DOGMA E RITUAL DA ALTA MAGIA
(Oitava Parte)

 

 

 

Éliphas Lèvy

Éliphas Lèvy

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da oitava e última parte de um pequeno conjunto de fragmentos retirados da obra Dogma e Ritual da Alta Magia, de autoria do escritor, ocultista e Mago Cerimonialista francês Éliphas Lèvy.

 

Dizem que conselho, se fosse bom, não seria dado, seria vendido. Bem, eu não vou aconselhar nada nem ninguém, mas, antes, devo recomendar que ninguém se meta a fogueteiro, e saia por aí a fazer coisas de magia ou de Magia: o cano poderá ser escuro, longo, doloroso e não reversível, e o pândego poderá acabar ficando birutinha da silva. Com Magia, não se bole e não se brinca: nem à vera nem à brinca. A Alta Magia tem uma e apenas uma finalidade: libertar da ilusão. Todavia, pagará um preço caríssimo aquele que penetrar em seus meandros sem a devida expertise e sem uma bússola adequada. Isto dito, se você não conhece o Dogma de Éliphas, leia (estude) os fragmentos que selecionei, mas, principalmente, se não for um Iniciado, evite pôr em execução os ensinamentos (Leis Mágicas). Conhecer as coisas é um dever; pô-las em prática sem saber é uma irresponsabilidade.

 

 

 

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Éliphas Lèvy

Éliphas Lèvy

 

 

 

Éliphas Lèvi Zahed, nome de batismo Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875) foi um escritor, ocultista e Mago Cerimonialista francês.

 

O seu pseudônimo "Éliphas Lèvi," sob o qual publicava seus livros, resultou de pretender ter um nome adotado de origem hebraica, associando-o mais facilmente a outros KaBaListas famosos.

 

O maior ocultista do século XIX, como muitos o consideram, Éliphas era filho de um modesto sapateiro, Jean Joseph Constant, e de Jeanne-Agnès Beaupurt, de afazeres domésticos. Tinha uma irmã, Paulina-Louise, que era quatro anos mais velha. Desde sua infância, demonstrou um grande talento para o desenho. Todavia, seus pais escolheram para ele o caminho religioso.

 

Aos dez anos de idade, ingressou na comunidade do presbitério da Igreja de Saint-Louis, em Lille, uma cidade no norte da França, onde aprendeu o catecismo com o seu primeiro mestre, o abade Hubault, que fazia seleções dos garotos mais inteligentes. Éliphas foi encaminhado por Hubault ao seminário de Saint-Nicolas Du Chardonnet, para concluir seus estudos preparatórios. A vida familiar, para ele, havia acabado neste momento. No seminário, teve a oportunidade de se aprofundar nos estudos de Filologia, e, quando completara dezoito anos, já estava apto para ler a Bíblia no seu contexto original.

 

Em 1830, foi transferido para o seminário de Issy, para estudar Filosofia. Dois anos depois, ingressou em Saint-Sulpice para estudar Teologia. Foi nesse tempo que esteve em Issy que escreveu seu primeiro drama bíblico, Nemrod. No Seminário de Saint-Sulpice, criou seus primeiros poemas religiosos, considerados de demasiada beleza.

 

Éliphas Lèvi foi ordenado diácono em 19 de dezembro de 1835. Em maio de 1836, teria sido ordenado sacerdote, se não tivesse confessado ao seu superior o amor por Adelle Allenbach, que havia realizado a primeira comunhão com ele. Suas convicções causaram um choque tão grande, que Éliphas sentiu que deveria abandonar a carreira eclesiástica.

 

Como resultado da publicação da sua Bíblia da Liberdade, foi posto preso durante oito meses, tendo que pagar, inclusive, 300 francos de multa, acusado de profanar o santuário da religião, de atentar contras as bases que sustentam a sociedade, de espalhar ódio e a insubordinação. Mais ou menos foi acusado da mesma impiedade que levou Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.) a ser condenado e a ter que tomar a cicuta.

