O DISCIPULADO
(Parte LII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 52ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O aspecto destruidor da Vontade é expresso através da Lei do Sacrifício. Todavia, a Vontade que destrói é a mesma Vontade que constrói.

 

Aquilo que já não serve ao Propósito do Logos Planetário é rejeitado e esotericamente expulso, sendo substituído por aquilo que está à altura do Propósito do Pai, que nada tem a ver com expiação vicária.1

 

Em nossa Peregrinação Iniciática, haveremos de, seqüencialmente, redimir e libertar a substância de que são feitas todas as formas existentes no mundo das aparências, e de trazer à manifestação a contraparte superior da substância vivente, sucedânea e disponível em Shamballa, para ser conhecida e utilizada por todos os seres-humanos-aí-no-mundo.

 

A Lei da Montagem (Lei da Assembléia) produtora da Ciência da Energia será responsável por trazer as energias extraplanetárias, quando o Segundo Aspecto Divino tiver realizado a redenção dos mundos, dos seres e das formas. O lugar ou o local onde, paulatinamente, está sendo realizada esta Assembléia é a Câmara do Conselho de Shamballa Ponto Focal de Energias Redentoras armazenadas e reunidas pelo Logos Planetário, a fim de criar uma adequada manifestação, de acordo com a Sua Intenção-Vontade, para o desenvolvimento e o Serviço planetários. Penetração —› Polarização —› Precipitação (mediante a atividade criadora e sistemática sobre as Energias reunidas pelos Seres existentes em Shamballa). E tudo isto acontece, sucessivamente, em três estágios: Shamballa —› Hierarquia —› Manifestação Física Densa Externa.

 

 

 

 

Na tarefa de reunir Energias, os Iniciados Superiores utilizam a Energia da Intuição ou a Razão Pura (Plano Búdico) como agente deste processo, qualidade mental dentro do círculo infranqueável da Mente Universal. Este processo foi muito facilitado a partir de 1925.

 

À medida que, na Terra, for aumentando o número de egos fusionados com as suas [personalidades-]alma e suas expressões, e à medida que aumente o número de Iniciados do Terceiro Grau, três grandes eventos, que, lentamente, já começaram a ser produzidos desde 1625 e estão se intensificando, terão lugar com maior tonicidade:

1º) surgimento do Reino de Deus (ou das [personalidades-]alma), caracterizado pelo Poder e, em conseqüência, pela Aura e pela emanação radiante do Amor, que, definitivamente, se enraizará na Terra, penetrando cada vez mais plenamente e com sucesso nos três mundos da atividade estritamente humana;

2º) não se usarão mais as palavras vida nos três mundos; os homens farão referência à vida nos cinco mundos do Reino de Deus manifestado (a Ponte dos Suspiros cederá lugar à Ponte do Arco-íris, e, então, as [personalidades-]alma desaparecerão e só existirá a Alma); e

3º) o Filho do Homem o Perfeito Filho de Deus regressará à Terra, onde, anteriormente, já demostrou Amor e Serviço Perfeitos. Mas, desta vez, Ele não virá sozinho; trará Consigo os Guias de determinados Ashrams e um grupo treinado de Iniciados e de Discípulos. Isto se resume no acercamento da Hierarquia da Humanidade.

 

O Reino de Deus jamais será conquistado ou alcançado por intermédio de um grupo isolacionista ou de uma religião separatista. O Reino de Deus não é católico, budista, judeu ou muçulmano, nem está enfocado em qualquer organização esotérica.

 

O Reino Hominal está radicado no Reino Animal (por dele ter derivado).

 

Todos nós deve(ría)mos nos preparar para a Iniciação e para o Reaparecimento de Cristo.

 

A Humanidade atual [5ª Raça-raiz] já desenvolveu um alto grau de Sensibilidade no sentido de uma Compreensão Intuitiva, e muitos milhares de Aspirantes reagem concertadamente à LLuz da Tríade Espiritual. Este novo tipo de Aspirante já está respondendo a três tipos de Luz: 1º) a luz da substância ou luz do ego; 2º) a Luz da [personalidade-]alma; e 3º) a LLuz da Tríade um aspecto da Vontade Espiritual que aflui de Shamballa.

 

 

 

 

A fase da nossa consciência não é necessariamente idêntica à etapa da nossa evolução, ou seja, muitas vezes não nos damos conta de quem realmente somos! Isto costuma ocorrer quando a mente concreta predomina indevidamente.

