O DISCIPULADO
(Parte LXIV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 64ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Exercício Esotérico de Meditação para aumentar a afluência de energia ao Centro Cardíaco, recordando que este Centro é um Lótus de Doze Pétalas, ou seja, de Doze Forças ou de Doze Energias.

 

 

Anahata

Anahata
(Chacra Cardíaco)

 

 

1º) Faça um alinhamento o mais rapidamente possível.

2º) Imagine e mantenha na mente a linha reta entre a coluna vertebral e o Centro Coronário, o Sutratma e Antahkarana, vinculando os Centros do Corpo Físico com a [personalidade-]alma.

3º) Leve a linha criada pela imaginação, do Centro na Base da Coluna Vertebral até o botão fechado do lótus, que se encontra no Centro do Lótus Egóico de Doze Pétalas [Chacra Cardíaco].

4º) Identifique-se com todas as [personalidades-]alma, que, em sua totalidade, constituem a Alma Una.

5º) Pronuncie o Mantra OM seis vezes como [personalidade-]alma, cuja natureza é Amor, sem objetivo algum em mente.

7º) Faça uma breve pausa, e pronuncie novamente o Mantra OM sete vezes, enviando-O ao Centro Ajna, e, dali, faça-o descender ao Centro Cardíaco, mantendo-O Nele, para utilizá-Lo posteriormente.

8º) Recordando que o Centro Cardíaco é um depósito de Doze Forças ou Doze Energias, tente desenvolvê-Las, refletindo sobre as Doze Virtudes pelas quais estas Forças ou Energias se expressam:

a) Amor Grupal (que abarca todos os indivíduos);

b) Humildade;

c) Serviço;

d) Paciência (que significa a imortalidade e a persistência embrionária, características da [personalidade-]alma);

e) Manifestação do Amor;

f) Tolerância (a primeira expressão da Compreensão Búdica);

g) Identificação com os demais;

h) Compaixão;

i) Simpatia;

j) Sabedoria;

k) Sacrifício

l) ...........

9º) Pronuncie o Mantra OM três vezes.

 

Servir sem descanso, sofrer no plano das coisas externas e sonhar sempre, mas, saiba que há uma diferença entre o sonho, a Visão e o Plano.

 

Sonhei com um Mundo Melhor.
Planejei um Mundo Melhor.
Construí um Mundo Melhor.

Sonhei com a Unipluralidade.
Planejei a Unifraternidade.
E vi acontecer a Unicidade.

Pintou a Compreensibilidade.
Em seguida, veio a Liberdade.
Coroação: Ascensionabilidade.

 

O Coração desapegado é impulsionado a Compreender. E quando Compreende, Nele desperta a Vontade de aliviar a dor de aqueles que trilham os caminhos escuros da Terra [caminhos da ignorância].

 

 

 

 

Sim. Precisamos insistir e persistir em fazer contato com a nossa [personalidade-]alma, porque, se assim procedermos, de repente... Saberemos!

 

Insisti! Persisti!
E, de repente,
eu Soube!

Insisti! Persisti!
E, de repente,
me Libertei!

Insisti! Persisti!
E, de repente,
fui Iniciado!

Insisti! Persisti!
E, de repente,
Ascensionei!

Insisti! Persisti!
E, de repente,
. . . . . . .!

 

Precisamos aprender com exatidão o significado da dor1 e ter como meta a Divina Indiferença.

 

O que é a dor?
A dor é a inscícia.
A dor é o desamor.
A dor é a imperícia.

O que é a dor?
A dor é o egoísmo.
A dor é o 'tentador'.
A dor é o 'cousismo'.

O que é a dor?
A dor é a paixão.
A dor é o incolor.
A dor é a ilusão.

O que é a dor?
A dor é o almejo.
A dor é o sol-pôr.
A dor é o arquejo.

O que é a dor?
A dor é o poente.
A dor é o desvalor.
A dor é o abducente.

O que é a dor?
A dor é o olvido.
A dor é o bolor.
A dor é o entupido.

O que é a dor?
.............................
.............................

.............................

O que é não-dor?
Não-dor é Alforria.
Não-dor é Amor.
Não-dor é ShOPhIa.

 

 

 

 

A Técnica do Magnetismo é a Chave para a manifestação de todos os Ashrams. Um Ashram se estabelece mediante o Magnetismo Espiritual e o Amor Puro impessoalmente aplicado.

 

Egoísta,
eu amei
uma,
duas,
três...

Altruísta,
eu amei
todas,
todos,
tudo...

 

Ao evocarmos Amor, assumimos responsabilidades que não podem ser ignoradas.

 

 

 

Nem na dor nem na alegria se encontra a Libertação. Nem na escuridade nem na Luz aparecerá o Sol Espiritual. Os pares de opostos distraem os olhos dos seres-humanos-aí-no-mundo. Apenas o Olho Único dirige os passos do Iniciado no Caminho.

