O DISCIPULADO
(Parte LVI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 56ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Exercício de Meditação:

1ª parte:

• De pé, de frente para a sua [personalidade-]alma, diga de forma audível: Aceito a responsabilidade do Discipulado que minha [personalidade-]alma me impôs.

• Faça uma pausa de um minuto, tentando entender o significado completo desta empresa.

• De pé, novamente de frente para a sua [personalidade-]alma, diga de forma audível: Aceito, com alegria, confiança e sentimento de camaradagem, a minha parcela de responsabilidade para o sucesso do trabalho espiritual que se realiza no mundo.

• Volte novamente a fazer um pequena pausa, tentando compreender as verdadeiras implicações deste compromisso.

2ª parte:

• Sente-se ereto, mas, relaxado. Em etapas sucessivas, usando a imaginação, vá se abstraindo internamente da sua consciência. Portanto: 1º) abstraia-se do cérebro físico, depois de definidamente concentrar sua consciência ali, e, então, penetre no Plano Astral; 2º) abstraia-se do Corpo Astral e penetre no Corpo Mental, se reconhecendo como uma personalidade integrada; e 3º) abstraia-se do ego, e se unifique com a sua [personalidade-]alma.

• Ao realizar este trabalho, tente ver o Fio de Luz Dourada que liga e unifica os três aspectos de si mesmo. Firmemente, mantenha sua consciência focada na cabeça e no Centro Ajna, entre as sobrancelhas. Este Fio de Luz Dourada é duplo e vem do Coração, como dois cabos dourados entrelaçados, que conecta você, o ego, com a sua [personalidade-]alma.

• Havendo realizado o alinhamento e a abstração, relacionando, assim, os três aspectos do seu ego, tranqüilamente, comprove e verifique três fatos: 1º) que você está em frente a sua própria [personalidade-]alma e diante do Anjo da Presença; 2º) que esse Ser Angelical é essencialmente a Realidade, manifestando-se através dos três aspectos; e 3º) que, portanto, não existe separação.

• Então, diga com ênfase e compreensão: Havendo penetrado no mundo do pequeno eu manifestado, com uma fração do meu Eu Superior, permaneço maior, mais amplo e mais inclusivo, e, portanto, exerço influência em minha vida diária. Medite sobre isto por cinco minutos.

• Ao que antecede, agregue a seguinte declaração: Eu – o Eu que se manifesta pelo Poder Mágico da minha Natureza – redimo, reabsorvo e revitalizo esta fração que habita em minha forma.

• Entoe o Mantra OM três vezes: 1º) mentalmente, exalando a Radiação do OM ao Plano Mental; 2º) como um sussurro,, exalando o Poder do OM como dissolvente da Luz do Plano Astral; e 3º) audivelmente, exalando a Illuminação do OM ao Plano Físico.

 

 

 

 

• Isto é seguido por um período no qual você deve ouvir o que, esotericamente, é chamado de Conversação Egóica.

 

Definida e definitivamente, precisamos aprender a contar com a nossa fortaleza interna e a confiar em nossos contatos espirituais interiores. Nada poderá ser pior do que nos sentirmos inúteis ou presumirmos que somos incapazes de realizar uma tarefa.

 

Estas são as decisões-encruzilhadas que, muitas vezes, enfrenta um Discípulo (normalmente próximo dos setenta anos de idade): não determinar onde deverá trabalhar, mas, aquilatar se atingiu o máximo de sua desenvolvida Vida de Serviço, e, portanto, se poderá ir ou não em frente e se ainda tem essa fonte de interesses e de anseios internos que não lhe permitem avançar e penetrar na Vida do Espírito.

