O DISCIPULADO
(Parte LXV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 65ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Afinal, quem somos nós para determinar-impor o que é bom e constranger-indicar qual é o ponto de vista correto e aceitável, para o que quer que seja e para quem quer que seja? A Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius só vê Beleza em tudo.

 

Duas coisas com as quais precisamos estar atentos e ter muito cuidado; 1ª) ficarmos ressentidos com aquilo que consideramos uma crítica; e 2ª) nos sintonizarmos com setores da opinião pública, e limitarmos ou perdermos nossa liberdade de ação.

 

 

 

 

Amor não significa confortar superficialmente o objeto do amor. O amor custodia, estimula e protege.

 

Talvez, apenas talvez, o maior erro que possamos cometer na Via Prestigiosa da Iniciação (que escolhemos) seja o de sermos [consciente ou inconscientemente] preconceituosos.

 

De uma inconformidade a outra... De uma religião a outra... De uma ortodoxia a outra... De uma submissão voluntária a outra... De uma genuflexão a outra... De um beija-mão a outro... De um dogma a outro... De uma crença a outra... De uma teologia a outra... De um medo a outro... De uma incompreensão a outra... De um idealismo emocional a outro... De uma devoção a outra... De uma fé a outra... De uma astralidade a outra... De uma lealdade consagrada a outra... De uma masmorra a outra... Isto tudo é perda de tempo, e só serve para aumentar a nossa incapacidade, a nossa inconstância e o balaio das nossas miragens e das nossas ilusões. Precisamos aprender a organizar harmonicamente nossos Corpos Mentais, a usar nossas mentes de maneira conveniente e concertada e a nos prepararmos apropriadamente para atravessar o Caminho Ocultista. Reflita sobre as seguintes relações (que variarão de acordo com a etapa evolutiva do investigador):

 

Espírito
Positivo
[Personalidade-]alma
Ponto de Equilíbrio
Ego
Negativo

 

Mente Superior
Positiva
[Personalidade-]alma
Ponto de Equilíbrio
Mente Inferior
Negativa

 

Mente Inferior
Positiva
Natureza Emocional
Campo para obter o Equilíbrio
Cérebro
Negativo

 

 

 

 

 

 

Exercício Esotérico de Visualização (tenha em mente que qualquer prática ocultista se baseia na Lei A Energia Segue o Pensamento):

1º) Mentalmente, assuma a posição de um observador. Por alguns instantes, observe, com desapego, o conflito entre o ego e a [personalidade-]alma.

2º) Perceba a tênue luz do ego e a luminosa radiação da [personalidade-]alma. Em seguida, observe outra dualidade: a brilhante e poderosa Luz ou Influência do Centro do Plexo Solar e a vacilante e bruxuleante luz do Centro Cardíaco.

3º) Agora, concentre sua consciência, pelo poder da imaginação, na [personalidade-]alma radiante, mantendo-a nela com firmeza, vinculando também a [personalidade-]alma e o Centro Coronário, pelo poder do pensamento.

4º) Entoe o Mantra OM três vezes, exalando energia da [personalidade-]alma para o triplo ego, conduzindo e retendo esta energia (como reserva de força) no Centro Ajna. Mantenha a energia ali, aumentando a luz do ego com a radiação da [personalidade-]alma.

5º) Então, diga: a Luz da minha [personalidade-]alma apaga a tênue luz do meu ego, assim como o Sol faz desaparecer a chama de um pequeno fogo. O brilho da minha [personalidade-]alma toma o lugar da luz do meu ego, assim como o Sol substitui a Lua.

6º) Verta, definitivamente, a luz e a energia da [personalidade-]alma no Centro Cardíaco, acreditando através do poder da imaginação criadora que evoca uma atividade vibratória tão poderosa, que age como um imã em relação ao Centro do Plexo Solar, de tal sorte que a energia do Plexo Solar é elevada ou atraída para o Centro Cardíaco, e ali se transmuta em Amor da [personalidade-]alma.

7º) Continuando a se manter como observador, visualize o processo contrário ao anterior. Agora, o Plexo Solar se apaga, porque sua luz é substituída pelo brilho do Coração. A luz da [personalidade-]alma permanece inalterada, mas, aumenta grandemente o brilho da luz do ego.

8º) Como [personalidade-]alma unida ao ego, entoe o Mantra OM sete vezes, exalando-O em seu ambiente.

