DOGMA E RITUAL DA ALTA MAGIA
(Quarta Parte)

 

 

 

Éliphas Lèvy

Éliphas Lèvy

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da quarta parte de um pequeno conjunto de fragmentos retirados da obra Dogma e Ritual da Alta Magia, de autoria do escritor, ocultista e Mago Cerimonialista francês Éliphas Lèvy.

 

Dizem que conselho, se fosse bom, não seria dado, seria vendido. Bem, eu não vou aconselhar nada nem ninguém, mas, antes, devo recomendar que ninguém se meta a fogueteiro, e saia por aí a fazer coisas de magia ou de Magia: o cano poderá ser escuro, longo, doloroso e não reversível, e o pândego poderá acabar ficando birutinha da silva. Com Magia, não se bole e não se brinca: nem à vera nem à brinca. A Alta Magia tem uma e apenas uma finalidade: libertar da ilusão. Todavia, pagará um preço caríssimo aquele que penetrar em seus meandros sem a devida expertise e sem uma bússola adequada. Isto dito, se você não conhece o Dogma de Éliphas, leia (estude) os fragmentos que selecionei, mas, principalmente, se não for um Iniciado, evite pôr em execução os ensinamentos (Leis Mágicas). Conhecer as coisas é um dever; pô-las em prática sem saber é uma irresponsabilidade.

 

 

 

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Éliphas Lèvy

Éliphas Lèvy

 

 

 

Éliphas Lèvi Zahed, nome de batismo Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875) foi um escritor, ocultista e Mago Cerimonialista francês.

 

O seu pseudônimo "Éliphas Lèvi," sob o qual publicava seus livros, resultou de pretender ter um nome adotado de origem hebraica, associando-o mais facilmente a outros KaBaListas famosos.

 

O maior ocultista do século XIX, como muitos o consideram, Éliphas era filho de um modesto sapateiro, Jean Joseph Constant, e de Jeanne-Agnès Beaupurt, de afazeres domésticos. Tinha uma irmã, Paulina-Louise, que era quatro anos mais velha. Desde sua infância, demonstrou um grande talento para o desenho. Todavia, seus pais escolheram para ele o caminho religioso.

 

Aos dez anos de idade, ingressou na comunidade do presbitério da Igreja de Saint-Louis, em Lille, uma cidade no norte da França, onde aprendeu o catecismo com o seu primeiro mestre, o abade Hubault, que fazia seleções dos garotos mais inteligentes. Éliphas foi encaminhado por Hubault ao seminário de Saint-Nicolas Du Chardonnet, para concluir seus estudos preparatórios. A vida familiar, para ele, havia acabado neste momento. No seminário, teve a oportunidade de se aprofundar nos estudos de Filologia, e, quando completara dezoito anos, já estava apto para ler a Bíblia no seu contexto original.

 

Em 1830, foi transferido para o seminário de Issy, para estudar Filosofia. Dois anos depois, ingressou em Saint-Sulpice para estudar Teologia. Foi nesse tempo que esteve em Issy que escreveu seu primeiro drama bíblico, Nemrod. No Seminário de Saint-Sulpice, criou seus primeiros poemas religiosos, considerados de demasiada beleza.

 

Éliphas Lèvi foi ordenado diácono em 19 de dezembro de 1835. Em maio de 1836, teria sido ordenado sacerdote, se não tivesse confessado ao seu superior o amor por Adelle Allenbach, que havia realizado a primeira comunhão com ele. Suas convicções causaram um choque tão grande, que Éliphas sentiu que deveria abandonar a carreira eclesiástica.

 

Como resultado da publicação da sua Bíblia da Liberdade, foi posto preso durante oito meses, tendo que pagar, inclusive, 300 francos de multa, acusado de profanar o santuário da religião, de atentar contras as bases que sustentam a sociedade, de espalhar ódio e a insubordinação. Mais ou menos foi acusado da mesma impiedade que levou Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.) a ser condenado e a ter que tomar a cicuta.

 

Depois de tanto constrangimento e de tantos parênteses na sua vida, enquanto esteve preso, teve contato com os estudos do polímata e espiritualista sueco Emanuel Swedenborg (29 de janeiro de 16881 – 29 de março de 17721). Segundo Éliphas, os escritos de Swedenborg não contêm toda a verdade, mas, conduzem os neófitos com segurança em uma suposta senda esotérica.

