O DISCIPULADO
(Parte LXIII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 63ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Não defraudemos jamais. Jamais. Por nada. Não cedamos jamais. Jamais. Por nada. Devemos nos manter espiritualmente incólumes, mesmo que os nossos valores materiais se dissolvam no ar.

 

Como diz a música,
se meu mundo caiu,
eu que aprenda a levantar.
1
Isto não está na música,
mas, se a procela não sumiu,
podemos tudo, menos não caminhar.

São muitas as decepções,
e nós precisamos aprender,
com denodo, a dar a volta por cima.
Para que as encarnações,
se trasantontem
= vir-a-ser,
e se não descora a caduca pinima?

 

Uma das ilusões que costumamos cultivar é a de assumir todas as responsabilidades por tudo e de tomar todas as decisões finais de tudo. Precisamos deixar que as pessoas aprendam as lições necessárias. Não devemos proteger ninguém indevidamente, porque o complexo de mãe protetora é, por si só, uma ilusão.2

 

 

Complexo de Mãe Protetora

 

 

Uma das principais características de um Discípulo Consagrado é que Ele sabe permanecer firme e inabalável, não importa o que Lhe aconteça ou o que estiver sucedendo ao seu redor. [Há uma diferença inconciliável entre, solidária e mentalmente, auxiliar e orientar o outro, e, infantil e emocionalmente, sofrer com e/ou pelo outro.]

 

Muitas crises ocorrem na vida dos Aspirantes [e de qualquer pessoa], mas, os Discípulos Consagrados sempre enfrentam duas grandes crises diferentes das pessoas comuns: 1ª) Crise da Oportunidades e seu Reconhecimento Inteligente. Em algum momento, o Discípulo Consagrado deverá tomar uma decisão crucial, que, no devido tempo, irá indicar a natureza característica do Serviço que irá prestar na vida. Isto, geralmente, ocorre entre vinte e cinco e quarenta anos, e, normalmente, em torno de trinta e cinco anos. Esta é uma decisão baseada na relação da [personalidade-]alma com o ego, e só é enfrentada por um Discípulo; e 2ª) Crise de Expressão. Geralmente, ela ocorre nos últimos anos da vida do Discípulo Consagrado, e diz respeito à tendência estabilizadora da sua vida, testando todas as crenças que sustentou e defendeu durante a sua experiência de vida. Esta crise envolve a energia da [personalidade-]alma, que intensifica a resposta individual de cada corpo do homem inferior, e também do ego como um todo o Homem Integrado. O grau de resposta alcançado por cada Discípulo em relação ao seu meio ambiente, seus associados e o Serviço que presta agravam muito suas dificuldades. O sucesso dependerá da realização específica nos Planos Internos e de como são extraídos os verdadeiros valores de quaisquer situação, dos quais os valores do Plano Físico são os menos importantes.3

 

Seja como for, só poderemos recorrer a três Fontes de Fortaleza: 1ª) contato espiritual não-emocional com a nossa própria [personalidade-]alma, por meio da meditação, da reflexão e da alegria; 2ª) contato espiritual não-emocional com um Mestre Ascensionado no caso, com o Mestre DK porque através de um Mestre Ascensionado poderemos receber um pouco de força, de estímulo e de poder vitalizador derivados do Mundo das Almas e da Hierarquia da G.'. L.'. B.'. de Sirius; e 3ª) contato espiritual não-emocional com os nossos irmãos (Aspirantes, Iniciados e Adeptos).

 

Exercício Diário de Meditação (que deverá durar enquanto você achar que é conveniente):

1º) Ao acordar, inaudivelmente, entoe o Mantra OM, e diga: Eu-sou-um com a Luz que brilha em mim através da minha [personalidade-]alma, dos meus Irmãos e do meu Mestre.

2º) Ao meio-dia, novamente e inaudivelmente, entoe o Mantra OM, e diga: Nada pode me separar da minha [personalidade-]alma, dos meus Irmãos e do meu Mestre . Minha vida é Deles e a vida Deles é minha.

3º) Ao pôr do Sol, entoe de novo o Mantra OM, e diga: Nada pode empanar ou impedir o Amor que flui da minha [personalidade-]alma para o meu ego – meu pequeno eu. Nada pode se interpor entre mim e meus Irmãos. Nada pode impedir o afluxo de Força entre mim e minha [personalidade-]alma, entre meus irmãos e minha [personalidade-]alma e entre mim (seu Discípulo) e o Mestre da minha vida.

