O DISCIPULADO
(Parte VII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 7ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Precisamos aprender a permanecer no Ser Espiritual, isto é, no Plano Mental. O enfoque mental e dinâmico evitará a exaustão.

 

 

 

 

A todo custo, precisamos evitar nos preocupar com o que já foi feito, e sempre procurar praticar o discernimento inteligente, cuidadoso e discreto.

 

Um dos perigos para o qual precisamos estar muito atentos é a autocentralização ou o egocentrismo, seja em forma sutil, seja de maneira manifesta.

 

Esta recomendação é meio que chover no molhado, mas, temos que vencer a nossa letargia [prolongada inconsciência], e fazer o máximo possível.

 

 

 

 

 

Uma estrela brilhava na escura abóbada azul do firmamento. Logo, outra mais pôde ser vista, até aparecerem muitos pontos brilhantes em torno da estrela. O círculo de estrelas girava, mas, mantinha a sua posição. E tudo era treva. Cada estrela mantinha o seu lugar na sua pequena órbita, e, lentamente, girava. Seu contato com a periferia do círculo foi adequado. — Há apenas um grande círculo — exclamou a Voz — não muitas esferas pequenas. Algumas estrelas são pequenas, e o tempo deverá nutrir sua chama. Outras estrelas são Sóis, e derramam sua Luz em toda parte. Busca um Sol e nutre tua vida. Derrama teus raios e Vive!

 

 

 

Quando a Meta Interna é conhecida, as mudanças e os reajustes necessários podem ser realizados com mais facilidade. [Pode até parecer brincadeira, mas, as trovinhas abaixo são Invocações Mântricas.]

 

 

Laura Jane (Leia-se Mary Jane)

 

 

Para elevarmos a nossa vibração magnética, precisaremos estabelecer uma disciplina de mudança auto-imposta.

 

Definida e definitivamente, precisamos buscar um ol que nutra a nossa Vida.

 

Para realizarmos um trabalho mais discernidor, precisaremos nos capacitar para isto.1

 

Muitos se abstêm (ou se omitem) de realizar a difícil tarefa de alcançar a divina autoconfiança e de, em si, descobrir a inata fortaleza. Precisamos ter muito cuidado com esses indivíduos, porque eles tendem a consumir [vampirizar] a nossa energia. Estes são os mentalmente débeis.

 

 

 

A [personalidade-]alma não conhece distinções ou diferenças. Para uma [personalidade-]alma só existe o Amor Compreensivo.

 

A Roda de Fogo Vivente não queima, mas, sempre cura!

 

Exercício Esotérico: Visualize uma Roda de Fogo com Sete Raios. Mentalmente, veja esta Roda de Fogo próxima dos seus olhos. Em seguida, por um ato de imaginação criativa, veja-se no centro do Eixo da Roda, considerando-se como se fosse esse Eixo. A partir desta posição central, envie sete correntes de Amor Vivente, irradiando-as sobre o mundo. Ao fazer isto, você está prestando um Serviço à Humanidade e, ao mesmo tempo, está se tornando totalmente protegido. Este exercício é instantâneo e efetivo, e converte quem o faz em um centro vivo de Luz e de Amor.

 

O que deverá fazer um aspirante à Illuminação? Amar a todos; Servir a todos. [Agora, direi uma pizzinguice das arábias: quem fizer isto, praticamente, não precisará fazer mais nada. Bem, que não seja só assim – e não é tudo bem; mas, sem Amor e Serviço, o resto vale zerolhufas.] O macete é manter a integridade mental e não ser influenciado por aqueles cujos Corações estão amargurados e cujas línguas são cruéis. A vida é Iniciação, e precisamos nos preparar para isso.

 

As crises na vida da [personalidade-]alma se desenvolvem e acontecem em determinadas linhas específicas e seqüenciais, semelhantes àquelas que ocorrem nas Iniciações Maiores.

 

A constância e a perseverança na meditação e a pertinácia contemplativa são fundamentais no Caminho Iniciático. Entre outras coisas, a meditação vitaliza o Corpo Etérico, e, por complementação atrai energia para o Corpo Físico.

 

Um Ensinamento de uma Antiga Fórmula: Do Lótus da Cabeça brota a Flor da Bem-aventurança; sua forma primitiva é a Alegria. Do Lótus do Coração surge a Flor do Amor; seu primeiro indício é a Sabedoria. Do Lótus da Laringe nasce a Flor das Formas Viventes; seu primeiro sinal é a Compreensão do Plano. Alegria + Sabedoria + Plano.