 

Muitos estudiosos e a maioria dos leitores não compreendem as obras de Éliphas Lèvy. O que estas pessoas não sabem, é que para compreender a Sabedoria veiculada nos seus livros, é fundamental e indispensável possuir os ensinamentos Gnósticos. Somente a Sabedoria Gnóstica oferece as chaves para decifrar a Alta Magia revelada por Éliphas.

 

Cumprida a sua missão, Éliphas transcende tranqüilamente aos Planos Superiores no dia 31 de maio de 1875, em sua residência.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Há três espécies de [personalidades-]alma: as filhas de Adão, as filhas dos anjos e as filhas do pecado. (Revolução das Almas, apud Éliphas Lèvy).

Há três sortes de espíritos: os espíritos cativos, os espíritos errantes e os espíritos livres. (Revolução das Almas, apud Éliphas Lèvy).

Quando, desde a infância, um homem renuncia ao amor das mulheres, faz escrava dos demônios da depravação a esposa que lhe estava destinada.1

Depois da morte ou transição, o Espírito Divino [Eu Interior Divino] que animava o homem volta sozinho, lentamente e por etapas, ao seu Plano Vibratório Original, e deixa na Terra e na atmosfera dois cadáveres: um terrestre e elementar e outro aéreo e sideral. Um já inerte; o outro ainda animado pelo movimento universal da Alma do Mundo, mas, destinado a morrer [dissolver-se] lentamente, absorvido pelas forças astrais que o produziram. Quando o homem viveu bem, responsável e dignamente, o cadáver astral se evapora, mais ou menos rapidamente, como um incenso puro, subindo para as regiões superiores; mas, se o homem viveu no crime, o seu cadáver astral, que o retém prisioneiro [ligado à Terra], procura ainda os objetos dos seus desejos, das suas cobiças e das suas paixões, e quer retomar a vida, arrastando-se para os lugares onde se passaram os prazeres da sua vida. Vela, ainda, sobre os tesouros que possuía e escondeu, e se esgota em esforços dolorosos para fazer para si órgãos materiais para tentar reviver. Finalmente, morre pela segunda vez e para sempre, porque, então, perde a sua personalidade e a sua memória.2

 

 

 

 

No Grande Agente Mágico – que é a Luz Astral – se conservam todas as impressões das coisas e todas as imagens formadas, quer pelos raios, quer pelos reflexos. É nesta Luz que os nossos sonhos nos aparecem; é esta Luz que embebeda os alienados e arrasta o seu juízo adormecido à perseguição dos fantasmas mais bizarros.

Creio perigosa e nociva a sua prática [Necromancia]; a saúde, quer moral, quer física, não resistiria a semelhantes operações, se se tornassem habituais.

Há evocações de inteligência, evocações de amor e evocações de ódio. Nada, porém, prova, ainda uma vez, que os espíritos deixam realmente as esferas superiores para se entreterem conosco. O contrário parece ser o mais provável.

Recomendo a maior reserva às pessoas que queiram se entregar às experiências de Necromancia, pois, resultam delas grandes fadigas, e, às vezes, até abalos tão anormais para ocasionar doenças.

Segundo os KaBaListas, algumas pessoas que se enterram estão vivas, e, outras, que se julgam vivas, estão mortas.3

Uma comoção muito forte pode romper imediatamente o Cordão Simpático [Cordão de Prata ou Cordão Prateado] e ocasionar subitamente a morte ou transição.

Um lobisomem outra coisa não é senão o Corpo Sideral [Corpo Astral] de um homem, de que o lobo representa os instintos selvagens e sanguinários, e que, enquanto seu fantasma passeia, assim, nos campos, dorme penosamente no seu leito, e sonha que é um verdadeiro lobo. O que faz visível o lobisomem é a sobreexcitação quase sonambúlica causada pelos que têm medo dele, ou a disposição, mais particular das pessoas simples do campo, de se porem em comunicação direta com a Luz Astral, que é o meio comum das visões e dos sonhos.

Todas as tensões extraordinárias e extranaturais da vontade predispõem às obsessões e doenças nervosas. O celibato forçado, o asceticismo obrigado, o ódio, a ambição e o amor repelido são alguns exemplos de princípios geradores de formas e de influências infernais.

Os diabos inventam pouco; são plagiadores uns dos outros.

As perversões insensatas, os amores depravados e as alucinações ordinárias do falso misticismo e do celibato mal conservado... Diabolismo!

O antagonismo é o resultado necessário da pluralidade dos deuses.

As operações mágicas são um verdadeiro perigo, quando a pessoa não chegou ao isolamento dos verdadeiros Adeptos.

