A EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA VIDA
(1ª Parte)

 

 

 

Muito Obrigado

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este estudo se constitui da 1ª parte de um conjunto de fragmentos garimpados na obra A Educação e o Significado da Vida, de autoria de Jiddu Krishnamurti.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Jiddu Krishnamurti

Jiddu Krishnamurti

 

 

 

Jiddu Krishnamurti (Madanapalle, 11 de maio de 1895 – Ojai, 17 de fevereiro de 1986) foi um filósofo, escritor, orador e educador indiano. Proferiu discursos que envolveram temas como revolução psicológica, meditação, conhecimento, liberdade, relações humanas, a natureza da mente, a origem do pensamento e a realização de mudanças positivas na sociedade global. Constantemente, ressaltou a necessidade de uma revolução na psique de cada ser humano, e enfatizou que tal revolução não poderia ser levada a cabo por nenhuma entidade externa seja religiosa, seja política, seja social. Uma revolução que só poderia ocorrer através do autoconhecimento, bem como da prática correta da meditação do ser-humano-aí-no-mundo liberto de toda e qualquer forma de autoridade psicológica.

 

O cerne dos seus ensinamentos consiste na afirmação de que a necessária e urgente mudança fundamental da sociedade só poderá acontecer através da transformação da consciência individual. A necessidade do autoconhecimento e da compreensão das influências restritivas e separativas das religiões organizadas, dos nacionalismos e de outros condicionamentos foram por ele constantemente realçadas.

 

 

 

Fragmentos Krishnamurtianos

 

 

 

A padronização do homem conduz à mediocridade, e a educação convencional dificulta sobremodo o pensar independente. Ser diferente do grupo ou resistir ao ambiente não é fácil e, não raro, é arriscado, porque adoramos o bom êxito. O esforço empregado para obter sucesso, que é o desejo de recompensa, seja na esfera material, seja na chamada esfera espiritual, a busca de segurança interior ou exterior e o desejo de conforto representam um modo de agir que abafa o descontentamento, põe termo à espontaneidade e gera o temor, e este impede a compreensão inteligente da vida. Com o avançar da idade, a mente e o Coração vão se embotando cada vez mais.

 

 

 

 

De maneira geral, as pessoas têm medo de pensar em desacordo com o padrão social vigente, num falso respeito à autoridade e à tradição.

 

Toda reação gera oposição, e toda reforma cria a necessidade de novas reformas.

 

A única reforma efetiva e inteligente é aquela que nasce com o autoconhecimento, isto é, com o percebimento do nosso próprio pensar e do nosso próprio sentir [existir].

 

 

Pensando

 

 

Inteligência Altamente Desperta Intuição —› o único guia seguro na vida.

 

 

Se a vida tiver um significado mais alto e mais amplo, que valor terá a nossa educação, se nunca descobrirmos este significado? Portanto, enquanto a educação não abranger o sentido integral da vida, bem pouco significará.

 

 

 

 

 

Carta de Albert Einstein para Franklin Delano Roosevelt

 

Albert Einstein

Old Grove Rd.

Nassau Point

Peconic, Long Island


2 de Agosto de 1939


F. D. Roosevelt

Presidente dos Estados Unidos

Casa Branca

Washington, D.C.


Senhor:

Alguns trabalhos recentes de E. Fermi e L. Szilard, que me foram comunicados em manuscrito, me levaram a crer que o elemento urânio possa ser transformado em uma nova e importante fonte de energia em um futuro próximo. Certos aspectos da situação que se criou parecem exigir atenção e, se necessário, rápida ação por parte da Administração. Creio, portanto, que é meu dever trazer a sua atenção para os seguintes fatos e recomendações:

No decorrer dos últimos quatro meses, foi provado através dos trabalhos de Joliot, na França, bem como de Fermi e Szilard, na América que é possível a criação de uma reação nuclear em cadeia em uma grande massa de urânio, através da qual vastas quantidades de energia e grandes quantidades de novos elementos semelhantes ao rádio são gerados. Agora, parece quase certo que isto possa ser conseguido em um futuro próximo.

Este novo fenômeno levaria também à construção de bombas, e é concebível embora não tão certamente que bombas extremamente poderosas de um novo tipo possam ser construídas. Uma única bomba deste tipo, carregada por um barco e explodida em um porto, pode muito bem destruir todo o porto, juntamente com parte do território circundante. Contudo, tais bombas podem muito bem se revelar demasiado pesadas para o transporte por via aérea.