 

 

 

 

Tenhamos como certo e verdadeiro que os Mestres Ascensionados só podem confiar nos fortes e em aqueles que foram provados, para, oportunamente, poderem desempenhar um Serviço Iniciático, todavia, Serviço este sempre escolhido pela nossa [personalidade-]alma. [Não há imposição de nada. Dentre todas razões que possamos argüir para que seja assim, uma delas é que não pode(re)mos fazer nem realizar nada além da nossa capacidade. Como uma criança recém-nascida poderia entender o Teorema de Pitágoras? É por isto também que há Mestres Ascensionados de 5º Grau, de 6º Grau, de 7º Grau...]

 

Um Mestre Ascensionado, quando é o caso, só pode fazer Indicações e dar Sugestões. A nós compete tentar entender o valor das Indicações e das Sugestões, e, se for o caso, avançar de acordo com Elas.

 

 

Se for o caso...

 

 

A Iniciação não só faz sobressair e aprofunda a qualidade da [personalidade-]alma permitindo que o ego expresse os poderes da [personalidade-]alma, enfatizando e extraindo o que de melhor que existe no Discípulo e no Serviço que presta mas, também, põe à Sua disposição, progressivamente, Forças e Energias, das quais, antes da Iniciação, o Iniciado não tinha qualquer conhecimento, mas, que aprenderá a usar, como Iniciado de certo grau, no Caminho Illuminado. A Iniciação revela Mundos do Ser até então insuspeitados e desconhecidos, com os quais o Iniciado precisará aprender a colaborar, de tal sorte que será integrado mais definidamente na Área Illuminada da nossa vida planetária, trazendo, com isso, novas Revelações e Visões, escurecendo-se, ipso facto, a área não-iluminada.

 

O Sonho é a reação produzida pelo Conhecimento Elevado transmitido e a necessidade de servidores no mundo. A Visão é encontrar a Meta (personificada em uma Iniciação específica para a qual estamos nos preparando); de acordo com o Grau do Iniciado, assim será a Visão. O Plano é a parte da Intenção Hierárquica (como um quadro total) que o Iniciado é capaz de captar, além da compreensão da parte que deve desempenhar como Servidor Individual. Enfim, a clareza da Visão e o entendimento do Plano dependem, inequivocamente, da construção consciente e inteligente do Antahkarana.

 

Não devemos permitir que qualquer coisa, seja lá o que for o cansaço, a frustração, as pessoas, as circunstâncias etc. nos desvie da finalidade que determinamos. Tudo deve e precisa ser levado adiante, em Silêncio e com Amor.2

 

 

 

 

A Vontade e o Amor da [personalidade-]alma são apenas o reflexo da Vontade e do Amor Espirituais.

 

 

 

 

Repetindo: O Mestre Kut Hu Mi está sendo preparado para ocupar um cargo mais elevado, quando o Cristo (na atualidade, o Mestre Supremo da Hierarquia) vier a empreender um Trabalho distinto do atual, que Ele presta como Instrutor do Mundo. [Aproveito para recordar: Jesus e o Cristo são Entidades distintas.]

 

No futuro (6ª Raça-raiz), o Aspirante comum ao Discipulado deverá ser tão intuitivo como hoje deve ser mental, isto significando que o Plano Búdico será o foco ou o lugar de desenvolvimento.

 

Há um Grupo Especial de Discípulos que são esotericamente denominados Amigos de Cristo. Todavia, para fazer parte deste Grupo, o Discípulo, em uma primeira fase de treinamento-formação, deverá, pelo menos em uma vida, seguir uma rígida disciplina de difíceis circunstâncias, não da ordem cármica, mas, de natureza educacional e disciplinar.

 

Quanto mais extensa e seriamente refletirmos sobre as Sentenças a seguir (conceitos rutilantes), mais rica será a expressão de nossas vidas [se você almeja se tornar um Membro do Grupo Especial de Discípulos que são esotericamente denominados Amigos de Cristo, medite profundamente sobre estas Sentenças]:

• A relação com o Ashram Interno.

• A Amizade com Cristo.

• O Caminho da Intuição.

• A origem da expressão de nossas vidas.

• A Sabedoria fusionada com o Amor.

• Nossa resposta à consciência da Hierarquia.

• O Ashram de Intenção Amorosa.

• A consciência exteriorizada (esotericamente compreendido).

• O Caminho Illuminado do Buddha e do Cristo.

• O Pináculo onde se conquista a Coroa de Espinhos.

• O momento em que se obtém a Compreensão Perceptiva [ou Compreensiva].

• A qualidade perceptiva da raça dos homens. (Isto se refere à raça futura [6ª Raça-raiz].)

 

Uma idéia para ser considerada: da mesma forma que há uma Disciplina de Dor e Tristeza, há uma Disciplina de Alegria e Realização.