 

Depois de tanto constrangimento e de tantos parênteses na sua vida, enquanto esteve preso, teve contato com os estudos do polímata e espiritualista sueco Emanuel Swedenborg (29 de janeiro de 16881 – 29 de março de 17721). Segundo Éliphas, os escritos de Swedenborg não contêm toda a verdade, mas, conduzem os neófitos com segurança em uma suposta senda esotérica.

 

Muitos estudiosos e a maioria dos leitores não compreendem as obras de Éliphas Lèvy. O que estas pessoas não sabem, é que para compreender a Sabedoria veiculada nos seus livros, é fundamental e indispensável possuir os ensinamentos Gnósticos. Somente a Sabedoria Gnóstica oferece as chaves para decifrar a Alta Magia revelada por Éliphas.

 

Cumprida a sua missão, Éliphas transcende tranqüilamente aos Planos Superiores no dia 31 de maio de 1875, em sua residência.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A Matéria-prima da Grande Obra, no Mundo Superior, é o entusiasmo e a atividade; no mundo intermediário, é a inteligência e a indústria; no mundo inferior, é o trabalho; e na Ciência, é o Enxofre (forma elementar do Fogo), o Mercúrio (forma elementar do Ar e da Água) e o Sal (forma elementar da Terra), que, alternativamente volatizados e fixados, compõem o Azoth dos sábios.

Para os Mestres da Alquimia, o Ouro e a Prata são o Rei e a Rainha ou a Lua e o Sol; o Enxofre é a Águia Voadora; o Mercúrio é o Andrógino Alado e Barbado, montado em um cubo e coroado de chamas; a Matéria (ou o Sal) é o Dragão Alado; os metais em ebulição são leões de diversas cores. Enfim, a Obra inteira tem por símbolo o Pelicano e a Fênix.

Fogo Secreto Esperma Universal.

A Grande Obra é uma verdadeira criação do Verbo Humano, Iniciado ao Poder do próprio Deus.

A criação do Ouro na Grande Obra se faz por transmutação e multiplicação.

Uma única Porta leva ao Santuário da Grande Obra.

Pentagrama: o mais elevado Mistério Dogmático e Prático da Magia Tradicional.

Há Luz no Ouro, Ouro na Luz e LLuz em todas as coisas.

 

 

 

 

Tudo é vivo em a Natureza, e é porque tudo é vivo que tudo se move e muda incessantemente de forma.

A morte não é nem o fim de vida nem o começo da imortalidade; é a continuação e a transformação da vida. A morte é sempre um progresso reintegrador.

A ressurreição de um morto é a obra-prima do magnetismo, porque é preciso, para realizá-la, exercer uma espécie de onipotência simpática. É possível no caso de morte por congestão, afogamento, languidez e histerismo.

A Alta Ciência não admite nem dúvidas nem puerilidades.

Para qualquer evocação (seja de amor, seja de ciência, seja de inteligência), é preciso observar uma castidade rigorosa, viver no retiro e só fazer uma refeição vegetariana modesta por dia.

Os processos da Magia Negra têm por fim perturbar a razão e produzir todas as exaltações febris que dão a coragem para os grandes crimes.

 

 

 

Opinião Rainha do Mundo.

A vida de todos os seres é uma transformação progressiva da qual se pode determinar, renovar, conservar por maior tempo ou destruir mais depressa as formas.

É um erro comum tomar por uma história real as Alegorias Mágicas.

Para se fazer invisível é necessária uma das três coisas: interpor um meio opaco qualquer entre a luz e o nosso corpo, ou entre o nosso corpo e os olhos dos assistentes, ou fascinar os olhos dos assistentes de tal modo que não possam fazer uso da sua vista. Ora, destes três modos de se fazer invisível, só o terceiro é Mágico. O segredo da invisibilidade está, pois, inteiramente, em um poder que poderíamos definir: o de desviar ou paralisar a atenção, de modo que a luz chegue ao órgão visual, sem excitar o olhar da alma.

O Tetragrama – palavra suprema da Magia – significa: É o que será. E, se o aplicarmos a qualquer transformação e o fizermos com uma completa inteligência, ele renovará e modificará todas as coisas, até a despeito da evidência e do senso comum.

