A DOUTRINA SECRETA

(17ª Parte)

 

 

 

Helena Petrovna Blavatsky

Helena Petrovna Blavatsky

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, muito longo e meio difícil, se constitui da 17ª parte de alguns fragmentos garimpados nos seis volumes da obra A Doutrina Secreta, de autoria de Helena Petrovna Blavatsky (12 de agosto de 1831 – Londres, 8 de maio de 1891), escrita e concluída no final do século XIX. Volume I: Cosmogênese; volume II: Simbolismo Arcaico Universal; volume III: Antropogênese; volume IV: O Simbolismo Arcaico das Religiões do Mundo e da Ciência; volume V: Ciência, Religião e Filosofia e volume VI: Objeto dos Mistérios e Prática da Filosofia Oculta. A Doutrina Secreta é uma síntese do pensamento científico, metafísico e religioso, contendo um conhecimento esotérico e secreto das religiões de mistérios e dos sábios de antigas civilizações, como Índia, Tibete e China. Os volumes I e II correspondem ao primeiro volume da edição original em inglês, e os volumes III e IV correspondem ao segundo volume da edição original. Os volumes V e VI correspondem ao volume póstumo publicado pela Sociedade Teosófica. Blavatsky alegava que a obra era baseada em documentos muito antigos (as Estâncias de Dzyan – pergaminhos de origem tibetana escritos em uma língua desconhecida pelos filólogos denominada Senzar) e que não era a autora do livro, mas, que este teria sido escrito pelos Mahatmas Djwal Khul, Kut Hu Mi e Morya, utilizando o seu corpo físico, em um processo denominado Tulku, que, segundo a autora, não era um processo mediúnico.

 

A Doutrina Secreta apresenta três proposições fundamentais:

• a existência de um Princípio Onipresente (a Deidade Una, o Absoluto ou a Raiz-Sem-Raiz), eterno, sem limites, imutável e incognoscível, pois, Sua compreensão escapa à capacidade da inteligência humana, permanecendo não-manifestado;

• a eternidade do Uni(multi)verso incriado (e, portanto, a eternidade da matéria), que passa por ciclos de atividade e de inatividade (mânvântáricos e prâlaycos), que se repetem em sucessão sem início nem fim; e

• a identidade de todas as personalidades-alma com a Alma Universal, sendo esta última um aspecto da Raiz Desconhecida.

 

 

 

Fragmentos de A Doutrina Secreta

 

 

 

Helena Petrovna Blavatsky

 

 

 

Pensamento

 

 

 

Existem sete grupos principais de Dhyân Chohans, grupos estes que podem ser encontrados e reconhecidos em todas as regiões, pois, são os Sete Raios Primordiais. O Ocultismo ensina que a Humanidade está subdividida em sete grupos distintos, com suas características mentais, espirituais e físicas peculiares. Portanto, existem sete planetas principais (Saturno, Júpiter, Mercúrio e Vênus ou quatro planetas exotéricos e os outros três que não devem ser nomeados) as esferas dos Sete Espíritos residentes, sob cada um dos quais nasce um dos Grupos Humanos, que são orientados e influenciados por esse meio. Existem apenas sete planetas particularmente relacionados com a Terra e doze casas, mas, as combinações possíveis de seus aspectos são inúmeras. Como, em relação a cada um dos outros, cada planeta pode estar em doze aspectos diferentes, suas combinações devem ser quase ilimitadas, tão ilimitadas de fato, como são as capacidades espirituais, psíquicas, mentais e físicas nas inúmeras variedades do gênero homo, cada variedade nascendo sob um dos sete planetas e sob uma das inumeráveis combinações planetárias.

 

 

Humanidade

Humanidade

 

 

Jesus, o Iniciado (ou Jehoshua) o tipo do qual o Jesus "histórico" foi copiado não adorava qualquer Deus planetário. Adorava, sim, seu próprio "Pai", que Ele conhecia e com quem se comunicava, como fazem todos os Iniciados elevados, "Espírito com Espírito e Alma com Alma".

 

Não há nada profano no Universo. Todos os lugares, [todas as coisas e todos os entes] da Natureza são consagrados. Cada estrela é um templo. O fato é que todas as religiões exotéricas, sem exceção, são cópias falsificadas, [adulteradas e interpoladas] do Ensino Esotérico. O clero é responsável pela reação do nosso tempo a favor do materialismo. As últimas religiões exotéricas, adorando e forçando as massas a adorar as conchas vazias dos ideais pagãos personificados para fins alegóricos transformaram os países ocidentais em um pandemônio, no qual as classes superiores adoram o bezerro de ouro, e as massas inferiores e ignorantes são levadas a adorar ídolos com pés de barro.

