Max Heindel

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Texto

 

 

 

Nos 54 anos que lhe foram permitidos viver ocupando seu veículo físico, Max Heindel (23 de julho de 1865 – 6 de janeiro de 1919) deu ao mundo uma quantidade de livros muito valiosos, como, por exemplo, O Conceito Rosacruz do Cosmos, sua obra-mestra, traduzida em diversos idiomas, e estando já na décima quinta edição.

 

Nesta oportunidade, ofereço a vocês o resumo de mais um estudo que fiz do pensamento místico-iniciático de Max Heindel, divulgado na obra Os Espíritos e as Forças da Natureza, uma compilação de diversos escritos condensada em um único volume.

 

Talvez você venha a discordar de um ou outro fragmento que irá ler. Tudo bem; eu e você somos livres para tudo. Este é o nosso maior privilégio. Conquistado. Mas, pelo menos, não feche a janela totalmente; deixe, como eu, sempre, uma pequena fresta aberta. Quem sabe... Um dia... Sim... Ou não. There are more things in heaven and Eearth, Horatio, than are dreamt of in your philosophy. Existem mais coisas entre o céu e a Terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia. (William Shakespeare, Hamlet, Ato 1, cena 5.)

 

Enfim, como este estudo que ora estou divulgando a título de contribuição é apenas um resumo fragmentário, se você desejar, poderá ler o texto integral no endereço:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
oeeafdn.htm

 

 

 

Fragmentos Heindelianos

 

 

 

O que nós costumamos denominar 'Leis da Natureza' são, na verdade, Inteligências Superiores que dirigem seres mais elementares, de acordo com certas regras planejadas para promover a sua evolução.

 

 

 

 

No Éter, podemos observar os Anjos, cujo corpo mais denso é feito deste material, como nosso Corpo Denso é constituído de gases, líquidos e sólidos. Estes seres estão um grau além do estágio da Humanidade, como nós estamos um grau na frente da evolução animal. Contudo, nós nunca fomos animais como a nossa fauna atual, mas em um estágio anterior, no desenvolvimento de nosso planeta, tínhamos uma constituição como a dos animais. Da mesma forma, os Anjos foram humanos, embora nunca tivessem tido um Corpo Denso como o nosso, e nunca funcionaram em nenhum material mais denso do que o Éter. Em alguma época, em uma condição futura, a Terra tornar-se-á novamente etérica.

 

Embora sem nunca terem tido um Corpo Denso como o nosso, os Anjos atuais eram humanos no Período Lunar, e o mais graduado Iniciado é o Espírito Santo.

 

Não há nem pode haver nenhum vazio em a Natureza.

 

O Espírito Absoluto é homogêneo.

 

Devemos compreender que há Forças por trás do que é visível que causam, por exemplo, alterações na flora e na fauna e mudanças no clima e na topografia.

 

 

 

 

O mundo é o que dele fizemos, e será justamente o que nós mesmos, individual e coletivamente, fizermos dele.

 

É destino do homem tornar-se uma inteligência Criadora e ele está cumprindo seu aprendizado todo o tempo.

 

Alguém dotado de visão etérica pode perceber os pequenos gnomos colocando a clorofila verde nas folhas das plantas e dando às flores a grande variedade de cores delicadas que encantam nossos olhos.

 

O mar encapelado é o campo de batalha das sílfides e das ondinas, e o uivo da tempestade é o grito de guerra dos espíritos no ar.

 

As salamandras são encontradas por toda a parte, e nenhum fogo é ateado sem a sua cooperação, mas elas são muito mais ativas no subsolo. Por isto, são as responsáveis pelas explosões e pelas erupções vulcânicas.

 

Há fatores por trás de todas as manifestações da Natureza – inteligências de variados graus de consciência, construtoras e destruidoras, que desempenham importantes papéis na economia da Natureza e, enquanto estes agentes não forem reconhecidos e seu trabalho estudado, nunca poderemos ter uma concepção adequada do modo pelo qual as Forças da Natureza trabalham, às quais chamamos calor, eletricidade, gravidade, ação química etc.

 

No processo automático e perpétuo de evaporação da água de rios e oceanos, há, de forma invisível, a ação semi-inteligente das sílfides, que erguem as partículas de água – primorosamente divididas, vaporizadas e preparadas pelas ondinas da superfície do mar, e as levam tão alto quanto possam, antes que a condensação parcial se processe e se formem as nuvens. Elas preservam estas partículas de água até que as ondinas as forcem a soltá-las. Quando dizemos que há uma tempestade, batalhas estão sendo travadas na superfície do mar e no ar, algumas vezes com auxílio das salamandras para acender as tochas dos relâmpagos com hidrogênio e oxigênio separados, e enviar seus aterrorizantes fachos de luz explodindo em ziguezague na negra escuridão, seguidos de impressionantes ribombos de trovões que ressoam na límpida atmosfera, enquanto as ondinas triunfalmente arremessam sobre a Terra as gotas de chuva resgatadas, para que sejam novamente reintegradas na união do seu elemento-mãe.