 

Um dos grandes problemas relativos às decisões que tomamos é, depois de as tomarmos, não nos atermos à elas. No que concerne às pessoas comuns, não-Iniciadas, alguns anos mais ou alguns anos menos, para a reação da [personalidade-]alma, não são nada na eternidade. Portanto, a decisão de descansar e de dormir um pouquinho, de se estabilizar na etapa alcançada e de se abster de seguir lutando, não é tão censurável. Mas, no caso de um Discípulo Aceito, isto não é bem assim: Ele deve sempre avançar com renovado entusiasmo e alcançar um pico mais alto de realização. Ele precisa demonstrar o poder da Sétima Onda, que leva para a frente e para mais próximo da praia, onde se expressa a Vida. Enfim, ainda que, à medida que envelhecemos, o nosso veículo físico normalmente vá se deteriorando, o Serviço, a preservação do Conhecimento, a integridade do estado mental adquirido e a continuidade de consciência não devem ser interrompidos. Isto, de nossa parte, requer compreensão e um esforço deliberado.

 

 

 

 

Uma coisa que precisamos ter sempre em conta: a qualidade das pessoas com quem entramos em contato é mais importante do que quantidade.

 

O Mestre Morya (ou Mestre M.) [Chohan do Primeiro Raio] é o Guia Interno de todos os grupos esotéricos.

 

Para meditar cuidadosa e concentradamente: simultaneamente, Exteriorização (no Plano Astral), Orientação Constante (no Plano Mental) e Retiro ou Abstração Interna (no Plano Físico).

 

Os três mundos inferiores são reflexos dos Três Mundos Superiores Triádicos.

 

Precisamos aprender a diferença entre pensar com o Coração e pensar com a Mente.

 

Todos os fracassos são aparentes ou temporários.

 

 

Sumô

 

A esfera latina na qual predominam as Raças Latina, Italiana, Espanhola e Portuguesa é uma das mais difíceis com a qual trabalhar. A estreiteza do pensamento, induzida pelo [multissecular] controle da Igreja Católica Romana, a cristalização [coisificação] de um desenvolvimento muito antigo e, particularmente, na América do Sul, a grande mistura de raças dificultam muito a tarefa de libertação espiritual. De fato, este é um terreno é excessivamente duro, muito pedregoso e, na atualidade, relativamente improdutivo.1

 

 

 

 

Especialmente, precisamos tentar alcançar e interessar os jovens. Eles são a esperança do futuro, e vêm à encarnação subjetivamente conscientes da sua tão predestinada tarefa de reconstruir o mundo, e respondem agudamente aos contatos espirituais, particularmente se eles forem apresentados em termos ecléticos.

 

Breve exercício de meditação para ser praticado duas vezes por dia, de manhã e à noite, antes de ir para a caminha:

1º) De forma inaudível, entoe o Mantra OM três vezes.

2º) Tendo chegado à quietude interior e ao enfoque mental, esteja conscientemente alerta
e tente entrar em contato com:

(a) a sua [personalidade-]alma;
(b) o Ashram do Mestre Djwhal Khul; e
(c) o próprio Mestre Djwhal Khul.

3º) Através da imaginação, tente criar um Triângulo de Energias.

 

(Simples Sugestão)

 

4º) Depois de uma aceitação tranqüila e de um período de reflexão silenciosa, deliberadamente, envie Poder Espiritual para:

(a) seu ambiente imediato;
(b) a Escola Arcana; e
(c) o Movimento de Boa Vontade existente na América do Sul.

5º) Lentamente e com grande intenção mental, pronuncie A Grande Invocação.

6º) Para concluir, entoe o Mantra OM três vezes, de forma inaudível.

 

No treinamento de todo Discípulo, chega um momento em que Ele deverá permanecer sozinho, e sentir, às vezes, que foi abandonado por seu Mestre e pelos outros membros do Ashram. Esta é a analogia superior e oculta da experiência mística do Verdadeiro Místico, denominada de Noite Negra da [personalidade-]alma. Não obstante, esta é apenas uma parte da Grande Ilusão, que deverá ser superada e dissipada.2

 

As Regras que regem esforço grupal são as mesmas Regras que regem a Hierarquia.