Os Estados Unidos têm apenas minérios de urânio de baixa qualidade e em quantidades moderadas. Há algumas boas reservas no Canadá e na ex-Tchecoslováquia, mas, a grande fonte de urânio está no Congo Belga.

Perante a situação, o senhor pode pensar que é desejável ter mais contato permanente entre a Administração e o grupo de físicos que trabalham em reações em cadeia nos Estados Unidos. Uma forma possível de alcançar este objetivo pode ser o senhor confiar esta tarefa a alguém de sua confiança que poderia, quem sabe, atuar em condição extra-oficial. Sua tarefa pode compreender:

a) abordar os Departamentos Governamentais, mantê-los informados sobre o desenvolvimento e apresentar recomendações para a ação do Governo, dando especial atenção ao problema de garantir fornecimento de minério de urânio para os Estados Unidos;

b) acelerar o trabalho experimental, que está atualmente sendo feito dentro dos limites dos orçamentos dos laboratórios das universidades, fornecendo fundos, caso sejam necessários, pelo contato com pessoas privadas dispostas a contribuir para esta causa, talvez, inclusive, buscando a cooperação de laboratórios industriais que têm o equipamento necessário.

Eu entendo que a Alemanha, realmente, parou a venda de urânio das minas da Tchecoslováquia que ela assumiu. Talvez se compreenda por que haja tomado essa ação rápida, pelo fato do filho do Sub-secretário de Estado Alemão, von Weizsäcker, ser ligado ao Kaiser-Wilhelm-Institut, em Berlim, onde alguns dos trabalhos americanos sobre o urânio estão agora sendo repetidos.

Atenciosamente,

Alberet Einstein

 

 

 

O indivíduo é constituído de várias entidades, mas, realçar as diferenças e, ao mesmo tempo, favorecer a produção de um tipo definido levarão a resultados complexos e a contradições. À educação compete promover a integração destas entidades [aparentemente] separadas, uma vez que, sem integração, a vida se transformará em uma série de conflitos e de tribulações. Para que formar advogados, se perpetuamos os litígios? Que valor tem o saber, se continuamos em nossa confusão? Qual o significado da capacidade técnica e industrial, se a utilizarmos para [fabricar foguetões, bombas e Armas de Destruição em Massa e] nos destruirmos mutuamente? Qual a finalidade da existência, se ela leva à violência e à desdita extrema? Conquanto tenhamos dinheiro ou sejamos capazes de ganhá-lo, apesar de termos prazeres e religiões organizadas, continuaremos a viver num conflito interminável.

 

 

Peregrinando

 

O mundo em que vivemos se funda na exploração e no temor, com sua concomitante avidez. E nada contribui mais para que isto se perpetue do que a educação atual, pois, cria em cada indivíduo aquelas barreiras psicológicas que o separam e o mantêm isolado dos outros.

 

A mente que apenas é exercitada, treinada, se torna o prolongamento do passado, e nunca poderá descobrir o novo.

 

Repeteco, repeti,
repeteco, não mudei.
Repeteco, compensei,
repeteco, eu morri!

Repeteco, é a Lei:
uma causa, um efeito.
Não escapa nem o rei:
doerá cada malfeito!

Nesta hora de COVID,
abrandar o isolamento
é fazer busílis
+ quid
e exacerbar o tormento!

 

 

Isolamento Social

 

 

Há uma Eficiência [na realidade, uma Efetividade] inspirada pelo Amor, que leva muito mais longe, e que é, na realidade, bem superior à eficiência [pois, esta, não é efetiva] da ambição. Sem o Amor, que traz a Compreensão Integral da Vida, esta eficiência [inefetiva, cambeta e egoísta] só gera crueldade. Mas, não é isto exatamente o que ora acontece no mundo inteiro, [e que, particularmente, aconteceu nos campos de concentração nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial?]

 

 

Auschwitz

Auschwitz
(Eficiência Cruel)

 

 

Compreender a vida é compreender a nós mesmos; este deve ser o princípio e o fim da educação.

 

Só quem não compreende
o atual momento global
com uma cuca abnormal
propõe um abrandamento
do distanciamento social.