 

Tudo é muito simples; nós é que complicamos as coisas! Quando substituirmos as numerosas complexidades da mente inferior pela Razão Pura, então... O fato é que precisamos trocar o lento e laborioso trabalho da mente inferior com seus desvios característicos, suas ilusões, seus erros, seus dogmatismos, seus pensamentos e conhecimentos separatistas pela rápida e infalível Intuição.

 

 

 

 

Procurei racionalizar o irracionável
e tentei conseqüentizar o infrutificável.
Acabei quebrando a cara redondamente,
e
não demorou muito fiquei doente!

 

Sobre as insinuações:

1º) para um Discípulo, uma insinuação é:

• um resumo ou uma forma mental enraizada de Sabedoria adquirida (resumo de Sabedoria, não resumo de conhecimento, porque Sabedoria [ShOPhIa] e conhecimento são duas coisas muito diferentes; e

• uma insinuação se caracteriza, especialmente, pela sua qualidade de Raio e, por conseguinte, de acordo com o desenvolvimento normal do seu Raio;

2º) uma insinuação sempre tenderá a simplificar o conhecimento, o móvel, e, portanto, a atividade, e:

• se caracterizará pela síntese;

• exigirá o exercício da intuição ou da Razão Pura, o que Patanjali descreve como conhecimento direto; e

• será mais facilmente interpretada por símbolos do que por palavras ou frases formuladas;

 

 

 

 

3º) as insinuações indicam progresso e realização, e são de várias categorias, ou seja:

• algumas insinuações preliminares concernem à preparação para estabelecer relações ashrâmicas;

• outras se relacionam com o Serviço que presta o Discípulo Consagrado; e

• há insinuações que se referem à construção de Antahkarana (certa vez, um Mestre fez a seguinte insinuação a um dos Seus Discípulos, dizendo: Saiba que todos os Ashrams estão no Antahkarana); e

• há, enfim, insinuações formuladas que concernen a determinado Processo Iniciático que enfrenta o Discípulo.

 

Uma Iniciação não será possível sem que haja uma prévia Revelação. No entanto, cada Iniciação conduz a uma Revelação subseqüente. O objetivo de toda Iniciação é conferir uma Revelação, todavia, não se recebe uma Iniciação, se, primeiro, não acontecer uma Revelação auto-engendrada e não conferida.2

 

 

 

 

Reflita sobre as seguintes insinuações:

* Todos os Ashrams estão no Antahkarana.

* Na Luz veremos a LLuz.

* O Caminho da Evolução Superior é sempre precedido pela destruição dos outros caminhos.

* A Vontade de Deus [do Deus de nossos Corações] destrói as vontades dos homens, mas, ambas são necessárias para completar o Todo.

* A Radiação, o Magnetismo, a Invocação e a Evocação são quatro aspectos de um Todo dua, e o Servidor deve aprender a desenvolvê-los.

* Os Sete, os Quarenta e Nove e o Um são UM, e o Iniciado deve aprender isto por Si Mesmo, e se despojar de todos, menos de Um.

* A lealdade deverá dar lugar à identificação, e a Luz deverá se fundir sempre com a obscuridade.3

 

Na época, quando o Mestre DK ensinou que a Personalidade Perfeita de Sanat Kumara, atualmente, está enfocada e reverberando no Centro Laríngeo Criador a Humanidade disse que nada mais poderia dizer sobre isto, porque nós não compreenderíamos. E acrescentou: Nem eu entendo muito bem este assunto, porque sou apenas um Iniciado de quinto grau.

 

Palerma, eu achava que um Mestre
era onipotente e que sabia tudo.
Uma vez perguntei um treco
a um Mestre Cósmico.
E Ele disse:
Isto eu não sei.
E ficou mudo.
E eu fiquei com cara de meco,
igualzinho ao Mr. Bean!

 

 

Mr. Rodolfo Bean

 

Neste momento, os Dois Centros eminentemente ativos são o Centro ao qual chamamos a Raça dos Homens, a Humanidade, onde a Energia da Inteligência está agudamente focada e ativa, e o Centro onde se expressa o Amor de Deus, a Hierarquia.

 

Uma Iniciação sempre significa atividade, compreensão inteligente, atitude focada, movimento deliberado, novas harmonizações condicionantes e obtenção de um novo e mais amplo círculo infranqueável na consciência.

 

O objetivo das Duas Primeiras Iniciações é permitir ao Iniciado viver no Mundo do Significado; o objetivo das Quatro Iniciações seguintes, até e inclusive a Sexta Iniciação da Decisão, é permitir que o Iniciado passe a viver no Mundo das Significações.

