, resumirei tudo em uma só palavra: separatividade.]

 

 

 

 

O destino do homem é se tornar uma Inteligência Criadora.

 

Há fatores por trás de todas as manifestações da Natureza inteligências de variados graus de consciência, construtoras e destruidoras, que desempenham importantes papéis na Economia da Natureza e, enquanto estes agentes não forem reconhecidos e seu trabalho estudado, nunca poderemos ter uma concepção adequada do modo pelo qual as Forças da Natureza trabalham, às quais chamamos calor, eletricidade, gravidade, ação química etc.

 

No solstício de verão, as atividades físicas da Natureza estão no seu ápice ou zênite. Portanto, a Noite do Solstício de Verão é o grande festival das fadas, que trabalham para reconstruir o universo material. Nesta mais sublime de todas as noites da alegre estação de verão, elas vêm em bandos dos pântanos e das florestas, dos vales e das várzeas, para o Festival das Fadas. Elas realmente preparam suas comidas e bebidas etéricas e depois dançam em êxtase de alegria, a alegria de terem produzido e cumprido sua importante finalidade no equilíbrio da Natureza.

 

Na Noite de Natal, no solstício de inverno, o Espírito do Cristo sempre renasce na Terra, e começa a fermentar e fertilizar os milhões de sementes que as fadas construíram e regaram, para que tenhamos alimento físico. Mas, nem só de pão vive o homem. Embora o trabalho das fadas seja bastante importante, torna-se insignificante se comparado com a missão de Cristo, que nos traz, todos os anos, paralelamente, o Alimento Espiritual necessário, para que avancemos no caminho do progresso espiritual, para que atinjamos a perfeição no amor, com tudo o que isto implica.

 

Não há nem pode haver nenhum vazio em a Natureza. [A Natureza não conhece o vácuo. Horror Vacui (do latim: horror do vazio.]

 

 

Horror Vacui

 

 

As idéias e os pensamentos de hoje estão destinados a se tornar tão reais, claros e tangíveis como quaisquer dos objetos do mundo externo que agora percebemos através dos sentidos físicos.

 

 

 

Que haja Amor no Coração do homem.

Que haja Bem no Coração do homem.

Que haja Paz no Coração do homem.

Que haja Bem no Coração do homem.

Que haja Vida no Coração do homem.

Que haja LLuz no Coração do homem.

 

A consciência humana está evoluindo para se tornar uma consciência pictórica consciente de Si. No futuro, não haverá interpretação errada sobre o significado das palavras proferidas. Pensamentos e idéias serão vivos e visíveis, portanto, a hipocrisia e a bajulação serão inteiramente eliminadas. As pessoas serão vistas exatamente como são.

 

Os Maniqueus constituem uma Ordem Espiritual mais elevada do que a dos Rosacruzes. Eles têm uma lenda em que há dois Reinos: o dos Duendes da Luz e o dos Duendes das Trevas. Os últimos atacam os primeiros, são vencidos e devem ser punidos. No entanto, como os Duendes da Luz são inteiramente bons e como os Duendes das Trevas são inteiramente maus, os primeiros não podem infligir o mal a seus inimigos, portanto, estes devem ser punidos com o Bem. Em decorrência disto, uma parte do reino dos Duendes da Luz é incorporada com a dos Duendes das Trevas e, desta maneira, o mal será, no tempo devido, dominado. O ódio que não se submeter ao ódio deverá sucumbir ao Amor.

 

Um dos primeiros fatos revelados à nossa consciência pela Iniciação é a realidade vivente do Espírito da Terra.

 

O Iniciador: Como chegaste aqui, ao Castelo do Graal?
Parsifal:
Eu não sei.
....................................................................
....................................................................
....................................................................

O
Iniciador: Como chegaste aqui, ao Castelo do Graal?
Parsifal:
Através da busca e do sofrimento, eu vim.

 

Há dois grupos de pessoas: 1º) aquelas que, por acaso, poderão entrar em contato com o reino suprafísico ou que poderão tropeçar em uma Lei da Natureza, [como Parsifal, ao chegar pela primeira vez ao Castelo do Graal]; e 2º) as que, por diligentes pesquisas e, principalmente, por viverem a VIDA, alcançam a Iniciação consciente dos Segredos da Natureza. As primeiras não sabem como usar inteligentemente estes poderes, e são-estão, portanto, indefesas, podendo se tornar um joguete para quem desejar se aproveitar delas. As últimas são sempre donas das Forças que controlam. [Pouco conhecimento é um perigo!]