Que todos desobedeçam
esta insanidade monárquica.
O momento é de ficar em casa,
de não tirar nem comer meleca,
de máscara e de lavar as mãos.

Oportunamente, a CV-19 findará
e a possibilidade reaparecerá.
É certo: a Humanidade vencerá!
É certo: a Humanidade sobreviverá!
É certo: a Humanidade ascensionará!

 

 

Higiene

 

 

Inteligência é a capacidade de perceber o Essencial, e o Essencial é O-que-é. [Mas, não esqueçamos de que O-que-é sempre-foi e sempre-será o mesmo. O-que-é é como desfile de escola de samba na Passarela Professor Darcy Ribeiro, na Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro: muda o enredo, mas, o brilho e o contentamento são os mesmos. Nota 10!]

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

Só entre seres-humanos-aí-no-mundo integrados e livres de todo o temor poderá haver Paz Duradoura [ou Paz Profunda, como à ela se referem os Rosa+Cruzes.]

 

 

Egrégora Rosacruz

 

 

Só se formos ilimitadamente flexíveis, livres de teorias e de certos padrões tradicionais de pensamento poderemos enfrentar com sabedoria as complicações, as tribulações e os imprevistos da vida.

 

 

 

 

Não havendo autoconhecimento, a expressão individual se transforma em arrogância, com todos os seus conflitos agressivos e ambiciosos.

 

A COVID-19
não passa de um resfriadinho.
A COVID-19
não passa de uma gripezinha.
A COVID-19
não passa de um mal-estarzinho.
A COVID-19
não passa de uma alergiazinha.
A COVID-19
não passa de um incomodozinho.
A COVID-19
não passa de uma indisposiçãozinha.
A COVID-19
não passa de um faniquitozinho.
A COVID-19
não passa de uma macacoazinha.

 

O ser-humano-aí-no-mundo ignorante não é aquele que não tem instrução, mas, sim, aquele que não conhece a si mesmo; e insensato é o ser-humano-aí-no-mundo intelectualmente culto que crê que os livros, o saber e a autoridade podem lhe dar a compreensão. A compreensão só poderá vir com o autoconhecimento, que é o conhecimento da totalidade do nosso processo psicológico. Assim, a educação, no sentido genuíno, é a compreensão de si mesmo, pelo indivíduo, porque é dentro de cada um de nós que se concentra a totalidade da existência.

 

Os conflitos e as confusões nascem das nossas relações incorretas com as pessoas, com as coisas e com as idéias, e, enquanto não compreendermos e não modificarmos estas relações, o mero aprender, a acumulação de fatos e a aquisição de habilitações diversas só podem nos abismar no caos e na destruição.

 

Ou flexibilizar o isolamento
ou desmantelar a Economia!
Pensa assim só quem é jumento,
e que se dane o bóia-fria.

Mais de 300 mil africanos
poderão morrer pela Pandemia CV-19,
prevê a UNECA
* das Nações Unidas.
Abrandar o isolamento é matar vidas.

 

*UNECA - United Nations Economic Commission for Africa.

 

O cientista que sabe dividir o átomo, mas, que não tem Amor no Coração se transforma em um monstro.

 

 

 

 

Técnica sem compreensão leva à inimizade e à crueldade.

 

 

Armas de Destruição em Massa

 

 

Realçar o valor da capacidade, por causa de um desejo de segurança psicológica, é negar a plenitude da vida. Tememos o desconhecido, por isto estabelecemos para nós mesmos zonas psicológicas de segurança, sob a forma de sistemas, técnicas e crenças. Enquanto andarmos em busca de segurança interior, não compreenderemos o inteiro processo da vida.

 

E assim,
foi expurgado o Mandetta,
que ameaçou a segurança do rei.
E assim,
o Ministério da Saúde ficou maneta.

Como será nosso futuro? Não sei!

 

Ideais e planos para uma utopia perfeita nunca produzirão a mudança radical do e no Coração, que é indispensável, se quisermos abolir a guerra e evitar a destruição universal. Os ideais não podem mudar os nossos valores atuais; estes só se transformarão pela educação correta, ou seja, pelo desenvolvimento da compreensão de O-que-é.

 

Para nos tornarmos e estarmos cônscios do que somos, teremos de desistir de lutar por algo que não somos.