 

Os únicos Mistérios Verdadeiros são aqueles Pontos de Revelação que, para serem captados, o nosso mecanismo é inadequado.3

 

Para muitos de nós, tudo se resume em simplificação, isto é, em nos esforçarmos para eliminar as reações imaginantes [miragens + ilusões + fantasias + ficções + suposições + ...]. Muitos de nós temos uma capacidade anormal de sofrer [sofrimentos criados por nós], que só terminará pelo desenvolvimento da Divina Indiferença, que muda ou transforma as reações emocionais demasiado violentas em Serena Sabedoria Compreensiva e Compassiva. E isto, para muitos de nós, se resume em nos transladarmos do 6º Raio da Devoção (que costuma obscurecer a realidade) para o 2º Raio do Amor-Sabedoria (certeza + percepção intuitiva), o que, geralmente, é muito difícil. Mas, só assim, nos esforçando, poderemos receber a Iniciação que tanto desejamos. Seja como for, precisamos transmutar a nossa devoção fideísta multimilenar (que vem obstaculizando a nossa caminhada) em Sábia Identificação [com a nossa personalidade-alma –› com o nosso Anjo da Presença –› com o nosso Deus Interior –› com a Hierarquia –› com Shamballa].

 

A finalidade de toda meditação é:

• estabelecer o autocontrole, isto é, desenvolver uma atitude harmoniosa entre o ego e a [personalidade-]alma;

• estabelecer a integração do ser-humano-aí-no-mundo com a Humanidade, isto é, prestar Serviço;

• estimular uma atitude consciente do Discípulo em relação à Hierarquia, isto é, desenvolver uma sensibilidade intuitiva (total entrega no tempo e espaço); e

• expandir a percepção do Trabalhador Hierárquico em relação ao Plano, isto é, escolher corretamente a atividade.

 

Exercício Esotérico:

1º) fique em pé, com os braços estendidos, simbolizando a cruz;

2º) faça seis lentas e longas respirações, estabelecendo, assim, um ritmo;

3º) faça uma longa inalação, e, através do poder da imaginação, reúna energia no Plexo Solar, e, em seguida, faça esta energia ascender ao longo da coluna vertebral até a cabeça, e não ao coração, como geralmente se faz; e

4º) enfoque a aspiração consagrada e a energia emocional no Lugar Secreto [no Coração], e, em seguida, entoe o Mantra OM, exalando-O pelo Centro Laríngeo.

 

A simplicidade (clara como o dia e plena de amor) da [personalidade-]alma abre o caminho para Shamballa!

 

Somos nós que criamos as miragens e as ilusões paredes separadoras erigidas por motivos falsos. Precisamos destruir essas paredes e deixar penetrar a Glória. Precisamos aprender a rejeitar o que é pior e a discernir o que é melhor.4

 

 

 

 

O Poder e a Reserva de Energias dos Discípulos e dos Iniciados são desproporcionalmente maiores do que os de um igual número de aspirantes.

 

A Simplicidade e a Unidade estão relacionadas. A Simplicidade é um ponto de vista direto, livre de miragens e das complexidades da mente que constrói formas mentais. A Simplicidade é a clareza de propósito, firmeza de intenção e de esforço, sem os entraves que a dúvida e a tortuosa introspecção impõem. A Simplicidade leva a amar simplesmente, sem esperar nada; leva ao Silêncio, não o silêncio como um mecanismo de fuga, mas, como oculta abstenção de falar. A Simplicidade (livre de pensamentos complicados, de mistérios e de introspecções egoístas) é o anteprojeto que subjaz na estrutura externa da Criação, no Viver, no Amor e no Serviço, e diz respeito a um sistema solar, a um planeta, à Humanidade e ao ser-humano-aí-no-mundo.

 

Falei... Falei... Falei...
E só disse besteirada!
Calei... Calei... Calei...
E encontrei a Estrada!

 

Alguns pensamentos-chave sobre Shamballa:

Shamballa é o lugar onde se localiza o Propósito Propósito que não pode ser compreendido até que o Plano seja seguido.

Shamballa não é um Caminho, mas, um Centro Maior de estágios inter-relacionados e de uma Energia relativamente estática, Energia que a intenção enfocada do Grande Conselho atuando sob o Olho Diretor do Senhor do Mundo mantém sempre preparada para propósitos criadores.

