O DISCIPULADO
(Parte VI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 6ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O reconhecimento dos fatos espirituais e subjetivos faz parte da formação necessária dos Discípulos. Se, por um lado, o reconhecimento de um fato no Plano Físico não requer o treinamento da sensibilidade, já, por outro, o reconhecimento das Realidades Espirituais exige não só treinamento, mas, também, expressão definida e formulada.

 

Preste muita atenção neste comentário do nosso Querido Mestre Djwhal Khul feito diretamente para um dos seus Discípulos Aceitos: O ano que passou não foi facílimo para você, meu irmão. Você vivenciou muitos sofrimentos, que só você conheceu e eu reconheci. Permaneci ao seu lado e o vigiei, e, às vezes, quando pude, eu o fortaleci, e, por duas vezes, eu o ajudei definida e efetivamente. O que, alvissareiramente, podemos depreender disto? Primeiro: que não estamos sozinhos. Segundo: que quando é possível, somos amorosamente ajudados. Este possível é equivalente a dizer: se formos merecedores. Bem, quanto a mim, tenho certeza absoluta (zero-dúvida) de o que acabei de interpretar (apesar de não me considerar merecedor de nada). E, como tenho certeza absoluta (zero-dúvida), isto me obriga a, cada vez mais, me tornar + + + + + + + responsável, muito mais pela Humanidade-irmã do que, propriamente, por mim! Eu, como simples Rodolfo-unicelular, não importo nada. Ou, pelo menos, minha importância —› 0. O que cada um de nós é sem os outros? Como disse o Mestre DK, a Humanidade é mais importante do que o ser humano individual.

 

 

 

 

Precisamos abrir o nosso Coração e aprender a ouvir o som distante da dor humana. Nossos dois olhos (o direito e o esquerdo) devem estar focados no mundo das dores humanas.

 

Uma das tarefas mais difíceis que tem cada Discípulo é mudar a visão abstrata de glória e de recompensa futuras, por dever e objetivo imediatos, e aprender o valor espiritual de cada momento, que está em primeiro plano no diário viver.

 

Precisamos aprender a perder de vista as possibilidades espirituais distantes e, nesta época, já, agora, prestar serviço. Precisamos aprender a desenvolver uma Vida Magnética. Precisamos aprender a destruir antigas formas mentais. Precisamos aprender a não esperar resultados de natureza fenomênica. Precisamos aprender a não esperar recompensas ou reconhecimento (de um Membro da Hierarquia ou de quem quer que seja) pelas nossas virtudes e pelos bons atos que praticamos. Precisamos aprender que todos os homens são irmãos (algo muito facílimo de ser dito e de ser discutido teoricamente, porém, muito difícil de ser expressado como um fator vivente em nossas próprias vidas). Precisamos aprender a trabalhar grupalmente. Precisamos aprender a fazer as coisas porque elas precisam e devem ser feitas. Enfim, precisamos aprender a nos tornar uma Manifestação Divina na Terra.

 

Uma das principais tarefas do Discípulo [e de todo ser-humano-aí-no-mundo] é se livrar das suas manias escravizantes e das formas mentais caducas, aferradoras, coisificantes e retrógradas.

 

 

Síndrome de Perseguição (Baixa auto-estima)1

(— Uma das manias que eu tenho
é ter cagaço de assombração!
)

 

Se você parar para pensar,
concluirá que tudo é doença.2
Não há dragões por aí a voar,
e não resolve ter uma crença!

Não há dragões por aí a voar,
e não resolve ter uma crença.
Não adianta nada se ajoelhar,
e rogar a Alguém uma bença!

Não adianta nada se ajoelhar,
e rogar a Alguém uma bença.
Nós é que devemos nos alinhar,
e mutar
morrença em Nascença!

 

 

Morrença —› Nascença

 

 

Precisamos e haveremos de nos convencer de que o ego [eu inferior], com todos os seus poderes unificados, deve servir a [personalidade-]alma, e todas as forças da nossa natureza inferior devem estar disponíveis para o Eu Superior, sempre atuando através da Mente Illuminada e do cérebro sensível. O que isto quer dizer? Que precisamos nos esforçar para desenvolver um alinhamento mais íntimo e direto entre a [personalidade-]alma e o ego, de modo que o Amor Inteligente se torna a característica predominante da nossa existência. [Ou isto ou samsara não sei até quando!]

