O DISCIPULADO
(Parte LX)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 60ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A Estrada é difícil.

 

É meio complicado, mas, precisamos compreender que uma parte ponderável do karma que se manifestou na Terra durante a 2ª Grande Guerra (1939 a 1945) não teve um propósito individual, pessoal nem foi gerado, de nenhuma maneira, pelos indivíduos afetados, fossem Discípulos individuais, fossem seres humanos comuns. De 1939 a 1945, o karma teve sua origem, principalmente, em Aquele em Quem vivemos, nos movemos e existimos. Sucedeu na Esfera Shambállica, e teve pouca relação com a Humanidade. Esta ação cármica em Shamballa levou à vitalização das atividades de certos homens voluntariosos, que liberaram muito mal na Terra. Mas, como acabou acontecendo, aquele mal foi temporário, e acabou catalisando a boa vontade e um bem mais concertado. E a pequena nave sobreviveu ao vendaval. [E a Humanidade prosseguiu em sua peregrinação. E a Era de Aquário substituiu a Era de Peixes. E o Portal da Iniciação se abriu para todos. E o sofrimento não foi em vão. E eu (re)nasci em 5 de julho de 1946.]

 

Uma coisa fundamental em nossa vida é aprendermos-sabermos planejar cuidadosamente a equação tempo, e isto implica no estabelecimento de corretas e compreensivas relações com aqueles que nos cercam em nosso ambiente imediato, o que poderia ser denominado aprofundamento Pela Visão, pelo Conhecimento, pelo Silêncio, pela Compreensão Amorosa e pela Síntese Interna.

 

 

 

Todos nós deveríamos trabalhar arduamente para consolidar e ampliar a Rede de Luz e de Boa Vontade na Terra, ainda que esta última seja mais fácil de ser compreendida e de ser implementada do que a primeira.

 

 

 

 

Estão inteiramente equivocados aqueles que pensam que as mentes das pessoas comuns não respondem sensivelmente às Verdades Esotéricas. Respondem sim.1

 

Fortaleza e Compreensão são duas coisas que quanto mais melhor!

 

Esotericamente, a natureza-forma é o Corpo Vital Etérico que, automática e facilmente, condiciona o Veículo Físico Organizado.

 

Todos os Raios são Sub-raios do Grande Segundo Raio.

 

Quatro catalisadores para refletir (que regem e catalisam a vida de todos os Ashrams):

1ª) Relação amorosa.

2ª) Conformidade com a idéia (não com o ideal).

3ª) Percepção [concertada] da realidade.

4ª) Manipulação criadora.

 

 

 

 

Embaixo de uma Malus sylvestris,
eu bocejava e, sentado, delirava.
No meu desintelecto, caiu u'a maçã.
Continuei lá, como tolo capuava.
E não caiu mais nenhuma maçã.
E acabou secando a Malus sylvestris!

..........................................................

E morri sem saber que havia morrido!2

 

 

Com o Seu Isaac foi diferente!

 

 

Para a [personalidade-]alma, a vida nada mais é do que uma fugaz experiência [e bota fugaz nisso!] que deixa um resíduo de conhecimento.

 

 

 

 

Nada em nossa vida deve ter caráter de coisa obrigatória,3 mas, sempre deve ser um processo vivente animado por um propósito.

 

Devemos envidar todos os nossos esforços para vincular o mundo da forma com o Mundo da Realidade Espiritual.

 

Quando tentarmos fazer contato com um Mestre Ascensionado, poderá demorar, pelo menos, sete dias para que o contato se estabeleça. [Isto, se, de fato, o contato se efetivar.]

 

A Obediência Oculta é a via soberana que atravessa o Plano Astral e nos conduz ao Coração da Hierarquia. Entendamos que a Obediência Oculta, para um Discípulo, consiste em reagir rápida e espiritualmente ao Plano que emana da Hierarquia, e em registrar sensível, rápida e corretamente a qualidade do Ashram ao qual poderá estar afiliado, e, em seguida, empreender celeremente e, com o tempo, quase automaticamente a tarefa requerida, tarefa que o próprio Discípulo se atribuiu (como trabalhador Ashrâmico consagrado ao bem da Humanidade), e não a que, presumidamente, ordenaria um Mestre. [Repetindo: nenhum Mestre Ascensionado ordena nada a ninguém; quando muito, pede ou sugere alguma coisa.]

 

Um Ashram, em realidade, é uma forma mental espiritual e dinâmica, vitalizada pelo Mestre do Ashram e pelos Iniciados e Discípulos a Ele associados.

 

Um Discípulo tem a liberdade concedida pela a Hierarquia (como costuma ser denominada) para tentar entrar na Aura Individual do Cristo. O sucesso depende totalmente de um persistente e altruísta esforço, mas, não fanático (ou poderíamos dizer frenético delirante?). Esta tentativa de entrar na Aura Individual do Cristo pode se tornar um exercício matinal diário, porém, não deve se prolongar por mais de 5 minutos.