Só poderá haver acordo entre a misericórdia e a justiça se houver misericórdia e justiça.

A afirmação absoluta do Bem implica a negação absoluta do mal; por isto, na LLuz, a própria sombra é Luminosa.

A demência logo se comuta em frenesi, e dos sacrifícios humanos à antropofagia há somente um passo.

Na Antigüidade, beijar respeitosamente o traseiro do Bode KaBaLístico de Mendes era um sinal de humildade e de confiança nos Iniciadores.

O Hermafrodita hermético é casto.

Na Idade Média, depois de ter atribuído existência real à negação absoluta do Bem, depois de ter entronizado o absurdo e de ter criado o deus da mentira, restava à loucura humana invocar este ídolo impossível: o diabo – pondo sua assinatura ao lado da de Deus!

Axioma Mágico: No círculo da sua ação, todo Verbum cria o que afirma. Conseqüência: Aquele que afirma o diabo cria ou faz o diabo.1

Círculo Goético das Evocações Negras e dos Pactos:

 

 

Círculo Goético das Evocações Negras e dos Pactos

 

Giovanni Pico della Mirandola afirma que, na Magia Negra, as palavras mais bárbaras e absolutamente ininteligíveis são as mais eficazes e melhores.

 

 

 

A Igreja, nos seus exorcismos, consagrou a sua crença em todas estas coisas (demônios e feiticeiros), e pode-se dizer que a Magia Negra e o seu Príncipe Tenebroso são criações, reais, vivas e terríveis do Catolicismo Romano, e que são, até, a sua obra especial e característica, porque os padres não inventaram Deus.

 

 

A Magia criadora do demônio, esta Magia que ditou o Grimório do Papa Honório, o Enchiridion de Leão III, os exorcismos do Ritual, as sentenças dos inquisidores... é alguma coisa verdadeiramente condenável e infinitamente deplorável.

Queimai tudo! Deus reconhecerá os seus! — pareciam dizer os inquisidores.

O que agita todos os crudelíssimos moribundos já não é mais o remorso, mas, sim, um terror sem esperança e a visão de um inferno antecipado.2

Os feiticeiros, geralmente, se expõem a ser os primeiros a ser mortos pelas suas máquinas infernais.

Um exemplo de Magia Negra abominável poderá ser praticado assim: toma-se um sapo dos maiores e administra-se-lhe o batismo, dando-lhe o nome e o sobrenome da pessoa que se quer amaldiçoar. Faz-se-lhe, depois, engolir uma hóstia consagrada, sobre a qual se tenha pronunciado fórmulas de execração. Em seguida, envolve-se o sapo nos objetos magnetizados, liga-se-o com os cabelos da vítima sobre os quais o operador terá escarrado, e enterra-se tudo, quer embaixo da soleira da porta do maleficiado, quer em um lugar em que ele seja obrigado a passar todos os dias. O espírito elementar deste sapo tornar-se-á, para os seus sonhos, um pesadelo e um vampiro, a menos que o maleficiado saiba enviá-lo de novo ao Mago Negro.

Na Idade Média, aqui e ali, sempre havia padres apóstatas e sacrílegos dispostos a dar os tesouros da Igreja aos necromantes e feiticeiros, que consideravam como seus senhores.

O enfeitiçamento será mais efetivo se o Mago Negro puder obter cabelos, sangue e, principalmente, um dente da pessoa enfeitiçada. Isto deu lugar a este modo de falar proverbial: “Tendes um dente contra mim”.

Uma ameaça é um enfeitiçamento real, porque age vivamente sobre a imaginação, principalmente se esta imaginação aceita facilmente a crença de um poder oculto e ilimitado. A terrível ameaça do inferno – este enfeitiçamento da Humanidade durante vários séculos – criou mais pesadelos, mais doenças sem nome e mais loucuras furiosas do que todos os vícios e excessos reunidos.