 

 

 

 

Precisamos estar conscientes de que toda e qualquer mudança provoca dor, mas, é uma dor que, inevitavelmente, todos os Discípulos devem aprender a viver e sofrer. [Sem chiar, até porque chiar não adianta nada.]

 

A coisa costuma ser assim: o Mestre sugere; o Discípulo aceita ou não a sugestão, segundo seu livre-arbítrio.

 

Um bom exercício diário é aprender a observar a vida, as pessoas e a si mesmo. E isto implica em observar, em tudo e em todos, as virtudes e os defeitos, a humanidade e a divindade de cada coisa.

 

Precisamos aprender a considerar as coisas do ponto de vista da eternidade.

 

Até aqui, a palavra-síntese que resume tudo o que estudamos é desapego.

 

 

 

 

Oh!, meus queridos Irmãos!
Eu não quero só peregrinar.
Oh!, meus queridos Irmãos!
Eu quero simplesmente voar.

 

 

Precisamos e devemos ajudar muitas pessoas, mas, sempre com sabedoria, com discernimento e com discrição.

 

Todos aqueles que podem e estão aptos devem lutar para dissipar as miragens as ilusões mundiais.

 

 

 

 

Quero poder, sim,
e não largo um osso.
Sou filho do azucrim;
sem o poder é insosso!

 

 

Quando o homem aprende a dominar as situações, mediante o poder de sua [personalidade-]alma, pode trabalhar incólume e construtivamente, sem que o afetem as condições exteriores.

 

A heresia de separatividade, a solidão e a independência [no sentido de liberdade pessoal, de isolação e de autovalorização] são partes integrantes da grande miragem mundial.

 

O que poderá ser mais detrimentoso para um ser-humano-aí-no-mundo que se deixar arrastar pelo vórtice do medo e do pessimismo, que engolfa tantas pessoas nos dias de hoje?

 

 

Ai! Como eu sou encagaçado!

 

Precisamos aprender a utilizar construtivamente a Força e a Energia que todos nós temos inerentemente. Poucos percebem os superpoderes que podem usar à vontade [para fazer o bem]. Precisamos aprender a estabelecer uma relação dinâmica entre todas as forças internas e sutis, ancoradas no nosso Corpo Etérico, e dar, ocultamente,3 através do cérebro físico, expressão exterior à riqueza de conhecimentos, compreensão e sabedoria que possuímos. Isto se resume em, com 'expertise', dar expressão exterior à nossa natureza interior, tornando mais dinâmico e real o vínculo consciente entre o interno o externo.

 

O que fazemos não é tão importante assim. Importante é aprendermos a registrar – consciente, constante e exatamente – o que estamos fazendo.4

 

Meta da Existência Para Todos Nós —› Atuar Corretamente. A Sabedoria [ShOPhIa] está em nós. Internamente.

 

Devemos nos ocupar somente com as causas e não com os efeitos, que, inevitavelmente, ocorrerão. [Para assistir à animação abaixo, ligue o som do seu computador, clique no Play e mantenha o mouse posicionado na tela, no interior da tabela.]

 

 

 

 

Para uma pessoa que tem ou nutre um sentimento de inferioridade em relação aos demais, a solução é procurar estabelecer um contato mais íntimo com a sua [personalidade-]alma.

 

Um bom hábito é estabelecer um diário espiritual e nele anotar os os pensamentos e as idéias que chegam durante os períodos de meditação.5

 

O apego às coisas e a identificação com demasiada rapidez com outras pessoas, normalmente, são as vertentes dos nossos sofrimentos. Mas, isto pode ser corrigido, se permanecermos firmes como [personalidades-]alma e não nos centrarmos como egos ao tratar com outras pessoas, seja no círculo familiar, seja prestando serviço mundial.

 

De maneira geral, devemos manter a meditação exclusivamente centrada na cabeça.

