A DOUTRINA SECRETA

(31ª Parte)

 

 

 

Helena Petrovna Blavatsky

Helena Petrovna Blavatsky

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, muito longo e meio difícil, se constitui da 31ª parte de alguns fragmentos garimpados nos seis volumes da obra A Doutrina Secreta, de autoria de Helena Petrovna Blavatsky (12 de agosto de 1831 – Londres, 8 de maio de 1891), escrita e concluída no final do século XIX. Volume I: Cosmogênese; volume II: Simbolismo Arcaico Universal; volume III: Antropogênese; volume IV: O Simbolismo Arcaico das Religiões do Mundo e da Ciência; volume V: Ciência, Religião e Filosofia e volume VI: Objeto dos Mistérios e Prática da Filosofia Oculta. A Doutrina Secreta é uma síntese do pensamento científico, metafísico e religioso, contendo um conhecimento esotérico e secreto das religiões de mistérios e dos sábios de antigas civilizações, como Índia, Tibete e China. Os volumes I e II correspondem ao primeiro volume da edição original em inglês, e os volumes III e IV correspondem ao segundo volume da edição original. Os volumes V e VI correspondem ao volume póstumo publicado pela Sociedade Teosófica. Blavatsky alegava que a obra era baseada em documentos muito antigos (as Estâncias de Dzyan – pergaminhos de origem tibetana escritos em uma língua desconhecida pelos filólogos denominada Senzar) e que não era a autora do livro, mas, que este teria sido escrito pelos Mahatmas Djwal Khul, Kut Hu Mi e Morya, utilizando o seu corpo físico, em um processo denominado Tulku, que, segundo a autora, não era um processo mediúnico.

 

A Doutrina Secreta apresenta três proposições fundamentais:

• a existência de um Princípio Onipresente (a Deidade Una, o Absoluto ou a Raiz-Sem-Raiz), eterno, sem limites, imutável e incognoscível, pois, Sua compreensão escapa à capacidade da inteligência humana, permanecendo não-manifestado;

• a eternidade do Uni(multi)verso incriado (e, portanto, a eternidade da matéria), que passa por ciclos de atividade e de inatividade (mânvântáricos e prâlaycos), que se repetem em sucessão sem início nem fim; e

• a identidade de todas as personalidades-alma com a Alma Universal, sendo esta última um aspecto da Raiz Desconhecida.

 

 

 

Fragmentos de A Doutrina Secreta

 

 

 

Helena Petrovna Blavatsky

 

 

 

Pensamento

 

 

 

O que é apropriado ao dogma cristão e [fantástica e nefelibaticamente] o explica obscurece os fatos e as verdades da Sabedoria primitiva das idades. [Em um certo sentido, o que obscurece os fatos e as verdades da Sabedoria primitiva das idades é até o de menos; o mais grave é a escravização das consciências, imposta e aceita por muitas pessoas, que, por uma mistura de cagaço, de ignorância, de acomodação e de conformismo, aceitam o absurdo dos dogmas teológicos nec caput nec pedes (habet), e não se esforçam para tentar compreender a Sabedoria primitiva das idades. Digo tentar compreender porque, para muitas coisas, por mais que nos esforcemos, não as compreenderemos agora, neste atual estágio da nossa peregrinação. Seja como for, como advertiu Helena Petrovna Blavatsky, o mal prevalecerá, até o dia em que a Humanidade for redimida pela Verdadeira Illuminação Divina, que dá a percepção exata das coisas. E, para que isto ocorra, precisaremos entrar no Silêncio, ouvir a Voz do Silêncio e lutar o Bom Combate. Em outras palavras: precisaremos ouvir o Deus de nossos Corações, nos unificarmos com Ele e nos tornarmos Deuses Conscientes. Sei que isto é muito difícil de ser conseguido, pois, o que enfiaram em nossas cabecinhas, quando éramos crianças, é muito árduo de ser eliminado. Precisamos trabalhar muito afanosamente para remover esse entulho!]

 

Metaforicamente, os Anjos Caídos são os verdadeiros espelhos da Sabedoria Eterna.

 

A Essência da Verdade não pode ser transmitida de boca a ouvido. Nem a pena pode descrevê-La, nem mesmo a do Anjo Registrador, pois, a resposta se encontra no Santuário do nosso Coração, nas profundezas mais ocultas da Intuição Divina!