 

Fanático, delirante e frenético,
eu quis entrar na Aura do Cristo.
Desconexo, alucinado e patético,
eu nunca consegui efetivar isto!

 

Três aspectos se destacam no cânon da Nova Era, e devem ser mantidos em mente:

1º) O Aspecto Cura todos os que sentem compaixão pela Humanidade podem realizar este trabalho de cura.4

2º) O Aspecto Esclarecimento isto, particularmente, está vinculado à Lei da Causa e do Efeito, que deve ser compreendida por todos.

3º) O Aspecto Reorganização a reconstrução é necessária, e exigirá um Discernimento Espiritual dedicado. Precisamos nos convencer de que a Nova Era não poderá expressar verdadeiramente suas energias latentes, se continuarem a ser utilizadas as velhas e remendadas formas ou se forem mantidas as velhas técnicas e as caducas atitudes. Os antigos sistemas fideístico-religiosos, os ultrapassados sistemas de Governo e os egoístas idealismos econômico-sociais precisarão ser inteligentemente descartados Amor Compreensivo + Adaptabilidade Inteligente + Determinação Conjunta + Técnicas Sensatas + Mudanças Planejadas.5

 

 

 

 

Exercício Esotérico de Meditação:

1º) Entoe o Mantra OM três vezes, levando a sua consciência ao Centro Ajna, entre as sobrancelhas, mantendo-a firmemente lá.

2º) Imaginativamente, olhe em três direções:

a para cima, para o Mundo da Alma, para o Reino de Deus e para a Hierarquia, e, ao fazê-lo, tente se vincular com o seu próprio Mestre;

b internamente, para o mundo dos homens, e tente entrar em contato com o mundo subjetivo da aspiração e do pensamento humanos o mundo dos ideais e da visão humana; e

c externamente, para o mundo dos acontecimentos, o mundo objetivo exotérico dos eventos tangíveis.

3º) Mantendo sua consciência no Centro Ajna, expresse para si, mediante um pensamento claramente formulado, seu dever para o dia, à luz desta tríplice inter-relação.

4º) Enfocando a Luz que você possui, envie à esfera do trabalho que escolheu a energia consagrada do seu ego, através do olho esquerdo, e a poderosa energia de sua [personalidade-]alma, através do olho direito. Isto terá um efeito poderoso.

5º) Então, como [personalidade-]alma, extraia do Reino da Vida da Alma uma nova provisão de energia egóica, concentrando-a na cabeça e no coração, mantendo-a firmemente lá, a fim de usá-la no trabalho diário.

6º) Para concluir, entoe, inaudivelmente, o Mantra OM três vezes.

 

A alegria vem não só pela Força adquirida ou pelo Serviço prestado, mas, também pela dor.

 

Precisamos aprender a nos divertir no campo de jogo dos Deuses.

 

Ainda que tenhamos passado pela Guerra Mundial de 1914 a 1945 e por outros conflitos, digamos assim, menores, e que, como todos nós sabemos, muitos ainda sejam os problemas da Humanidade, devemos ter em mente que o afluxo da Consciência Crística e do Espírito do Amor sobre o mundo teve início [em uma volta mais elevada da Spira Legis] em 1825, e, hoje, esta Consciência e este Espírito estão começando a condicionar todos os planos para o estabelecimento de uma paz mundial efetiva e o surgimento de concertadas relações internacionais. [É escusado: os tiranos não prevalecerão.] Tenhamos a convicção de que o êxito está assegurado, ainda que os movimentos progridam lentamente.6

 

O aspecto subjetivo de qualquer ser-humano-aí-no-mundo deverá ser vivente + expansivo [ participante + solidário], se quisermos que a forma objetiva ocupe útil e poderosamente o lugar que lhe corresponde no mundo dos fenômenos.7

 

Meti na cuca que eu era
desgraçado, desprezado e mal-aventurado.
Acabei descobrindo que eu era
indeliberado, desconcertado e atarantado.

Esforcei-me muito e mudei.
Hoje, sou saudável, feliz e bem-afortunado.
Aprendi e, atualmente, eu sei
que todos os quadrados são um só Quadrado.

 

 

 

 

O trabalho subjetivo que acentua o crescimento espiritual da Humanidade nas linhas da nova aproximação da Divindade tem uma relação definida com a Nova Religião Mundial e, em última análise, com os diversos plenilúnios.

 

 

 

 

Até os Mestres têm dificuldades oriundas dos Raios aos quais pertencem. Há um fato pouco conhecido que envolve o Mestre Morya (Chohan do Primeiro Raio), quando lhe foi solicitado que, temporariamente, se ocupasse dos Discípulos do Mestre Kut Hu Mi (Chohan do Segundo Raio), a fim de liberá-Lo para uma breve tarefa, e Ele Morya descobriu que não era capaz de compreender os Discípulos do Mestre Kut Hu Mi nem de fazer algo com Eles.