 

 

 

Um Mantra para Repetirmos,
Quando Acharmos Conveniente

 

Eu sou um mensageiro da LLuz. Eu sou um peregrino no caminho do Amor. Eu não ando sozinho. Eu sei que as grandes [personalidades-]alma e eu somos um, e o Serviço que prestamos é um. Sua Força é minha Força. Esta Força eu a reivindico. Minha Força é deles, e eu a entrego voluntariamente. Como [personalidade-]alma, peregrino na Terra. Represento o UM.

 

 

 

 

Tão-só pelo emprego da nossa Vontade Espiritual alcançaremos a plena liberdade de ação. [E o que é essa Vontade Espiritual? A Vontade Espiritual da nossa personalidade-alma. Não há outra que a substitua.]

 

Precisamos parar com esse negócio fofoquento, mazelento, angurriento e fedorento de ficar prestando atenção nas vidas das pessoas que nos rodeiam. Isto é mesmo um horror! Obrigação kármica é uma coisa; fazer fofoca é outra.

 

Eu adorava prestar atenção
na vida de qualquer pessoa.
O tempo voou... E eu, à-toa,
desperdicei minha encarnação!

Então, reencarnei de novo,
e continuei fofofofofofocando,
querendo saber, bisbilhotando.
E não saí de dentro do meu ovo!

 

 

Eu adoro o meu ovo!

 

Norma basilar de vida: Devemos seguir nosso próprio caminho, em silêncio e fazer apenas o que a nossa [personalidade-]alma ditar. [Isto é difícil? Sei lá; vai ver que é. Mas, é isto ou será samsara até sei-lá-quando ou até quando-sei-lá ou até lá-sei-quando!] Não devemos permitir que as vozículas ignaras de entes queridos e de pessoas próximas [ainda que bem-intencionadas] desviem nosso progresso na Senda do Serviço. [Em silêncio foi grifado por mim.]

 

Queremos mudar? Queremos nos libertar? Queremos ascensionar? Então, devemos estar conscientes de que todos os nossos esforços absolutamente todos implicarão em sacrifícios.

 

Dormir demais diminui a Força Etérica (o sono demasiadamente prolongado aumenta a drenagem da vitalidade; de maneira geral, 8 horas de sono são suficientes). Você já reparou que quem dorme muito sempre se sente cansado? O fato é que um Corpo Etérico enfraquecido exaure e depaupera as pessoas. Uma boa regra é: tomar mais ar e luz solar, dormir menos e não fazer tantos contatos humanos.6

 

 

 

 

O contato com as auras de outras pessoas faz com que a vitalidade seja drenada. Precisamos aprender a, digamos assim," fechar" a nossa aura.

 

Todos os nossos problemas são susceptíveis de ser resolvidos através de dois métodos: 1º) gradualmente; e 2º) radical e abruptamente (o melhor). Também poderemos optar por deixar as coisas como estão!

 

Você já percebeu que, quando o nosso Coração está cheio de Amor e a nossa cabeça cheia de Sabedoria, eventualmente, tudo o que fazemos acaba produzindo angústia nos outros? Bem, isto não está relacionado propriamente à ação, mas, aos frutos da ação.

 

Qualquer ser-humano-aí-no-mundo livre do medo e que seja inteligente e amoroso pode fazer qualquer coisa, que os efeitos serão sempre inofensivos e bons.

 

A nossa Vontade deve estar consagrada exclusivamente ao Serviço ativo e amoroso.

 

 

 

 

De modo geral, as pessoas amáveis, delicadas, frágeis e bem-intencionadas são ineficazes e ineficientes para colaborar com o Plano e para realizar o trabalho que a Nova Era tanto necessita. [Mas, compreendamos bem: isto, digamos assim, não é um "pecado" nem produz karma.] Em síntese, só quem fusionou a cabeça [mente] com o Coração tem brilhando sobre a sua fronte o Símbolo Místico do Construtor, pode ser integrado livre e plenamente no trabalho da Grande Loja Branca e pode ter uma relação mais estreita com os Construtores da Nova Era.

 

Todos nós precisamos adquirir:

• o interno e divino desapego;

• a capacidade crescente para expressar a Verdade [ainda que relativa] através da palavra escrita, e, assim, poder chegar aos pensadores do mundo; e

• o potencial para entrar em contato com o Novo Grupo de Servidores do Mundo e prestar Serviço – do ponto de vista da Hierarquia e do trabalho que ela tenta realizar. Tudo isto se resume em adquirir Poder para Servir.