 

Sem excluir a Astronomia, não há outra ciência que possa guiar a intuição científica tão infalivelmente quanto a Química. A mente cientificamente educada do químico, ao refletir sobre a divisibilidade da matéria e na busca, até então malsucedida, do elemento de peso atômico negativo, se sente irresistivelmente atraída pelos mundos sempre ocultos e misteriosos.

 

 

Química

Esse bigodudo aí em cima até parece eu,
quando dava aulas práticas de Química.

 

 

Nenhum átomo é "criado", pois, todos os átomos são eternos dentro do Átomo Uno o Átomo dos átomos que, durante o Mânvântâra, é a matriz material causativa do mundo. [No Unimultiverso, o que há são possíveis combinações, recombinações e transmutações, mas, não há criação nem sumiço de átomos nem de nada.]

 

 

Átomos

Átomos
(Simbolicamente)

 

 

 

Transmutação

Transmutação

 

 

 

Reação de Dupla Troca

Reação de Dupla Troca

 

 

Sem a Metafísica, a verdadeira Ciência é inadmissível.

 

É inútil apresentar teorias isoladas sobre questões que se acham compreendidas em um sistema completo e consecutivo, porque, ao serem separadas do corpo principal do ensinamento, elas, necessariamente, perdem sua coerência vital, e nada de bom resulta do seu estudo independente.

 

Embora seja inegável que o Sol brilhe, Ele não queima.

 

 

Sol

Sol

 

 

Todas as Forças têm sua origem no Princípio Vital, a Vida Una Coletiva de nosso Sistema Solar – sendo esta Vida uma parte, ou melhor, um dos aspectos da VIDA UNA UNIVERSAL.

 

O relativo fracasso dos cientistas em descobrir a Verdade é inteiramente devido ao seu materialismo e ao seu desdém pelas Ciências Transcendentais.

 

As leis mecânicas nunca poderão provar a homogeneidade da Matéria Primordial. A ciência contemporânea só pode estar [relativamente] segura em sua própria região e em seus próprios domínios, dentro dos limites físicos de nosso Sistema Solar, além do qual cada partícula de matéria e todas as coisas são diferentes da matéria que a ciência conhece, pois, a matéria existe em estados nos quais a ciência não pode formar qualquer idéia. [Como a ciência poderá compreender, por exemplo, que, atualmente, a sede da Grande Loja Branca esteja localizada na Estrela Sirius? Esta compreensão está muito além da percepção objetiva humana, que está acorrentada aos cinco sentidos tradicionalmente conhecidos.]

 

A rotação, a gravidade e a origem das leis físico-mecânicas, por exemplo, só poderão ser devidamente compreendidas, quando ou se a Ciência passar a admitir a existência das Inteligências, às quais a Doutrina Secreta denomina Dhyân Chohans, chamados nas obras herméticas de os Sete Governadores.

 

 

Terra/Lua

 

 

Terra + Cometa

Terra + Cometa

 

 