 

Um Parágrafo do Antigo Comentário: Aquele que vê a Vontade de Deus por trás do Plano possui Fortaleza. A Vontade ao Bem é a base de toda verdadeira boa vontade. Esta Vontade é o Plano. O Plano para este ciclo – a sexta crise objetiva é a boa vontade entre todos os seres-humanos-aí-no-mundo e através de todos os seres-humanos-aí-no-mundo. Este Plano começa agora. O Plano, dentro do nosso Planeta como um todo, é mudar a unidade que descarrega energia (os subplanos etéricos). A quádrupla forma deverá assumir uma relação triangular. O objetivo do Plano é reproduzir, no Plano Terreno, o Reino Interno da [personalidade-]alma. Isto foi previsto há muito tempo pelo Mestre dos Mestres: Preparem o Caminho.

 

O Mestre Kut Hu Mi, oportunamente, em um futuro distante, assumirá o papel de Instrutor do Mundo, quando o Cristo tiver que assumir uma Tarefa maior e mais importante. [A animação abaixo é apenas didática, e não está, de fato, correta, pois, os círculos pontilhados, digamos assim, nunca ficam vazios, sem um líder. Nos diversos Sistemas Universais, não há vacância.]

 

 

 

O Mestre Rakoczi (R) o Senhor da Civilização é o Regente da Europa.

 

Quando o Cristo retornar, necessariamente, empregará o Aspecto Vontade do Amor.

 

Quanto mais sensível for uma pessoa, tanto mais responderá a diversas miragens e múltiplas ilusões [raciais, religiosas, busca de segurança, tendências herdadas, separatividades, egoísmos, críticas, frustrações, circunstâncias ambientais, ambições, desejos, cobiças, falta de realização, sensação de incompetência/fracasso etc.]

 

Como regra, quando um Discípulo vê com clareza, pode empreender, então, uma ação inteligente.

 

 

 

 

A Alegria deve ser a nossa fortaleza.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui darei um depoimento pessoal. De vez em quando, chamo a moça que trabalha aqui em casa para ver uma animaçãozinha que acabei de fazer, converso com ela sobre o porquê da animação e leio o parágrafo ou a citação, explicando o teor do assunto, que estão vinculados a eles. Tenho observado que ela tem compreendido tudo direitinho, e, mais do que isto: gosta de aprender essas maluquices do Esoterismo. Disto, uma coisa precisamos nos dar conta: não julgar-minimizar a capacidade de compreensão dos outras, tomando por base as nossas próprias dificuldades. Bem, eu não quero saber: deu chance, eu falo, até dar calo na língua.

2. O que este poeminha malus-sylvestrense pretende enfatizar? Que uma Revelação-Intuição costuma acontecer só uma vez. Ou aproveitamos a chance ou... Sei lá, mas, acho que o pior de tudo é ficarmos bestando no Plano Astral, sem eira nem beira, sem chá e sem chaleira, sem sabermos que já batemos a caçoleta. Isto é mesmo de amargar!

3. Se você pensar direitinho, qualquer coisa obrigatória nada mais é do que um imperativo hipotético.

4. Compreenda que curar não se restringe às doenças do Corpo Físico. Por exemplo, educar é uma forma de curar.

5. Isto se resume em transmutar as miragens e as ilusões ainda existentes em Compreensão catalisante de Libertação, ou seja, projetar e efetivar uma vida-existência-encarnação digna para si e para todos os seres-humanos-aí-no-mundo. Mas, repito: tudo depende de nós; nem os Mestres Ascensionados nem as Instâncias Superiores a Eles farão o dever de casa por nós.

 

 

Aprender a tabuada é por nossa conta!

 

 

6. E, em virtude de os movimentos progredirem lentamente, porque a consciência humana avança lentamente, temos, muitas vezes, a sensação de que ainda estamos na Alta Idade Média. Ou até antes! O mensalão e o petrolão brasileiros são apenas dois exemplos disto. Mas, há coisas bem piores!

7. Ora, não existe esse negócio de pessoa azarada, fracassada ou malfadada; o que há é cabeça embaralhada, atrapalhada e complicada.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.freepik.com/free-photos-vectors/look

http://ludmilasaharovsky.com/

https://mediaproductionpractice.wordpress.com/

http://pintardesenhosdecolorir.blogspot.com/2009/09/
taboada-para-imprimir-desenhos-infantil.html

https://br.pinterest.com/pin/148829962666282981/

http://malygosc.pl/doc/957297.Jablkiem-w-glowe

http://www.colourlovers.com/

https://roadmunk.com/blog/shit-umbrella/

http://idealbite.com/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.