 

 

Chakras

 

 

O fato é que só quando conhecermos o Verdadeiro Significado da Beleza e da Alegria poderemos obter a Liberação e prestar um Serviço mais efetivo. Precisamos aprender a deixar que a Beleza e a Alegria do Senhor sejam a nossa Força!

 

 

 

 

Como um Pássaro, a Alegria está instalada no meu Coração, mas, levantou vôo de um Lugar Secreto dentro da Cabeça. Eu sou esse Pássaro de Alegria, e, portanto, sirvo com Alegria.

 

O desapego do ego deve se transformar em um profundo apego [Amor + Solidariedade + Serviço] por todas as [personalidades-]alma que animam as formas. É desta forma que se desenvolve a Compreensão. O Verdadeiro Servidor do Plano busca sempre o Caminho do Meio.

 

 

Caminho do Meio

 

 

Todos nós temos um dever insubstituível e permanente: preservar a sensibilidade interna. Só desta forma as reações do ego [eu inferior] ficarão subordinados à [personalidade]alma, e o homem inferior não obstaculizará o afluxo das Impressões Superiores.

 

O aumento da nossa sensibilidade depende: 1º) de um alinhamento rigoroso e exato [ego + personalidade-alma]; e 2º) do uso correto e inteligente da oportunidade. Portanto, estas características devem ser perseguidas e mantidas persistentemente ao longo do dia e todos os dias. Isto deve ser traduzido em: dedicação desinteressada, pensamento dirigido, reconhecimento do Plano, compreensão clara e firme vontade.

 

 

Alinhamento

 

 

Nosso esforço deve ser no sentido de:

 

 

 

Ao difundirmos as Verdades Relativas que compreendemos, deveremos fazê-lo sempre com alegria. [Alegria é saúde e vida; contristação é doença e morte. E criticar os outros é o fim da picada.]

 

Todo Discípulo tem uma vida dupla: uma vida de atividade externa e de sensibilidade interna.2

 

Um Mestre Ascenso jamais exige de um Discípulo [Chela] mais do que ele pode fazer.

 

 

 

 

Eu só obrava mais do que podia;
o resultado era sempre uma porcaria.
Ninguém me obrigava; eu era assim.
Ainda bem que me manquei! Enfim!

 

 

O que cada um de nós deve(rá) meter na cabeça e fazer? Caminhar tranqüilo e confiante pelo Caminho Illuminado. E também estar disposto a enfrentar tudo o que poder vir a acontecer. [Você já viu Citrus aurantium dar Solanum gilo ou Cucumis anguria? Nem eu. Então, a coisa tem que ser mesmo como o Mestre DK recomendou: tranqüilidade + confiança. Acho até que mais confiança do que tranqüilidade. Ora, Mestre Ascenso não dá volta em Discípulo! Agora, há Discípulos e discípulos!]

 

 

Nem o Sol gostou disso aí!

 

A elevação espiritual das pessoas reflexivas do mundo trará como conseqüência a elevação das massas.3

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Por exemplo, quem joga sinuca sabe que o aprimoramento na técnica depende de muito esforço, persistência e treinamento. Mas, há uns preguinhos que jogam sinuca há décadas e que não aprendem xongas, nem o básico, que é a postura. Jogadas de (ou com) efeito – a grande arte da sinuca – presa, presa andante, como dar uma puxada (com precisão), como segurar o taco, como passar corretamente giz no taco, como matar uma bola preparando (para matar) outra, como dar uma tacada descolando uma bola colada na tabela, como carambolar, como sinucar etc. são coisas que pouquíssimos jogadores sabem fazer com apuro. Quando eu jogava sinuca, eu fazia tudo isso com (quase, quase) perfeição. Como eu só jogava com bolas belgas, tudo ficava mais fácil.

 

 

Toque de Bola
Puxadinha (com Precisão)
– Matando a Bola 6 e Preparando a Bola 7 –

 

 

2. É (também) por isto que vida de celibato enfiada em eremitérios e clausuras é um verdadeiro horror. É um horror porque, entre vários motivos, se traduz em um desserviço à finalidade da existência, que se fundamenta em experiências compartilhadas. Quem mora em um eremitério ou em uma clausura compartilha o quê com a Humanidade? Xongas de bulhufas. O pior é que esse pessoal acha que com isso vai diretinho para o céu depois de pifar. Não vai não!