Os seres elementares são homens imperfeitos e ainda mortais.

A mulher sem amor absorve e avilta tudo o que dela se aproxima; a mulher que ama espalha entusiasmo, nobreza e vida.

O diabo, em Magia Negra, é o Grande Agente Mágico empregado para o mal por uma vontade perversa.4

 

 

 

 

A antiga serpente da lenda nada mais é do que o Agente Universal, ou seja, o Fogo Eterno da vida terrestre, a Alma da Terra e o Fogo Vivo do inferno.

A Luz Astral é o receptáculo das formas. Evocadas pela razão, estas formas se produzem com harmonia; evocadas pela loucura, elas vêm desordenadas e monstruosas.

As conseqüências dos desvios do ascetismo e da cegueira da fé são a indevoção, o ceticismo, a depravação e a loucura.

O diabo é a Força posta a serviço do erro. O pecado mortal é a persistência da vontade no absurdo.

Nada acontece nem pelo acaso nem pela autocracia de uma vontade boa ou má.

Toda vontade real é confirmada por um ato. Toda vontade confirmada por um ato é uma ação. Toda ação é submetida a um juízo. [Causa —› Efeito = Compensação].

 

 

 

 

Tudo o que é feito a um corpo é ressentido – mediata ou imediatamente – pela sua alma.

Toda espécie de ação hostil ao próximo é um começo de homicídio.5

O enfeitiçamento é possível, e o enfeitiçamento involuntário é um dos mais terríveis perigos da vida humana. As doenças morais são mais contagiosas do que as doenças físicas. Corrupções morais resultam de uma simpatia equívoca.

As preces que fazemos para a conversão de um homem trazem infelicidade a este homem, se ele não quiser se converter.6

Todos os enfeitiçamentos acabam recaindo naquele que os opera.

A Magia Negra é o culto das trevas, o ódio do bem levado ao seu paroxismo.

A popularidade das mãos reside no polegar, e é por isto que, conforme a Tradição Mágica, é preciso, quando nos achamos em companhia suspeita, termos o polegar dobrado e escondido na mão, a fim de evitar projeções fluídicas inesperadas.

O embebedamento astral explica todos os fenômenos das paixões furiosas, das exaltações mentais e da loucura.

Geralmente, quando estamos submetidos às vontades dos outros, isto acontece pelas analogias das nossas inclinações e, principalmente, pelas analogias dos nossos defeitos.

 

 

 

Todos nós temos um defeito dominante que é, para nossa alma, como que o umbigo do seu nascimento pecador, e é por ele que o inimigo sempre nos pode pegar: a vaidade para uns, a preguiça para outros, o egoísmo para o maior número.

Uma doença provém sempre de um defeito ou de um excesso, e sempre achareis na origem de um mal físico uma desordem moral.

Reconhecer o sinal de cada estrela nos homens, nos animais e nas plantas é a Verdadeira Ciência natural de Salomão, Ciência que se considera perdida e cujos princípios são, todavia, conservados, como todos os outros segredos da KaBaLa.

Os sinais impressos na Luz astral pelo reflexo e pela atração dos astros se produzem em todos os corpos que se formam pelo concurso desta Luz. Os homens trazem os sinais da sua estrela principalmente na fronte e nas mãos; os animais, na sua forma inteira e nos seus sinais particulares; as plantas os deixam ver nas suas folhas e nos seus grãos; os minerais, nas suas veias e nos aspectos de suas fendas.

Conforme Ptolomeu, o Sol desseca e a Lua umedece; conforme os KaBaListas, o Sol representa a Justiça rigorosa e a Lua é simpática à Misericórdia.

O número 4 é o número da realização; o número 8 representa o número das coisas naturais; o número 12 corresponde aos sucessos; ao número 19 têm relação os ciclos da Lua e de Marte; o número 30 é o de Saturno ou da fatalidade.7

As nossas [personalidades-]alma, separadas dos nossos corpos, assemelham-se a estrelas errantes. São glóbulos de luz animada que sempre procuram o seu centro para achar o seu equilíbrio e o seu movimento; mas, antes de tudo, devem se libertar das garras da serpente, isto é, da Luz Astral não-purificada que as rodeia e cativa, enquanto a força da sua vontade não as levar para cima.

Só a liberdade moral permitirá, no momento da morte, romper as cadeias da Terra.

A Astrologia primitiva é um dos ramos da Santa KaBaLa – a Ciência das ciências e a Religião das religiões.