 

Permita que, em você, surja a ternura como corrente de Força Curadora. Reflita sobre a relação existente entre a ternura e a fortaleza, quando ambas estão isentas [desprovidas] de interesse egoísta e de devoção desenfreada.1

 

 

 

 

Quinta-feira, à noite, quando o sono fechar os seus olhos, busque-me, e saiba que eu estou lá. [Oferta-convite do Mestre DK a um dos Seus Discípulos.]

 

Devemos estar mais atentos às mudanças internas do que às mudanças externas [que são inevitáveis]. Nossas decisões espirituais auto-iniciadas poderão levar a uma instabilidade temporária, básica e interna, sendo esta perturbação interior necessária e preparatória para grandes crises internas, que conduzirão a pontos de tensão, e, posteriormente, à fusão do ego com a [personalidade-]alma, o que nos fará progredir em direção a uma maior LLuz e a um Amor solidamente compreendido.

 

Se quisermos descobrir as coisas, o melhor a fazer é nos dirigirmos ao Lugar Secreto em nossos próprios Corações.

 

Estaremos completamente equivocados, se admitirmos que chegamos a uma idade na qual o melhor é esperar, pois, por causa da idade, muito pouco poderemos fazer.

 

Eu já fiz 71 anos,
e insisto insatisfeito.
Mais quantos anos?

Sei que é impossível,
alcançar a Perfeição,
porém, faço o possível
para ser menos toleirão!

E está dando certo;
isto eu sei com certeza.
Estão cada vez mais perto
o Sumo Bem e a Beleza!

Nem defunto pararei
de garimpar Compreensão.
Eu nunquinha desistirei
de alcançar a Libertação!

Já enchi do tal samsara,
e de ficar vindo e voltando.
Não agüento mais a escara
nem o Bovino Ferdinando!
2

 

 

Bovino Ferdinando

 

 

O Amor é o melhor preventivo para evitar quaisquer ofuscações ou inflexibilidades que possam surgir na percepção, e a grande lição a ser aprendida por todos os Discípulos é Amar, cada vez mais, até o Dia Sê Conosco.3

 

Palavras e temas para reflexão:

• Humanidade (estrutura da experiência);

• Fluência (reação à nova impressão);

• Ashram (centro de Amor radiante);

• Dinheiro (meio de distribuição amorosa);

• Reconhecimento (método de relação divina); e

• Identificação (chave para o entendimento).

 

Devemos, cada vez mais, aprender a trabalhar sob a influência da Lei da Abstração.4 O processo de remoção da mente de todos os pensamentos e de todas as formas mentais impostas pelas murmurações, pela tradição e pelo grupo social é um empreendimento muito difícil e sutil, todavia, deve ser aprendido completamente antes de podermos dominar a ciência de construir formas mentais. O Discípulo deve estar livre de todas as impressões adquiridas e de todos os conceitos mentais assimilados, para que, sob a direção do Ashram, possa criar com sucesso.

 

 

Impressões Adquiridas  +  Conceitos Mentais Assimilados  —›  Lei da Abstração

 

 

 

A lição mais difícil que o Discípulo deverá aprender e dominar é se abster de expressar emoções [pois, as emoções sempre são formas mentais astrais coisificadas e coisificantes5]. O Discípulo precisará cortar os laços que possui com escolas de pensamento e com formas mentais sociais, políticas, religiosas e circunstanciais (circunstancial no sentido de estado mental produzido pelas circunstâncias), antes de poder ser aceito e submergir no Ashram de um Mestre Ascensionado. Precisamos ter em mente que, no Discipulado, tudo é um processo de abstração, e a abstração [que começa pelo desapego] a fim de produzir identificação com o UM necessariamente envolve dor [e, às vezes, até desalento]. Agora, faça uma reflexão meditativa concertada e profunda sobre as palavras abaixo, do ponto de vista puramente físico, e desde a qualidade e o propósito, e, também, a partir da divina identificação:

• a abstração;

• a despretensão;

• a negação;

• o desapego;

• a renúncia;

• a rejeição;

• a liberação;

• o retiro; e

• o OM.

O fato concreto é que, à medida que vamos alcançando uma abstração após a outra, vamos sentindo uma libertação crescente e uma alegria indescritível. Enfim, uma relação mais estreita com a Hierarquia só poderá acontecer sob a influência da Lei de Abstração. [Uma pergunta: desistir? Uma resposta: nunca.]