4º) Ao deitar e antes de adormecer, mais uma vez, entoe o Mantra OM, e diga: Conduz a todos nós da escuridão para a LLuz. Trilho este Caminho de Vida e de LLuz porque eu-sou uma [personalidade-]alma. Caminho junto com meus Irmãos e meu Mestre, e este vínculo é indestrutível. Portanto, dentro, fora e em toda parte, há LLuz, Amor e Fortaleza.

 

Reflita sobre estas Afirmações Esotéricas:

1ª) Eu vou a Ti – Senhor da minha vida e, a partir deste ponto, trabalho aos Teus Pés.

2ª) Entre mim e o mundo exterior, aparece uma Bruma Azul Protetora. Ainda que eu não a tema, não posso atravessá-La.

3ª) A partir de agora e para sempre, ao Peregrinar pelo Caminho, tratarei de Ser. Eu não busco mais Conhecimento, porque esta vida já me ensinou a forma de Saber, e, com o Conhecimento que adquiri, eu possa Servir, Sendo.

4ª) Ante mim, se abre a Senda da LLuz. Eu vejo a Estrada. Atrás de mim, ficou o caminho sombroso da montanha, coberto de pedras e de penhascos. Ao meu redor, crescem espinhos. Meus pés estão cansados. Todavia, à minha frente, se estende o Caminho Illuminado, e eu vou por esse Caminho.

5ª) O apego à forma traz dor, e estes apegos são dois: um, às formas da Terra, dos homens e do lugar; o outro, à Verdade. Ambos trazem dor, mas, a dor deve cessar. Pergunte à sua [personalidade-]alma: Como cessará?

6ª) A Tripla Carga, a Estrela Brilhante, a Senda de LLuz, a Estrela Maior... Através Delas, os Batimentos do Coração do Amor afluem externamente do Ashram do Mestre DK, envolvendo a Ti e a todos.

 

 

 

 

Ainda que a Bruma Azul, eventualmente, possa nos proteger, precisamos escolher entre trilhar o vale do desespero ou estar próximo dos pés do Senhor de nossa vida.

 

Precisamos compreender, admitir e viver de acordo com o fato que à LLuz das Verdades Eternas [e da própria eternidade] – todas as dores são temporárias, todas as dificuldades são passageiras e todas as oposições são efêmeras.

 

Sofrer mentalmente pelos outros é a maior-pior de todas as dores. Todavia, ter a capacidade de se identificar com a dor alheia é algo que todos os Discípulos devem aprender a dominar, porque é um dos primeiros passos que permitem carregar a dor e a agonia da família humana, e, assim, se tornar um membro da Fraternidade dos Sofrimentos de Cristo, e aliviar a dor do mundo. O fato é que atuamos e vivemos em um planeta de dor. Só quando o ser-humano-aí-no-mundo se tornar um Iniciado de Alto Grau saberá a razão disto. Seja como for, só quando os seres-humanos-aí-no-mundo tiverem aprendido a suportar suas próprias dores, poderão começar a aliviar a carga da Humanidade e a cumprir sua parte de responsabilidade solidária. Este é o sentido das belas palavras Unidade Separada! Explicando: quando o ser-humano-aí-no-mundo se afasta da forma e se torna livre de toda identificação com o aspecto vida, então, ele passa a saber o verdadeiro significado da Unidade, se liberta da dor e está livre e pronto para libertar os outros.

 

 

 

 

Ordem seqüencial exteriorizada do Serviço prestado por um Discípulo: Hierarquia —› Ashram —› Humanidade.

 

Um Discípulo que esteja vinculado a um Ashram sabe que Ele é um Círculo Protetor um lugar de completa segurança onde nada pode tocá-lo ou machucá-lo. O sentido do Eterno e o conhecimento da Unidade Essencial caracterizam os moradores de um Ashram.

 

É desejável (e, com o tempo, haverá de acontecer) que cada um de nós formule as suas próprias meditação e abordagem reflexiva.