3. Diz o ditado: Um exemplo vale mais do que mil palavras. Mas, como afirmam Alberto Silva Filho e Jon Talber, para um exemplo poder valer mais do que mil palavras, ele precisará ser capaz de se transformar em ação cognitiva e útil, e tudo isso a partir de uma conduta lúcida. Acertar a partir dos erros é sabedoria. Errar a partir de acertos, burrice! Seja como for, todos nós aprendemos com todos; todos nós somos alunos e professores de todos. Então repetindo o começo da nota anterior: é (também) por isto que vida de celibato enfiada em eremitérios e clausuras é um verdadeiro horror. Acrescentando: viver enfiado em eremitérios e clausuras esconder-se ou fugir do mundo. E quem se esconde ou foge do mundo é, no mínimo, um cagarolas tremelicoso. O mundo e a Humanidade precisam de obradores, não de eremitas celibatários e... É por isto que simpatizo muito com Agostinho de Hipona (em latim: Aurelius Augustinus Hipponensis) – 13 de novembro de 354 em Tagaste, Numídia (moderna Souk Ahras, Argélia); 28 de agosto de 430 (75 anos) em Hipona, Numídia (moderna Annaba, Argélia) – um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do Cristianismo. Mas, por que simpatizo muito com Agostinho? Porque, primeiro, ele foi ouvidor maniqueísta, hedonista, ceticista, concubinário e farrista (é deste período uma famosa oração de Agostinho Senhor, conceda-me castidade e continência, mas, não ainda); depois, tolle, lege... Epístola aos Romanos... Transformação dos crentes... Em 391, foi ordenado sacerdote em Hipona, e se tornou um ardoroso adversário do Maniqueísmo, sua religião da juventude. Mas, nunca se escondeu ou fugiu do mundo! Enfim, grande parte do que sabemos sobre os anos finais de Agostinho foi relatado por seu amigo Possídio, o Bispo de Calama (moderna Guelma, na Argélia), em sua obra Sancti Augustini Vita. Possídio admirava Agostinho como uma pessoa intelectualmente poderosa e de retórica arrebatadora, que aproveitava todas as oportunidades para defender o Cristianismo contra seus detratores. Ele preservou também os traços pessoais de Agostinho em detalhes, revelando um indivíduo que comia pouco, trabalhava muito, desprezava fofocas, evitava as tentações da carne e era muito prudente na administração financeira de sua sé. Agostinho foi canonizado por aclamação popular e, depois, em 1298, foi reconhecido como Doutor da Igreja pelo Papa Bonifácio VIII. Eis algumas máximas de Agostinho:

A medida do amor é amar sem medida.

Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.

Com o Coração se pede. Com o Coração se procura. Com o Coração se bate. E é com o Coração que a Porta se abre.

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.

O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.

• A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las.

• A função do mal consiste em salientar mais nitidamente o Bem.

 

 

Santo Agostinho

Santo Agostinho
(Por Simone Martini, atualmente no Museu Fitzwilliam, em Cambridge)

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pensador.uol.com.br/autor/santo_agostinho/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/integral-
erros-e-acertos-educando-pelo-exemplo.htm

http://free.clipartof.com/details/5-Free-Summer
-Clipart-Illustration-Of-A-Happy-Smiling-Sun

http://pt.depositphotos.com/12843248/stock-illustration
-smiling-pickle-cartoon-character.html

https://gartic.com.br/jessiicaferreira/desenho-jogo/jilo

http://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Gr%C3%A1ficos
-vetoriais-de-laranjeira-para-desenho-animado/29715.html

http://timesflyer.com/static/icon/people/

https://design.tutsplus.com/tutorials/how-to-create-a-
walking-kitten-animation-in-adobe-photoshop--cms-23046

http://www.freepik.com/free-vector/
flowers-field-banners_766530.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://www.businessfirstmagazine.com.au/
identify-target-customers/11355/

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Snooker_table_drawing_2.svg

http://neilatavaresgeleiageral.blogspot.com.br/2011
/09/laura-jane-e-tiquinho-eram-mary-jane-e.html

http://catholic-resources.org/Personal.htm

http://buntbox.com/en/cube

http://www.megacurioso.com.br/gifs-animados/39379-15
-gifs-preguicosos-para-sobreviver-a-segunda-feira.htm

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.