 

Os pequenos gnomos são necessários para construir as plantas e as flores. Eles também talham os cristais em todos os minerais e fazem as gemas preciosas que brilham em diademas dourados. Sem eles não haveria ferro para nossa maquinaria nem ouro com que pagá-la. Eles estão em toda parte, e a proverbial abelha não é mais ativa do que eles. Contudo, à abelha damos crédito pelo trabalho que faz, enquanto que os pequenos Espíritos da Natureza, que desempenham um papel tão importante e extraordinário no trabalho do mundo, são conhecidos por apenas uns poucos considerados sonhadores.

 

No solstício de verão, as atividades físicas da Natureza estão no seu ápice ou zênite. Portanto, a Noite do Solstício de Verão é o grande festival das fadas, que trabalham para construir o universo material.

 

 

 

 

No Equinócio da Primavera, o Sol deixa o aquoso signo de Peixes, (no hemisfério norte) que é também feminino e dócil, pelo belicoso, marcial vigoroso e ígneo signo de Áries, o carneiro ou cordeiro, onde é exaltado em poder. Enche o Universo com um Fogo Criador, que é imediatamente absorvido pelos inumeráveis bilhões de Espíritos da Natureza que, com isso, constroem o Templo do ano vindouro em florestas e pântanos. As forças de fecundação, aplicadas às intocáveis sementes que dormitam no solo, fazem com que elas germinem e encham a Terra de vegetação luxuriante, enquanto os Espíritos-grupo acasalam os animais e as aves que estão a seus cuidados, para que eles possam procriar e aumentar suficientemente, para conservar a fauna de nosso planeta na normalidade.

 

A Ordem dos Maniqueus possui uma espiritualidade mais elevada que a dos Rosacruzes. Todas as ordens místicas têm uma lenda simbolizando seus ideais e aspirações, e na lenda dos Maniqueus há dois reinos: o dos Duendes da Luz e o dos Duendes das Trevas. Os últimos atacam os primeiros, são vencidos e devem ser punidos. No entanto, como os Duendes da Luz são inteiramente bons e como os Duendes das Trevas são inteiramente maus, os primeiros não podem infligir o mal a seus inimigos; portanto, estes devem ser punidos com o Bem. Em decorrência disto, uma parte do reino dos Duendes da Luz é incorporada com a dos Duendes das Trevas e, desta maneira, o mal será, no tempo devido, dominado. O ódio que não se submeter ao ódio deve sucumbir ao Amor.

 

Os quadros internos do Período Lunar eram uma certa manifestação do ambiente externo do homem. No Período de Júpiter, os quadros serão expressados de dentro; serão uma conseqüência da vida interna do homem. Ele também possuirá a capacidade adicional, que ele cultivou no Período Terrestre, de ver coisas no espaço fora dele próprio. No Período Lunar, ele não via as coisas concretas, mas apenas as suas qualidades de alma. No Período de Júpiter ele verá ambas, e assim terá uma total percepção e compreensão do que o cerca. Em um estágio posterior, no mesmo Período, esta qualidade de percepção será seguida de uma fase ainda mais superior. Seu poder de formar nítidas concepções mentais de cores, objetos ou tons, o capacitará a contatar e influenciar seres supersensitivos de várias ordens e assegurar sua obediência, empregando as forças deles, como desejar. Terá a capacidade de emanar de si as forças com as quais realizará seus propósitos, e estará sob a dependência do auxílio destes seres suprafísicos, que, então, estarão às suas ordens. Ao se aproximar do Período de Vênus, estará capacitado a usar sua própria força para dar vida a seus quadros e manifestá-los de si mesmo, como objetos no espaço. Ele possuirá, então, um conhecimento criador objetivo e consciente de si.

 

Um dos primeiros fatos revelados à nossa consciência pela Iniciação é a realidade vivente do Espírito da Terra. Como a superfície do corpo é morta em comparação com os órgãos internos, assim também o invólucro externo da Terra, sendo incrustado, não dá idéia da maravilhosa atividade interna. No caminho da Iniciação, são reveladas nove diferentes camadas, e no centro dessa esfera rolante nós nos deparamos com o Espírito da Terra, face a face.

 

Por trás de toda manifestação da Natureza há forças. Não forças cegas, mas inteligências que motivam a ação. O que nós chamamos de eletricidade, magnetismo, expansão de vapor etc. são inteligências que trabalham sem serem vistas por nós, quando certas condições são produzidas. Os Espíritos da Natureza constroem as plantas, formam os cristais das rochas e, com outras inúmeras Hierarquias, estão trabalhando perto e ao redor de nós, invisíveis, com o propósito de fazer e de manter o que chamamos Natureza.