Shamballa é o ponto de maior Tensão no Planeta, Tensão que expressa Vontade Amorosa Inteligente, livre de toda autovolição e de quaisquer preconceitos mentais.

Shamballa é o principal agente receptor de Energia do Planeta, do ângulo da afluência solar, mas, ao mesmo tempo, é o mais importante distribuidor de Energia, do ângulo dos Reinos da Natureza, incluindo o Quinto Reino [Reino Espiritual]. A partir do Ponto de Tensão, esta Energia é incorporada e, finalmente, amadurece, através dos Processos de Evolução, do Cânon de Vida e da Vontade do Logos Planetário.

Shamballa recebe Energia de distintas Entidades Solares e Extra-solares, Centros de Vida concentrada e energética, ou seja, de Vênus, do Sol Central Espiritual, da atual constelação condicionante através da qual está transitando o nosso Sol, da Ursa Maior e de outros centros cósmicos. Sirius, que é um fator importantíssimo na Vida Espiritual do Planeta, faz com que suas Energias influam diretamente a Hierarquia, porém, a Energia de Sirius, normalmente, não entra na nossa vida planetária através de Shamballa.

Shamballa, simbolicamente falando, é o Centro Coronário da nossa Vida Planetária, enfocando sua Vontade, seu Amor e sua Inteligência em uma Grande e Fundamental Intenção, mantendo esse ponto enfocado durante todo o ciclo de vida de um planeta. Esta Grande Intenção incorpora o presente Propósito e se expressa através do Plano.

 

O resultado de todo o processo mental subjugação dos nossos móveis à nossa [personalidade-]alma dará como resultado a simplificação da nossa vida, e uma visão mais ampla de Shamballa será aberta.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Segundo o filósofo, professor e político português Leonardo José Coimbra (Borba de Godim, Lixa, 30 de Dezembro de 1883 – Porto, 2 de Janeiro de 1936) o nome disto é cousismo, ou, como explicou o meu querido e saudoso amigo, o professor, diplomata e filósofo português Eduardo Silvério de Abranches de Soveral (Mangualde, Mangualde, 18 de Agosto de 1927 Vila Real, 29 de Julho de 2003), tendência para entificar e paralizar as noções, separando-as do processo de desenvolvimento que lhes é próprio, que eu abrasileirei para coisismo (coisificação), que, neste caso (esfera latina versus libertação espiritual), é um dos piores.

2. Na verdade, nunca estivemos, não estamos e jamais estaremos sozinhos. No Universo, não existe esse negócio de sozinho. A sensação de solidão, como disse o Mestre DK, é apenas uma parte da Grande Ilusão, que não tem existência real. Como o Plano Astral, Ela é criada e amamentada por nós. Portanto, não há uma Grande Ilusão geral; há zilhões de Grandes Ilusões, e cada um de nós é o arquiteto-proprietário da(s) Sua(s).

 

 

 

 

3. Se isto é assim, na realidade, não existem Mistérios. O que há é, sim, uma incapacidade nossa de Os captar e de Os compreender. Mas, estamos caminhando!

4. Lamentavelmente, aqui, o que é pior para alguns é o melhor para outros, e vice-versa. E toca de reencarnar, e toca de padecer, e toca de voltar a remorrer, e toca de voltar a renascer...

Enquanto o Olho não se abrir...
Enquanto o ego der as ordens...
Será lamentoso e doído o devir...
E preponderarão as desordens...

 

Páginas da Internet consultadas:

http://cliparts.co/clipart/3446184

https://www.freecreatives.com/

https://br.pinterest.com/pin/548805904569034359/

http://repositorio.ucp.pt/bitstream/
10400.14/15357/1/V01701-027-040.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Eduardo_Abranches_de_Soveral

http://www.netanimations.net/

https://blog.dashburst.com/

http://www.sumoforum.net/forums/

http://popkey.co/m/

https://www.advaita-vision.org/om/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.