Vênus Símbolo de Paz e Amor

Magia Negra ou Feitiçaria Envenenadora Abuso Criminoso das Ciências Mágicas:

Exílio, suicídio, punhal ou cadafalso é o destino dos traidores reveladores do Grande Arcano.8

Os que têm medo devem se abster de investigar.

Todos os feiticeiros e feiticeiras – malvados e dementes – são como sapos humanos inchados de velhos rancores e entregues ao mal de corpo e alma.

A superstição é o cadáver de uma prática religiosa. A superstição é, para a Iniciação, o que a idéia do diabo é para a idéia de Deus. É neste sentido que o culto das imagens é proibido e que o Dogma mais Santo, na sua concepção primitiva, poderá se tornar supersticioso e ímpio, se forem perdidos a sua inspiração e o seu espírito. É, então, que a Religião, sempre única como a Razão Suprema, muda de vestimentas, e abandona os antigos ritos à cupidez e ao embuste dos caídos, metamorfoseados, pela sua malícia e ignorância, em charlatões e pelotiqueiros.

 

 

 

Pantáculos são Sínteses KaBaLísticas. Todas as figuras monstruosas do Apocalipse de São João são Pantáculos Mágicos.

'Uma coisa não é justa porque Deus a quer; mas, Deus a quer porque ela é justa.' (São Tomás de Aquino, apud Éliphas Lèvy).

Lapis Philosophorum [Pedra Filosofal] Fixo do Volátil Regra da Imaginação Necessidade do Ser Lei Imutável e Inevitável da Razão e da Verdade Razão Absoluta É o que É.

Todos os fenômenos naturais dependem de uma única e imutável Lei, representada pelo Lapis Philosophorum, mas, principalmente, pela sua forma simbólica, que é o Cubo.

 

 

 

 

O equilíbrio humano tem necessidade de dois pés, os mundos gravitam sobre duas forças, a geração exige dois sexos. Tal é o sentido do Arcano de Salomão, figurado pelas duas Colunas do Tempo: Jachin e Boaz. O Sol e Lua dos Alquimistas correspondem ao mesmo símbolo e concorrem para o aperfeiçoamento e para a estabilidade do Lapis Philosophorum.

O Poder Espiritual se enfraquece quando quer usurpar o temporal; o poder temporal perece vítima da sua usurpação do Poder Espiritual.

Devemos desembaraçar as nossas certezas das nossas crenças, e fazer bem distintos os domínios respectivos da Ciência e da fé. Devemos compreender concertadamente que não sabemos as coisas que cremos, e que não cremos mais em nenhuma das coisas que chegamos a Saber [ShOPhIa], e que, assim, a essência das coisas da fé é o desconhecido e o indefinido, ao passo que as coisas da Alta Ciência são exatamente o contrário. A Ciência repousa sobre a razão e a experiência, ao passo que a fé tem para base o sentimento e a desrazão. A verdadeira certeza é a aquiescência recíproca da razão que sabe ao sentimento que crê, e do sentimento que crê à razão que sabe.

Nunca um homem de preconceitos será Rei da Natureza e Senhor da Transmutação.

Lapis Philosophorum Sal dos Filósofos Fundamento da Filosofia Absoluta Suprema e Inabalável Razão.

 

 

Lapis Philosophorum

 

 

 

Alerta aos Neófitos

 

 

 

om Magia,

não se bole nem se brinca:

nem à vera nem à brinca.

Em Magia,

poderá suceder o inesperado,

e comprometer o Quadrado!

Com Magia,

não se mexe nem se remexe:

Em Magia,

para o que se quiser realizar,

deve-se Saber como operar.

 

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Ainda que o celibato auto-imposto e meramente físico seja uma variante da Magia Negra, leia esta afirmação de Éliphas de modo alegórico, até porque uma união meramente físico-orgásmica não deixa de ser uma forma de prostituição. Quem derrama empobrece.

2. São estes cadáveres aéreos e siderais que, majoritariamente, costumam se manifestar nos médiuns nas sessões espíritas. Como explica Éliphas Lèvy, é para se desembaraçar deste cadáver, que as almas sofredoras, às vezes, entram nos vivos, e ali ficam em estado que os KaBaListas chamam 'embrionato'. São estes cadáveres aéreos que podem ser evocados pela Necromancia.