 

Três pensamentos-sementes para refletir:

• Vejo uma Cruz Dourada, erigida no alto, e sei que é o lugar de LLuz onde habita o meu Mestre. É o lugar onde permaneço. Na Cruz Dourada, repousa uma Escada de Pura LLuz. A Cruz Dourada e a Escada de Pura LLuz são uma, e eu ascendo por Elas. Olho para cima, e vejo uma mão estendida. Olho para baixo, e vejo sofrimento e muitas mãos pedindo ajuda. Com alegria e esperança, eu reconheço o Propósito das duas mãos que possuo. Subo a Escada com as duas mãos estendidas: uma sobre a minha cabeça, e descubro que esta mão controla a Força; a outra para baixo, e descubro que ela tem Poder para elevar.

• À minha frente, vejo um ardente mar de chamas. Mais além, há um Sol Radiante. Atrás, há um mundo de trevas e uma chuva copiosa de lágrimas. No Centro do Fogo, eu permaneço, com meus olhos voltados para o Sol. O Vórtice de Fogo e os Raios Flamejantes que emanam do Sol se fundem com o meu fogo menor, e ele desaparece. O Fogo Maior consome o meu fogo menor. Viro-me, retrocedo e deixo para trás a LLuz e o Calor, voltando para o mundo das trevas e das névoas. Ao dar a volta, eu ouço uma Voz, que exclama: Bem feito. Atravessa as trevas. Penetra nas névoas. Seca tuas lágrimas. Seca a chuva de lágrimas, e tu te encontrarás no outro lado, perto do meu Coração.

• Vejo um Jardim coberto de flores e cheio de abelhas, banhado pela brilhante LLuz do Sol. Vejo um muro, que separa este Jardim do mundo dos seres-humanos-aí-no-mundo. Fora de Suas Portas, vejo as formas de aqueles que querem entrar. No meu Coração, ouço estas palavras: Tu tens a Chave em tuas mãos. Abre a Porta e deixa entrar a multidão. Tu podes fazê-lo, porque o jardim é teu, mas, também é deles, ainda que tu O tenhas entrado primeiro. Abre a Porta, e, com um Sorriso e com palavras de Amor e Alegria, dá as boas-vindas para a multidão triste, negligenciada e miserável. O Jardim está entre o mundo exterior e o Santuário que você conhece como sendo o meu Ashram. Ocupa o teu lugar no Jardim. Descansa. Vai até a Porta e, quando for necessário, retorna para ao Jardim para descansar. Abre a Porta quando te chamarem, porém, conserva a Chave. A multidão que se precipita não te machucará nem danificará a Beleza do Jardim.

Estes três pensamentos-sementes podem ser resumidos em uma palavra: SERVIÇO.

 

Nosso intelecto não deve se constituir no fator dominante. O amor espontâneo e a bondade cultivada devem presidir e condicionar nossas relações com os nossos semelhantes, [acima de tudo, com aqueles que mais horrorizamos.]

 

 

 

O reconhecimento instintivo de um defeito, de uma qualidade, de uma tendência e, eventualmente, de uma Revelação é um dos primeiros passos o Discípulo deverá dar para transcender o Plano Astral.

 

Primeiro, foi mensalão,
e adorei a roubalheira.
Em seguida, foi petrolão,
e festejei a bandalheira.

E pifei! Lá no Astral,
só pensava em bufunfa.
Um desejo sesquipedal
de voltar e ser um lunfa.

Então, uma Voz falou:
Que tal a Libertação?
Que tal dizer Eu-Sou?
E acabou a crucifixão!

Um dia, reencarnei,
e me tornei procurador.
Hoje, faço cumprir a lei,
com benignidade e amor.

 

Só pela dissipação das miragens e das ilusões poderá ocorrer a Revelação.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial [1º de setembro de 1939 – 2 de setembro de 1945], o conflito entre as nações criou um intervalo exotérico na Ação Espiritual na Terra. [Um fato mais ou menos semelhante aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918).] Apesar do que aconteceu naquele interregno [blood, toil, tears and sweat (sangue, sofrimento, lágrimas e suor), como disse o estadista britânico Winston Leonard Spencer Churchill (Blenheim, 30 de novembro de 1874 Londres, 24 de Janeiro de 1965)] para os Discípulos, foi um período de preparação e de oportunidade no sentido de estabelecer uma relação espiritual interna acrescentada, e que acabará por produzir, oportunamente, a síntese externa que todos os seres-humanos-aí-no-mundo tão ansiosamente esperam.