 

Os Portais dos Mistérios da Natureza só podem ser abertos com Sete Chaves, quatro das quais estão nas mãos dos mais Elevados Iniciados, e não podem ser reveladas às massas, pelo menos neste século. [A Doutrina Secreta foi escrita no século XIX, mas, estas Chaves continuam ocultas. A grande pergunta é: quando nos tornaremos e seremos merecedores de ter acesso à Elas? Por outro lado, como os teólogos-burlões podem ter a cara-de-pau de apresentar à Humanidade os Mistérios da Natureza totalmente decifrados, prontos e acabados?1]

 

 

Sete Chaves

Sete Chaves
(Animação Simbólica)

 

Protege-nos de nosso inimigo! Oh! Mazda e Ârmaita Spenta! Como prece (ou invocação), isto tem o mesmo significado de Não nos deixeis cair em tentação, que o homem a dirige para o terrível Espírito de Dualidade... No homem mesmo.

 

Para que possa, novamente, voltar a ser um Sacerdote e um Curador, o homem, primeiro, deverá curar a si mesmo, pois, isto deve ser feito, antes que ele possa curar os outros. Enquanto acendermos o fogo da superstição, para dominarmos mais facilmente as mentes humanas, não abriremos os Portais dos Mistérios da Natureza, não conheceremos os Númenos dos Fenômenos e continuaremos a crer sem Saber.

 

Em grego, o nome de Jesus [IESOUS] tem valor numérico igual a 888.

 

 

Iesous

10 + 8 + 200 + 70 + 400 + 200 = 888

 

 

O Ouro três vezes purificado é Manas a Alma Consciente.

 

Durante a Idade de Ouro, a Humanidade viveu sem desejos e sem temores. [Se, hoje, a Humanidade vive aflita, sofrendo, com dor, com medo e, na atualidade, à mercê do SARS-CoV-2 e desta PanCOVIDmia que ele capitaneia, é devido ao karma acumulado pelos seus desejos, pelas suas cobiças e pelas suas paixões. Como disse Helena Petrovna Blavatsky, tudo isto deriva do materialismo destrutivo da nossa época, uma distorção particular da mente moderna, que, como um vendaval do Norte, curva tudo em seu caminho, congelando toda a Intuição. Tudo isto se resume em Grande Heresia da Separatividade.]

 

Foroneu Prometeu (Fogo por Fricção) 7 Fogos Celestiais Agni Abhimânin + 3 Filhos + 45 Filhos [1 + 3 + 45] 49 Fogos.

 

Em um passado remoto e já esquecido, uma Nova Vida (primeiro despertar de percepções espirituais início de uma percepção consciente da existência de uma [personalidade-]alma imortal), simbolicamente, talvez, tenha começado no dia em que o homem viu a primeira faísca gerada pela fricção de dois pedaços de madeira ou produzida por uma pederneira, ainda que o fogo nunca tenha sido propriamente descoberto, pois, existiu na Terra desde o seu início (erupções vulcânicas).

 

Um fato indiscutível é que a soma de conhecimentos aumenta a cada dia na Humanidade, mas, a capacidade intelectual não cresce paralelamente.

 

A morte de Krishna, há mais ou menos 5.000 anos, marca a data de começo do Kali Yuga ou Idade Negra para a Humanidade.

 

Apenas o martelo de forjar da Filosofia Antiga poderá matar o dogma do diabo dos Cristãos.

 

A Lira de Sete Cordas simboliza o Sétuplo Mistério da Iniciação.

 

Filhos do Deus Serpente ou Filhos do Dragão era como os Hierofantes do Egito e da Babilônia eram conhecidos antes do Dilúvio, assim como seus ancestrais, os Atlantes.

 

A 'MORTE' de qualquer Adepto Avançado permite que Ele "morra" fisicamente e continue VIVENDO CONSCIENTEMENTE em seu Corpo de LLuz. [A diferença entre um Adepto e uma pessoa não-Iniciada é exatamente esta: o Adepto é consciente da Eterna Vida em si; o não-Iniciado não é. Seja como for, a morte, como geralmente é considerada, não existe. O que todos nós precisamos alcançar é o grau de Compreensão deste fato.]

 

Alguns dos Grandes Adeptos retornarão na Sétima Raça-raiz, quando todo erro tiver desaparecido e o advento da VERDADE tenha sido proclamado pelos Shishtas, os Sagrados Filhos da LLuz.

 

Todas as grandes cosmogonias antigas foram construídas sobre a representação simbólica da Divindade Oculta por uma circunferência de um círculo, e o Poder Criador (masculino e feminino ou o Verbo Andrógino) pelo diâmetro que a atravessa.

 

 

Divindade Oculta e o Poder Criador

Divindade Oculta e o Poder Criador

 

Todos os símbolos religiosos filosóficos antigos tinham sete significados próprios, cada um pertencendo ao seu legítimo plano de pensamento, seja puramente metafísico, seja astronômico, seja psíquico, seja fisiológico etc. Estes sete significados e suas aplicações são bastante difíceis de ser apreendidos, quando são considerados por si mesmos, porém, a verdadeira interpretação e compreensão deles se torna dez vezes mais enigmática quando, em vez de relacioná-los ou de fazer surgir um do outro, qualquer um deles é aceito como a única e exclusiva explicação de toda a idéia simbólica.