 

 

Formas Mentais Astrais
Coisificadas e Coisificantes

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Honestamente, eu não sei o que é pior, se é o interesse egoísta ou se é a devoção desenfreada, mas, que são duas merdas, isto são! No primeiro caso, no Brasil, por exemplo, tivemos os mensalões e os petrolões; no segundo caso, por exemplo, tivemos o Mallevs Maleficarvm (O Martelo das Bruxas ou O Martelo das Feiticeiras), um dos mais tenebrosos documentos já escritos e publicado em 1486 (ou em 1487) pelos dominicanos (domini cane – cães de Deus ou cachorros do Senhor) Heinrich Kraemer e James Sprenger, na Alemanha, em cumprimento à bula papal Summis Desiderantes Affectibus, de Inocêncio VIII – um manual de combate aos praticantes de heresias, e que veio a se tornar o guia dos inquisidores pelo restante do século XV e seguintes. Duas merdas!

 

 

 

 

2. Preciso fazer uma confissão: o pobre do Touro Ferdinando (que, carinhosamente, apelidei de bovino) – que sempre prediletou cheirar flores ao invés de lutar em touradas – entrou nesse poema-aí como Pilatos no Credo. Perdão!

3. Na Introdução à Doutrina Secreta, Carlos A. P. Campani explica: Ao fim do Mahamânvântâra, tudo retornará ao Absoluto (Grande Dia Sê Conosco ou Repousa Conosco), até que possa despertar novamente ao final do Mahaprâlâya e início de um novo Mahamânvântâra. A Igreja, equivocadamente, interpretou o Grande Dia Sê Conosco da tradição oculta como sendo o fim dos tempos e o julgamento dos vivos e dos mortos [Dia do Juízo]. Em sua Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky ensina: 1º) Os que ‘descem e sobem’ (as mônadas que encarnam e os homens que aspiram à purificação ‘que sobem’ mas, que ainda não alcançaram a meta) só poderão transpor o Círculo Não-passarás quando chegar o Dia Sê Conosco: aquele Dia em que o homem, libertando-se por si mesmo dos laços da ignorância, e reconhecendo plenamente a não-separatividade do Ego que está dentro de sua Personalidade... imerge na Essência Una, para se tornar não somente um ‘Conosco’... mas a Vida mesma; 2º) No Dia Sê Conosco, o Ego haverá de recordar todos os ciclos de suas passadas encarnações nos mânvântâras; e 3º) O Dia Vem a Nós! [Dia Sê Conosco] é o Dia em que Osíris disse ao Sol: Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti.

4. Abstração (do latim abstractio) é uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo em um conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual, então, se faz a abstração. Por exemplo, abstraindo uma bola de futebol de couro, por uma bola de futebol, retemos apenas a informação enxuta das propriedades e dos comportamentos da palavra. A abstração é a operação mediante a qual alguma coisa é escolhida como objeto de percepção, atenção, observação, consideração, pesquisa, estudo etc. É isolada de outras coisas com que está em uma relação maior. Ela é inerente a qualquer procedimento cognitivo. Segundo Aristóteles, o processo todo do conhecimento pode ser descrito com ela. Já Tomás de Aquino reduz todo o conhecimento intelectual à operação de abstrações. Enfim, o ser-humano-aí-no-mundo cria por abstração.

 

 

 

 

5. Eu conheci um membro de um grau bastante avançado de uma determinada Fraternidade Iniciática que o que ele mais gostava de fazer, digamos assim, era, em projeção, açoitar no Plano Astral as pessoas de quem ele discordava. Eu me lembro de, na época, ter dito a ele que tomasse cuidado, pois, ele poderia encontrar alguém, presumidamente, mais poderoso do que ele, e quem acabaria apanhando seria ele. Mas, há anos que não tenho contato com esta pessoa, e não sei se ela continuou batendo nos outros, se acabou levando uma surra ou se parou de fazer esta besteira.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://openclipart.org/detail/253818/low-poly-confusion-4

http://www.leadernetworks.com/2012/01/social-mind.html

http://www.bbmgif.com/gallery/
item.php?id=7284#.WTIstE02yeY

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abstra%C3%A7%C3%A3o

https://forums.elderscrollsonline.com/en

http://ocatequista.com.br/blog/item/5946-
dominicanos-os-caes-de-guarda-da-fe

http://www.latelanera.com/misteriefolclore/
misteriefolclore.asp?id=240

https://pt.wikipedia.org/wiki/Malleus_Maleficarum

http://www.animated-gifs.eu/

https://www.theodysseyonline.com/

http://unisci24.com/307795.html

http://tabithacarro.com/make-a-gif-iphone-videos/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.