 

Por trás de todas as manifestações da Natureza há forças inteligentes que motivam a ação. O que nós chamamos de eletricidade, de magnetismo, de expansão de vapor etc. são inteligências que trabalham sem serem vistas por nós, quando certas condições são produzidas. Os Espíritos da Natureza constroem as plantas, formam os cristais das rochas e, com outras inúmeras Hierarquias, estão trabalhando perto e ao redor de nós, invisíveis, todavia, ocupados em fazer e manter o que chamamos Natureza.

 

Os Elementais ou Espíritos da Natureza possuem o que pode ser chamado de uma consciência da Quarta Dimensão, pois em acréscimo à altura, largura e profundidade, que são as dimensões do espaço no mundo físico, há o que podemos chamar "penetrabilidade" nos éteres. Mas, mesmo entre os Espíritos da Natureza, há entidades diferentes com suas correspondentes variações de consciência.

 

Pesquisar, por completo, os segredos do nosso Planeta físico só é possível para a pessoa que passou através dos nove Mistérios Menores e da Primeira das Grandes Iniciações.

 

Todos os recantos e as frinchas da Terra são e estão permeados pelo Espírito, que é o fermento que causa as transformações dentro e sobre o Planeta.

 

Para a treinada visão clarividente do Iniciado nos vários Graus dos Mistérios, a Terra aparece construída em estratos, parecida com uma cebola, uma camada (ou estrato) por fora da outra. Há nove destes estratos e o núcleo central, completando dez ao todo. Estes estratos são revelados, gradualmente, ao Iniciado. Um estrato se torna acessível a ele em cada Iniciação, e assim, ao fim das nove Iniciações Menores (os Mistérios Menores), ele está senhor de todos os estratos, mas, ainda não tem acesso aos segredos do núcleo.

 

1º Extrato Terrestre: Terra Mineral. (Crosta).
Extrato Terrestre: Fluídico.
Extrato Terrestre: Vaporoso.

Extrato Terrestre: Aquoso.
Extrato Terrestre: Germinal. (Fonte Primordial da Vida).
Extrato Terrestre: Ígneo.
Extrato Terrestre: Refletor.

Extrato Terrestre: Atômico. (Expressão do Mundo dos Espíritos Virginais).
Extrato Terrestre: Expressão Material do Espírito Terrestre.
10º Extrato Terrestre: Centro do Ser do Espírito Terrestre. No presente, nada pode ser dito sobre este Extrato, exceto que é o máximo campo de sementes de tudo que há dentro e sobre a Terra e que corresponde ao Absoluto.

 

Quando as plantas são arrancadas pelas raízes, é patente, para o cientista ocultista, que a Terra (que é o corpo denso de um Grande Espírito) sente uma aguilhoada de dor. Por esta razão, os Ocultistas não comem os alimentos vegetais que crescem debaixo da Terra. Em primeiro lugar, eles estão cheios da força da Terra e são deficientes da Força Solar, e, por adição, estão envenenados, por terem sido arrancados pela raiz. A única exceção a esta regra é a batata, que, originariamente, crescia na superfície da Terra, e que apenas recentemente passou a crescer debaixo do solo. Neste sentido, os Ocultistas procuram nutrir seus corpos com frutas, que crescem em direção ao Sol, porque eles contêm mais a Força Superior do Sol, e não causam dor à Terra.

 

São os nossos lapsos morais – [e o mais grave deles é a separatividade] que têm a tendência de desencadear as Forças da Natureza e obrigá-las a criar as diversas devastações sobre a Terra.

 

Tão certo quanto há uma responsabilidade individual, quanto à Lei de Conseqüência, também há uma responsabilidade comunitária, nacional e mundial. [Karma individual, karma grupal e karma internacional.] As Forças da Natureza são os agentes gerais desta justiça ajustadora e retribuidora.

 

Deus Geometriza. [Platão].

 

 

 

Animação Simbólica

 

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Deus geometrizou,
e eu destruí.
Deus não me perdoou,
mas, eu aprendi!

Mas, para aprender,
tive que encarnar.
E, para VIVER,
tive que TRANSMUTAR!

 

 

 

Música de fundo:

Sweet Hour of Prayer (Hino Rosacruz de Abertura)
Composição: William Walford (música) & Max Heindel (letra)
Interpretação: Michael Ethington

Fonte:

https://archive.org/details/SweetHourOfPrayer

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.mathwarehouse.com

https://br.pinterest.com/pin/736127501570007129/

https://br.freepik.com

https://bestanimations.com

https://br.pinterest.com/pin/765119424165394080/

https://allwavingflags.blogspot.com

https://www.vectorstock.com

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:500px-Xmas_tree_animated.gif

https://giphy.com/gifs/l3vRbMRGhSmCxWj72/html5

https://www.deviantart.com

http://www.christianrosenkreuz.org/eg_notaclave.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.