 

Eu sou o presidente,
e sei que sou onipotente.
Quem de mim discordar,
porei outro no seu lugar.

Eu sou o presidente,
e sei que sou onipotente.
Negligenciar a Economia?
Só por causa da pandemia?

Eu sou o presidente,
e sei que sou onipotente.
Eu ordeno: vamos abrandar.
Chega de em casa ficar!

 

Só poderemos estar cônscios de O-que-é, se não estivermos fugindo para o futuro [nem estivermos presos ao passado]. O interesse n0 futuro e a luta por um ideal denotam indolência mental e o desejo de evitar o presente.

 

Os seres-humanos-aí-no-mundo não são máquinas, portanto, não podem ser “ajustados” segundo um certo plano.

 

 

O Grande Ditador

The Great Dictator (O Grande Ditador)
(Charles Adenoid Hynkel Chaplin)

 

 

Entre agora [hoje] e o futuro há um enorme hiato em que numerosas influências atuam sobre cada um de nós, e, sacrificando o presente ao futuro, estamos empregando meios errôneos para um hipotético fim correto.

 

Flexibilizar o isolamento agora,
em meio a essa coronamia assassina,
é um
hipotético fim correto.
Flexibilizar o isolamento agora,
em meio a essa coronamia assassina,
é vergar o que está reto.
Flexibilizar o isolamento agora,
em meio a essa coronamia assassina,
é um procedimento abjeto.

 

 

Torre Pendente di Pisa

Torre Pendente di Pisa

 

 

A educação correta não está interessada em ideologia alguma, por mais promissora que seja de uma futura utopia; não se baseia em sistema algum, por mais escrupulosamente que tenha sido concebido; não é, tampouco, um meio de condicionar o indivíduo de determinada maneira. Educação, no sentido verdadeiro, é ajudar o indivíduo a se tornar um ente amadurecido e livre, para florescer ricamente em Amor e Bondade. Nisto é que devemos estar interessados, e não em moldar a criança conforme um padrão idealista.

 

 

Juventude Nazista

Juventude Nazista

 

 

Enquanto a educação se fundar em princípios rígidos, poderá produzir homens e mulheres proficientes, mas, nunca formará seres-humanos-aí-no-mundo criadores.

 

Só o Amor poderá despertar a compreensão para com outrem. Quando há Amor, há comunhão instantânea com outra pessoa, no mesmo nível e ao mesmo tempo.

 

Em um momento, dormi, e não vi;
em outro, despertei, e percebi.
Em um momento, rastejei, e chorei.
em outro, voei, e me alegrei.
Em um momento, medrei, e me perdi.
em outro, enfrentei, e adquiri.
Em um momento, cedi, e claudiquei;
em outro, resisti, e avancei.
Em um momento, odiei, e destruí;
em outro, amei, e (re)construí.
Em um momento, não entendi, e idolatrei;
em outro, compreendi, e me independentizei.
Em um momento, ajoelhei, e me escravizei
em outro, levantei, e me alforriei.
Em um momento, fui treva, e (re)morri
em outro, fui Luz, e (Re)nasci.

 

Seres-humanos-aí-no-mundo livres, conscientes, independentes e criadores se tornam perigosos e um estorvo para os Governos e para as religiões organizadas. [Este foi o caso recente do digníssimo maçom e Ministro da Saúde do Brasil, Luiz Henrique Mandetta, que se contrapôs ao Il.mo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, e foi demitido.] Eis por que os Governos e as organizações religiosas têm tanto interesse em controlar a educação. Enquanto as crianças são muito novas, devemos, é claro, protegê-las contra danos físicos, e não deixar que se sintam fisicamente inseguras. Mas, infelizmente, não paramos aí; queremos formar suas maneiras de pensar e de sentir, queremos moldá-las de acordo com as nossas próprias convicções e aspirações e os nossas intentos pessoais. Buscamos nos preencher em nossos filhos, nos perpetuar através deles. Erguemos muralhas em redor deles, os condicionamos em nossos temores, esperanças, crenças e ideologias, e, depois, choramos e rezamos, quando eles morrem ou ficam mutilados nas guerras, ou quando as experiências da vida lhes infligem sofrimentos.