Um presumido enfeitiçamento não terá qualquer poder sobre aquele que está fortemente ligado às correntes magnéticas do Bem e da Virtude.

O enfeitiçamento age à maneira das doenças contagiosas. Um grande meio de resistir ao enfeitiçamento é não o temer.

Pessoas nervosas, fracas, crédulas, histéricas, supersticiosas, devotas, tolas, sem energia e sem vontade nunca deverão abrir um livro de Magia e não deverão escutar os que falam de Ciências Ocultas.

Satã Ignorância + Irracionalidade + Fanatismo cego + Inquisição e seu inferno.

Profissão de fé: Creio na Vida Eterna!

Uma longa contemplação do céu exalta a imaginação; as estrelas, então, respondem aos nossos pensamentos. O céu é, assim, o espelho da alma humana; e quando julgamos ler nos astros é em nós mesmos que lemos.

Quadro dos Caracteres Mágicos traçados pelos antigos astrólogos, conforme as constelações zodiacais:

 

 

Quadro dos Caracteres Mágicos

 

O Sábio que quiser ler no céu deverá observar também os dias da Lua, cuja influência é muito grande na Astrologia. A Lua atrai e repele sucessivamente o fluido magnético da Terra, e é assim que produz o fluxo e o refluxo do mar. É preciso, pois, conhecer bem as suas fases e saber discernir os seus dias e as suas horas. A Lua Nova é favorável ao começo de todas as Obras Mágicas, e, desde o Quarto Crescente até a Lua Cheia, a sua influência é quente; da Lua Cheia até o Quatro Minguante, é seca; do Quarto Minguante até o fim, é fria.

As ameaças dos profetas aos diversos impérios do mundo eram fundadas nos caracteres das estrelas que se achavam verticalmente em cima deles, na relação habitual da esfera celeste para a esfera terrestre.

Só a intuição magnética dará valor e realidade a todos os cálculos KaBaLísticos e Astrológicos, pueris, talvez, e completamente arbitrários, se a pessoa os fizer sem inspiração, por curiosidade fria e sem uma poderosa Vontade.

Diminuir a ação da inteligência é aumentar, igualmente, as forças de uma paixão insensata.

A absorção de uma vontade por outra muda, muitas vezes, uma série inteira de destinos...

 

 

Na+Cl

 

 

Os filtros mais terríveis são as exaltações [pseudo]místicas de uma devoção mal entendida.

O temor excessivo de uma coisa quase sempre a torna inevitável.

Seguindo as duas curvas de um círculo, chega-se ao mesmo ponto.

 

 

 

 

Todos os exaltados são mais ou menos loucos. Para se preservar das más influências, a primeira condição seria, pois, evitar que a imaginação se exalte.

A Eterna Razão é o Verbo Divino – a Luz Verdadeira.

A Divina Pedra Filosofal – a Medicina por excelência de toda a Natureza – é uma e múltipla. É decomposta pela análise e recomposta pela síntese. Na análise, é um pó, o Pó de Projeção dos Alquimistas; antes da análise e na síntese é uma pedra. Em todas as doenças da alma ou do corpo, um só grão do Divino Pó é mais do que suficiente para curar.

Do nada, nada se faz. Raimundo Lúlio, um dos grandes e sublimes Mestres da Ciência, disse que, para fazer ouro, é preciso primeiramente possuir ouro.

Nenhuma substância é estranha à Grande Obra. É possível mudar em ouro as matérias mais desprezíveis e, em aparência, as mais vis.3

Milagre Efeito NaturaL derivado de uma Causa Excepcional. Relativamente aos milagres, o erro comum é considerá-los como efeitos sem causas, como contradições da Natureza, como resoluções repentinas da imaginação divina. O curioso é que ninguém pensa que um único milagre desta sorte romperia a harmonia universal e mergulharia o Universo no caos.

No céu das concepções humanas, é a Humanidade que cria Deus, e os homens pensam que Deus os fez à sua imagem, porque O fazem à sua.

Quando o Sábio diz “Eu quero”, é o próprio Deus que quer, e tudo o que ordena se realiza.