3. As pessoas que se julgam vivas, mas, que (não sabem que) estão mortas, são denominadas pela Teosofia de homens-sem-alma e de mulheres-sem-alma. E Éliphas diz que estes seres, que são os cogumelos venenosos da espécie humana, absorvem tanto quanto podem a vida dos vivos; é por isto que a sua aproximação entorpece a alma e dá frio ao Coração... São mortos que tomamos por vivos; são vampiros que tomamos por amigos! Entretanto, conforme já expliquei em outro texto, o recobro da (personalidade-)alma é possível, mas, o primeiro passo – necessário e insubstituível – é o arrependimento sincero das barbaridades perpetradas. É costume se dizer que há limite para tudo; mas, para o arrependimento não há. Todos os homens-sem-alma e todas as mulheres-sem-alma poderão voltar para Casa, como fez o filho que caiu duro da Parábola do Filho Pródigo (Evangelho de Lucas, XV: 11 - 32). Alegoricamente, em princípio, o Universo sempre est(ar)á de braços abertos para receber de volta quem andou desviado e perdido por aí. E por que isto é assim? Porque, ainda que a Lei Suprema do Universo seja a Justiça, manifestada pela Lei da Causa e do Efeito, concomitantemente, o Universo é regido pelo Summum Bonum (Bem Supremo), que nada mais é do que Amor Incondicional.

 

 

O Retorno do Filho Pródigo

 

O Retorno do Filho Pródigo
(por Rembrandt Harmenszoon van Rijn)

 

4. A Lei é uma e a mesma, quer seja empregada para fazer o bem, quer seja empregada para fazer o mal.

5. E se é um um começo de homicídio, é, simultaneamente, um princípio de suicídio.

6. Por isto, tenho dito que o bem que, às vezes, tentamos fazer poderá, inconscientemente, ser um mal. E mais: não se bole com o carma alheio impunemente. Os horrores da Segunda Grande Guerra foram o cumprimento cármico coletivo mais doloroso da História da Humanidade. O que isto quer dizer? Gradualmente, os seres-aí-no-mundo vão acumulando carma, dia após dia, século após século, que, um dia, quando se estabelecem as condições cósmicas para a retribuição, a coisa explode em zil e um pedaços. Aí, não adianta rezar nem rogar: o treco vai ser educativamente realizado e completado até o fim. Tudo o que acontece ao ser-aí-no-mundo, individual e coletivamente, é obra sua. Nem os deuses astronautas nem os demônios cosmonautas – sejam da Constelação de Órion, sejam da Lua Negra ou Lilith – têm bulhufas com isso. Seja como for, Éliphas nos ensina: Não são só os maus que atormentam os bons, mas, por sua vez, os bons também torturam os maus.

7. Seja como for, não esqueçamos de que não somos joguetes nas mãos do destino. Pela nossa força interior, pode(re)mos mudar as coisas; seja lá o que for. Afinal, pode(re)mos ou não pode(re)mos transmutar o nosso carma? Claro que pode(re)mos. Por isto, eu não me conformo com essa crença besta de que um mapa astral seja uma coisa concretada, definitiva, imutável, irrevogável et cetera e tal.

 

 

 

8. Aos traidores nada menos do que o inferno por eles construído. Neste momento, farei uma parada para orar por todos aqueles que fizeram divulgações indevidas na Internet, e, para todos, peço misericórdia e compreensão, pois, não sabem o que fizeram. Se alguém pediu afiliação a uma Ordem Iniciática e foi aceito, poderá, em qualquer tempo, cancelar esta afiliação. O que não deve fazer é divulgar o que aprendeu sob promessa de sigilo, porque isto é sórdida, repugnante, nojenta, asquerosa, indecente, indigna e vergonhosa traição. Milênios passarão...

Música de fundo:

Jesus Of Nazareth
Compositor: Maurice Jarre

Fonte:

http://www.loudtronix.me/search/Maurice-Jarre-Jesus-Of-Nazareth

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3
%A1bola_do_Filho_Pr%C3%B3digo

http://pt.wikibooks.org/wiki/Matem
%C3%A1tica_divertida/Poliedros

http://www.crystalinks.com/quotes6.html

http://wifflegif.com/tags/39946-superstition-gifs

http://rebloggy.com/post/trippy-black-and-white-lsd-psychedelic
-skull-animated-gif-magic-mushrooms-loop-c/61841724636

http://ideas.wikia.com/wiki/File:Adolf_Hitler.jpg

http://tvmania.esy.es/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0103-73072010000200008

http://www.sca.org.br/uploads/news/
id184/Dogma-e-Ritual-da-Alta-Magia.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.