 

Ein Volk, ein Reich, ein Führer.
Um Povo, um Império, um Líder.
E foi desarmonizada a Terra.
Ein Volk, ein Reich, ein Führer.
Um Povo, um Império, um Líder.
E meu filho foi para a guerra.

Ein Volk, ein Reich, ein Führer.
Um Povo, um Império, um Líder.
E meu filho morreu na guerra.
Ein Volk, ein Reich, ein Führer.
Um Povo, um Império, um Líder.
E a Alemanha perdeu a guerra.
Null Volk, Null Reich, Null Führer.
Zero Povo, zero Império, zero Líder.
E foi rearmonizada a Terra.

 

A mais alta função da educação consiste em produzir um indivíduo integrado, capaz de entrar em relação com a Vida como um todo.

 

O Verdadeiro e Amoroso Educador deverá, primeiro, compreender a si mesmo, em vez de confiar em ideologias [escravizantes], sistemas [ultrapassados] e crenças [medievais].

 

Nem a prática de um sistema, nem a tirania da opinião e nem a presunção do saber produzirão um ser humano integrado.

 

A fidelidade a um ideal – [qualquer que seja o ideal, político, social, religioso ou outro] exclui o Amor, e sem Amor não se resolve nenhum problema humano.1

 

Só haverá transformação radical se compreendermos nossos condicionamentos e nos livrarmos deles.

 

Não adianta bulhufas religião.
Não adianta bulhufas ajoelhação.
Não adianta bulhufas pedir a bênção.
Não adianta bulhufas cantochão.
Não adianta bulhufas medo do dragão.
Não adianta bulhufas crer em
arrebatação.
Não adianta bulhufas lutar pela salvação.
Não adianta bulhufas mandingação.
Não adianta bulhufas beija-mão.
Não adianta bulhufas reclamação.
Não adianta bulhufas murmuração.
Não adianta bulhufas rezação.
Não adianta bulhufas imploração.
Não adianta bulhufas choramingação.
Não adianta bulhufas adoração.
Não adianta bulhufas
ladainhação.
ão adianta bulhufas persignação.
Não adianta bulhufas doação.
Não adianta bulhufas fé sem razão.
Não adianta bulhufas
ultramontanização.
Não adianta bulhufas dogmatização.
Não adianta bulhufas autoflagelação.
Não adianta bulhufas nenhuma privação.
Não adianta bulhufas hibernação.
Não adianta bulhufas auto-exclusão.
Não adianta bulhufas procissão.
Não adianta bulhufas confissão.
Não adianta bulhufas crer em perdão.
Não adianta bulhufas comunhão.
Não adianta bulhufas excomunhão.
Não adianta bulhufas só abrir mão.
Adianta tudo a Compreensão,
apre(e)nder direitinho a Lição
e ter Amor incondicionado no Coração.

 

O nosso ego se constitui de uma série de reações defensivas e expansivas, e seu preenchimento está sempre em suas próprias projeções e agradáveis identificações. Enquanto traduzirmos as nossas experiências em termos relativos ao ego, a mim, ao meu, ou seja, enquanto o ego se mantiver por meio de suas reações, a experiência não poderá ser livre de conflito, de engano, de confusão e de dor. A liberdade só virá se for compreendida a natureza do experimentador, isto é, se for compreendida a natureza do ego. Só quando o nosso ego, com suas reações acumuladas, deixar de ser o experimentador, a experiência assumirá um significado inteiramente diferente e se transformará em criação.

 

Qualquer forma de educação que só atenda a uma parte e não à totalidade do ser-humano-aí-no-mundo, inevitavelmente, conduzirá a conflitos e sofrimentos cada vez maiores.

 

São os nossos desejos, as nossas cobiças e as nossas paixões que limitam a nossa mente e geram os medos. A ânsia de realizar nosso próprio preenchimento é a causadora de conflitos e de tribulações infindáveis.

 

Não resolverá e não adiantará bulhufas nos insurgirmos e reagirmos contra os valores atuais que nos foram impostos. A solução-libertação só virá pela compreensão do processo total da vida.

 

 

 

 

Todo grupo que detém o poder cria os seus próprios meios de opressão, quer pela persuasão psicológica, quer pela força bruta.

 

Para nós, o fim é sempre mais importante do que os meios; mas, os meios determinam o fim. [O exemplo que não pode ser esquecido é o do Nationalsozialismus alemão, que prometeu um Reich de 1.000 anos, durou ± 12, devastou a Europa, matou milhões e destruiu a Alemanha.]

