O DISCIPULADO
(Parte IX)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 9ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A LLuz deveria ser o tema da nossa recapitulação diária.

 

Recapitulando, compreendi:
tudo é LLuz,
tudo deriva da LLuz,
tudo depende da LLuz!

 

Em nossas reflexões, precisamos aprender a responder às nossas perguntas com respostas breves, porém, completas. Precisamos aprender a dar definições concisas para as coisas.

 

Breves, Porém, Completas Definições Concisas

 

Eu pensava e me enrolava;
ia do Rio a Plutão e voltava!
Então, me manquei e mudei:
reduzi ao essencial e concisei.

 

Precisamos, definidamente, trilhar o Caminho!

 

Escalei vales... Desci montes...
Molhei desertos... Sequei fontes...
Escureci a noite... Iluminei o dia...
Zil relativas a
lforrias = Alforria!

 

Criticar a si mesmo é tão pernicioso, tão retrogressivo e tão declinante quanto criticar os outros. A integração ego–[personalidade-]alma é incompatível com qualquer tipo de crítica e de esmorecimento [e com outras coisas mais].

 

Eu (me) criticava e esmorecia...
Esmorecia e (me) criticava...

Era um fosso com aldrava
!

Parei de (me) criticar. Mudei.
Bem lá longe... Eu vi a Luz!
Don Criticon não é mais rei.
Desmantelei a minha Cruz
!

Curei-me e posso curar.
Vejo as coisas como elas são!

e pôr fora de ação o dragão!

 

Atenção: Abster-se de criticar não deve interferir com a faculdade de analisar as coisas livremente.

 

O Observador —› Aquele que se mantém firme na Luz.

 

A Illuminação pessoal tem um objetivo: Illuminação grupal.

 

Antes, só pensava em mim;
só para mim eu dizia sim.
Então, eu ouvi uma Voz:
um nó = todos-os-nós!

 

Finalidade da existência-encarnação: ser útil para todos.

 

Nossa mente deve sempre estar a serviço do Eu Superior.

 

Só esquecendo o fragmentário eu pessoal...

 

Só reconhecendo o Único Eu em todos os eus...

 

Todos nós somos peregrinos no Caminho da LLuz.

 

Cada ser-humano-aí-no-mundo é um redentor das naturezas inferiores.

 

Regra de vida: não deve passar um dia sem que aportemos um pouco de Luz para todos.

 

Tipos básicos de alinhamento-integração:

1º) membros de um Grupo–Mestre;

2º) o Grupo como um todo–Hierarquia;

3º) um grupo de Discípulos–outro grupo de Discípulos; e

4º) membros individuais de um grupo.

 

Sabedoria + Habilidade na Ação = Harmonia.

 

 

 

 

Uns são mais fortes, digamos assim, na Linha da Sabedoria; outros, na Linha do Amor. Em aqueles nos quais prepondera a Linha da Sabedoria —› Caminho Búdico. Em aqueles nos quais prepondera a Linha do Amor —› Caminho Crístico.

 

Sempre confiança! Sempre confiança! Sempre confiança! Confiança e humildade como metas do esforço espiritual.

 

Um 'Sannyasin', basicamente, é alguém que não vive mais no passado ou através do passado, e leva uma vida consagrada aos valores espirituais, ensinando os outros a fazer o mesmo. [Um 'Sannyasin' não é apenas livre, ele é liberdade... Um 'Sannyasin' sempre manterá a sua liberdade intacta... A primeira qualidade de um 'Sannyasin' é uma abertura à experiência... Um 'Sannyasin' não carrega crenças; na verdade, carrega apenas as suas próprias experiências... As qualidades principais de um 'Sannyasin' são: espontaneidade, simplicidade e naturalidade... A última e a mais elevada qualidade de um 'Sannyasin' é a Transcendência.]

 

Você já percebeu que, muitas vezes, nossa intenção original é buscar a harmonia, mas, a coisa acaba dando em conflito? Isto acontece porque nossa visão é míope e tendemos a agir precipitadamente. Pois é. Precisamos alterar isto. Já! [Uma coisa que precisamos aprender: não adianta botar a culpa no outro; nós é que precisamos alterar (para melhor) nosso modo de proceder frente aos conflitos, choques e enfrentamentos.]

 

 

 

 

 

 

Pense nisto: A minha Quietude [Silêncio Interior] e a minha Confiança [Certeza do Dever cumprido] são a minha Fortaleza.

 

Com relação ao tempo, nossa atitude mental deve ser de imortalidade.1

 

Tempo Ciclidade, Periodicidade.

 

 

O tempo perguntou ao Tempo, quanto tempo o Tempo tem.
O Tempo respondeu ao tempo, que o Tempo tem o tempo que o tempo tem!