 

 

Intervalo Exotérico

 

 

Não devemos ab-rogar as nossas atividades exotéricos, que são partes integrantes do nosso Dharma Espiritual, mas, precisamos aprender a manter Silêncio Espiritual que deverá se traduzir por uma intensa vida de aspiração, de interrogações e de busca. Isolamento esotérico não significa afastamento exotérico.

 

Enfiei-me numa clausura,
perfilhei o vegetarianismo,
tornei-me eremita-celibatário,
pratiquei a autoflagelação,
fui para o alto da montanha...

Não achei a embocadura,
não ultrapassei o 'cousismo',
não compreendi o abecedário,
não me livrei da crucificação,
não empalideci a velha sanha...

 

Eis a grande diferença que precisamos apre(e)nder: a mente humilde é principalmente teórica e imposta; o Coração Humilde é inerentemente prático e espontâneo. Mas, para desenvolvermos um Coração Humilde, é necessário profundidade, desapego e modéstia.

 

Não temos o dever e muito menos o direito de impor as nossas idéias e os nossos julgamentos aos outros. Este defeito (do qual, muitas vezes, sofrem os Discípulos que estão aprendendo a Verdadeira Humildade Espiritual) é esotericamente denominado fanática oposição da pessoa erudita ante os fatos. A todo custo e a qualquer preço, devemos evitar ser rigorosos e inflexíveis conosco e com os demais. Não nos cabe julgar a persistência e a capacidade alheias. Precisamos nos descentralizar mentalmente de nós mesmos e nos identificar espiritualmente com os Eus de todos os seres-humanos-aí-no-mundo.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Trecho da letra da música Meu Mundo Caiu, de autoria-interpretação da cantora contralto (registro entre o do tenor e o do meio-soprano), compositora e atriz brasileira Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (Rio de Janeiro, 6 de junho de 1936 – Niterói, 22 de janeiro de 1977).

2. Isto me fez lembrar da famosa frase do 35° Presidente dos Estados Unidos (1961 a 1963) John Fitzgerald Kennedy (Brookline, 29 de maio de 1917 – Dallas, 22 de novembro de 1963): And so, my fellow Americans, ask not what your Country can do for you; ask what you can do for your Country. My fellow citizens of the world, ask not what America will do for you; but what, together, we can do for the freedom of man. E assim, meus compatriotas americanos, não perguntem o que seu País pode fazer por vocês; perguntem o que vocês podem fazer pelo seu País. Meus concidadãos do mundo, não perguntem o que a América fará por vocês, mas o que, juntos, podemos fazer pela liberdade do homem.

3. Quanto a tudo isto, poderá acontecer que, em um dado momento da vida, quando a coisa parecer ter ficado insuportável, que imploremos para que o Cálice seja afastado, porém, acabaremos nos envergonhando de pedir um treco destes (Que se faça a Tua Vontade, não a minha), e seguiremos em frente, combatendo o Bom Combate, porque, no fundo, sabemos que: ou bebemos o Vinho hoje ou O beberemos futuramente, e a Missão, que assumimos o compromisso de cumprir, precisa ser cumprida. E também há um outro aspecto: fraqueza, debilidade e abatimento momentâneos são uma coisa; covardia-desistência é outra. E um Discípulo Consagrado poderá ser tudo, menos um covarde-desistente. Uma coisa é certa: qualquer crise – seja de um Discípulo Consagrado, seja de uma pessoa não-Iniciada – só será mitigada pela Compreensão. Tenhamos em mente que o insuportável é uma mistura de ignorância + miragem-ilusão.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/gifs/priest-VmemLflgAvLC8

https://pt.wikiquote.org/wiki/Winston_Churchill

https://www.amazing-animations.com/

https://amarildocharge.wordpress.com/

http://maxfunnies2550.deviantart.com/

http://www.clickgratis.com.br/

http://www.imesa.org.br/

https://www.theguardian.com/theguardian/
2007/apr/22/greatspeeches

http://www.freepik.com/

http://cliparting.com/free-umbrella-clip-art-12247/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.