Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Na semana passada, as fotos das quais produzi a animação abaixo, foram escolhidas como as fotos da semana. Trata-se de uma compilação de fotos de um cão, na China, que teve seu amigo atropelado e morto por um carro. Até aí nada anormal, se ele não permanecesse durante duas horas ao lado do corpo do amigo, até que o mesmo fosse removido pelas autoridades. É mole ou quer mais? Definitivamente, precisamos aprender muito com os cachorros. Principalmente com os que falam!

 

 

 

 

 

 

O cachorro, pasmo, catucou.

Nada! Então, ele sentou e esperou.

Duas longas horas! Não ganiu,

não se mexeu, não desistiu.

 

 

O Homo sapiens, asno, comemorou.

Foi mais um que ele trucidou.

Uma vida! Dolores que infligiu,

laços que rompeu, seres que feriu.

 

 

Quando empacotou, o esperava

um cachorrinho que falava!

Venha. É hora de fazer o siso.

 

 

 

Directonis Altus, Navigare Necesse!

 

 

 

Observação 1:

Navigare necesse; vivere non necesse. Navegar é preciso; viver não é preciso. Frase dita pelo general romano Cnæus Pompeius 'Magnus' (106 - 48 a. C.) ao tentar convencer seus soldados a embarcar em mar tempestuoso para levar trigo a Roma, então ameaçada por fome iminente. O final da vida de Pompeius 'Magnus' foi melancólico, desastroso e insignificante: derrotado por Gaius Julius Cæsar (100 – 44 a. C.) na batalha de Farsália, em 48 a. C., que colocou a república romana nas mãos de Cæsar, Pompeius procurou refúgio no Egito, onde acabou sendo assassinado por antigos companheiros. Certamente o general Pompa, quando, ainda jovem, pronunciou a famosa admoestação aos seus soldados, não pensou que esta sua frase de efeito chegasse até nossos dias. Sempre que a ela me refiro, não a uso no sentido ao qual o general Pompinha quis emprestar. Penso em Navegar (Navigare) no sentido de Peregrinar (Peregrinare), isto é, de melhorar, de compreender, de corrigir defeitos, de ascensionar et cetera. Quanto a viver (vivere), este verbo, neste caso, deve ser mesmo grafado com letra minúscula, pois, para mim, significa viver irresponsavelmente, egolatricamente, em um permanente vaivém, que pode até chegar a se assemelhar à uma antiga máquina de guerra usada para golpear muralhas, fortalezas, portas, a fim de fazê-las desmoronar ou de arrombá-las. Exemplos contemporâneos: Iraque, Palestina e Afeganistão.

 

 

Para Pensar

 

 

Observação 2:

A animação Directonis Altus, Navigare Necesse! foi produzida a partir de uma fotografia digital disponibilizada no Blog Catedral:

http://catedral.weblog.com.pt/arquivo/123098

 

Observação 3:

A animação Para Pensar foi produzida e editada a partir de um GIF animado disponibilizado na Página da Faculdade de Comunicação - UFBA:

http://www.facom.ufba.br/
com112_2000_1/esperteen/mundo.htm

 

Fundo musical:

My Dog's Bigger Than Your Dog (Tom Paxton)

Fonte:

http://www.mmissary.com/p304.htm