 

 

Alemanha

 

 

Qualquer disciplina encerra um grande perigo: o sistema acabar se tornando mais relevante do que os seres-humanos-aí-no-mundo nele envolvidos e compreendidos. Quando isto acontece, a disciplina passa, então, a ser um substituto do Amor, e, como, geralmente, temos os Corações vazios, nos apegamos à disciplina. A liberdade nunca virá por meio da disciplina, porque ela não é um alvo nem um fim a ser atingido. A liberdade está no começo e não no fim, e não poderá ser encontrada em um ideal distante. A disciplina só serve para construir muralhas ao redor de nós; é sempre proibitiva, e, por ser proibitiva, sempre será um fator de conflito. A disciplina, enfim, não conduz à compreensão, porque a compreensão nasce da observação e da investigação inteiramente livres de preconceitos.

 

Exigir que reprimamos uma parte da nossa natureza em benefício de uma outra parte qualquer é criar em nós um conflito interminável, do qual resultam antagonismos sociais. É a inteligência [compreensão] que produz a ordem, e não a disciplina.

 

Pela compulsão não se desperta a sensibilidade. A compulsão gera apenas antagonismo e temor.

 

Quando não se considera a vida humana, o saber só pode levar à destruição e ao sofrimento.

 

 

Holocausto

 

 

O temor perverte a inteligência, e é, por isto, uma das causas da ação egocêntrica. O temor deforma toda a nossa perspectiva da vida.

 

A educação correta é aquela que estimula o respeito e a consideração para com os outros, sem incentivos (esperança de recompensa) nem ameaças (temor da punição) de espécie alguma.

 

A educação baseada na vantagem e no proveito individuais só pode erguer uma estrutura social de competição, de antagonismo e de crueldade.

 

 

Prêmio

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Aqui vale a pena recordar o lema do Nationalsozialismus: Ein Volk, ein Reich, ein Führer! (Um Povo, um Império, um Líder!) E deu no que deu! E também Deutschland über alles (A Alemanha acima de tudo), que é o primeiro verso da canção nacionalista Das Lied der Deutschen (A Canção dos Alemães), composta em 1841 pelo poeta alemão August Heinrich Hoffmann von Fallersleben (Fallersleben, 2 de abril de 1798 – Corvey, 19 de janeiro de 1874). E deu no que deu!

 

Música de fundo:

Symphony Nº 6 (Pastorale), em Fá Maior, opus 68
Compositor: Ludwig van Beethoven

Fonte:

http://www.kunstderfuge.com/beethoven/variae.htm#Symphonies

Observação:

A Sinfonia nº 6 em Fá Maior, opus 68, de Ludwig van Beethoven, também chamada Sinfonia Pastoral, é uma obra musical precursora da música programática. Esta Sinfonia foi completada em 1808, e teve a sua primeira apresentação no Theater an der Wien, em 22 de dezembro de 18081. Dividida em cinco andamentos, tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. Beethoven insistia que essas obras não deveriam ser interpretadas como um quadro sonoro, mas, como uma expressão de sentimentos. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.vectorstock.com/

https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/

http://getyourimage.club/resize-17-april.html

https://tribunaonline.com.br/

https://gfycat.com/naiveoblonghermitcrab

https://www.pinterest.com.au/pin/319685273533724168/

https://www.shutterstock.com/

https://www.google.com.br/

https://projetocolabora.com.br/

https://pbrasil.wordpress.com/

http://bestanimations.com/

https://giphy.com/

http://www.portalwcbnews.com.br/

https://www.colourbox.com/
vector/hole-vector-3960077

https://pngtree.com/

http://www.animatedimages.org/

https://gifer.com/en/NLCh

http://phoneky.com/

http://worldwar2database.com/

https://g1.globo.com/

https://lithub.com/

https://www.oregonpsr.org/hiroshima_nagasaki

https://pt.wikisource.org/wiki/Carta_de_
Albert_Einstein_para_Franklin_Delano_Roosevelt

http://bestanimations.com/

https://bestfreephotos.eu/

https://imgur.com/gallery/uOR2b

http://www.clker.com/clipart-667677.html

https://krishnamurtibox.wordpress.com/downloads/livros/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.