 

 

 

 

O amor pelos números pode despertar faculdades espirituais latentes.1

 

 

 

Hexágono Mágico

Hexágono Mágico
(atribuído a Ernst von Haselberg, 1827 – 1905)
– A soma de cada uma das 15 linhas
de hexágonos adjacentes é igual a 38 –

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Evoluta da Parábola

 

 

 

 

 

Os Elementais ou Espíritos da Natureza possuem o que pode ser chamado de uma consciência da Quarta Dimensão, pois em acréscimo à altura, largura e profundidade, que são as dimensões do espaço no mundo físico, há o que podemos chamar 'Penetrabilidade' nos éteres. Com a visão etérica, você poderá ver dentro de uma montanha, e se você possuir um Corpo Etérico, como os Espíritos da Natureza possuem, poderá também passar através da mais dura rocha de granito. Não oferecerá resistência maior do que o ar oferece ao nosso avanço aqui. Na verdade, nem tanto, pois aqui podemos ser impedidos pelos ventos. Mas, mesmo entre os Espíritos da Natureza, há entidades diferentes com suas correspondentes variações de consciência.

 

Os corpos dos gnomos são feitos principalmente de éter químico, e, portanto, eles são do solo da terra; isto é, ninguém os vê voar como o fazem as sílfides. Podem ser queimados pelo fogo. Também envelhecem de maneira não muito diferente da dos seres humanos.

 

As ondinas que vivem na água e as sílfides do ar também são sujeitas à morte, mas seus corpos sendo compostos, respectivamente, dos éteres de vida e de luz, tornam-nas muito mais resistentes, assim como está determinado que os gnomos são vivem mais do que algumas centenas de anos, e as salamandras, cujos corpos são formados principalmente do quarto éter, vivem por muitos milhares de anos. A consciência que forma e anima estes corpos pertence a um número de Hierarquias Divinas que, deste modo, estão adquirindo experiências adicionais; e as formas que são construídas de matéria e assim animadas, atingiram um grau de autoconsciência. Durante essas longas existências têm noção de sua própria existência transitória, e é por se rebelarem contra este estado de coisas que se deve a guerra dos elementos, principalmente do Fogo, do Ar e da Água. Imaginando que são mantidos em servidão, tentam se libertar dos grilhões pela força e, não tendo o bom senso para se guiarem, investem às cegas, de maneira destruidora que, às vezes, são causa de grandes catástrofes. A consciência dos gnomos é muito obtusa para tomar a iniciativa, mas, freqüentemente, eles são cúmplices dos outros Espíritos da Natureza, por abrirem passagens que favorecem as explosões nas rochas.

 

Mesmo entre os cientistas ocultistas, a investigação da construção misteriosa da Terra é considerada como um dos mais difíceis problemas. Todos os cientistas ocultistas sabem que é mais fácil pesquisar inteira e acuradamente o Mundo do Desejo e a Região do Pensamento Concreto e apresentar os resultados ao Mundo Físico, do que pesquisar, por completo, os segredos de nosso planeta físico, porque, para fazê-lo, inteiramente, a pessoa deve ter passado através dos nove Mistérios Menores e da primeira das Grandes Iniciações.

 

Para o ocultista, o mundo está longe de ser 'morto'. Ao contrário, todos os seus recantos e frinchas estão permeados pelo Espírito, que é o fermento que causa as transformações dentro e sobre o Planeta. Para a treinada visão clarividente do Iniciado nos vários graus dos Mistérios, a Terra aparece construída em estratos, parecida com uma cebola, uma camada ou estrato por fora da outra. Há nove destes estratos mais o núcleo central, completando, por assim dizer, dez subdivisões ao todo. Estes estratos são revelados, gradualmente, ao Iniciado. Um estrato se torna acessível a ele em cada Iniciação. Assim, ao fim das nove Iniciações Menores, ele está senhor de todos os estratos, mas ainda não tem acesso aos segredos do núcleo. Por um grau de cada vez, ele é guiado através dos nove graus dos Mistérios Menores – os nove estratos. Quando o homem em evolução passou pelas nove Iniciações Menores, adquirindo, com isto, entrada para todas as camadas da Terra, ainda deve conquistar a entrada para o núcleo. Esta entrada será aberta para ele pela primeira das quatro Grandes Iniciações, na qual aprende a conhecer o mistério da mente, essa parte do seu ser começado na Terra. Quando ele está pronto para a primeira Grande Iniciação, desenvolveu sua mente ao grau em que todos os homens estão destinados a chegar, no final do Período Terrestre. Nesta Iniciação lhe é dada a chave para o próximo estágio, e todo o trabalho executado por ele, depois disto, será igual ao que a Humanidade em geral fará no Período de Júpiter.