 

 

A animação em flash acima é meramente pictórica,
e, provavelmente, não está rigorosamente correta.

 

Uma Iniciação afeta tanto a consciência como a forma, e cada uma é afetada de maneira diferente.

 

Neste atual Sistema Solar, tudo o que sabemos até o aspecto mais elevado é substancial, porque os nossos Sete Planos constituem os Sete Subplanos do Plano Físico Cósmico, um fato muitas vezes esquecido ao empregarmos superficialmente a palavra espiritual.

 

 

 

 

Com o tempo, haveremos de conhecer os campos de Atividade Divina que, no momento, ainda estão fora do nosso círculo infranqueável planetário.

 

Pelo desenvolvimento gradual dos Três Aspectos Divinos Inteligência, Amor e Vontade o Discípulo e o Iniciado vão criando os instrumentos e estabilizando as faculdades que Os permitirão ir [projecionalmente] a esferas solares ou cósmicas, através de uma das Sete Sendas.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Conceito de expiação vicária: conforme explica a Igreja Batista Redenção, um sinônimo para essa expressão é substituição penal, de modo a significar que Cristo sofreu a punição do pecado de outros em lugar deles. Ora, ninguém pode se colocar no lugar de alguém para expiar nada ou para sofrer as conseqüências dos atos dos outros. Tenha a santa paciência; isto é uma maluquice. Neste momento, aproveitando a deixa, farei uma rápida reflexão que, até hoje, não havia feito, porém, qualquer um está inteiramente livre para dela discordar. Ela diz respeito à conhecida opção pelos pobres, nascida a partir do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962 – 8 de dezembro de 1965), e, de modo especial, em decorrência das Conferências Episcopais Latino-americanas de Medellín (1968) e Puebla (1979). Salvo melhor juízo, penso que este tipo de opção seja um equívoco sesquipedal. E por quê? Basicamente, porque a Lei da Unicidade e da Inclusividade não admite preferência ou exclusividade, e preferir ou optar por este-aqui é, ipso facto, marginalizar ou preterir aquele-lá. Então, se é assim, a opção deve ser pelo outro-aí, qualquer outro-aí, sem distinção, por qualquer ser-humano-aí-no-mundo, seja pobre, rico ou remediado, seja solteiro, casado ou tico-tico no fubá, seja homossexual, heterossexual ou multissexual, seja doente, saudável ou meio barro meio tijolo, seja muçulmano, judeu ou budista, seja gnóstico, agnóstico ou na-dúvida, seja convicto, inconvicto ou em-cima-do-muro, seja rei, plebeu ou papagaio de pirata, seja Sérgio Moro, Marcelo Odebrecht ou Luiz Inácio, seja Giovanni Falcone, Totò Riina ou Padre Pio etc. No fundo, a opção pelos pobres deriva de um certo sentimento de culpa pelo que deveria ter sido feito e não foi. Mas, este tipo de opção não resolverá absolutamente nada; só piorará as coisas. Ora, o Universo não está particionado em uns-merecem-e-precisam e outros-não-merecem-e-não-precisam. E mais: a pobreza e a riqueza são aprendizados (efeitos) determinados por condutas e procedimentos pretéritos (causas); não são labéus ou privilégios escolhidos e obrigacionados por um deus-aí. Dito isto, é claro que devemos estar solidária e compassivamente atentos às necessidades de sobrevivência dos miseráveis, dos desventurados, dos excluídos e dos desprovidos, para que possam, em todos os sentidos, alcançar o patamar de uma vida digna. Se a barriga estiver com fome e o tubo digestivo que se estende do estômago ao ânus estiver vazio, como poderá haver libertação espiritual?

 

 

Barrigas com fome e tubos digestivos vazios

 

 

2. Isto está inteiramente de acordo com o que tanto tenho dito e insistido: tudo (100%) depende de nós.

3. Veja bem: se, de fato, tudo é UM (Unimultiplicidade), não há, propriamente, diferença ou separação entre Luz e obscuridade. A diferença e a separação, como as escolhas, são por nossa conta.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/gifs/loop-tumblr-featured-bcUtalFpVl8T6

https://tex.stackexchange.com/

https://www.papelarrozespecial.com.br/

http://www.folha.uol.com.br/

https://br.pinterest.com/pin/453526624952752199/

http://estudandocultismo.blogspot.com.br/

https://www.taringa.net/

http://arlays.com/

https://portal2013br.wordpress.com/

http://igrejaredencao.org.br/

https://br.123rf.com/clipart-vector/hunger.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.