 

 

Futuro = Presente + Ajustes Compensatórios Relativos ao Passado. A compreensão-realização real e efetiva do tempo depende da sensação de urgência e da percepção de importância dadas a cada momento no e do presente. [Para nós, o presente é a encarnação que estamos vivendo, que não deixa de ser o presente das coisas passadas. Precisamos aprender a fazer uma integração ajustada de aquilo que foi com o que está sendo. O único problema é que o que está sendo tem duração temporal = zero! É por isto que o Mestre DK falou em sensação de urgência e percepção de importância de cada momento no e do presente. O que deve e precisa ser feito deve e precisa ser feito hoje, já, agora, porque amanhã poderemos não estar vivos!]2

 

 

 

 

Sempre, em nossa vida encarnada, damos mais importância a um aspecto do nosso desenvolvimento do que a outros. As questões são: o grau de importância que damos a uma determinada coisa e que coisa é esta.

 

 

 

 

O Corpo Etérico (ou Vital) é o principal fator condicionante de e em tudo o que concerne à nossa expressão no Plano Físico. O Corpo Físico responde de forma puramente automática às impressões ou aos impulsos do Corpo Vital, que, por sua vez, responde a certas fontes de energia que podem ser originárias de um dos veículos do ego, da tônica deste ego ou da direção da [personalidade-]alma, que produzem diferentes graus de influências.

 

Exercício de Meditação em Quatro Etapas:

1ª) relaxe e se concentre na sua [personalidade-]alma. Em seguida, vocalize o Mantra OM, exalando-o para o mundo dos homens e dizendo de forma inaudível: A Vontade de Deus move o mundo. Este pensamento está por trás do emprego do OM;

2ª) reflita alguns instantes sobre a importância do fator tempo, como uma expressão da Vontade, e perceba que esta expressão é um pensamento – instantâneo e efetivo – na Mente do Logos Planetário;

3ª) então, lenta e conscienciosamente, diga: o passado desapareceu; eu sou o passado, que me fez (faz) ser o que eu sou; chega o futuro; eu sou também o destino que virá; logo, eu sou esse futuro; o presente flui do passado; o futuro colore o que é; eu construo o futuro pelo meu conhecimento atual do passado e pela beleza do presente; portanto, eu-sou o que eu- sou; e

4ª) finalmente, entoe suavemente o Mantra OM três vezes.

 

O Voto de Silêncio (que fazem os Discípulos) deve ser cumprido... Mas, isto não significa que não deva ser compartilhado o Conhecimento e a Experiência adquiridos pela Illuminação.

 

As Revelações que vão surgindo ao longo do Caminho devem ser mantidas na Câmara Secreta do Coração, onde só podem saber Aqueles que compartilham os mesmos segredos.

 

Por serem perigosos [e até destrutivos], determinados Conhecimentos não podem ser transmitidos para aqueles que ainda não estão trilhando a Senda do Discipulado.

 

De maneira geral, nossa polarização emocional é a responsável pela nossa condição física.

 

 

 

 

Uma das primeiras coisas que um Discípulo Aceito deverá fazer é fechar o Centro do Plexo Solar, para evitar a entrada das Forças do Plano Astral, e, ao mesmo tempo, abri-Lo para permitir a entrada de Forças provenientes dos níveis da [personalidade-]alma, que afluem através do Centro Coronário. Além disso, deverá aprender a atuar mais poderosamente a partir do Centro entre as sobrancelhas – o Chakra Ajna.

 

Como é possível se fazer a mudança [transferência energética] do Centro do Plexo Solar para o Centro Ajna? Pela meditação adequada e pela respiração adequada.

 

Exercício de Meditação (no máximo 15 minutos):

1º) comece sua meditação imaginando (para tudo, grande é o poder da imaginação criadora) que está transferindo conscientemente para o Centro Ajna as Forças que entram no Centro do Plexo Solar;

2º) inspire, conte até seis e imagine que está reunindo [concentrando ou acumulando], pela ação da inalação, a Força do Plexo Solar na sua cabeça, através da coluna vertebral;

3º) pense, enquanto conta até oito, que as Forças do Plano Astral se perdem e se fundem em um mar de Amor Inteligente, e que, enquanto ascendem pela sua coluna vertebral, se misturam com a Força Ativa do seu Centro Cardíaco, que vai, então, despertando;

4º) expire, contando até seis, e imagine que estas forças se exteriorizam, através do Centro entre as sobrancelhas, para o mundo dos homens;

5º) faça, agora, a seguinte invocação: Que a Energia do meu Eu Divino me inspire e que a Luz da minha [personalidade-]alma me guie. Que eu seja conduzido das trevas à Luz, do irreal ao Real, da morte à Imortalidade;

5º) mantendo sempre a consciência na cabeça e visualizando uma esfera de vívida cor azul elétrico profundo, diga as seguintes frases, tentando compreender o seu significado:

permaneço no Ser Espiritual e, como [personalidade-]alma, eu sirvo;

permaneço na Luz e, à medida que essa Luz brilha através de toda a minha forma, eu irradio essa Luz; e

permaneço no Amor de Deus, e, à medida que esse Amor se derrama do meu Coração e através Dele, magnetizo aqueles que trato de ajudar.

