TERRA HUMANITAS QUE UNA SUNT1

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Sempre que ganho um presente, se eu puder e se for conveniente, eu o partilho. É o caso deste pequeno texto, um presente que recebi de Hélio de Moraes e Marques, Grande Mestre da Grande Loja para os países de Língua Portuguesa (GLP) da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC. O texto-presente, que transcreverei a seguir, é de autoria de Christian Bernard, Imperator da AMORC, que, sistematicamente, tem defendido que mantenhamos um comportamento ético em relação ao meio ambiente, e uma posição clara no que tange à manutenção do bem-estar das pessoas, dos povos e das nações. Enfim, este documento, mais do que lido e meditado, deve ser praticado através de pequenas e de grandes ações, que, certamente, no futuro, poderão fazer muita diferença para o Planeta e para todos nós.

 

O fato inelutável é que o legado maldito que deixarmos para os outros será o mesmo que encontraremos quando reencarnarmos. Talvez, até um pouco mais apodrecido e fedorento. Ou será que alguém imagina que pode emporcalhar o Planeta à vontade, e, futuramente, quando aqui voltar, irá encontrá-lo limpinho? A coisa está tão grave, que eu não sei se adiantaria alguma coisa se a Humanidade zerasse todas as formas de poluição de repente. Mas que iremos pagar o preço da nossa insanidade, isto, sem dúvida, iremos. Aliás, já estamos pagando.

 

 

 

 

 

 

Exortação Rosacruz
para uma Ecologia Espiritual

Christian Bernard, FRC

 

 

 

 

 

 

Lembremo-nos que a Terra que povoamos hoje existe há mais de quatro bilhões de anos, que o homem, como tal, surgiu há cerca de três milhões de anos e que em menos de um século a colocou em perigo.

 

Lembremo-nos que dois terços de nosso planeta são cobertos por mares e oceanos, que nosso próprio corpo é composto por 75% de água e que não podemos sobreviver sem ele.

 

Lembremo-nos que as florestas são os pulmões da Terra, que elas produzem o oxigênio que nós respiramos, que sem elas não haveria atmosfera e que, portanto, não haveria vida.

 

Lembremo-nos que os animais viviam em nosso planeta milhões de anos antes da aparição do homem, que a sobrevida da Humanidade depende deles e que eles são seres inteligentes e sensíveis.

 

Lembremo-nos que todos os reinos da Natureza são interdependentes, que não há vazio ou fronteira entre eles e que eles são, cada qual em seu nível e sob formas diferentes, dotados de consciência.

 

Lembremo-nos que a Terra está rodeada por uma aura magnética resultante das energias naturais que lhe são próprias e que esta aura, combinada com a atmosfera, participa da vida.

 

Lembremo-nos que a existência do nosso planeta não é fruto do acaso ou de um conjunto de circunstâncias, mas que faz parte de um Plano concebido e posto em prática por essa Inteligência Universal a que chamamos "Deus".

 

Lembremo-nos que a Terra não é apenas um planeta que permite que os seres humanos vivam, mas que também é o meio pelo qual suas almas podem encarnar para cumprir sua evolução espiritual.

 

Lembremo-nos que nosso planeta é uma obra-prima da criação, que embora não seja único no Universo, não deixa de ser uma raridade e que é um grande privilégio para a Humanidade habitá-lo.

 

Lembremo-nos que a Terra não nos pertence, que ela foi posta à nossa disposição para o tempo de nossas vidas e que ela é o mais precioso dos patrimônios que podemos transmitir às gerações futuras.

 

Lembremo-nos que não temos nenhum direito perante nosso planeta, mas apenas deveres: respeitá-lo, preservá-lo, protegê-lo... Em uma só palavra: amá-lo.

 

Lembremo-nos disso. Lembremos também nossos filhos, e façamos nossa a seguinte fórmula:


Terra humanitas que una sunt.

 

 

 

 

Queremos desmedidamente

– diversas vezes,

até loucamente –

sem darmos bola para os reveses.

 

Desejamos estupidamente

– quase sempre

egoisticamente –

sem darmos bola para o Sempre.

 

O legado que estamos a deixar

iremos reachar

quando aqui tivermos que voltar.

 

Nossa insana irresponsabilidade

– por ajustabilidade –

 

 

 

Ajustabilidade Relativa

 

 

 

_____

Nota:

1. Terra humanitas que una sunt. Terra e Humanidade são apenas uma.

 

Música de fundo:

I've Got The World on a String
Composição: Harold Arlen (música) Ted Koehler (letra)
Interpretação: Tony Bennett & Diana Krall

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/75ZipD9e/
Tony_Bennett__Diana_Krall_-_Iv.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://science.k12flash.com/pollution.html

http://www.ierpni.com.br/
educacao-transito/cabos_roldanas4.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.