 

 

Simbolicamente Sete

Simbolicamente Sete

 

 

Ahiyé Asher Ahiyé.

.

Eu sou o que sou.

(5 + 10 + 5 + 1) + (200 + 300 + 1) + (5 + 10 + 5 + 1).

21 + 501 + 21 = 543.

O reverso de 543 é a face de 345.

345 + 543 = 888.

O Novo Nascimento do homem acontecerá por meio da sua Regeneração Espiritual, não física.

 

Todos os nossos humanos desejos, cobiças e paixões – [que moram em nós há milênios] devem ser sacrificados [compreendidos, dominados e eliminados], antes que possamos passar pela Porta Estreita, de tal sorte que o Círculo Restrito se torne ilimitado. [Por mais sincero que seja, nenhum esforço adiantará nada para eliminarmos os nossos desejos, as nossas cobiças e as nossas paixões, se não COMPREENDERMOS o porquê de existirem em nós e de termos tanta dificuldade de nos livrar deles. Sem COMPREENSÃO, nada feito. COMPREENSÃO –› LIBERTAÇÃO –› DIVINIZAÇÃO.]

 

 

Porta

Simbolicamente Deve Ser Assim

 

 

O nosso Ciclo de Vida é setenário. [7 Rondas + 7 Raças-raízes em cada Ronda.]

 

O Espírito da Vida e da Imortalidade era simbolizado em todos os lugares por um círculo, portanto, a serpente que morde sua cauda representa o Círculo da Sabedoria no Infinito.

 

 

               

 

 

Deus enim et circulus est. [Certamente, a Divindade é circular.] [In: Hino a Júpiter, Ferécides de Siro.] O devoto deve imitar o melhor possível a forma de um círculo perfeito, prescreve o Livro Secreto.

 

A Década Sagrada Pitagórica [Tetractys] sintetiza no número dual Dez (o um e um círculo ou zero) o Todo Absoluto, manifestando-se na Palavra [Verbum] o Poder Gerador de Criação.

 

 

Tetractys

 

 

Platão (Atenas, 428/427 Atenas, 348/347 a.C.), que era um Iniciado, nunca pôde conceber um Deus pessoal como uma sombra gigantesca do homem. Seus epítetos de Monarca e de Criador das Leis do Universo têm um significado totalmente abstrato, bem compreendido por todos os Ocultistas, que, não menos do que qualquer cristão, acreditam na Lei Única que rege o Universo, e, ao mesmo tempo, A reconhecem como imutável. Escreveu Platão: Além de todas as existências finitas e causas secundárias, de todas as leis, idéias e princípios, existe uma Inteligência ou Mente (), o Primeiro Princípio de todos os princípios, a Idéia Suprema na qual todas as outras idéias são fundadas... A Substância Última da qual todas as coisas derivam seu ser e sua essência, a Causa Primeira e Eficiente de toda a ordem, harmonia, beleza, excelência e bondade que permeiam o Universo. Por preeminência e por excelência, esta Mente ou Causa Abstrata e Ideal é chamada o Bem Supremo.

 

Platão o maior Discípulo dos Sábios Arcaicos acreditava que havia apenas um objetivo na vida pelo qual ansiar: o VERDADEIRO CONHECIMENTO.

 

 

Continua...

 

 

_____

Nota:

1. Acho que já contei este episódio marcante da minha vida, mas, vou contar de novo. Quando eu tinha mais ou menos sete anos, me preparei para fazer a Primeira Comunhão. Em uma das aulas de catecismo, o padre-professor que ministrava os ensinamentos deu de discorrer sobre os diversos tipos de pecados, e, na moeda da época, disse o seguinte: — Quem rouba mais de Cr$ 100 comete pecado mortal; quem rouba menos de Cr$ 100 comete pecado venial. Então, eu levantei o braço, e perguntei: — E quem rouba Cr$ 100, que pecado comete? Até hoje, estou esperando a resposta. Bem, se você parar para pensar um pouquinho, sem muito esforço, perceberá que todo o arcabouço teológico é assim: nec caput nec pedes habet.

 

Música de fundo:

O Sole Mio
Composição: Giovanni Capurro (letra) & Eduardo di Capua (música)

Fonte:

https://www.8notes.com/scores/23411.asp?ftype=midi

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ouroboros

https://br.pinterest.com/pin/409475791101687810/

https://br.pinterest.com/pin/385268943095929094/

http://gifprint.com/gifs/81537

https://menorah-bible.jimdofree.com

https://www.vectorstock.com

https://www.freepik.com

http://paxprofundis.org/livros/aphpb/aphpb.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Doutrina_Secreta

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.