O novo normal do clima, como todo mundo tem acompanhado na mídia e sabe, se refere a um cenário catastrófico, em que eventos extremos, como secas, enchentes e ondas de calor, que antes eram raros, agora, ocorrem com maior freqüência e intensidade, e se tornaram a nova realidade do Planeta Terra. Este termo – novo normal do clima – descreve a mudança nas médias e nos padrões climáticos do mundo inteiro, mudança esta devida ao aquecimento global, que alterou o clima, a ponto de não conseguir retornar ao estado anterior da Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, que marcou um dos maiores pontos de virada na história da humanidade. Já o termo novo anormal do clima é uma alternativa usada por alguns, como eu, por exemplo, para ressaltar a gravidade gravíssima da situação. Ora, convenhamos: o absurdo ilógico, irracional e ridículo que está acontecendo em termos climáticos terrestres, parido por nós, não tem xongas de novo normal, mas, sim, de novo completamente anormal.
Características do novo anormal do clima:
• Eventos extremos mais freqüentes: secas prolongadas, elevação dos rios, enxurradas e inundações devastadoras – como, por exemplo, a grande tragédia-inundação no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a mais intensa já registrada, afetando a maioria dos municípios rio-grandenses e mais de 2 milhões de pessoas – que antes aconteciam em décadas, agora, têm se tornado anuais, muitas vezes, em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo, o que é incrível!
Cavalo Caramelo
(Símbolo de Resiliência e Paciência Durante a Enchente no Rio Grande do Sul)
• Aumento da temperatura média: a tendência é de continuidade e agravamento.
• Mudanças nos padrões: os padrões tradicionais de temperatura e de chuva vêm se alterando crescentemente. Por exemplo, o verão de 2025 foi o segundo mais quente já registrado no Brasil, com temperaturas bem acima da média histórica.
• Impacto em ecossistemas e na sociedade: a intensificação de eventos extremos afeta a produção de alimentos, a Economia e a saúde pública, levando a problemas como inflação, desvalorização salarial e graves conflitos sociais.
• Ondas de calor: a freqüência de dias com ondas de calor vem aumentando drasticamente.
• Mudanças nos ciclos naturais: o aquecimento global está afetando o ciclo da água, intensificando a escassez em algumas regiões e o excesso em outras, o que demanda ações urgentes de adaptação.
Então, por tudo isso e mais pelo que não está aí contemplado, chamar essa bagunça geoclimática de novo anormal do clima, na verdade, é muito suave, muito educado, muito diplomático e, de fato, não retrata a realidade. O que está acontecendo com a Mater Natura é mesmo uma esculhambação climática global sem precedente. Mas, qual é a origem ou causa dessa esculhambação? Não há só uma origem ou uma só causa, nem tampouco algumas. São muitas. Destas muitas, incompletamente, vou citar apenas as que estou me lembrando agora:
• a primeira, como não poderia deixar de ser – a mãe maldita de todas as desgraças humanas – é a Grande Heresia da Separatividade. Enquanto não compreendermos que
, que tudo + todos estão universalmente quanticamente unimultientrelaçados, continuaremos a encarnar-viver-morrer, ao invés de Iniciaticamente
Ou seja: enquanto apenas encarnarmos, vivermos e morrermos, continuaremos a ser magos negros boçais em vez de nos tornarmos Illuminados
• a segunda é o egoísmo malsão – uma mistura medonha e fedorentíssima de primeiro eu e só eu + cagar e andar para tudo a para todos + de deixar-pra-lá.
• em terceiro lugar, há o negacionismo anticientífico, horrendo, ignorante, interesseiro, hipotético e irresponsável, que faz com que muitas pessoas, simplesmente, neguem o aquecimento global e as evidentes e incontestáveis mudanças climáticas, que não deixam de ser ameaças à necessária existência de toda a Humanidade. Mas, porque necessária existência? Porque é aqui, nesta Bendita Terra-escola, que teremos que compensar nossos defeitos, malfeitos, putrefeitos, tumefeitos e imperfeitos, por esforço + mérito ser Illuminados, Compreender, nos Libertarmos (de nós mesmos), Ascensionar e, consciente e finalmente, nos Divinizar. Portanto, muito mais do que uma casa comum, como à Terra se referiu o saudoso Papa Francisco, a Mãe Terra é o
Como terráqueos, todos nós precisamos refletir muito direitinho sobre isto.
• em quarto lugar, entre outras coisas, estão o aumento da queima de combustíveis fósseis, as usinas de energia a carvão, a queima de combustíveis – como gasolina, querosene e diesel, em veículos a motor – a remoção da cobertura vegetal e a ampliação das áreas desmatadas, a promoção de queimadas desajuizadas na vegetação, a intensificação da emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE), os insumos industriais e os vazamentos de Metano (CH4).
Quando eu nasci aqui,
eu não sabia nada.
Continuo cego, surdo e quiquiqui,
a aviltar a minha passada!Eu nasci assim: bestalhão.
Eu cresci assim: toleirão.
Eu sou mesmo assim: bobalhão.
E vou pifar assim: estupidão.Egoismando e explorando.
newsando e perjurando.
zando e conspirando.
Profanando e emporcalhando.E depois? Se houver um céu,
eu vou mesmo pro inferno.
Desonra, crueldade, labéu...
Sem primavera; só inverno!Oh! Nada valeu a pena!
Não passei além do Bojador!
Personalidade-alma pequena,
não conheci o Bem e o Amor!

Música de fundo:
Song of the Earth
Composição e interpretação: Kira WilleyFonte:
https://www.youtube.com/watch?v=_v3YWUSZ850
Páginas da Internet consultadas:
https://de.pinterest.com/pin/44965696267929107/
https://www.ericaalvim.com.br/blog/jogo-da-velha
https://www.ambientelegal.com.br/nivel-do-m
ar-mais-elevado-entre-4-e-8-mil-anos-atras/https://www.aguasdoalgarve.pt/c
ontent/degelo-e-aquecimento-globalhttps://geobservatorio.com/blog/desertific
acao-processos-naturais-e-antropicoshttps://dribbble.com/shots/5922692-Fake
https://jp.pinterest.com/pin/481111172694980690/
https://br.stockfresh.com/image/2181320/cemetery
https://traumatrope.tumblr.com/
https://tenor.com/pt-BR/search/extraterrestre-gifs
https://123ecos.com.br/docs/poluicao-sonora/
https://www.living-water.co.uk/
https://www.shutterstock.com/pt/
https://br.pinterest.com/pin/208573026475493238/
https://www.sbfisica.org.br/v1/sbf/
https://alamedashopping.pt/art-spot/antonio-guterres-na-caricatura-internacional/
https://br.pinterest.com/anabelacpinho/fernando-pessoa/
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.