 

A vida deixa as formas e as formas morrem. A vida nunca chegou a uma forma para despertá-la para a vida. A vida abandona as formas e as formas morrem. Foi assim que as coisas 'mortas' vieram a ser.

 

Geralmente, supõe-se que, sob nenhuma circunstância, a Terra pode ter qualquer sensação. Contudo, o cientista ocultista, ao observar a colheita dos grãos maduros e o amontoado das frutas que vem das árvores no outono ou o apanhar das flores, conhece o prazer experimentado pela própria Terra. É semelhante ao prazer sentido pela vaca quando seus úberes cheios são aliviados pelo sugar do bezerro. A Terra sente o prazer de ter proporcionado alimento para a sua progênie de formas, e este prazer culmina na época da colheita. Por outro lado, quando as plantas são arrancadas pelas raízes, é patente para o cientista ocultista que a Terra sente uma aguilhoada de dor. Por esta razão, ele não come os alimentos vegetais que crescem debaixo da Terra. Em primeiro lugar, eles estão cheios da força terrestre e deficientes da força do Sol e, por adição, estão envenenados por terem sido arrancados pela raiz. A única exceção a esta regra é que ele pode compartilhar frugalmente da batata, que originalmente crescia na superfície da Terra, e que apenas recentemente cresce debaixo do solo. Os ocultistas procuram nutrir seus corpos com frutas que crescem em direção ao Sol, porque elas são ricas da força superior do Sol, e não causam dor à Terra.

 

A Terra é o Corpo Denso de um Grande Espírito, e, para nos suprir com um ambiente no qual pudéssemos viver e adquirir experiência, teve que cristalizar este Corpo em sua condição atual.

 

Tão certo quanto há uma responsabilidade individual quanto à Lei de Conseqüência – que traz a cada pessoa a justa retribuição de suas ações, tanto para o bem quanto para o mal – assim também há uma responsabilidade comunitária e racional, que traz para grupos de homens retribuições correspondentes para as suas ações coletivas. As Forças da Natureza são agentes gerais desta justiça retribuidora, causando enchentes, terremotos, vulcões etc. ou ofertando óleo ou carvão, por exemplo, conforme o mérito conquistado.

 

Os estratos da Terra, de fora para dentro, são:

1º - Terra Mineral (crosta de pedra da Terra)

2º - Estrado Fluídico (corresponde às Regiões Química e Etérica do Mundo Físico)

3º - Estrato Vaporoso (neste estrato há um fluir de vida incessante e pulsante, como no Mundo do Desejo, que circunda e interpenetra nossa Terra)

4º - Estrato Aquoso (neste estrato estão as possibilidades germinais de tudo que existe sobre a superfície da Terra)

5º - Estrato Germinal (neste estrato está a fonte primordial da vida, da qual se originou o ímpeto que construiu todas as formas na Terra; corresponde à Região do Pensamento Abstrato)

6º - Estrato Ígneo (este estrato possui sensibilidade; prazer e dor, simpatia e antipatia têm aqui sua ação sobre a Terra)

7º - Estrato Refletor (esta parte da Terra corresponde ao Mundo do Espírito Divino)

8º - Estrato Atômico (expressão do Mundo dos Espíritos Virginais)

9º - Expressão Material do Espírito Terrestre (corresponde ao Mundo de Deus)

10º - Centro do Ser do Espírito Terrestre (máximo campo de sementes de tudo que há dentro e sobre a Terra; corresponde ao Absoluto)

 

 

 

(Animação meramente pictórica)

 

 

 

_____

Nota:

1. Quem sabe e gosta de Matemática tem facilidade para aprender [quase] tudo. No meu caso, eu só cumpro plenamente uma das condições: gosto de Matemática, mas sei pouco.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.fh-stralsund.de/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Par%C3%A1bola_semic%C3%BAbica

http://en.wikipedia.org/wiki/
File:Evolute_of_parabola.gif

http://riwersun-math.blogspot.com/
2011_03_31_archive.html

http://mathworld.wolfram.com/
MagicHexagon.html

http://www.numericana.com/
answer/miracles.htm

http://s364.photobucket.com/

http://www.cirs.net/organismsAR/
phys/cadre2.htm

http://www.elizabethhalford.com/
2010/09/21/lighting-from-a-distance/

 

Música de fundo:

Snow White and The Seven Dwarfs - Heigh-Ho
Compositores: Frank Churchill, Leigh Harline, Paul J. Smith, Albert Hay Malotte & Milt Franklyn

Fonte:

http://www.4shared.com/get/MVAZmzQo/
Snow_White_and_The_Seven_Dwarf.html