A insuflação [sopro] quente e prolongada restabelece a circulação do sangue, cura as dores reumáticas e gotosas, restabelece o equilíbrio nos humores e dissipa a fraqueza. Da parte de uma pessoa simpática e boa, é um calmante geral. A insuflação fria apazigua as dores que têm por princípio as congestões e acumulações fluídicas. É preciso, pois, alternar estes dois sopros, observando a polaridade do organismo humano e agindo de um modo oposto sobre os pólos, que devem ser submetidos, um depois do outro, a um magnetismo contrário. O sopro quente deve ser feito transversalmente ou de baixo para cima; o sopro frio tem mais força se for dirigido de cima para baixo.

A maior parte das doenças tem a sua fonte em desordens morais: é preciso começar por curar a alma, e o corpo será, depois, facilmente curado.4

Adivinhação Sacerdócio do Mago.

O Iniciado Perfeito vê a Verdade na Luz, pressente uma impressão e atravessa os Corações com seu olhar.

Ó perseguidores! Ó incendiários! Ó zombadores! Quando tereis terminado as vossas obras de trevas e destruição?

O Pentagrama é a solução de todas as questões mágicas, e todas as antinomias se explicam pela harmoniosa Unidade.

 

 

 

 

Só pela Ciência se libertarão do absurdo as imaginações desviadas.

A fé não passa de uma superstição e de uma loucura, se não tiver a razão para base, e só é possível supor o que se ignora por analogia com o que se sabe. Definir o que não se sabe é uma ignorância presunçosa; afirmar positivamente o que se ignora é mentir.

O que ignoramos não existe ainda para nós. Viver intelectualmente é aprender.

O Verdadeiro Filósofo crê no que existe, e só admitirá a posteriori o que for razoável.5

Não é permitido ao homem violentar o destino, e, ainda menos, impor obstáculos ao legítimo emprego da liberdade.

Não se deve acusar a Alta Magia de desregramentos que ela nunca autorizou.

'Uma coisa não é justa porque Deus a quer; mas, Deus a quer porque ela é justa.' (Tomás de Aquino, apud Éliphas Lèvy).

O homem que chegou a nada desejar e a nada temer é o senhor de tudo.

 

 

 

Alerta aos Neófitos

 

 

 

om Magia,

não se bole nem se brinca:

nem à vera nem à brinca.

Em Magia,

poderá suceder o inesperado,

e comprometer o Quadrado!

Com Magia,

não se mexe nem se remexe:

Em Magia,

para o que se quiser realizar,

deve-se Saber como operar.

Com Magia,

só aquele que for Iniciado,

e, mesmo assim: Cuidado!

Em Magia,

o medo sempre devastará;

a dúvida sempre malucará!

Com Magia,

Em Magia,

ou seremos diabos-homens,

ou seremos Deuses-homens!

 

 

 

Prática Benigna de Magia Cerimonial

 

 

 

Agora, que você concluiu este incompleto e apocopado estudo do Dogma e Ritual da Alta Magia, de autoria de Éliphas Lèvy, eu o convido a fazer um experimento benigno de Magia Cerimonial, em prol de todos os seres da Terra. Em primeiro lugar, tome um banho ou lave o rosto e as mãos, em sinal de pureza e de intenção categórica. Beba um copo com água. Confortavelmente, sente-se voltado para o leste geográfico. Entre no Santo Silêncio. Diga: Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo, et sanabitur anima mea. Vocalize o Mantra OM (ou um outro Mantra de sua preferência) três vezes. Então, tente visualizar as misérias e as desgraças, a carência e a fome, as doenças e as dores, as perseguições e as hostilidades, os equívocos e as más escolhas, as guerras e as mortes, enfim, as desarmonias que têm assolado e vêm assolando a Humanidade e todos os seres da Terra. Isto feito, em sua tela mental, transmute tudo em uma Rosa Branca. Depois de algum tempo, transforme mentalmente a Rosa Branca em Bem, Beleza, Amor, Paz, Justiça, Compreensão e Luz. Lance estas idéias no Cósmico com a firme convicção de que alcançarão todos os seres da Terra. No final, reverentemente, vocalize três vezes o Mantra OM (ou o Mantra de sua preferência), e mentalize: Eu e o Deus do meu Coração determinamos e dizemos em uníssono: Está Selado. Hoje, sempre e para sempre.