 

Não nos iludamos: o Caminho dos Salvadores do Mundo é sempre muito difícil; o Caminho dos Sensitivos Divinos está cheio de sofrimento e de dor.

 

Por que, para nós, as coisas parecem ser tão lentas? Porque, entre outros fatores, há certas vidas em que o objetivo principal é desenvolver o equipamento necessário à realização do Trabalho futuro, e há outras vidas em que o equipamento preparado no passado passa a ser empregado para realizar o Trabalho necessário. [Sabe em que isto deve se traduzir? Humildade + Paciência.]

 

 

 

 

E, à medida que caminhamos e que compreendemos, a nossa capacidade de sintonia com a dor do mundo e a nossa consciência da angústia dos nossos irmãos aumentam em todos nós. [Esta é uma parte da nossa crucificação e é inevitável, mas, é insubstituivelmente benfazeja.]

 

Devemos praticar o Divino Esquecimento [de nós mesmos].

 

Precisamos, devidamente, eliminar as atividades não-esenciais e, em conseqüência, intensificar o que é essencial, aplicando certa medida de disciplina física [e também de disciplina mental].

 

As pessoas do Segundo Raio [Raio do Amor-Sabedoria] costumam sofrer muito para alcançar a meta estabelecida, e, portanto, devem aprender a suportar o fardo pesado do mundo, se identificar com os demais e praticar o desapego, que, com o passar do tempo, neutralizará a dor. [Esta advertência, na verdade, vale para todas as pessoas de todos os Raios, pois, quanto maior for o desapego menor será a dor. Desapego é muito melhor e mais efetivo do que Ácido Acetilsalicílico – C9H8O4 ou do que Paracetamol ou Acetaminofeno – C8H9NO2.]

 

 

 

 

A solução para os nossos problemas psicológicos está baseada na aplicação correta da Técnica da Transmutação.

 

É responsabilidade de todos nós auxiliar a construir a Nova Era – tarefa em que estão envolvidos os Grandes Seres. Quanto a isto, só há um caminho: aprendendo a discernir, compreendendo e escolhendo corretamente o que fazer, pela experiência, pelo fracasso e pelo êxito. Precisamos nos tornar capazes de pensar em termos efetivos, com planejamento vital, atividades conseqüentes e não perder tempo com belos sonhos [esquizofrênico-]visionários e delirantes. A coisa não é para acontecer em um futuro distante; precisa se materializar agora!

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Sintoma comum a várias doenças, a Síndrome de Perseguição se refere à desconfiança exagerada que leva o paciente a se posicionar no centro do mundo. Também conhecida como mania de perseguição, nos casos mais leves, o problema pode ser apenas uma característica da timidez. Mas, o aparente lugar de destaque assumido por quem sofre de Síndrome de Perseguição não é um local agradável. Apesar de, uma vez ou outra, ser normal suspeitar ser o alvo das conversas alheias, quando a suspeita passa a interferir no comportamento social do indivíduo, a reação passa a ser nociva. A causa direta de uma Síndrome de Perseguição é a baixa auto-estima. A falta de confiança em si próprio faz com que o paciente passe a acreditar que ele é o causador de todos os problemas do mundo, e que todos sabem disto. Sensação de ser constantemente observado, motivo de gozação e vítima de conspiração ou de rejeição são indícios de baixa auto-estima. O pensamento é comum em ambientes corporativos de grande competição, o que facilita o surgimento do estresse. Na busca por garantir seu espaço, o indivíduo passa a se comparar excessivamente com os colegas, exagerando na autocrítica. Entre as doenças que podem ter a mania de perseguição como sintoma estão estresse pós-traumático, Síndrome do Pânico, depressão, paranóias diversas e, nos casos mais graves, esquizofrenia. Mas, sentir-se permanentemente observado, enganado, excluído, traído ou perseguido pode ser apenas timidez. O receio de desaprovação da personalidade tímida, comumente associada à baixa auto-estima, vem de uma necessidade inconsciente de ser o centro das atenções. Contudo, ao imaginar ser vítima de avaliações consecutivas e com medo da rejeição, o tímido tende a se isolar, pois, prefere o ostracismo a uma reprovação.