 

Palavras-conceitos para meditar profundamente: Estabilidade, Serenidade, Fortaleza e Serviço.

 

Para reconstruirmos o nosso Corpo Físico: Relaxamento + Luz do Sol + Quietação.

 

Devemos aprender a ver o quadro do mundo em conjunto [na totalidade], e transferir o foco da nossa atenção do indivíduo isolado para o Plano Maior.

 

Devemos sempre Servir, coisa que ninguém deve precisar nos pedir.

 

se, por um lado, o idealismo é o dom principal da Força do Sexto Raio, por outro, ensinar é uma expressão da Energia do Segundo Raio.

 

As duas grandes lições que todos nós precisamos aprender (e isto não é fácil) são a impessoalidade e o desapego.

 

O Centro do Plexo Solar é a zona intermediária entre os Centros Inferiores e os Centros Superiores.

 

Uma outra grande lição a ser aprendida é nos vermos nos outros e vermos os outros em nós.

 

Para, eventualmente, podermos nos tornar Discípulos Aceitos, a confusão mental e a ansiedade devem tender para zero.

 

Precisamos meter na cabeça que o tempo objetivo é uma coisa desimportante.

 

Nossa devoção e nossa boa vontade devem ser transmutadas em Amor abarcante e impessoal para todos os seres [sem exceção], de maneira que impessoalmente abarque, em sua radiação, o visível e o invisível, o conhecido e o desconhecido, o amado e o que necessita ser amado. Este é o estado de consciência que se irradia do Senhor da Vida.

 

 

 

 

Precisamos aprender tanta coisa, como, por exemplo, a relaxar um pouco e tentar ter momentos de boa distração, que darão à nossa [personalidade-]alma a oportunidade de lidar com seus assuntos, em seu próprio e elevado nível.

 

Uma coisa alvissareira que muitos não sabem é que, no Caminho do Discipulado, uma vez feito contato consciente com o nosso Mestre, ele nunca será interrompido. Isto é alvissareiro ou não é? [Alvissareiro = aquilo que anuncia ou prenuncia um acontecimento feliz.]

 

Uma das metas para todos os verdadeiros buscadores é o desenvolvimento da Verdadeira Percepção.

 

Duas fusões são importantíssimas, e devemos estar atentos à elas: 1ª) dos diversos Raios do ego; e 2ª) do Raio unificado do ego com o Raio da [personalidade-]alma.

 

 

 

 

Precisamos ter consciência e estar preparados para as possíveis e eventuais dificuldades psicológicas que poderão surgir quando iniciarmos o processo de transferência da Energia do Centro do Plexo Solar para o Centro Cardíaco, ou seja, quando dermos início à transmutação da devoção em Amor e do idealismo em Sabedoria comprovada.3

 

Uma das maiores dificuldades de muitas pessoas é deixar que os outros vivam e ajam com liberdade! Conhecimento e boa vontade não casam com autoritarismo, imposição e ação de obrigar o outro a aceitar uma coisa [seja que coisa for] compulsoriamente!

 

A nossa linha de menor resistência deve ser e estar na nossa mente, e, por isto, o nosso principal objetivo na vida deve ser a nossa mente, de tal forma que possamos aumentar a nossa Illuminação [Compreensão], a fim de que possamos prestar melhor serviço aos nossos semelhantes. Neste sentido, não devemos aspirar e nos preocupar tanto em obter a união mística; isto será alcançado natural e progressivamente. O importante e fundamental é intensificar a Illuminação da mente concreta.4

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Mais uma vez, porque é oportuno, lembro o conselho de Mâ Ananda Moyî – a santa encarnação projetada da Alegria, que veio a este mundo para transmitir, entre outros, o ensinamento que o Ser Supremo é Alegria encarnada: Jo Ho jâye. O que acontece é desejado e bom. Para onde vai aquele que parte? De onde vem ele? Para este corpo não existe ida e não existe volta. O que existia antes permanece existindo agora. O que importa se morremos ou se permanecemos com vida? Mesmo depois da morte, ainda se continua a existir! Então, por que a revolta e a perturbação? Sob a aparência de separação e de união, permanece sempre o Eu Supremo. O que poderá exisitr aquém ou além do Eu Supremo?

2. Disse Agostinho de Hipona (13 de novembro de 354 – 28 de agosto de 430): É impróprio afirmar que os tempos são três: passado, presente e futuro. Mas, talvez, fosse próprio dizer que os tempos são três: o presente das coisas passadas... o presente das coisas presentes... e o presente das coisas futuras... Existem, pois, na minha mente, três tempos, que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras.

3. Este alerta é devido ao simples fato de que toda mudança dói. Não há substituição-transformação que não doa, principalmente no campo da Espiritualidade.

4. É impossível haver Illuminação, que é sinônimo de Libertação, se não houver Compreensão!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://yipa.org/training/in-person/conflict-management/

http://www.humaniversidade.com.br/boletins/sannyas_divertir_osho.htm

http://wifflegif.com/tags/297338-toonboom-gifs

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.