Se desejar reforçar o experimento, escreva em uma folha de papel: Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo, et sanabitur anima mea. OM. Que as misérias e as desgraças, a carência e a fome, as doenças e as dores, as perseguições e as hostilidades, os equívocos e as más escolhas e as guerras e as mortes que têm assolado e vêm assolando a Humanidade e todos os seres da Terra se transmutem em uma Rosa Branca, e que esta Rosa Branca se transforme em Bem, Beleza, Amor, Paz, Justiça, Compreensão e Luz. OM. Leia em voz alta, em forma de comando, o que escreveu. Em seguida queime o papel em um pires. Sobre as cinzas, queime um pequeno bloco de incenso de rosas. Quando o incenso tiver acabado de queimar, espere o pires e as cinzas esfriar, e, com o dedo polegar da mão direita, misture tudo, e leve a mistura a pó impalpável. Dirija-se a uma janela da sua casa, e sopre as cinzas no ar, imaginando que cada ser-aí-no-mundo e todos os seres da Terra receberão um gão daquelas cinzas e serão protegidos e abençoados pela Santa LLuz Eterna. No final, mentalize: Eu e o Deus do meu Coração determinamos e dizemos em uníssono: Está Selado. Hoje, sempre e para sempre.

Com esta Prática simples de Magia Cerimonial, você acabou de fomentar algo de muito bom para todos os seres da Terra (minerais, vegetais, microorganismos, insetos, animais e seres-aí-no-mundo).

Por último, para fechar este estudo, eu gostaria de confessar a todos a minha mais firme e inabalável convicção: a maior Magia de todas – a Fonte-nascente de todas as Magias – é a Magia do Amor Universal, que tem o Poder de tudo estimular e tudo transmutar. Sua Origem está localizada em um ponto no centro do Universo, portanto, está em toda parte, pois, a circunferência universal ilimitada não está em parte alguma. Se o ponto central está em toda parte, em nós, está em nosso Coração. No princípio, foi o Amor Universal; hoje, é o Amor Universal; sempre e para sempre será o Amor Universal. OM!

 

 

 

OM

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Isto significa, como tenho dito, que somos os criadores tanto do nosso Céu Interior quanto do nosso inferno interior. Será preciso dizer mais alguma coisa?

2. Terror sem esperança e visão de um inferno antecipado que, de duas uma: poderão demorar milênios para serem mitigados e dissipados ou levar à entropia irreversível da personalidade-alma. Só o arrependimento, ancorado no superlativo absoluto sintético de sincero, poderá lentamente reverter esta situação. E aí, deixo a seguinte pergunta para você meditar: será que inquisidores, como Tomás de Torquemada, e os serial killers do Grande Reich Alemão se arrependeram? Todos? Alguns? Nenhum?

3. É por isto que qualquer situação poderá ser revertida, conforme está explicado na nota anterior.

4. Desordens Morais = Desejos + Cobiças + Paixões.

5. Por isto, acreditar em uma extranaturalidade (divina ou não-divina) é equivalente a crer que o Dumbo possa existir.

 

 

Dumbo

 

 

Música de fundo:

Jesus Of Nazareth
Compositor: Maurice Jarre

Fonte:

http://www.loudtronix.me/search/Maurice-Jarre-Jesus-Of-Nazareth

 

Páginas da Internet consultadas:

http://blogs.disney.com.br/disney/2014/
01/21/divirta-melhores-espirros-disney/

http://paxprofundis.org/livros/levy/levy.html

http://wallpaperfast.com/
black-magic-cover-hd-wallpaper.html/

http://en.wikipedia.org/wiki/Geodesic_dome

http://www.sca.org.br/uploads/news/
id184/Dogma-e-Ritual-da-Alta-Magia.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.