PÍLULAS DE VIDA DO Dr. ROSS

 

 

 

Pílulas de Vida do Dr. Ross

Propaganda veiculada
no jornal O Estado de São Paulo
no dia 08 de setembro de 1940.1

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

A Vida é para ser vivida, compreendida [porque só nos libertaremos se, de fato, compreendermos o que é a Vida e quem somos nós]. Temos de aprender a respeito Dela, [e este aprendizado só acontecerá in Corde]. Todavia, quando discutimos com a Vida, não estamos aprendendo bulhufas, isto é, quando vamos ao seu encontro com o nosso passado, com as nossas manias, com os nossos preconceitos, com os nossos coisismos, com o nosso condicionamento, ou seja, com a nossa presumida cognição. Há, pois, muita diferença entre adquirir conhecimentos e o ato de aprender. Quando não acompanhamos o Movimento da Vida, estamos vivendo no passado. Ora, para compreender a Vida, é preciso aprender, a cada minuto, a seu respeito; e nunca nos avizinharemos Dela com o que já foi aprendido, isto é, com o nosso passado. [In: A Suprema Realização, de autoria de Jiddu Krishnamurti.]

 

 

 

Pensei que havia me libertado.


 

Pensei que compreendera,

mas, de escravo nunca passei.

E, por não ter compreendido,

peidei, mas, não me libertei.

 

E, por não ter me soltado,

eu vegetei intelectualmente,

e de coisismo em coisismo –

vivi baratinado e indolente.

 

E, por não ter ascensionado,

na verdade, eu na mesma fiquei.

Quando aparecia um sobrevento,

me encagaçava: — O que farei?

 

Como eu não sabia resolver,

eu me ajoelhava e requestava,

em particular a Frei Serapião.

E vivi meus dias como mumbava!

 

 

Rezando

 

 

A maior enxovia do ser-aí

é a ignorância não percebida.

Dói mais que pum encarcerado,

e é a mais cruciante ferida.

 

 

O Pum Encarcerado
(E o triste fim de um sapo bisbilhoteiro)

 

 

É como caverna sem lanterna

ou precipício sem pára-quedas.

É igual a ter uma fome de lobo

sem um níquel no porta-moedas.

 

Seja como for, nossa alforria

depende exclusivamente de nós.

Será preciso muita H2O e sabão,

para podermos lavar nossos pós.

 

É um erro deixar para amanhã,

pois, amanhã poderá ser tarde.
(Não existe reencarnação para sempre!)

A mudança deverá se dar hoje,

agora, em silêncio, sem alarde.

 

No barulho, só acharemos morte.

No tumulto, só acharemos mesmice.

Na balbúrdia, só acharemos dor.

No bafafá, só acharemos alarvice.

 

e não resolve nada Rhum Creosotado.

Ora bolas! Afinal, o que adianta?

Só ajustando/alinhando o Quadrado.

 

Nesse 'fudelhufas de cagahouse'

em que cismamos de ir existindo,

a cada hora/dia/ano que passa,

cada vez mais, vamos combalindo.

 

 

 

Esta animação é meramente simbólica.

 

 

 

_____

Nota:

1. Diz Motta Araujo, em sua Página na Internet: A Sidney Ross Company, a grande impulsionadora da propaganda brasileira, foi a mais importante empresa estrangeira no Brasil como anunciante em todos os tempos, se considerarmos a proporção de seus gastos em publicidade em relação à Economia dos anos 30 a 50. A Sidney Ross produzia um grande número de marcas de medicamentos leves, como Melhoral, Sonrisal, Leite de Magnésia de Phillips, Sal de Frutas Andrews, Pílulas de Vida do Dr. Ross, bem como cosméticos famosos, como Glostora e Talco Ross. Seus produtos alcançavam os mais longínquos rincões do Brasil, pois, tinha 1.000 vendedores-viajantes.

Foi a primeira patrocinadora de uma novela no rádio brasileiro, Em Busca da Felicidade, em 1941, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora que teve por décadas a Sidney Ross como sua maior anunciante. Sua house-agency [agência de publicidade que trabalha exclusivamente para uma empresa] – a IAS – era a maior agência de propaganda brasileira dessa época. Em um só ano, a Sidney Ross distribuiu no Brasil 27 milhões de amostras, além do seu famoso Almanaque, que era uma fusão de calendário, historietas, piadas, citações, propaganda, joguinhos e palavras cruzadas. Outros laboratórios também editavam bons Almanaques, como Capivarol, Fontoura etc.