Os Dhyân Chohans Cósmicos são entidades cuja Essência Essência que é consubstancial com o Oceano Elétrico Universal, que é a VIDA em sua natureza dual (positiva e negativa), são as causas de todos os fenômenos terrestres. [No Unimultiverso, não há essa coisa de por acaso. A atual PanCOVIDmia não apareceu fortuitamente, de repente, do nada. Apareceu, sim, como resultado (astral —› físico) de uma série de malfeitos engendrados e acumulados pela Humanidade, tanto individual, quanto coletivamente, ao longo do tempo – uma espécie de resposta educativa, digamos assim, dada pela Lei da Causa e do Efeito aos nossos desejos, às nossas cobiças e às nossas paixões, que, objetivamente, se materializam de zil formas diferentes, criando o meio de cultura apropriado para que o karma individual-coletivo se manifeste. E as conseqüências (seqüelas) educativas variam de país para país, de comunidade para comunidade, de pessoa para pessoa. Enquanto prevalecer a Grande Heresia da Separatividade na Terra, inesperada e ocasionalmente, episódios semelhantes tornar-se-ão realidade no espaço-tempo. A Coronavirus Disease 2019 (Doença por Coronavírus) não é a última doença coletiva que apocopará a Humanidade. Só quando compreendermos que 1 + 1 = 1 e que 1 – 1 = 1 é que começaremos e ficar livres de derrepentementes, de catástrofes naturais e de pandemias mortais como esta. E quanto a isto, parece que nós brasileiros não estamos aprendendo a lição como deveríamos. Como é possível que já tenhamos tido quatro ministros da saúde em pouco mais de uma ano? Como é possível que haja tanto negacionismo por parte do Governo Federal? Como é possível que continue havendo tanto descaso e tanta inépcia por parte do Governo Federal? Como é possível que uma parte do povo brasileiro, em meio à esta PanCOVIDmia, se organize para pedir a reencarnação da ditadura, a reedição do AI-5 e outras insânias que tenham como desígnio a desestabilização do Estado Democrático de Direito? Como é possível que alguns ainda defendam o tratamento precoce, o uso de Cloroquina e a imunidade de rebanho por contaminação? Como é possível que alguns sejam contra as necessárias e insubstituíveis medidas não-farmacológicas de prevenção da doença, como, por exemplo, o distanciamento social, a etiqueta respiratória (cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar e descartar o lenço usado no lixo), a higienização das mãos, o uso de máscaras, a limpeza e a desinfecção de ambientes, o isolamento de casos suspeitos e confirmados e a quarentena dos contatos dos casos de COVID-19? Como é possível que, logo agora, esteja havendo tanta corrupção na área da saúde? Como é possível que esteja havendo tantas negociatas, ladroeiras, arranjos, comedeiras, comilanças, mamatas, marmeladas, papatas, roubalheiras, trapaças e sei lá mais o quê na compra de vacinas? Como é possível tanta morosidade na imunização do povo brasileiro? Eu não compreendo nada disto, mas, certamente, é por tudo isto que chegamos, em 30 de junho de 2.021, a 18.513.305 de casos confirmados de COVID-19 e 515.985 mortes.]

 

 

Surgimento da PanCOVIDmia
(Simbolicamente)

 

 

 

 

Dos Deuses aos homens, dos mundos aos átomos, de uma estrela a um vaga-lume, do Sol ao calor vital do menor ser orgânico, o mundo da forma e da existência conformam uma cadeia imensa, cujos elos estão todos unidos e interconectados [1 + 1 = 1 e 1 – 1 = 1]. A Lei da Analogia é a primeira chave compreensiva para os problemas do mundo, e todos os elos desta cadeia devem ser estudadas coordenadamente em suas relações ocultas entre si. O espaço condicionado ou limitado (posição) não possui qualquer existência real, exceto neste mundo de ilusão, ou, em outras palavras, em nossas faculdades perceptivas. Todos os mundos, tanto os mais elevados como os mais baixos, estão em harmonia com nosso próprio mundo objetivo. Os milhões de coisas e de seres estão, do ponto de vista da localização, ao nosso redor e em nós, assim como nós estamos ao redor deles, com eles e neles. Estas não são figuras metafísicas de linguagem, mas, um fato real em a Natureza, por mais incompreensível que seja para os nossos sentidos. [Portanto, não há mesmo nem outro como entidades separadas; há, digamos assim, mesmoutro ou outromesmo.]

 

Todos os mundos existentes compenetram o nosso e pelo nosso são compenetrados. Quanto a isto, graças à sua visão espiritual, os Adeptos e mesmo alguns videntes e sensitivos podem distinguir, em maior ou menor grau, a presença e a proximidade de nós dos seres que pertencem a outras esferas da Vida [Una]. Já aqueles seres de mundos espiritualmente mais elevados se comunicam apenas com os mortais terrestres que conseguem ascender a um plano superior ao que ocupam, por meio de esforços individuais. As "pessoas ilustradas" zombam da idéia de Silfos, Salamandras, Ondinas e Gnomos. Os cientistas consideram a simples menção de tais superstições um insulto, e, com um desprezo pela lógica e pelo senso comum, admitem que em todo o Kosmos, ou, pelo menos, em nossa própria atmosfera, não existem seres mais inteligentes e conscientes do que nós.

 

 

Mundos

Compenetração de Mundos
(Simbolicamente)

 

 

Há miríades de mundos invisíveis [e habitados] no espaço, de aparência transparente, que rodeiam o nosso, ainda que não os vejamos nem mesmo que sintamos sua presença e existência, da mesma forma que não percebemos a existência dos micróbios, das bactérias e de outros seres semelhantes!