 

Para pensar: Paciente Resistência [Bom Combate] + Superação [Esforço] + Aceitação [Humildade] = Maior Compreensão Amorosa [Unipluralidade ou Unimultiplicidade].

 

Antes que possamos 'ver' o Cristo – [se isto, para nós, puder se tornar possível]teremos que, primeiro e acima de tudo, desenvolver a qualidade do Amor, [pois, Sabedoria só não basta,] não simplesmente como Iniciados que, eventualmente, venhamos a receber a Iniciação, mas, como Discípulos que mereçamos Sua atenção. A permissão para chegar a Ele somente é concedida quando o Amor e a Sabedoria estão equilibrados e são iguais.

 

 

 

 

Uma confissão do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul: Há muito tempo, eu me vi, pessoalmente, envolvido pelas miragens, e, recentemente, Alice Ann Bailey também sucumbiu, mas, não nos esquecemos das dificuldades enfrentadas nem o terror das miragens. Portanto, não censuramos ninguém. Precisamos aprender a cultivar a Divina Indiferença!

 

Há muito tempo,
eu separava;
hoje, unifico.
Há muito tempo,
eu amargava;
hoje, adocico.
Há muito tempo,
eu pré-qualificava;
hoje, pacifico.
Há muito tempo,
eu podava;
hoje, frutifico.
Há muito tempo,
eu endemoniava;
hoje, deifico.

 

Uns precisam desenvolver a Sabedoria como complemento do Amor; outros precisam desenvolver o Amor como complemento da Sabedoria. Tudo se resume em nos esforçarmos para sujeitar nossa mente censuradora e nos abstermos de julgar com dureza [severidade].

 

Na Hierarquia, há um conceito muito interessante, relativo aos Discípulos Aceitos, qual seja, uma vida de possibilidades duais. E assim:

1º) o Discípulo poderá optar por se adaptar às circunstâncias da Sua vida e dedicar toda a Sua atenção no sentido de superá-las (e, neste caso, significa mudança), submetendo-se, portanto, às deteriorações e aos desgastes da Sua encarnação, e considerando, constante e unicamente, os eventos kármicos ao alcance do ego. Neste caso, não sobra tempo para prestar um Serviço destacado, pois, o Discípulo considera que o período desta encarnação é um intervalo destinado a esgotar seu karma; e

2º) o Discípulo poderá aceitar a situação (aparentemente impossível de ser modificada), e determinar que nada em seu ego ou nas circunstâncias irá impedi-lo de prestar um serviço ativo em prol da Humanidade. Por conseguinte, o Discípulo maneja as situações e as oportunidades de um ponto de vista interno de Illuminação e de uma sustentada posição pacífica no Ashram.

 

A Gratidão é a marca distintiva de uma [personalidade-]alma Illuminada e um agente liberador, seja quanto ao aspecto ocultista, seja quanto ao aspecto científico.

 

Um Ashram existe para trabalhar, e não, principal ou particularmente, para treinar Discípulos. O treinamento é dado, é claro, mas, o objetivo principal de um Ashram é a realização de uma fase determinada do Trabalho.

 

As principais tarefas do Trabalho de Boa Vontade são de três naturezas: a) mobilizar Boa Vontade mundial; b) responsabilizar-se pela divulgação da mensagem da Reaparição do Cristo e de grande parte do trabalho preparatório para a Sua Vinda; e c) ajudar a chamar a atenção das massas, na medida do possível, para os problemas da Humanidade, e, de certa maneira, ajudar a criar a forma mental para a solução destes problemas.

 

O Trabalho de Boa Vontade Internacional está, principalmente, sob a jurisdição dos Ashrams dos Mestres DK, M, KH e R.

 

A Era de Aquarius está sobre nós, e não há tempo para projetos pessoais, críticas, dissentimentos, rancores, egoísmos e autocomplacências.

 

Outra confissão do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul: Muitas coisas sobre a conjuntura mundial atual e os dilemas espirituais da Humanidade me lembram a minha própria situação, quando eu estava me preparando para receber a Terceira Iniciação. Portanto, compreendo bem as angústias e as dificuldades de todos os seres-humanos-aí-no-mundo.

 

Não esqueçamos jamais: esotericamente, o tempo não conta.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Com relação esta questão da dor, reproduzo, mais uma vez, o poema Autopsicografia (1/4/1931), de Fernando Pessoa:

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

..........................................

Deste jeito, vamos fingindo
– descendo, subindo e tornando –
ora lamentando, ora sorrindo,
mas, normalmente, cochilando!

 

2. Isto vale tanto para o viver cotidiano quanto para a Vida Discipular ou a Vida Iniciática.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://all-free-download.com/free-vector/man.html

http://www.netanimations.net/

https://www.rewireme.com/insight/pain-feels-good/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.