Não se pode esquecer também os ótimos anúncios em bondes que tanto marcaram nossos pais e avós.

 

Rhum Creosotado

Mas, foi a Sidney Ross que introduziu as modernas técnicas publicitárias americanas no Brasil, servindo de propagadora destes instrumentos de publicidade, a pesquisa de mercado, a gestão de mídias, o planejamento a longo prazo, a segmentação de verbas, o merchandising, a promoção junto aos médicos e hospitais etc. Na sua esteira surgiram os primeiros publicitários mais técnicos, deixando para trás os corretores de reclames, que eram o padrão da época inicial da propaganda brasileira.

The Sidney Ross Co. era uma subsidiária de um grupo muito maior, o Sterling Drug Inc., fundado em 1901 por Eihard Weiss, que começou a vida como vendedor de farmácia. Desde o início de sua firma, viu que a alma do negócio era a propaganda, e, por isto, investia em publicidade muito mais que qualquer outro fabricante de medicamentos. Seu grande golpe de sorte foi em 1918, quando comprou do Governo Americano a firma American Bayer Co, empresa alemã que tinha sido confiscada quando os EUA entrou, contra a Alemanha, na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

Desde 1893, a Bayer produzia o remédio mais vendido no mundo, a Aspirina, e a Sterling passou a produzir e vender nos EUA e na América Latina a Aspirina Bayer. Com o fim da Primeira Guerra, a Bayer voltou a poder vender seus produtos no mundo inteiro, e encontrou a Sterling usando legalmente sua marca e suas patentes na América Latina. Criou-se um complicado impasse, terminado com um acordo pelo qual a Sterling e a Bayer dividiram o mercado da Aspirina meio a meio, tendo a Sterling vendido 25% de sua subsidiária Wintrhop à I. G. Farben, o truste químico alemão dono da Bayer.

Estas transações entre Sterling e Bayer não ficaram muito claras para o Governo Americano, que teve por décadas conflitos legais com a Sterling por causa desses obscuros acordos de divisão de mercados.

Após muitas voltas e reviravoltas, a Sterling Drug foi finalmente comprada pela Bayer, em 1994, desaparecendo como empresa americana independente, e alguns de seus produtos se tornaram obsoletos, mas, alguns continuam até hoje, mais do que centenários, como o Leite de Magnésia.

Hoje, a Sidney Ross é apenas memória, e muitas marcas famosas foram vendidas para outros fabricantes. Mas fica o registro de sua importância para a construção da mídia eletrônica brasileira, pois, foi ela também a primeira grande anunciante da TV Tupi, que foi inaugurada no Brasil em 1950. Pode-se dizer que suas verbas publicitárias foram fundamentais para o deslanche do rádio e da televisão no Brasil.

Nem é preciso dizer que, graças a esse anunciante, muitos brasileiros desta época foram batizados com o nome de Sidney, nome que nada tem a ver com o Brasil, exceto pela presença aqui desta inovadora empresa.

Os jingles da Sidney Ross estão, hoje, em todos os museus de propaganda, sites de memória da publicidade e na vasta bibliografia sobre a historia da publicidade brasileira, uma das maiores e mais importantes do mundo.

Fonte:

https://jornalggn.com.br/noticia/a-historia-da-sidney-ros
s-company-e-seus-investimentos-em-publicidade

 

Jingle de fundo:

Pílulas de Vida do Dr. Ross

Fonte:

http://www.tvsinopse.kinghost.net/out/jingle8.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785175494-placa-
vintage-king-mdf-39x27cm-ilustre-passageiro-bc034242-_JM

https://gifer.com/en/150E

http://www.animatedgif.net/animals/frogs/frogs.shtml

https://imgur.com/gallery/ImyGjkK

https://sgwmscog.com/bible-truth/passover-free-slaves-sin/

https://www.propagandashistoricas.com.br/
2015/08/pilulas-de-vida-do-dr-ross-1940.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.