Fonte:

http://www.psiquiatraportoalegre.med.br/sindrome
-de-perseguicao-da-timidez-esquizofrenia/

2. Doença Desarmonia interior. Logo, se tudo é doença, prisão perpétua without parole e pena capital – além de serem crueldades desumanas, abjetas e inomináveis – não adiantem bulhufas.

 

 

Isto não adianta bulhufas!

 

 

3. Qual o significado do advérbio ocultamente inserido neste ensinamento? Isto significa: fazer as coisas em silêncio. Um exemplo disto é a aplicação (exclusivamente para fazer o bem) da Lei da Assunção.

4. E por que isto é e deve ser assim? Porque só aprendemos efetivamente se registrarmos consciente, constante e exatamente o que estamos fazendo. Na base do vai-da-valsa e do que-se-f... não aprende(re)mos xongas. Mas, registrarmos consciente, constante e exatamente o que estamos fazendo é uma arte que precisa ser desenvolvida.

5. O meu diário espiritual é o Website Pax Profundis, no qual procuro divulgar e partilhar com todos as impressões-intuições-inspirações que me chegam. De maneira geral, tudo o que reflito-aprendo ponho à disposição de todos.

6. Não fazer tantos contatos humanos significa não ficar por aí de nhenhenhém (do tupi, nheeng-nheeng-nheeng, ou seja, falar-falar-falar) com os outros-aí sem dizer nada e ouvindo o que não presta para nada fofocando, mexericando, bisbilhotando, maldizendo, conluiando, tramando, maquinando e outros andos e endos fedorentos e bichados. Então, na recomendação não fazer tantos contatos humanos, se for para fofocar, mexericar, bisbilhotar, maldizer, conluiar, tramar e maquinar o conselho-advertência do Mestre DK, na verdade, é: não fazer nenhum contato humano para levar a cabo essas merdolências já contaminadas na origem. Ora, fofoca, mexerico, bisbilhotice, maldizência, conluio, trama e maquinação nem aqui, nem ali, nem lá, nem acolá, nem em aquele lugar que termina com pariu, nem onde o vento faz a curva, nem onde o demônio peida, nem no raio que o parta. Istos significam: nunca em lugar nenhum.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.nuritas.com/news-bioactive
-peptides-nutrition-regulate-pain/

http://centraldecursos.com/imagem-gif/

http://www.istockphoto.com/ie/illustrations/eggs?sort=best
&excludenudity=true&mediatype=illustration&phrase=eggs

http://condominioparquedosol.com.br/conserto-e-
manutencao-de-celulares-computadores-notebooks-e-tablets/

http://www.barbneal.com/the-collection/addams-family/

http://nerdices.com.br/42/2016/08/06/historiador-desvenda
-segredo-de-mentes-brilhantes-como-a-de-einstein/

http://quemdisse.com.br/frase/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_Guerra_Mundial

http://media.photobucket.com/

http://photobucket.com/images/

http://sorryshark.blogspot.com.br/2011/01/sad-moon.html

http://www.animatedimages.org/cat-bats-196.htm

http://giphy.com/gifs/disneypixar-
disney-pixar-GjU82c9cMXIPe

http://mistykoopa.deviantart.com/art/Scrooge
-on-the-Moon-Digital-Version-428667715

https://www.livelib.ru/selection/2089

https://www.shutterstock.com/pt/search/
praying?language=pt&search_source=base_keyword

http://www.supercoloring.com/coloring-pages
/arts-culture/optical-illusions

http://www.freepik.com/free-icon/gun_739530.htm

http://www.netanimations.net/Moving_Animated
_piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://photobucket.com/images/animated%20skull

https://meziesblog.com/2016/05/30/capital-punishment
-vs-life-imprisonment-michaels-murder/

http://herb.co/2016/04/21/elderly-army-veteran-sentenced
-to-die-in-prison-over-medical-marijuana-possession/

http://caccioppoli.com/Animated%20gifs%20flowers%20
roses%20plants%20trees%20landscape%20waterfalls.html

http://corticalcafe.com/printmaker/gallery/
index.php?album=/images/food/vegetables/olive/

http://receitadepetiscos.blogspot.com.br/
2013/02/pastel-de-gorgonzola.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.