 

O Kosmos, além dos seus habitantes planetários objetivos e de outros mundos habitados por suas humanidades, está cheio de existências insensíveis e inteligentes.

 

É inegável que, em todas as épocas, existiram homens sábios e bons que, tendo sido educados em crenças sectárias, morreram prisioneiros de suas convicções cristalizadas.

 

O Triângulo [Tetractys] Pitagórico possui 10 Pontos Matemáticos visíveis e 7 Pontos Matemáticos ocultos = 17 Pontos Matemáticos.

 

 

Tetraktys

 

 

Aquele que dominar os Mistérios da nossa Terra dominará os Mistérios de todos os outros globos.

 

É precisamente porque a Teologia Cristã rejeitou de forma tão temerária a Mônada Pitagórica e as figuras geométricas que ela desenvolveu, que criou um deus pessoal e humano, do qual fluem, em duas correntes, os dogmas monstruosos da salvação e da condenação. [Para que, hipoteticamente, houvesse salvação, seria necessário que houvesse condenação, mas, como ninguém é ou poderá vir a ser condenado, ninguém precisa ou precisará ser salvo. Devido à nossa ignorância, há muitas coisas que inventamos que não existem no Unimultiverso, e, dentre elas, estão: prêmio, punição, condenação e salvação.]

 

A Realidade [Atualidade] Invisível é a base do Kosmos manifestado.

 

A Mônada (Causa Única ou Causa Primária) emanação e reflexão apenas do Ponto ou Logos no Mundo Fenomenal se torna, como ápice do Triângulo Equilátero manifesto, o “Pai”. A linha ou traço esquerdo é a Díade, a "Mãe", considerada como o mau princípio da oposição. O lado direito, em todas as cosmogonias, representa o "Filho", "Marido de sua Mãe", sendo um com o ápice. A linha de base é o plano universal da Natureza produtora, por sua vez unificado ao plano fenomenal Pai-Mãe-Filho, visto que estes estavam unificados no ápice, no Mundo Supersensível. Por Transmutação [Alquimia] Mística, se tornam o Quaternário, e o Triângulo se converte na Tetraktys. Enfim, como diria Gottfried Wilhelm Leibniz (1º de julho de 1646 14 de novembro de 1716), que não era um Iniciado nem sequer um místico, há uma conexão de toda Matéria no Plenum, e isto está simbolizado na Tetraktys Pitagórica. Portanto, a Unidade dividida 'ad infinitum', em vez de perder sua unidade, a cada divisão, se aproxima dos planos da REALIDADE [ATUALIDADE] ÚNICA.

 

No futuro, a Química, como hoje é conhecida, cessará virtualmente de existir, e reaparecerá reencarnada como “Neoalquimia” ou “Metaquímica”.

 

Os Deuses, as Mônadas e os Átomos, em sua plenitude, são inseparáveis.

 

Para a Ciência Oculta, força e matéria são apenas dois aspectos da mesma Substância.

 

A Matéria Primordial, ao evoluir sob o impulso da lei cíclica, se separa e se diferencia, se dividindo, em termos gerais, em uma gradação setenária.

 

O Espírito é uma Chama Invisível que nunca queima, mas, inflama tudo o que toca.

 

A realidade no mundo manifestado é composta de uma unidade de
unidades, por assim dizer, imateriais e ilimitadas.

 

Em todo o Unimultiverso, cada ponto físico é apenas a expressão fenomenal de um Ponto Metafísico Numenal.

 

 

Continua...

 

 

Música de fundo:

O Sole Mio
Composição: Giovanni Capurro (letra) & Eduardo di Capua (música)

Fonte:

https://www.8notes.com/scores/23411.asp?ftype=midi

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.facebook.com/drmiguelelvira/

https://www.gov.br/

https://gifer.com/en/3Yd3

https://shbabbek.com/show/143787

https://giphy.com/search/treasure-coast

https://www.deviantart.com

https://acegif.com/gifs-of-the-sun/

https://lah.elearningontario.ca/

https://gfycat.com/

https://br.pinterest.com/pin/326018460508170909/

https://gifer.com/en/4dYe

https://vizzendata.com/

http://paxprofundis.org/livros/aphpb/aphpb.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Doutrina_Secreta

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.